Chile
Sem fabricação local, os chilenos compraram 378 mil veículos no ano passado. O preferido foi o pequeno sedã chinês Chevrolet Sail, com 2,4% do mercado, seguido por uma competição acirrada entre o médio Kia Rio, o utilitário esporte Nissan Terrano e os pequenos Hyundai Accent e Kia Morning (nosso Picanto) do 2º. ao 5º. lugar. Entre as marcas a Chevrolet está em folgada liderança, 15% ante 9,2% da Hyundai.
China
Primeiro mercado no mundo com mais de 20 milhões de veículos vendidos em um ano, o chinês fechou 2013 com quase 22 milhões de unidades. O crescimento de vendas em 14% permitiu que três modelos superassem 400 mil exemplares no ano, enquanto até 2012 nenhum havia chegado a 300 mil. A minivan Wuling Hongguang liderou com 448 mil unidades (que ainda assim são apenas 2% do mercado), à frente do sedã médio VW Lavida, do Ford Focus, do médio Buick Excelle e do Chevrolet Sail.

Colômbia
O mercado de 294 mil veículos no ano passado foi dominado pela Chevrolet — 25,8% de participação, contra 14,6% da Renault. A primeira obteve os dois maiores postos, com o sedã Sail em 1º. (5,7% de participação) e o hatch Spark em 2º., e a segunda os lugares seguintes, com Sandero, Logan e Duster da 3ª. à 5ª. posição. Só em 7º. vem um carro de outra marca, o Kia Picanto.
Coreia do Sul
O Hyundai Avante, sedã que conhecemos como Elantra, venceu a disputa sobre o Kia Picanto em 2013 por apenas 335 unidades, fechando o ano com 8% de participação de um mercado de quase 1,4 milhão de veículos. Depois vêm três Hyundais: o utilitário Porter, o luxuoso Grandeur (nosso Azera) e o Sonata. O utilitário esporte mais vendido — o Santa Fe, da mesma marca — foi 6º. na classificação geral.
Dinamarca
O VW Up brilhou no mercado dinamarquês: foi o mais vendido mês após mês em 2013 e fechou o ano com 7% de participação entre 182 mil veículos — e o maior total acumulado em 12 meses que qualquer modelo já alcançou no país. Carros bem pequenos são os mais vendidos por lá, com o Toyota Aygo em 2º., o Skoda Citigo (uma variação do Up) em 3º., o Peugeot 208 em 4º. e o Renault Clio em 5º.
Egito
O antigo Hyundai Verna, que corresponde ao Accent de duas gerações atrás e faz sucesso como táxi, liderou o mercado egípcio pelo quarto ano consecutivo ao vender 10% do total do país, de quase 196 mil veículos. O 2º. colocado é a picape média Chevrolet TRF, antiga versão da Isuzu D-Max, seguida pelo sedã médio Geely Emgrand 7 (EC7 no Brasil) e dois carros da Chevrolet — Lanos em 4º. e Aveo em 5º.
Escócia
Diferente da Inglaterra, esse país do Reino Unido — com mercado de 204 mil veículos — manteve o Vauxhall Corsa (Opel em outros países) na liderança pelo sexto ano consecutivo, dessa vez com 5,4% de participação. A Ford vem na sequência com Fiesta e Focus, seguidos por outro Vauxhall (Astra) em 4º. e o Golf em 5º. lugar.
Espanha
A “prata da casa” impera também no mercado espanhol, que absorveu quase 724 mil veículos em 2013: com participação de 3,2%, o Seat Ibiza foi o mais vendido pelo 5º. ano consecutivo e 10º. desde 1987, quando ainda estava na primeira geração. Seguem-se o utilitário esporte Nissan Qashqai e os pequenos Polo, Opel Corsa e Clio até o 5º. lugar. Curiosamente, é a VW a marca com maior representação (8,8%), seguida por Seat (8,2%) e Peugeot.
Estados Unidos
Picapes continuam a preferência nacional nos EUA, onde a Série F da Ford liderou o mercado em 2013 pelo 32º. ano consecutivo com 793 mil unidades, 5% do total de 15,6 milhões de veículos. A adversária Chevrolet Silverado foi 2ª., seguida por dois automóveis — Toyota Camry e Honda Accord — e outra picape, a Ram. Entre os utilitários esporte o Honda CR-V (8º. na geral) foi líder. A Ford venceu entre os fabricantes, à frente da Toyota.
Estônia
O pequeno mercado de quase 19 mil veículos viu um novo vencedor no ano passado, o Honda CR-V, com 4,8% de participação. Dois sedãs médios vêm na sequência — Skoda Octavia em 2º., Toyota Avensis em 3º. — e depois o hatch médio Toyota Auris.
Próxima parte |