Dos maiores mercados aos mais curiosos, relacionamos os
automóveis e marcas de maior sucesso nos quatro cantos do mundo
Texto: Fabrício Samahá – Fotos: divulgação
Qual o carro mais vendido no Brasil? Fácil, qualquer um sabe que é o Gol. E nos Estados Unidos? Não é bem um carro, mas a linha de picapes Série F da Ford. Na Alemanha? Moleza, o Golf lidera há 38 anos. Mas você saberia quais os automóveis com maior aceitação na China, na Dinamarca ou na Nova Zelândia?
Com os dados de 2013 concluídos mundo afora, o Best Cars traz um apanhado com os modelos mais vendidos no ano passado em 50 países. Não são os 50 maiores mercados, mas os principais deles e outros que merecem o registro por alguma curiosidade, como colocar no topo de vendas um modelo que não faz sucesso em outras regiões. Ao lado de resultados previsíveis, como líderes que estão entre os poucos carros fabricados naquele território, há diversas surpresas.
África do Sul
Com a queda de vendas do Volkswagen Polo Vivo (geração anterior, a mesma do brasileiro), a picape Toyota Hilux assumiu a liderança em 2013 com participação de 5,8% em um mercado de 650 mil veículos. Tal Polo ficou em 2º. lugar, à frente de sua geração mais moderna, do Toyota Etios e de outra picape, a Ford Ranger, em 5ª. posição. A marca japonesa tem um histórico de sucesso no país desde 1984, quando o Corolla foi o mais vendido.
Alemanha
O importante mercado alemão, de 2,95 milhões de unidades no ano passado, foi liderado mais uma vez pela VW com 21,8% de participação, bem à frente dos 9,4% da Mercedes-Benz. Entre os modelos, nada de novo: o Golf venceu pelo 33º. ano consecutivo (38º. nos últimos 40 anos, desde seu lançamento), com 8,3% do mercado, seguido pelo Passat. Depois vêm o BMW Série 3, o VW Polo e o Audi A3. Como curiosidade, o Mercedes Classe E — tão comum pelas ruas por seu maciço uso como táxi — ficou em 12ª. posição.
Argentina
O Chevrolet Classic — que, lá como aqui, corresponde à antiga geração do Corsa — foi o mais vendido pelo quarto ano consecutivo, com 37 mil unidades em um mercado de 955 mil veículos. O VW Gol Trend, a atual geração do modelo, foi o 2º. colocado e atingiu a liderança por três meses; o Renault Clio Mio (geração de 1998, como vendida no Brasil) foi 3º., tendo liderado em novembro; seguiram-se Ford EcoSport (4º.) e Renault Duster (5º.), que chegou ao 1º. lugar em dezembro.
Austrália
Com perspectiva de se tornar o único fabricante local depois que Ford e Holden fecharem suas fábricas, a Toyota liderou pelo 11º. ano consecutivo o mercado australiano, que alcançou 1,13 milhão de unidades em 2013. Inédita foi a vitória de um modelo da marca, o Corolla, com 3,8% de participação — até então a empresa vinha vencendo pela soma de vários carros bem-aceitos. Estão disponíveis por lá o hatch de nova geração, que na Europa se chama Auris, e o sedã da antiga. Seguiram-se o médio Mazda 3 (líder nos dois anos anteriores), a Hilux, o Hyundai I30 e o grande sedã Holden Commodore fechando os cinco mais.
Áustria
O VW Golf lidera o mercado austríaco — que fechou o ano com 319 mil veículos — há nada menos que 37 anos. Obteve 5% de participação, à frente de outros dois modelos da marca (Polo em 2º., Tiguan em 3º.) e dois da Skoda, que pertence ao mesmo grupo alemão (o médio Octavia em 4º. e o pequeno Fabia em 5º.). O domínio da VW é tal que a marca representa 18% das vendas ante apenas 6,6% da vice-líder Hyundai.
Bélgica
Outra área dominada pelo Golf, que alcançou 3% do volume total de 486 mil unidades do mercado belga. Lá, porém, a concorrência com a VW é forte: dois Renaults (Scénic em 2º. lugar, Clio em 3º.), um BMW (Série 3 em 4º.) e um Fiat (500 em 5º.) completam os cinco mais vendidos. A VW lidera entre as marcas, mas com vantagem de menos de um ponto percentual sobre a Renault.
Brasil
Nossos líderes são bem conhecidos: o VW Gol entre os modelos pela 27ª. vez desde 1987, com participação de 7,1%, e a Fiat entre os fabricantes pela 11ª. vez consecutiva, com 21,3% de um mercado de 3,57 milhões de unidades, seguida por VW e Chevrolet. No ano passado a sequência por modelos foi de Fiat Uno/Mille, Palio, Ford Fiesta e VW Fox até o 5º. lugar, observando-se que as vendas somam duas gerações em todos eles, salvo o Fox, e não incluem o Fiesta sedã.
Canadá
Em um mercado de 1,74 milhão de veículos, o líder é uma picape, a mesma que vence nos Estados Unidos: a Ford Série F, com 7% de participação. Já a 2ª. colocada não é da Chevrolet, mas a Ram, também uma picape pesada. Em 3º. vem o primeiro automóvel — Honda Civic, líder nessa categoria há 16 anos —, seguido pelo Hyundai Elantra e por outra grande picape, a GMC Sierra.
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Chile
Sem fabricação local, os chilenos compraram 378 mil veículos no ano passado. O preferido foi o pequeno sedã chinês Chevrolet Sail, com 2,4% do mercado, seguido por uma competição acirrada entre o médio Kia Rio, o utilitário esporte Nissan Terrano e os pequenos Hyundai Accent e Kia Morning (nosso Picanto) do 2º. ao 5º. lugar. Entre as marcas a Chevrolet está em folgada liderança, 15% ante 9,2% da Hyundai.
China
Primeiro mercado no mundo com mais de 20 milhões de veículos vendidos em um ano, o chinês fechou 2013 com quase 22 milhões de unidades. O crescimento de vendas em 14% permitiu que três modelos superassem 400 mil exemplares no ano, enquanto até 2012 nenhum havia chegado a 300 mil. A minivan Wuling Hongguang liderou com 448 mil unidades (que ainda assim são apenas 2% do mercado), à frente do sedã médio VW Lavida, do Ford Focus, do médio Buick Excelle e do Chevrolet Sail.
Colômbia
O mercado de 294 mil veículos no ano passado foi dominado pela Chevrolet — 25,8% de participação, contra 14,6% da Renault. A primeira obteve os dois maiores postos, com o sedã Sail em 1º. (5,7% de participação) e o hatch Spark em 2º., e a segunda os lugares seguintes, com Sandero, Logan e Duster da 3ª. à 5ª. posição. Só em 7º. vem um carro de outra marca, o Kia Picanto.
Coreia do Sul
O Hyundai Avante, sedã que conhecemos como Elantra, venceu a disputa sobre o Kia Picanto em 2013 por apenas 335 unidades, fechando o ano com 8% de participação de um mercado de quase 1,4 milhão de veículos. Depois vêm três Hyundais: o utilitário Porter, o luxuoso Grandeur (nosso Azera) e o Sonata. O utilitário esporte mais vendido — o Santa Fe, da mesma marca — foi 6º. na classificação geral.
Dinamarca
O VW Up brilhou no mercado dinamarquês: foi o mais vendido mês após mês em 2013 e fechou o ano com 7% de participação entre 182 mil veículos — e o maior total acumulado em 12 meses que qualquer modelo já alcançou no país. Carros bem pequenos são os mais vendidos por lá, com o Toyota Aygo em 2º., o Skoda Citigo (uma variação do Up) em 3º., o Peugeot 208 em 4º. e o Renault Clio em 5º.
Egito
O antigo Hyundai Verna, que corresponde ao Accent de duas gerações atrás e faz sucesso como táxi, liderou o mercado egípcio pelo quarto ano consecutivo ao vender 10% do total do país, de quase 196 mil veículos. O 2º. colocado é a picape média Chevrolet TRF, antiga versão da Isuzu D-Max, seguida pelo sedã médio Geely Emgrand 7 (EC7 no Brasil) e dois carros da Chevrolet — Lanos em 4º. e Aveo em 5º.
Escócia
Diferente da Inglaterra, esse país do Reino Unido — com mercado de 204 mil veículos — manteve o Vauxhall Corsa (Opel em outros países) na liderança pelo sexto ano consecutivo, dessa vez com 5,4% de participação. A Ford vem na sequência com Fiesta e Focus, seguidos por outro Vauxhall (Astra) em 4º. e o Golf em 5º. lugar.
Espanha
A “prata da casa” impera também no mercado espanhol, que absorveu quase 724 mil veículos em 2013: com participação de 3,2%, o Seat Ibiza foi o mais vendido pelo 5º. ano consecutivo e 10º. desde 1987, quando ainda estava na primeira geração. Seguem-se o utilitário esporte Nissan Qashqai e os pequenos Polo, Opel Corsa e Clio até o 5º. lugar. Curiosamente, é a VW a marca com maior representação (8,8%), seguida por Seat (8,2%) e Peugeot.
Estados Unidos
Picapes continuam a preferência nacional nos EUA, onde a Série F da Ford liderou o mercado em 2013 pelo 32º. ano consecutivo com 793 mil unidades, 5% do total de 15,6 milhões de veículos. A adversária Chevrolet Silverado foi 2ª., seguida por dois automóveis — Toyota Camry e Honda Accord — e outra picape, a Ram. Entre os utilitários esporte o Honda CR-V (8º. na geral) foi líder. A Ford venceu entre os fabricantes, à frente da Toyota.
Estônia
O pequeno mercado de quase 19 mil veículos viu um novo vencedor no ano passado, o Honda CR-V, com 4,8% de participação. Dois sedãs médios vêm na sequência — Skoda Octavia em 2º., Toyota Avensis em 3º. — e depois o hatch médio Toyota Auris.
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Filipinas
Tendo crescido para 211 mil unidades, o mercado filipino viu mais uma folgada liderança da Toyota, com 35,6% de participação. O mais vendido é o Vios, um “primo rico” do Etios (9,7%). Depois vêm Mitsubishi Montero Sport (nosso Pajero Dakar) e a pequena minivan Toyota Innova.
Finlândia
A nova geração levou o Golf de volta à liderança, que ele não conseguia no mercado finlandês desde 2010. Com 5% de participação em um total de cerca de 100 mil veículos, o médio alemão foi seguido pelo Skoda Octavia checo, o Nissan Qashqai (que havia liderado em 2012) e os Toyotas Auris e Avensis.
França
Com quase 1,8 milhão de unidades, o mercado francês continua liderado pela Renault, com Peugeot e Citroën na sequência. O Clio (agora na quarta geração) obteve o 1º. lugar pela 15ª. vez em 23 anos desde que foi lançado, com 5,8% de participação, pouco à frente do Peugeot 208 (5,1%). De 3º. a 5º. seguem-se Citroën C3 e os Renaults Scénic e Mégane. Só em 8º. aparece um modelo sem relação com os fabricantes locais, o VW Polo (o Dacia Sandero, em 6º., é do grupo Renault).
Grécia
Reviravolta no mercado grego em 2013: o crescimento da Toyota levou-a da 3ª. para a 1ª. posição, à frente da VW e da Opel, que vencera em 2012. Dos 58,7 mil veículos vendidos no país, 6,5% eram do Toyota Yaris, compacto que assumiu a liderança antes pertencente ao Opel Corsa, agora 2º. Seguem-se Polo, Hyundai I20 (ambos compactos) e Golf. O utilitário esporte de maior sucesso, o Nissan Qashqai, ficou em 13º.
Hungria
Uma marca checa, a Skoda, lidera o mercado húngaro com o sedã médio Octavia, que vendeu 3,1 mil unidades do total de 56,5 mil carros colocados nas ruas do país. O 2º. foi o Opel Astra, líder em 2012, que perdeu a posição ao deixar de oferecer a antiga geração Classic de 1998 — a mesma vendida até pouco tempo atrás no Brasil —, seguido pelo Ford Focus, o Dacia Duster e o Suzuki SX4, na ordem.
Índia
Em crescimento, o mercado indiano alcançou 2,4 milhões de unidades em 2013. A Maruti-Suzuki domina com 43,1% de participação, ante 15,4% da Hyundai e 9,8% da Mahindra. Os modelos de maior êxito só poderiam ser Marutis: o Alto lidera há nove anos e representa 10,8% do mercado, seguido por Swift, DZire e o monovolume Wagon R+ da mesma marca. Em 5º. aparece o primeiro adversário, o Mahindra Bolero, seguido pelo Hyundai Eon — o estrangeiro mais vendido por lá.
Indonésia
Minivans dominam o mercado indonésio, que alcançou 1,22 milhão de veículos. A Toyota Avanza de produção local é o carro mais vendido com 17,5% de participação, grande margem sobre a Daihatsu Xenia (2ª. com 5,3%), que não passa de uma variação do mesmo modelo. Seguem-se a Toyota Kijang Innova, uma minivan de maior porte; a Suzuki Ertiga, uma espécie de Swift ampliado; e a picape Daihatsu Gran Max.
Inglaterra
O mercado inglês sempre foi forte para a Ford, que em 2013 liderou com o Fiesta (5% de participação no volume de 1,9 milhão de carros) e colocou o Focus em 2º. lugar. Depois vêm Corsa, Astra (ambos da Vauxhall, marca britânica que corresponde à Opel alemã) e Golf.
Irlanda
O Golf foi o mais vendido no país, o que representa um fato novo por lá, ao contrário de tantos outros mercados. Ele representou 5% de um total de 74 mil veículos, sendo seguido pelo Nissan Qashqai, o Focus (vencedor em 2011 e 2012), o Fiesta e o Toyota Auris. Como curiosidade, o BMW Série 5 (10º. no ano) foi o líder no país em agosto e setembro.
Israel
Já vendido em sua nova geração, o Toyota Corolla liderou por cinco meses o mercado israelita em 2013, fechando o ano em 2º. lugar. O vencedor foi o Kia Picanto, com 6% de participação nas vendas totais de 212,5 mil unidades. O Focus obteve o 3º. lugar.
Itália
Em queda acentuada para 1,3 milhão de unidades, sua pior marca desde 1979, o mercado italiano viu no ano passado um fenômeno raro: os cinco modelos mais vendidos foram de marcas nacionais. O Fiat Panda (7,8% de participação) foi seguido por Punto, o pequeno Lancia Ypsilon, Fiat 500 hatch e a perua 500 L. Dos feitos por fabricantes estrangeiros, o Golf em 6º. é o mais bem-aceito.
Japão
Com 3,26 milhões de carros vendidos em 2013, o mercado japonês viu uma substituição na liderança: saiu o Toyota Prius, após quatro anos à frente, e entrou… uma variação do Prius, o Aqua (chamado de Prius C em alguns países), que obteve 8% de participação. O Prius original foi 2º., seguido por Honda Fit, Nissan Note e Corolla. A marca do líder também domina entre os fabricantes, com nada menos que 45,8% do mercado, seguida por Nissan e Honda. O Golf é o preferido entre os importados, e o Honda N-Box, entre os “carros K” de 660 cm³.
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Malásia
Significativo em volume com suas 655 mil unidades no ano passado, o mercado malaio é liderado pela marca local Perodua, com quase 30% de participação, seguida pela também nacional Proton (21%) e a Toyota (14%). As vendas por modelo não são divulgadas no país, mas publicamos a foto do modelo Viva a título ilustrativo.
Marrocos
O diminuto mercado de 120 mil veículos em 2013 vale pela curiosidade de ter três modelos da romena Dacia — que conhecemos bem como produtos Renault — entre os cinco mais vendidos: o novo Logan de produção local em 1º., o furgão de passageiros Dokker em 3º. e o novo Sandero em 4º. Como se não fosse o bastante, há ainda o Duster em 6ª. posição. Nos cinco mais, quem não é Dacia é Renault: o furgão Kangoo em 2º. e o Clio em 5º. Com isso, a Dacia domina 25% do mercado, e a Renault, 19%.
México
Em recuperação, o mercado atingiu no ano 1,06 milhão de veículos, sua primeira marca com sete dígitos desde 2008. Nissan (24,8% de participação), Chevrolet e VW são as marcas mais vendidas, enquanto a lista de modelos é encabeçada pelo Chevrolet Aveo (6,1% do mercado), seguido pelo VW Clasico (nosso conhecido Bora), o Nissan Versa, o Tsuru da mesma marca (um Sentra dos anos 90, ainda muito aceito entre taxistas) e o VW Jetta de atual geração em 5º.
Nova Zelândia
O líder neozelandês há seis anos é o Toyota Corolla, que em 2013 alcançou participação de 13% no mercado de 113 mil veículos. A nova geração do hatch convive com o sedã antigo, assim como na Austrália. O 2º. é outro Toyota, a Hilux, que há 32 anos vence entre os utilitários, seguida pela Ford Ranger. O pequeno Suzuki Swift e o grande sedã Holden Commodore fecham os cinco mais vendidos. Entre os fabricantes, a Toyota desfruta folgada liderança sobre a Ford, com 21,4% ante 11,4% do mercado.
Noruega
O mercado norueguês é peculiar pelas boas vendas de modelos elétricos, como o Nissan Leaf (3º. mais vendido no ano passado e líder em outubro) e o Tesla Model S, que assumiu a 1ª. posição em outubro e dezembro. Mas a vitória no ano ficou com um modelo de combustão interna, o Golf, com 5,2% do mercado de 142 mil veículos, seguido por Toyota Auris, o citado Leaf, o utilitário esporte Mazda CX-5 e o Toyota Yaris, na ordem.
Países Baixos
Como na Dinamarca, o mercado holandês tem no Up seu líder e na VW a marca mais vendida, com 12% de participação, seguida pela Renault. O pequeno modelo obteve quase 4% das vendas do país (que totalizaram 417 mil veículos), sendo seguido por quatro modelos médios: Golf, Focus, Mégane e o Volvo V40, este em 5º.
Paraguai
Vitória de uma picape no país vizinho: a Toyota Hilux respondeu no ano passado por 11% de um pequeno mercado de 28 mil veículos. Seguem-se dois automóveis da Kia (o médio Rio e o pequeno Picanto), o compacto Hyundai Accent e nosso conhecido Gol fechando os cinco mais. A Kia, porém, é a marca líder à frente de Toyota (2ª.) e Hyundai.
Peru
Com 201 mil veículos colocados nas ruas em 2013, o mercado peruano teve como líder a Toyota, com 19% de participação, seguida por Hyundai e Kia. Os dois carros mais vendidos foram também da marca japonesa, o pequeno sedã Yaris (chamado de Vios em outros mercados) em 1º. e a picape Hilux em 2ª.; seguiram-se o Chevrolet Sail e os Kias Picanto e Rio.
Polônia
O checo Skoda Fabia, um hatch compacto, superou por pequena margem o modelo maior Octavia da mesma marca, ambos com 3,5% de participação nas vendas daquele mercado, que somaram 328 mil veículos no ano passado. Na sequência até o 5º. vieram Ford Focus, Toyota Yaris e VW Golf.
Portugal
O mercado em recuperação depois de quedas acentuadas registrou quase 106 mil carros vendidos em 2013. O novo Clio foi o preferido, com 5,5% de participação, seguido por Peugeot 208, VW Polo e Renault Mégane.
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República Checa
Como se espera, a marca local Skoda domina o mercado por larga margem, com mais de 30% de participação, cerca do triplo da vice-líder Hyundai. O médio Octavia foi o modelo mais vendido no ano passado, com 11% de um mercado de 164 mil veículos, seguido por outros dois Skodas: o pequeno Fabia e o médio Rapid. Na sequência vêm o Hyundai I30 de fabricação local e, em 5º., o VW Golf.
Romênia
Os mais vendidos por lá só poderiam ser carros Dacia, o braço romeno da Renault. De fato, do encolhido mercado de 57 mil unidades em 2013 (pior resultado em 20 anos), a marca superou 30% de participação e manteve o Logan na liderança pelo nono ano consecutivo — ele não saiu de lá uma única vez desde seu lançamento em 2004. Outro Dacia, o Duster, vem em 2ª. posição, seguido pelo Skoda Octavia e o Dacia Sandero.
Rússia
Lembra-se da Lada? A marca russa continua firme por lá e liderou o grande mercado (2,77 milhões de veículos) no ano passado com 16,4% de participação, seguida de Renault e Kia. O carro mais vendido foi o Lada Granta, com 6% do mercado, seguido pelo Hyundai Solaris (nome local do sedã médio-pequeno Accent), o Kia Rio, o Renault Duster e o VW Polo. Até o 12º. lugar constam mais quatro Ladas: Kalina em 6º., Priora em 8º., Largus em 9º. e 4×4 em 12º. Esse êxito ainda é modesto perto do alcançado no ano anterior, quando Priora, Granta e Kalina formavam o pódio.
Sérvia
O pequeno mercado de 22 mil veículos merece registro pela curiosidade do modelo vencedor em 2013: a perua Fiat 500 L, produzida lá mesmo na fábrica de Kragujevac. Com 9,2% de participação, ela deixou para trás o Fiat Punto Classic (geração de 1999, ainda em fabricação local), líder em 2012, que foi seguido por três Skodas: Fabia, Octavia e o utilitário Yeti.
Suécia
Europeus gostam de peruas e a fria Suécia é um exemplo típico: a Volvo V70 foi o carro mais vendido por lá em 2013, com 7,5% de participação em um mercado de 269 mil veículos. Foi nada menos que a 17ª. vitória consecutiva do modelo, desde 1997, a mais longeva liderança de um carro na Suécia. A ordem até o 5º. lugar segue com VW Passat, Volvo S60/V60, VW Golf e Volvo V40.
Suíça
Outro país com liderança do Golf, que alcançou o 20º. ano consecutivo nessa posição, dessa vez com 4,4% de participação. O mercado de quase 308 mil automóveis viu em 2º. lugar o Skoda Octavia, seguido por VW Polo e BMW Série 3, este em uma de suas melhores colocações mundo afora.
Taiwan
Com quase 10% de participação em um mercado de 378 mil unidades, o Toyota Corolla foi líder no país, onde a nova geração começou a ser vendida em meados do ano passado. Na sequência vieram a perua Toyota Wish, o Nissan Tiida, o Toyota RAV4 e o Honda CR-V. Com três carros entre os cinco mais vendidos, a Toyota liderou o mercado com grande folga, 30,8% de participação, ante apenas 11,6% da 2ª. colocada Nissan.
Turquia
Conhece um país onde o Fiat Linea seja o carro mais vendido? Bem-vindo ao mercado turco, que alcançou 853 mil unidades em 2013 e viu a segunda vitória do sedã fabricado por lá mesmo. Com participação de 4,4%, superou o Renault Symbol (versão do novo Logan), o Fluence, o furgão Ford Transit e o Focus, na ordem 2º.-5º. Embora não tenha um carro entre os cinco mais vendidos, a VW lidera o mercado à frente da Ford.
Tunísia
Se não pelo volume (48 mil veículos), vale um registro pelo líder: o Renault Symbol, variação do novo Logan, com 8,4% de participação. Seguem-se Polo, Punto, Clio e o sedã Peugeot 301. O sucesso do Symbol levou a marca ao 1º. lugar, à frente da Peugeot.
Venezuela
Com um mercado de 99 mil carros no ano, o país latino-americano teve a liderança do Chevrolet Aveo (oferecido como hatch e sedã), com 11,2% de participação, seguido pelo Mitsubishi Lancer de antiga geração e o Corolla.
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De olho nos números há 25 anos
Matt, que diz estudar vendas de veículos mundo afora há 25 anos, reuniu dados de 177 países, incluindo aqueles sem estatísticas oficiais, muitas vezes recorrendo a colaboradores que enviam informações de revistas de cada local. O blog inclui dados históricos de 68 países. Parte do conteúdo é restrito a assinantes.