Malásia
Significativo em volume com suas 655 mil unidades no ano passado, o mercado malaio é liderado pela marca local Perodua, com quase 30% de participação, seguida pela também nacional Proton (21%) e a Toyota (14%). As vendas por modelo não são divulgadas no país, mas publicamos a foto do modelo Viva a título ilustrativo.
Marrocos
O diminuto mercado de 120 mil veículos em 2013 vale pela curiosidade de ter três modelos da romena Dacia — que conhecemos bem como produtos Renault — entre os cinco mais vendidos: o novo Logan de produção local em 1º., o furgão de passageiros Dokker em 3º. e o novo Sandero em 4º. Como se não fosse o bastante, há ainda o Duster em 6ª. posição. Nos cinco mais, quem não é Dacia é Renault: o furgão Kangoo em 2º. e o Clio em 5º. Com isso, a Dacia domina 25% do mercado, e a Renault, 19%.
México
Em recuperação, o mercado atingiu no ano 1,06 milhão de veículos, sua primeira marca com sete dígitos desde 2008. Nissan (24,8% de participação), Chevrolet e VW são as marcas mais vendidas, enquanto a lista de modelos é encabeçada pelo Chevrolet Aveo (6,1% do mercado), seguido pelo VW Clasico (nosso conhecido Bora), o Nissan Versa, o Tsuru da mesma marca (um Sentra dos anos 90, ainda muito aceito entre taxistas) e o VW Jetta de atual geração em 5º.
Nova Zelândia
O líder neozelandês há seis anos é o Toyota Corolla, que em 2013 alcançou participação de 13% no mercado de 113 mil veículos. A nova geração do hatch convive com o sedã antigo, assim como na Austrália. O 2º. é outro Toyota, a Hilux, que há 32 anos vence entre os utilitários, seguida pela Ford Ranger. O pequeno Suzuki Swift e o grande sedã Holden Commodore fecham os cinco mais vendidos. Entre os fabricantes, a Toyota desfruta folgada liderança sobre a Ford, com 21,4% ante 11,4% do mercado.

Noruega
O mercado norueguês é peculiar pelas boas vendas de modelos elétricos, como o Nissan Leaf (3º. mais vendido no ano passado e líder em outubro) e o Tesla Model S, que assumiu a 1ª. posição em outubro e dezembro. Mas a vitória no ano ficou com um modelo de combustão interna, o Golf, com 5,2% do mercado de 142 mil veículos, seguido por Toyota Auris, o citado Leaf, o utilitário esporte Mazda CX-5 e o Toyota Yaris, na ordem.
Países Baixos
Como na Dinamarca, o mercado holandês tem no Up seu líder e na VW a marca mais vendida, com 12% de participação, seguida pela Renault. O pequeno modelo obteve quase 4% das vendas do país (que totalizaram 417 mil veículos), sendo seguido por quatro modelos médios: Golf, Focus, Mégane e o Volvo V40, este em 5º.
Paraguai
Vitória de uma picape no país vizinho: a Toyota Hilux respondeu no ano passado por 11% de um pequeno mercado de 28 mil veículos. Seguem-se dois automóveis da Kia (o médio Rio e o pequeno Picanto), o compacto Hyundai Accent e nosso conhecido Gol fechando os cinco mais. A Kia, porém, é a marca líder à frente de Toyota (2ª.) e Hyundai.
Peru
Com 201 mil veículos colocados nas ruas em 2013, o mercado peruano teve como líder a Toyota, com 19% de participação, seguida por Hyundai e Kia. Os dois carros mais vendidos foram também da marca japonesa, o pequeno sedã Yaris (chamado de Vios em outros mercados) em 1º. e a picape Hilux em 2ª.; seguiram-se o Chevrolet Sail e os Kias Picanto e Rio.
Polônia
O checo Skoda Fabia, um hatch compacto, superou por pequena margem o modelo maior Octavia da mesma marca, ambos com 3,5% de participação nas vendas daquele mercado, que somaram 328 mil veículos no ano passado. Na sequência até o 5º. vieram Ford Focus, Toyota Yaris e VW Golf.
Portugal
O mercado em recuperação depois de quedas acentuadas registrou quase 106 mil carros vendidos em 2013. O novo Clio foi o preferido, com 5,5% de participação, seguido por Peugeot 208, VW Polo e Renault Mégane.
Próxima parte |