Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação Avaliação Completa

Rápido e bom de dirigir, Ford Focus SE explica liderança

09/05/2014
in Avaliação Completa, Ford

Ford Focus SE

 

Mesmo sem os requintes do Titanium, versão intermediária de
2,0 litros revela conforto, prazer ao volante e bom desempenho

Texto e fotos: Fabrício Samahá

 

Depois de ficar em segundo lugar em vendas na categoria (segundo os dados de emplacamentos da Fenabrave) no ano passado, atrás do Chevrolet Cruze, o Ford Focus hatch recuperou este ano a liderança no segmento que detinha em 2012. O êxito da terceira geração apresentada em setembro levou-nos a colocá-la em uma avaliação completa, incluindo medições de desempenho e consumo.

A versão escolhida foi a SE — intermediária entre a básica S e a de topo, Titanium — com motor de 2,0 litros, de maior interesse por trazer a inovação da injeção direta com flexibilidade em combustível. Oferecida apenas com o câmbio automatizado Powershift de dupla embreagem e seis marchas, ela chegou sem os opcionais disponíveis, que são ar-condicionado automático de duas zonas de ajuste por R$ 1 mil e o pacote Plus (bolsas infláveis de cortina, acesso e partida sem chave, faróis e limpador de para-brisa automáticos e retrovisor interno fotocrômico) por mais R$ 2 mil.

 

Ford Focus SE

 

Ford Focus SE
Ford Focus SE
 
Apesar dos polêmicos triângulos na frente e das lanternas que fogem à tradição
do modelo, o desenho do novo Focus agrada e revela detalhes bem-feitos

 

A configuração de R$ 73.790 inclui, mesmo assim, um conteúdo de série respeitável: controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa (retém os freios ao sair), aviso de pressão baixa dos pneus, bolsas infláveis frontais e laterais dianteiras, cintos de três pontos nos cinco lugares, fixação Isofix para cadeira infantil, faróis de neblina, retrovisores com luzes de direção, rodas de alumínio de 17 pol, computador de bordo, sistema Sync de áudio, alarme antifurto, sensores de estacionamento na traseira e bancos revestidos em couro.

 

No painel, o recurso Eco Mode analisa a forma de
dirigir e dá notas ao motorista, que pode se
sagrar “Eco Campeão” pela condução eficiente

 

Apesar dos três anos de presença em mercados mundiais e de já ter passado por uma remodelação dianteira lá fora, o desenho do Focus permanece um de seus atrativos. Há interessante combinação de curvas, arestas e vincos que indicam esmero no processo de estilo, com linhas que fluem e se combinam de uma peça para outra. Detalhes que provocaram polêmica são os triângulos do para-choque dianteiro — muitos prefeririam uma só tomada de ar, como acabou por ser adotada na renovação — e as lanternas traseiras, que deixam de ocupar as colunas como nas duas gerações anteriores.

Nesta versão os faróis são mais simples, com duplo refletor de superfície complexa (na Titanium com lâmpadas de xenônio vem um refletor elipsoidal), mas estão presentes unidades de neblina à frente e atrás e repetidores laterais de luzes de direção. Pode melhorar a qualidade de estamparia, que revela alguns vãos exagerados entre painéis da carroceria.

 

Ford Focus SE

 

Ford Focus SE
Ford Focus SE
 
Faróis mais simples (sem refletor elipsoidal ou xenônio) e outras rodas, também
de 17 pol com pneus 215/50, diferenciam a versão SE da mais cara Titanium

 

No interior, a Ford retomou a ousadia de formas que caracterizava o modelo inicial e se perdeu, de certa forma, na segunda geração. O ambiente tem aspecto moderno, mesmo nesta versão com tela simplificada de 4,2 pol para o sistema Sync (na Titanium é de 8 pol e sensível ao toque), mas alguns materiais plásticos poderiam ser mais agradáveis ao tato. Os bancos vêm revestidos em couro, que infelizmente não oferece alternativa à cor preta, aspecto que o fabricante deveria repensar.

 

 

Bem-acomodado em um banco com intensos apoios laterais (que não incomodam, porém) e apoio lombar regulável, o motorista pode ajustar altura e distância do excelente volante de quatro raios, uma tradição do Focus que foi mantida, e encontra pedais bem posicionados e bom apoio ao pé esquerdo. A visibilidade é pouco prejudicada pelas colunas dianteiras, mas algo pior para trás. Ponto alto são os retrovisores externos biconvexos de ótimo campo visual.

O painel traz instrumentos bem legíveis, com iluminação permanente em branco e azul claro, e um pequeno quadro para o computador de bordo que fornece consumo em km/l — fica de fora do SE o mostrador maior do Titanium, capaz de indicar várias informações ao mesmo tempo. No mesmo local, o recurso Eco Mode analisa a forma de dirigir e dá notas ao motorista, que pode se sagrar um “Eco Campeão” pela condução eficiente.

 

Ford Focus SE

 

Ford Focus SE
Ford Focus SE
Ford Focus SE
 
Interior tem desenho moderno e sistema de áudio com comando por voz; versão
traz pacote interessante de conforto e conveniência, mas espaço decepciona

 

Há numerosos detalhes de conveniência no Focus, como controles elétricos de vidros com função um-toque, temporizador, abertura e fechamento comandados a distância; limpador de para-brisa com braços opostos (para ampla área de varredura) e ajuste do intervalo, controlador e limitador de velocidade, comando remoto para a quinta porta, indicador de temperatura externa, comutador de farol com dupla função (retorna ao facho baixo tanto puxado contra o volante quanto empurrado), para-sóis com espelho e iluminação, alças de teto com retorno suave, bom espaço para objetos no console e alerta específico de porta mal fechada.

O sistema de áudio, embora com qualidade de som apenas boa, inclui toca-CDs, interface Bluetooth para telefone celular e conexões USB e auxiliar. Há ainda um comando de voz que facilita bastante sua operação, podendo-se pedir determinado artista ou faixa, por exemplo; o entendimento dos comandos foi bastante satisfatório. O ar-condicionado, mesmo com ajuste manual, traz uma solução inteligente e incomum: ativa a recirculação quando se posiciona para frio máximo e a desativa ao se escolher temperatura pouco mais alta, exatamente como se deveria fazer pela ativação manual.

Próxima parte

 

 

Page 1 of 3
123Next
Tags: avaliaçãoAvaliação CompletaFocusFocus SEFord

Related Posts

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura
Auto Livraria - Ford

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura

17/06/2025
Ford: catálogos de Ka, Escort, Mondeo, Taurus e outros
Auto Livraria - Ford

Ford: catálogos de Ka, Escort, Mondeo, Taurus e outros

02/06/2025
Ford Ranger: revistas com a longeva geração da picape
Auto Livraria - Ford

Ford Ranger: revistas com a longeva geração da picape

01/05/2025
Cargo: quadros com o caminhão de muitas versões da Ford
Auto Livraria - Ford

Cargo: quadros com o caminhão de muitas versões da Ford

15/04/2025
Ford Maverick: catálogo de lançamento de 1973 com o GT V8
Auto Livraria - Ford

Ford Maverick: catálogo de lançamento de 1973 com o GT V8

01/04/2025

Novidades da Auto Livraria

Audi: catálogos com A3, A4, A6, A8 e mais dos anos 90
Auto Livraria - Audi

Audi: catálogos com A3, A4, A6, A8 e mais dos anos 90

Modelos variados da fase inicial da marca no Brasil em prospectos originais - a partir de R$ 59

18/06/2025
Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura
Auto Livraria - Ford

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura

Quadros decorativos com propagandas e matérias da linha em duas gerações - a partir de R$ 59

17/06/2025

Quadros decorativos

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura
Auto Livraria - Ford

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura

Quadros decorativos com propagandas e matérias da linha em duas gerações - a partir de R$ 59

17/06/2025
Quadros decorativos das simpáticas Vespas nacionais
Auto Livraria - motos

Quadros decorativos das simpáticas Vespas nacionais

Quadros decorativos com a PX 200 produzida nos anos 80 no Brasil - a partir de R$ 79

12/06/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

10/06/2025
Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001
Revista Oficina Mecânica

Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001

Edições com testes de nacionais e importados, dicas de mecânica e "veneno" - a partir de R$ 19

20/05/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp