Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação Avaliação Completa

BMW M 135i, tradição temperada a muita esportividade

17/10/2014
in Avaliação Completa, BMW

BMW M 135i

 

Clássico na receita mecânica, esse hatch apimentado cativa
pela facilidade com que se pode desfrutar todo seu desempenho

Texto e fotos: Fabrício Samahá

 

Respeito às tradições é sempre um atributo de destaque em um fabricante de automóveis. Teria a Porsche o mesmo carisma se já não fabricasse um 911 com motor traseiro de seis cilindros horizontais opostos? Seria a Ferrari tão desejada sem um carro esporte de motor V12, ou a Lamborghini se abandonasse as “portas tesoura” em seus modelos de topo? O que significaria para o Chevrolet Corvette abrir mão do grande motor V8 com comando de válvulas no bloco?

Respeito às tradições é algo muito prezado também em Munique, sede da Fábrica de Motores da Baviera ou, na sigla em alemão, BMW. Enquanto sua arquirrival Mercedes-Benz aderiu aos motores V6 e lança cada vez mais modelos com tração dianteira, das pranchetas bávaras continuam a sair brilhantes motores de seis cilindros em linha e chassis com tração traseira aplicados a praticamente toda sua linha. Enquanto Audi, Lexus e Infiniti compartilham plataformas com as marcas generalistas de cada grupo, a BMW permanece independente e exclusiva.

 

BMW M 135i

 

BMW M 135i
BMW M 135i
 
Motor grande em carro pequeno: a clássica fórmula dos “musculosos”, com
algumas variações, aplica-se bem a esse hatch médio de seis cilindros

 

Essa característica traz um sabor especial a quem dirige um BMW representante de suas melhores tradições, como o M 135i, que avaliamos para a edição do 17°. aniversário do Best Cars (leia também sobre a Audi RS6 Avant). O hatchback mais apimentado da linha Série 1 — que bem poderia se chamar M1, se não fosse um sacrilégio com a memória do supercarro de motor central feito entre 1978 e 1981 — associa os ingredientes clássicos da marca, como motor de seis cilindros em linha e tração traseira, a condimentos atuais como turbocompressor, injeção direta, câmbio automático de oito marchas e um farto conteúdo eletrônico. O preço sugerido é de R$ 209.950.

 

Diante do motorista, um para-brisa mais
vertical e capô bem visível, como que o
lembrasse todo o tempo do que há ali embaixo

 

As más intenções do M 135i ficam à mostra em sua aparência. Mesmo que o atual Série 1 não possa ser considerado o mais belo BMW na história, o pacote visual da versão torna-o bastante atraente, com grandes tomadas de ar no para-choque dianteiro (o carro até dispensa faróis de neblina para poder admitir mais ar), belas rodas de 18 polegadas em tom grafite e difusor de ar no para-choque traseiro. As alterações em relação ao modelo básico têm seu preço no coeficiente aerodinâmico (Cx), que passa de 0,30 para 0,33.

Interior sóbrio é outra tradição na marca, e não seria diferente no M 135i, que oferece um ambiente funcional e sem firulas. Mesmo sem plásticos espumados, a impressão é de acabamento bem cuidado. Diante do motorista estão um para-brisa mais à vertical do que se espera hoje — consequência do motor longitudinal com tração traseira, mas também da preferência de desenho da marca para valorizar essa arquitetura — e um capô bem visível, como que o lembrasse todo o tempo do que existe ali embaixo.

 

BMW M 135i

 

BMW M 135i
BMW M 135i
 
Rodas escuras de 18 pol, grandes tomadas de ar na frente, difusor atrás:
elementos esportivos para diferenciar a versão mais potente do Série 1

 

Os bancos dianteiros, perfeitos em forma e densidade de espuma, têm ajuste manual do apoio para as coxas e intensos apoios laterais com regulagem elétrica, que vale também para os demais ajustes; o do motorista conta com duas memórias de posição. O apoio de pé esquerdo é exato, assim como o volante de três raios e aro dos mais grossos. Contudo, os pedais mais à esquerda que o ideal são consequência do largo túnel central de transmissão.

No quadro de instrumentos, que segue o padrão visual — e a eficiente iluminação em tom âmbar — em uso há décadas pela marca, a seção abaixo do conta-giros é um mostrador digital (embora pareça analógico) que se alterna entre mostrador de consumo médio e indicação de uso da potência do motor ou, ao desacelerar, da recarga da bateria mediante regeneração de energia. Outros mostradores de uso da potência e do torque podem ser dispostos na tela central, mas não há termômetros do líquido de arrefecimento e do óleo lubrificante, este bem-vindo em um esportivo.

Essa tela — grande, de 8,8 polegadas — atende a numerosas funções como sistemas de áudio e vídeo (DVD, que só mostra imagens com o carro parado, como exigido por lei) com alto-falantes Harman/Kardon de ótima qualidade, navegação, telefonia por interface Bluetooth, computador de bordo, monitores de pressão dos pneus e nível de óleo, configurações do carro e manual do proprietário.

 

BMW M 135i

 

BMW M 135i
BMW M 135i
A função domina a forma no interior, que traz bancos perfeitos (até com regulagem dos apoios laterais) na frente, mas um espaço traseiro limitado

 

Tudo é controlado por teclas e um grande botão no console central, que admite a escrita de letras e números com o dedo — pode-se, por exemplo, escrever os dígitos de um CEP para inserir o destino de navegação. Há também comandos por voz, mas em português lusitano e que compreendeu pouco do que dissemos. O conjunto, entretanto, poderia ser mais intuitivo no uso: algumas tarefas, como ajustar os tons de áudio, requerem navegar por vários menus e tomam mais tempo do que deveriam. Além disso, falta um controle de volume de áudio no console, próximo aos demais comandos.

 

 

Bons detalhes estão por toda parte, como ar-condicionado automático de duas zonas de temperatura, teto solar, sensores de estacionamento à frente e atrás com indicação gráfica de obstáculos e câmera traseira para manobras com linhas-guia que seguem os movimentos do volante. O controle elétrico de vidros inclui função um-toque para todos, abertura e fechamento comandados a distância (o teto solar fecha com eles, mas só abre em uma segunda etapa, de modo que pode ser mantido fechado ao abrir vidros). Ambos os retrovisores externos são biconvexos e fotocrômicos (como o interno) e o direito focaliza o meio-fio ao se engatar marcha à ré.

Outros itens são limpador de para-brisa (com ótima área de varredura) e faróis com acionamento automático, quatro alças de teto e luzes de leitura, alerta específico de qual porta está mal fechada, vidros traseiros que descem por inteiro e recirculação de ar com ativação automática ao lavar o para-brisa, para evitar a entrada de cheiro de detergente. Os faróis usam lâmpadas de xenônio em ambos os fachos e, para abrir o capô, não se precisa procurar a trava de segurança em meio à sujeira: basta acionar duas vezes a alavanca sob o painel e então puxá-lo.

 

BMW M 135i
BMW M 135i

 

BMW M 135i
BMW M 135i
BMW M 135i
 
Instrumentos conforme as tradições, seletor de programas de uso, parada/
partida automática, soleira com identificação, memórias para o banco

 

Nem tudo é perfeito no M 135i, porém: a seção inferior do quadro de instrumentos tende a ser encoberta pelo volante em algumas regulagens, os espaços para objetos são escassos, o acabamento do cofre do motor é típico de carros populares, o tanque de combustível de 52 litros restringe a autonomia ao dirigir rápido e faltam conveniências como porta-luvas refrigerado, limitador de velocidade (presente no 118i avaliado tempos atrás) e faixa degradê no para-brisa.

Banco traseiro nunca é prioridade em um carro esportivo. O desse BMW oferece espaço adequado para cabeça, mas pouco para pernas e ombros, além de apoiar mal as coxas por ser um tanto baixo. Eventual passageiro central, embora também disponha de encosto de cabeça e cinto de três pontos, sofre com o encosto desconfortável e o volumoso túnel central, além de forçar os colegas ao lado a se sentar fora do local previsto pela concavidade do banco.

Próxima parte

 

 

Page 1 of 3
123Next
Tags: avaliaçãoAvaliação CompletaBMWesportivoM135iSérie 1turbo

Related Posts

BMW E46: revistas com o Série 3 feito de 1998 a 2006
Auto Livraria - BMW

BMW E46: revistas com o Série 3 feito de 1998 a 2006

02/02/2025
BMW: catálogos das linhas 1997 e 2006 de automóveis
Auto Livraria - BMW

BMW: catálogos das linhas 1997 e 2006 de automóveis

06/02/2025
Revista Carro: testes, versões raras e utilidade ao leitor
Outras revistas nacionais

Revista Carro: testes, versões raras e utilidade ao leitor

01/12/2024
BMW: quadros decorativos de diversas gerações do Série 3
Auto Livraria - BMW

BMW: quadros decorativos de diversas gerações do Série 3

28/09/2024
BMW: quadros decorativos do Série 5 em várias gerações
Auto Livraria - BMW

BMW: quadros decorativos do Série 5 em várias gerações

23/08/2024

Novidades da Auto Livraria

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

13/05/2025
Ford Ranger: revistas com a longeva geração da picape
Auto Livraria - Ford

Ford Ranger: revistas com a longeva geração da picape

Auto Esporte e Quatro Rodas com testes e comparativos em vários anos - a partir de R$ 19

13/05/2025

Quadros decorativos

XL, XLX e Sahara: quadros com motos Honda de uso misto
Auto Livraria - motos

XL, XLX e Sahara: quadros com motos Honda de uso misto

Quadros decorativos com propagandas e matérias de época da linha de 125 a 350 cm3 - a partir de R$...

12/05/2025
Chevrolet série 20: quadros com picapes dos anos 80 e 90
Auto Livraria - Chevrolet

Chevrolet série 20: quadros com picapes dos anos 80 e 90

Quadros com propagandas e matérias dos utilitários, incluindo modelos transformados - a partir de R$ 49

07/05/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

13/05/2025
Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1990 a 1994
Revista Oficina Mecânica

Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1990 a 1994

Edições de 1990 a 1994 com testes de nacionais e importados, dicas de mecânica e "veneno" - a partir de...

06/05/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp