Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Guia de Compra

Guia: estável e eficiente, Civic prova que sedã não é só Corolla

16/02/2021
in Guia de Compra

Alternativa da Honda ao Toyota tem boa aprovação pelos donos, que pedem mais equipamentos

Texto: Fabrício Samahá – Fotos: divulgação

Pense em sedã médio e um nome surge facilmente: Toyota Corolla, o líder de vendas da categoria por larga margem. Mas nem só de Corolla se faz esse segmento, e seu arquirrival nos quatro cantos do mundo é forte alternativa também no Brasil: o Honda Civic. Para quem está de olho em um Civic da atual geração — a quinta fabricada aqui e a décima no mundo —, novo ou usado, e quer saber mais sobre suas qualidades, defeitos e assistência técnica, o Best Cars analisou as opiniões de proprietários do Teste do Leitor para mais um Guia de Compra.

O atual Civic foi lançado como modelo 2017 em quatro versões: Sport (única com opção entre caixa manual e a automática de variação contínua, CVT), EX, EXL e Touring, em ordem ascendente de preço. Apenas a Touring usava motor turbo de 1,5 litro e 173 cv a gasolina. Nas outras o motor era o aspirado e flexível de 2,0 litros com 150 cv (gasolina) ou 155 cv (álcool). Em 2018 a linha crescia com o cupê esportivo Si, no qual o motor 1,5 turbo alcançava 208 cv, mas a versão ainda não teve opiniões no site e por isso está de fora do Guia. Na linha 2020 a Honda atualizava o visual do Civic e acrescentava equipamentos de série. Surgia a versão mais simples LX, abaixo da Sport, e não havia mais opção manual. Novos acréscimos de conteúdo vinham para 2021.

O Civic EXL era o mais equipado entre os que usavam motor aspirado de 2,0 litros; a aparência das fotos vigorou do modelo 2017 ao 2019

Perguntados sobre os maiores atributos do Civic, 62% dos proprietários apontaram a estabilidade. Dois itens aparecem em segundo lugar com 57% de citações cada: consumo de combustível (tanto com motor de 2,0 litros quanto com o 1,5 turbo) e estilo. Depois temos desempenho (também para ambos os motores, mais citado entre donos do 1,5 turbo) com 43%, conforto da suspensão com 38% e três quesitos empatados com 33% cada: conforto ao dirigir/posição de dirigir, espaço interno e porta-malas. Vale citar ainda 29% de citação ao acabamento e 24% ao nível de ruído.

“O carro tem uma dirigibilidade impecável (uma delícia em estradas), além de todo o conforto. O motor responde rapidamente. Consumo exemplar, 10 km/l na cidade e 15 km/l nas rodovias com ar ligado. O silêncio a bordo é nível germânico. O acabamento é ótimo, textura onde precisa, couro de excelente qualidade,e bancos superconfortáveis. Espaço a bordo e porta-malas excelentes.  Faróis (baixo, alto e de neblina) em leds, lindo demais”, elogia Rafael Junqueira, dono de Civic Touring 2020 em Sorocaba, SP.

Faróis de leds distinguiam o Civic Touring, dotado de motor turbo de 173 cv e equipamentos adicionais; a central de áudio era a mesma do EXL

Mario Franco, de Florianópolis, SC, tem um Civic EXL 2017 e acrescenta: “Estilo muito agradável. O que mais se destaca é a dirigibilidade. Direção direta, comportamento neutro nas curvas, vetorização de torque. Absorção de impactos e trabalho da suspensão praticamente iguais aos do Focus, até então referência em acerto. Motor girador, muito confiável. Ótimo isolamento, interior muito silencioso. Excelente porta-malas. Economia de combustível, o CVT produz milagres”.

No fim das contas, o Civic obteve índice de satisfação bem situado na categoria: 81% dos proprietários estão muito satisfeitos, marca melhor que as de Cruze, Corolla anterior, Focus e Sentra

No que o Civic tem deixado a desejar? Para 67% dos proprietários ele deveria oferecer mais itens de conveniência, com citações a chave presencial, controlador de distância à frente, monitor de pressão de pneus e retrovisor interno fotocrômico, entre outros (alguns itens podem ser exclusivos de uma ou outra versão ou já ter sido adotados em ano-modelo posterior). Outros pontos negativos são mais raros: 24% apontam a operação da central de áudio e três itens aparecem empatados com 10% (desempenho do motor de 2,0 litros, tempo de resposta da transmissão CVT e visibilidade).

Leves alterações visuais chegavam ao Civic 2020; o EXL (em cima) estava mais equipado e surgia a versão mais simples LX (embaixo)

“Acho a suspensão muito dura comparando com o Ford Focus. Poucos equipamentos de série. Instalei central multimídia e sensor de estacionamento. Também poderia ter porta-óculos, retrovisores eletrocrômicos, computador de bordo acionado por botões no volante, comandos de voz e sensor de pressão dos pneus”, comenta João Simonetti, de Taubaté, SP, sobre o Civic EX 2017. Mesmo donos de Touring pedem mais equipamentos, caso de Thiago Peres, de São Paulo, SP, sobre seu Civic 2017: “Faltam alguns itens presentes em carros na mesma faixa, como piloto automático adaptativo, comutador automático do farol alto, sistema de som premium, sensor de veículo no ponto cego, assistente de estacionamento, saída de ar-condicionado traseira, bancos em tonalidade clara”.

O Civic tem sido um carro de poucos problemas, conforme a boa tradição da marca no mercado. A reclamação mais frequente foi de ruídos internos (31%) seguidos por defeitos na bateria (13%). De resto, apenas 6% (uma unidade) tiveram problemas como câmera lateral Lane Watch, central de áudio, compressor do ar-condicionado e sensor de direção.

Felipe Leonardo Koller, de Florianópolis, SC, aponta sobre o Civic Touring 2017: “Painel com parte mal encaixada vibrava muito. Na porta do motorista começou a estragar o revestimento. Outro barulho chato é no puxador da porta. A câmera Lane Watch parou de funcionar e ocasionalmente funciona”. Mario Franco, citado acima, adiciona: “Troca em garantia de bateria com 1,5 ano e central multimídia com 3 anos”.

Opção de interior cinza claro era novidade em 2020; um ano depois, o EXL ganhava faróis de leds e a central de áudio era modificada

No fim das contas, o Civic obteve índice de satisfação bem situado na categoria: 81% dos proprietários estão muito satisfeitos com o carro, marca melhor que as de Chevrolet Cruze (76%), Toyota Corolla anterior (73%), Ford Focus (69% incluindo hatch e sedã) e Nissan Sentra (62%). Apenas  o Volkswagen Jetta anterior (83%) ficou pouco acima.

No que se refere à rede de concessionárias da Honda, a marca do Civic (57%) supera as de Sentra (48%), Focus (27%) e Jetta (26%), mas perde para as de Cruze (81%) e Corolla anterior (59%). Os índices foram obtidos para cada Guia de Compra e podem não corresponder ao cenário atual.

Mais Avaliações

Teste do Leitor

  • Leia as opiniões de donos de Civic
  • Envie opinião sobre seu carro

Satisfação com o carro

Muito satisfeitos 81%
Parcialmente satisfeitos 14%
Insatisfeitos 5%
Pesquisa com 21 donos

Satisfação com a rede de concessionárias

Muito satisfeitos 57%
Parcialmente satisfeitos 38%
Insatisfeitos 5%
Não usam 0
Pesquisa com 21 donos

Ficha técnica

  EXL Touring
Motor
Posição transversal transversal
Cilindros 4 em linha 4 em linha
Comando de válvulas no cabeçote duplo no cabeçote
Válvulas por cilindro 4, variação de tempo e levantamento 4, variação de tempo
Diâmetro e curso 81 x 96,9 mm 73 x 89,5 mm
Cilindrada 1.997 cm³ 1.498 cm³
Taxa de compressão 11:1 10,6:1
Alimentação injeção multiponto sequencial injeção direta, turbocompressor, resfriador de ar
Potência máxima 150/155 cv a 6.300 rpm* 173 cv a 5.500 rpm
Torque máximo 19,3 m.kgf a 4.700 rpm/19,5 m.kgf a 4.800 rpm* 22,4 m.kgf de 1.700 a 5.500 rpm
Transmissão
Tipo de caixa e marchas automática de variação contínua, simulação de 7 marchas
Tração dianteira dianteira
Freios
Dianteiros a disco ventilado a disco ventilado
Traseiros a disco a disco
Antitravamento (ABS) sim sim
Direção
Sistema pinhão e cremalheira pinhão e cremalheira
Assistência elétrica elétrica
Suspensão
Dianteira independente, McPherson, mola helicoidal
Traseira independente, multibraço, mola helicoidal
Rodas
Dimensões 7 x 17 pol 7 x 17 pol
Pneus 215/50 R 17 215/50 R 17
Dimensões
Comprimento 4,637 m 4,637 m
Largura 1,798 m 1,798 m
Altura 1,433 m 1,433 m
Entre-eixos 2,70 m 2,70 m
Capacidades e peso
Tanque de combustível 56 l 56 l
Compartimento de bagagem 519 l 519 l
Peso em ordem de marcha 1.291 kg 1.326 kg
Desempenho e consumo
Consumo em cidade 10,5/7,2 km/l* 11,8 km/l
Consumo em rodovia 13,0/8,9 km/l* 14,4 km/l
Dados do fabricante; desempenho não disponível; consumo conforme padrões do Inmetro; *gasolina/álcool

Tags: avaliaçãoCivicCivic EXCivic EXLCivic LXCivic SportCivic Touringguia de compraHonda

Related Posts

Honda New Civic: revistas com o sedã de oitava geração
Auto Livraria - Honda

Honda New Civic: revistas com o sedã de oitava geração

10/06/2025
Revista Carro: testes, versões raras e utilidade ao leitor
Outras revistas nacionais

Revista Carro: testes, versões raras e utilidade ao leitor

01/12/2024
Car and Driver Brasil: muitas revistas para os aficionados
Outras revistas nacionais

Car and Driver Brasil: muitas revistas para os aficionados

19/11/2024
Auto Esporte de 2000 a 2004: grandes nacionais e importados
Revista Auto Esporte

Auto Esporte de 2000 a 2004: grandes nacionais e importados

08/10/2024
Revistas Auto Esporte: edições da boa fase dos anos 80 e 90
Revista Auto Esporte

Revistas Auto Esporte: edições da boa fase dos anos 80 e 90

17/09/2024

Novidades da Auto Livraria

Scania: livro com 80 anos de ônibus, também no Brasil
Auto Livraria - Scania

Scania: livro com 80 anos de ônibus, também no Brasil

A trajetória da empresa sueca em ônibus desde 1911, incluindo a produção no Brasil - R$ 149

04/07/2025
Ford Galaxie e Landau: espaço e maciez nunca superados
Auto Livraria

Ford Galaxie e Landau: espaço e maciez nunca superados

Que carro nacional representou o máximo em conforto em todos os tempos? Conheça a história no vídeo

04/07/2025

Quadros decorativos

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros
Auto Livraria - Chevrolet

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros

Quadros decorativos com propagandas originais de utilitários e caminhões antigos - a partir de R$ 59

01/07/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025
Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais

Revistas Quatro Rodas com testes, turismo, corridas e carros marcantes dos anos 70 - a partir de R$ 19

26/06/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp