Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se

Quarentena: os cuidados para manter o carro parado

09/04/2020
in Informe-se, Serviço

Pneus, bateria, fluidos e até o ar-condicionado podem resistir melhor ao tempo sem uso com algumas medidas

Texto: Fabrício Samahá e Felipe Hoffmann – Fotos: divulgação*

 

O isolamento exigido pela pandemia de coronavírus (Covid-19) tem trazido uma preocupação a muitos motoristas: o que fazer com o automóvel durante esse período — e quando ele terminar — para evitar problemas com a inatividade? Muitos conselhos são transmitidos por aí, nem todos com a devida base técnica. Por isso, o Best Cars reuniu dicas importantes neste rápido guia.

• Bateria – Para não descarregar ou mesmo inutilizar a bateria, o ideal é deixá-la desconectada. Não há problema relacionado à central eletrônica, mas alguns modelos após certo período sem uso precisam de um tempo para reconhecer a chave e para dar a partida (por causa do módulo eletrônico que impede a ligação sem a chave original). O sistema de alarme também não funciona sem a bateria, o que pode ser um problema, dependendo do lugar onde o carro fica. O manual informa os procedimentos para a desconexão. Para quem tem acesso a uma tomada próxima, pode ser boa ideia ligar um carregador compacto de bateria.

 

 

• Pneus – Para que não fiquem deformados ou ovalados, recomenda-se manter pressão alta, na faixa de 40 lb/pol². Não use a pressão prevista para carga máxima, que prevê uma distribuição de peso diferente entre os eixos: de modo geral, o carro ficaria com pneus traseiros muito cheios e sem a pressão ideal nos dianteiros.

 


Auto Livraria

 

Há quem defenda colocar o carro sobre cavaletes ou mesmo remover os pneus, mas não é necessário para passar algumas semanas ou mesmo poucos meses. De resto, traria um risco adicional: não seria possível alguém retirar o carro às pressas — mesmo que empurrado ou rebocado — no evento de desastres como uma enchente.

 

 

• Óleo lubrificante do motor – Como o óleo absorve umidade do ar e sofre oxidação, recomenda-se a troca na volta ao uso normal, mesmo sem uso. É má ideia ligar o carro por alguns minutos de vez em quando, pois o óleo não atinge a temperatura normal de trabalho. Ao se partir o motor a frio, muito combustível em forma líquida e não queimado contamina o óleo. Só ao rodar por mais de 10 minutos com certa rotação e carga o óleo atinge a temperatura ideal, que faz evaporar o combustível e parte da umidade acumulada.

• Combustível – O álcool absorve umidade do ar: ao retornar à ação, estará com muito mais que os 7% de água oficiais. A gasolina pode criar outros problemas: por ser uma “sopa” de cadeias de carbono e hidrogênio, ocorre evaporação das moléculas mais “leves”, o que dificulta a partida na volta (as moléculas menos voláteis permanecem). Além disso, parte das moléculas que evaporam são responsáveis por garantir a octanagem: uma gasolina “velha” traz mais risco de detonação. Em geral, até três meses não trarão problema.

 

 

Outro fator é que a gasolina, ao se degradar, torna-se uma espécie de cera que pode entupir injetores, filtro ou mesmo travar a bomba de combustível. Motores com carburador sofrem muito com esse efeito, que entope os giclês. É por isso que donos de barcos com motores de popa carburados esgotam todo combustível do motor, a menos que o usem toda semana. Para motores flexíveis, o indicado é deixar uma quantidade pequena de álcool ou de gasolina no tanque e, ao voltar, completá-lo com o outro combustível: parte das impurezas presentes no álcool é dissolvida pela gasolina e vice-versa.

No caso de veículo a diesel, o combustível pode ficar mais de seis meses no tanque sem problemas. Em carros flexíveis com reservatório de gasolina para partida a frio, aconselha-se colocar ali gasolina aditivada em pouca quantidade.

 

 

• Freios – Há quem recomende deixar o freio de estacionamento livre, pois haveria risco de as sapatas do freio a tambor (usadas para esse fim, mesmo em vários carros com freio a disco na traseira) ficarem “coladas” ao tambor, impedindo o movimento quando o freio for liberado. Se optar por essa medida, não deixe de calçar um dos pneus para evitar que o carro se movimente. No caso de transmissão automática basta manter a alavanca em “P”, mas apenas em piso plano: segurar o carro por meio dela em piso inclinado não é recomendado.

 

 

Os discos de freio podem oxidar, por serem feitos de compostos de ferro, o que não compromete sua qualidade. Nas primeiras frenagens, o próprio atrito das pastilhas remove a oxidação nos discos. Podem surgir ruídos nesses primeiros usos, que cessam com a limpeza da camada oxidada.

• Pintura – O carro guardado deve estar limpo. Para evitar acúmulo de poeira pode-se usar uma capa. Se o local for plenamente protegido da chuva, as de tecido são preferíveis às de plástico pela melhor ventilação. Para prevenir mau cheiro dentro do carro, devido à umidade, pode-se deixar um desumidificador de ambientes, um pote com produto que absorve a umidade presente no ar.

• Limpadores de para-brisa e vidro traseiro – Levantar as palhetas, sobretudo se o carro ficar exposto ao sol, evita que se degradem.

 

 

• Ar-condicionado – Para evitar odores no sistema, ligue o aquecedor por 5 a 10 minutos, com a recirculação de ar acionada, no começo da inatividade. Caso use o carro durante o período, acione o ar-condicionado (mesmo que a temperatura não requeira), pois a circulação de gás pelo sistema mantém as mangueiras lubrificadas e evita seu ressecamento.

 

 

• Animais – Roedores gostam de fazer ninhos junto ao motor de carros parados, pois podem rasgar os forros de isolamento acústico. Entre os riscos dessa “hospedagem” estão o acúmulo de alimentos e a mastigação de fios, com possível risco de incêndio ao ligar o motor. Se o local onde o carro fica for propício a esse problema, alguns recomendam aplicar naftalina ou óleo de hortelã-pimenta em locais estratégicos — retirando, claro, antes de recolocar o carro em uso. Deixe-os longe da base do para-brisa, pois o odor poderá ser aspirado para a cabine ao acionar o ar-condicionado.

• Vazamentos – Para carros mais usados, manter papelão embaixo do motor facilita detectar e identificar eventuais perdas de fluidos, além de proteger o solo da garagem de manchas. Óleo que vaza é fácil de perceber, mas fluidos de transmissão e líquido de arrefecimento, nem tanto. Isso permite ter o devido cuidado com cada setor quando o carro voltar a rodar.

 

 

• Retorno – Quando a quarentena passar, antes de o automóvel voltar à rodagem normal, verifique o nível de todos os fluidos (lubrificantes do motor e da transmissão, líquido de arrefecimento e, se houver, fluido de direção com assistência hidráulica) e reponha da forma indicada no manual. Cheque visualmente a pressão dos pneus (podem ter uma “barriga” no ponto de contato com o solo, mas não muito acentuada) ou, melhor, com um calibrador portátil. Assim que possível, verifique a pressão em um posto e abasteça o tanque. E se a bateria não resistiu e está descarregada, evite o “tranco”: recorra à conexão com outra bateria.

  • Saiba mais: como manter o carro limpo e reduzir a contaminação

* Foto de abertura: Capas Asteri

 

Tags: coronavírusmanutençãoserviço

Related Posts

Notícias

Toyota: garantia de cinco anos agora em toda a linha

04/05/2020
O Nobel de Economia e a indústria de automóveis
Carro, Micro & Macro

A indústria brasileira, o vírus e a bandeira amarela

30/04/2020
Práticas ao volante: o que fazer e o que não fazer
Editorial

O coronavírus e os tempos difíceis que serão superados

09/04/2020
O Nobel de Economia e a indústria de automóveis
Carro, Micro & Macro

O coronavírus, o automóvel e a destruição criativa

20/03/2020
Nissan Kicks tem mais equipamentos de série para 2020
Notícias

Nissan: pacote de serviços para Kicks, March e Versa

20/02/2020

Novidades da Auto Livraria

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025

Quadros decorativos

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros
Auto Livraria - Chevrolet

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros

Quadros decorativos com propagandas originais de utilitários e caminhões antigos - a partir de R$ 59

01/07/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025
Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais

Revistas Quatro Rodas com testes, turismo, corridas e carros marcantes dos anos 70 - a partir de R$ 19

26/06/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp