Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação BMW

BMW 328i e VW CC: o plebeu dos nobres, o nobre dos plebeus

03/05/2013
in BMW, Comparativo, Volkswagen

 

Marcas de diferentes estratos do mercado oferecem
sedãs de luxo com ênfase na esportividade: qual o melhor?

Texto e fotos: Fabrício Samahá

 

Desde que chegou ao Brasil após a liberação das importações, no começo dos anos 90, a BMW desfruta uma imagem de prestígio, de carros que reúnem conforto e esportividade como poucas marcas conseguem. Já a Volkswagen nasceu aqui há 60 anos na outra ponta do mercado, vendendo Fuscas e Kombis aos milhares, e levou mais de três décadas para ter por aqui algo que se pudesse chamar de carro de luxo — o Santana, lançado em 1984. Duas marcas, portanto, com origens diametralmente opostas em se tratando de Brasil.

Décadas depois, o quadro é outro. Não que a BMW tenha se tornado fabricante de carros populares ou que a VW só ofereça hoje caros modelos de luxo — cada uma preserva, ao menos em parte, sua tradição e seu público-alvo. Mas já é possível encontrar um modelo da empresa de Wolfsburg em concorrência direta com um da fábrica de Munique, como acontece com o BMW 328i, versão intermediária de uma linha também média para a marca (o Série 3), e o novo CC, o topo de linha entre os automóveis da VW por aqui (o Touareg é um utilitário esporte).

 

 

BMW 328i

Volkswagen CC

4,62 m 245 cv R$ 174.950 4,80 m 300 cv R$ 232.484
Preços públicos sugeridos, em reais, para os carros avaliados, com possíveis opcionais

 

Embora a versão Sport do 328i tenha maior conteúdo e preço superior, a que nos coube avaliar era a básica, de R$ 174,9 mil, o que a afastou bastante do oponente (vendido a partir de R$ 208 mil) nesse importante fator. O CC avaliado trazia todos os opcionais e assim chegava a R$ 232,5 mil — como você poderia imaginar, há 20 ou 30 anos, pagar 30% a mais por um VW que por um BMW? Por outro lado, são modelos concorrentes nos três outros “Ps” dos quatro que norteiam nossos comparativos.

 

Enquanto a BMW abriu mão nessa versão dos clássicos motores de seis cilindros, a VW tem no CC um de seus poucos automóveis de alto padrão que não usam turbo

 

A proposta de uso é a mesma: são sedãs médio-grandes de quatro portas — esqueça a denominação Comfort Coupe do VW, pois cupês são carros de duas portas — com altas doses de esportividade no estilo e na mecânica, voltados a consumidores exigentes que poderiam pagar bem menos por um carro do mesmo tamanho, desde que abrissem mão de alguns itens de conforto, de certos aparatos tecnológicos ou, no caso de um deles, da marca de prestígio.

Em porte, o CC é 18 centímetros maior em comprimento, mas mede 10 cm a menos em distância entre eixos, o que tem relação com as diferenças de arquitetura, como posição de motor e tração. Enfim, em potência, o motor V6 de 3,6 litros e aspiração natural do CC oferece um pouco mais que o turboalimentado de quatro cilindros e 2,0 litros do 328i: são 300 ante 245 cv. Curiosamente, o valor de torque máximo é o mesmo nos dois.

 


Auto Livraria

 

Outra curiosidade: enquanto a BMW abriu mão nessa versão dos clássicos motores de seis cilindros (em linha, no caso) aspirados, a VW tem nesse carro um de seus poucos automóveis de alto padrão que não usam turbo, dispositivo ao qual a marca tem sido bastante associada nos últimos 15 anos. Os contrastes técnicos não param por aí: enquanto o 328i tem câmbio automático de oito marchas e tração apenas traseira, o CC usa caixa automatizada de dupla embreagem com seis marchas e tração integral.

Feitas as apresentações, fica a questão: vale a pena optar pela tradição do modelo da Baviera, mesmo que se trate de um carro mais simples e menos potente, ou a melhor opção é seu oponente do norte alemão, de origem humilde, mas com atributos não menos convidativos? É o que saberemos nas próximas páginas.

Próxima parte

 

  • Concepção e estilo
  • Conforto e conveniência
  • Equipamentos de série e opcionais
  • Mecânica, comportamento e segurança
  • Comentário técnico
  • Simulação de desempenho
  • Ficha técnica
  • Preços
  • Custo-benefício
  • Nossas notas

 

 

Page 1 of 7
12...7Next
Tags: 320i328i335iavaliaçãoBMWCCcomparativoPassatSérie 3turboV6Volkswagen

Related Posts

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

03/07/2025
Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

01/07/2025
VW Santana e Quantum: catálogos com modelos 1997 e 2002
Auto Livraria - Volkswagen

VW Santana e Quantum: catálogos com modelos 1997 e 2002

13/06/2025
VW Passat: catálogos do modelo alemão em diversas gerações
Auto Livraria - Volkswagen

VW Passat: catálogos do modelo alemão em diversas gerações

02/06/2025
Gol GT: em vídeo, a história da resposta da VW ao Escort XR3
Auto Livraria

Gol GT: em vídeo, a história da resposta da VW ao Escort XR3

01/06/2025

Novidades da Auto Livraria

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025

Quadros decorativos

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros
Auto Livraria - Chevrolet

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros

Quadros decorativos com propagandas originais de utilitários e caminhões antigos - a partir de R$ 59

01/07/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025
Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais

Revistas Quatro Rodas com testes, turismo, corridas e carros marcantes dos anos 70 - a partir de R$ 19

26/06/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp