Dos maiores mercados aos mais curiosos, relacionamos os
automóveis e marcas de maior sucesso nos quatro cantos do mundo
Texto: Fabrício Samahá – Fotos: divulgação
Qual o carro mais vendido no Brasil? Fácil, qualquer um sabe que é o Gol. E nos Estados Unidos? Não é bem um carro, mas a linha de picapes Série F da Ford. Na Alemanha? Moleza, o Golf lidera há 38 anos. Mas você saberia quais os automóveis com maior aceitação na China, na Dinamarca ou na Nova Zelândia?
Com os dados de 2013 concluídos mundo afora, o Best Cars traz um apanhado com os modelos mais vendidos no ano passado em 50 países. Não são os 50 maiores mercados, mas os principais deles e outros que merecem o registro por alguma curiosidade, como colocar no topo de vendas um modelo que não faz sucesso em outras regiões. Ao lado de resultados previsíveis, como líderes que estão entre os poucos carros fabricados naquele território, há diversas surpresas.
África do Sul
Com a queda de vendas do Volkswagen Polo Vivo (geração anterior, a mesma do brasileiro), a picape Toyota Hilux assumiu a liderança em 2013 com participação de 5,8% em um mercado de 650 mil veículos. Tal Polo ficou em 2º. lugar, à frente de sua geração mais moderna, do Toyota Etios e de outra picape, a Ford Ranger, em 5ª. posição. A marca japonesa tem um histórico de sucesso no país desde 1984, quando o Corolla foi o mais vendido.
Alemanha
O importante mercado alemão, de 2,95 milhões de unidades no ano passado, foi liderado mais uma vez pela VW com 21,8% de participação, bem à frente dos 9,4% da Mercedes-Benz. Entre os modelos, nada de novo: o Golf venceu pelo 33º. ano consecutivo (38º. nos últimos 40 anos, desde seu lançamento), com 8,3% do mercado, seguido pelo Passat. Depois vêm o BMW Série 3, o VW Polo e o Audi A3. Como curiosidade, o Mercedes Classe E — tão comum pelas ruas por seu maciço uso como táxi — ficou em 12ª. posição.
Argentina
O Chevrolet Classic — que, lá como aqui, corresponde à antiga geração do Corsa — foi o mais vendido pelo quarto ano consecutivo, com 37 mil unidades em um mercado de 955 mil veículos. O VW Gol Trend, a atual geração do modelo, foi o 2º. colocado e atingiu a liderança por três meses; o Renault Clio Mio (geração de 1998, como vendida no Brasil) foi 3º., tendo liderado em novembro; seguiram-se Ford EcoSport (4º.) e Renault Duster (5º.), que chegou ao 1º. lugar em dezembro.
Austrália
Com perspectiva de se tornar o único fabricante local depois que Ford e Holden fecharem suas fábricas, a Toyota liderou pelo 11º. ano consecutivo o mercado australiano, que alcançou 1,13 milhão de unidades em 2013. Inédita foi a vitória de um modelo da marca, o Corolla, com 3,8% de participação — até então a empresa vinha vencendo pela soma de vários carros bem-aceitos. Estão disponíveis por lá o hatch de nova geração, que na Europa se chama Auris, e o sedã da antiga. Seguiram-se o médio Mazda 3 (líder nos dois anos anteriores), a Hilux, o Hyundai I30 e o grande sedã Holden Commodore fechando os cinco mais.
Áustria
O VW Golf lidera o mercado austríaco — que fechou o ano com 319 mil veículos — há nada menos que 37 anos. Obteve 5% de participação, à frente de outros dois modelos da marca (Polo em 2º., Tiguan em 3º.) e dois da Skoda, que pertence ao mesmo grupo alemão (o médio Octavia em 4º. e o pequeno Fabia em 5º.). O domínio da VW é tal que a marca representa 18% das vendas ante apenas 6,6% da vice-líder Hyundai.
Bélgica
Outra área dominada pelo Golf, que alcançou 3% do volume total de 486 mil unidades do mercado belga. Lá, porém, a concorrência com a VW é forte: dois Renaults (Scénic em 2º. lugar, Clio em 3º.), um BMW (Série 3 em 4º.) e um Fiat (500 em 5º.) completam os cinco mais vendidos. A VW lidera entre as marcas, mas com vantagem de menos de um ponto percentual sobre a Renault.
Brasil
Nossos líderes são bem conhecidos: o VW Gol entre os modelos pela 27ª. vez desde 1987, com participação de 7,1%, e a Fiat entre os fabricantes pela 11ª. vez consecutiva, com 21,3% de um mercado de 3,57 milhões de unidades, seguida por VW e Chevrolet. No ano passado a sequência por modelos foi de Fiat Uno/Mille, Palio, Ford Fiesta e VW Fox até o 5º. lugar, observando-se que as vendas somam duas gerações em todos eles, salvo o Fox, e não incluem o Fiesta sedã.
Canadá
Em um mercado de 1,74 milhão de veículos, o líder é uma picape, a mesma que vence nos Estados Unidos: a Ford Série F, com 7% de participação. Já a 2ª. colocada não é da Chevrolet, mas a Ram, também uma picape pesada. Em 3º. vem o primeiro automóvel — Honda Civic, líder nessa categoria há 16 anos —, seguido pelo Hyundai Elantra e por outra grande picape, a GMC Sierra.
Próxima parte |