Honda HR-V vs. Jeep Renegade: perfis em contraste

Honda HR-V EXL
Honda HR-V EXL

 

Honda HR-V EXL
Honda HR-V EXL
Honda HR-V EXL

 

Honda HR-V EXL
Honda HR-V EXL
Honda HR-V EXL

 
HR-V tem instrumentos simples, sistema multimídia que espelha tela de celular, retenção automática de freio e saídas de ar diante do passageiro; conexões escondidas, ar-condicionado por toques e fixações dos bancos não agradam

 

O ar-condicionado de ambos está bem dimensionado e tem controle automático de temperatura, que no Jeep opera com duas zonas, motorista e passageiro. A fileira de difusores de ar do Honda diante deste ocupante causa estranheza, mas não o incomoda, pois as três partes podem ser direcionadas para cima, ajustadas e fechadas de forma individual. Piores a nosso ver são os comandos por toque no painel: requerem atenção visual, não sendo possível reconhecer as funções pelo tato, e pode haver acionamento incorreto se a mão se movimentar durante oscilações.

Os dois vêm de série nessas versões com controlador de velocidade, acionamento elétrico e automático do freio de estacionamento (primeiros carros nacionais com o item), controle elétrico de vidros com função um-toque para todos e temporizador, alerta para uso do cinto, comando a distância para abrir e fechar vidros (que deveria abranger o teto solar no Renegade) e rebater retrovisores, câmera traseira para orientar manobras com guias que acompanham o volante (há três opções de ângulo no Honda), para-sóis com espelhos iluminados, porta-copos, mostrador de temperatura externa e apoio de braço central na frente.

 

Jeep Renegade Longitude
Jeep Renegade Longitude

 

Jeep Renegade Longitude
Jeep Renegade Longitude
Jeep Renegade Longitude

 

Jeep Renegade Longitude
Jeep Renegade Longitude
Jeep Renegade Longitude

 
Só o Renegade oferece ar-condicionado de duas zonas, acesso e partida com chave presencial, estepe integral (e de alumínio) e mostradores de pressão de pneus e temperatura dos óleos, entre outras funções da tela digital

 

Detalhes favoráveis ao Renegade são ar-condicionado com duas zonas de ajuste de temperatura, alerta de veículo em ponto cego, limitador de velocidade, sensores de estacionamento à frente e atrás (no oponente, nenhum), retrovisor interno fotocrômico, faróis e limpador de para-brisa com acionamento automático (no Honda há apenas ajuste do intervalo entre varridas), lanterna recarregável no porta-malas, aviso específico de qual porta está mal fechada (geral no HR-V), alça de teto também para o motorista, dois fechos de segurança no capô, tomada de 127 volts em padrão brasileiro para os passageiros de trás, tampa do tanque conjugada à trava central (mais prática que a alavanca interna do Honda), duas luzes de leitura na traseira (no rival, apenas luz de cortesia central; ambos têm duas luzes na frente), comando de trava central das portas também para o passageiro da frente (no Honda, só motorista), vidros traseiros que descem por inteiro e mais espaço para os objetos do dia a dia.

 

O HR-V oferece capacidade de bagagem bem maior, 437 litros ante meros 260: o Renegade perde para a maioria dos hatches pequenos nesse quesito

 

Pode ainda ter teto solar duplo, com seção dianteira móvel e traseira fixa, e assistente de estacionamento (que manobra o carro em vagas paralelas e perpendiculares à via e é oferecido pela primeira vez em carro brasileiro), itens não considerados no carro avaliado. O HR-V responde apenas com retenção automática de freio, que mantém o carro imóvel sem que se use qualquer dos pedais, muito cômodo no tráfego para-anda; preaquecimento de álcool para partida a frio, que elimina o anacrônico tanque de gasolina ainda usado no concorrente; e faixa degradê no para-brisa.

Alguns pontos podem melhorar. No Honda as conexões de áudio e as tomadas de 12 volts ficam escondidas abaixo do console central (exigem contorcionismo para o uso), os parafusos de fixação dos bancos dianteiros estão bem à mostra diante deles, e o cofre do motor e a parte interna do capô vêm em cor diferente da carroceria. No Jeep os alertas dos sensores de estacionamento são extremamente altos e não podem ser desativados (a menos que se desligue o sistema por inteiro) e os comandos de áudio atrás dos raios do volante (tradicionais na Chrysler) são difíceis de usar até se estar habituado. Em ambos os carros as soleiras pronunciadas sujam facilmente a calça ao entrar e sair, o que seria evitado se as portas as cobrissem quando fechadas, como em alguns modelos do gênero.

 

Honda HR-V EXL
Jeep Renegade Longitude

 
Espaço traseiro é insuficiente para três pessoas em ambos, mas o HR-V (à esquerda) leva vantagem importante em capacidade de bagagem

 

Os dois modelos são espaçosos na frente e em altura no banco traseiro, mas um tanto estreitos para levar ali três adultos, com o agravante no HR-V de um assento bem desconfortável para o passageiro central (a exemplo do Fit). O que mais os diferencia é a acomodação das pernas, ótima no Honda e apenas razoável no Jeep, o que recomenda a opção pelo primeiro para famílias com pessoas de grande estatura. No HR-V pode-se ajustar o encosto traseiro em duas posições, uma mais reclinada que o usual.

 

 

O carro da marca japonesa oferece capacidade de bagagem bem maior, 437 litros ante meros 260 — o da norte-americana perde para a maioria dos hatches pequenos nesse quesito. O maior culpado é a opção por estepe integral (tem até roda de alumínio) em oposição ao temporário do HR-V: o assoalho ficou tão alto que cria uma plataforma plana quando apenas se rebate o encosto traseiro, sem mexer no assento. Em contrapartida, pode-se seguir viagem sem limitações após uma troca de pneu. O banco traseiro é bipartido 60:40 em ambos, mas no Renegade a divisão limita-se ao encosto, o que não satisfaz nesse tipo de carro. Conveniente no HR-V é o sistema ULT, que permite rebater o assento traseiro (no todo ou em parte) junto ao encosto, para abrir espaço a objetos altos no assoalho.

Próxima parte

 

Equipamentos de série e opcionais

HR-V

Renegade

Ajuste de altura dos bancos mot./pas. S/ND S/ND
Ajuste de apoio lombar mot./pas. ND O/ND
Ajuste do volante em altura/distância S/S S/S
Ajuste elétrico dos bancos mot./pas. ND ND
Ajuste elétrico dos retrovisores S S
Alarme antifurto/controle a distância S/S S/S
Aquecimento S S
Ar-condicionado/controle automático/zonas S/S/1 S/S/2
Bancos/volante revestidos em couro S/S O/S
Bolsas infláveis frontais/ laterais/ cortinas/ de joelhos (mot.) S/S/ND/ND S/O/O/O
Câmbio automático/automatizado S/ND S/ND
Câmera traseira para manobras S S
Cintos de três pontos, todos os ocupantes S S
Computador de bordo S S
Conta-giros S S
Controlador/limitador de velocidade S/ND S/S
Controle de tração/estabilidade S/S S/S
Controle elétrico dos vidros diant./tras. S/S S/S
Controles de áudio no volante S S
Direção assistida S S
Encosto de cabeça, todos os ocupantes S S
Faróis com lâmpadas de xenônio ND O
Faróis de neblina S S
Faróis/limpador de para-brisa automático ND S/S
Freios antitravamento (ABS) S S
Interface Bluetooth para telefone celular S S
Limpador/lavador do vidro traseiro S/S S/S
Luz traseira de neblina ND S
Navegador por GPS S S
Rádio com toca-CDs/MP3 S/S ND/S
Repetidores laterais das luzes de direção S S
Retrovisor interno fotocrômico ND S
Rodas de alumínio S S
Sensores de estacionamento diant./tras. ND O/S
Teto solar/comando elétrico NS O/O
Travamento central das portas S S
Convenções: S = de série; O = opcional; ND = não disponível
Próxima parte

 

 

Páginas: 1 2 3 4 5 6

Marcado: