Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação

Sedãs: quatro oponentes lançam desafio a novo Civic

02/07/2021
in Avaliação, Comparativo, Ford, Honda, Nissan, Toyota, Volkswagen

Sedas

Nova geração do Honda encara Ford Focus, Nissan Sentra, Toyota Corolla e VW Jetta na faixa de R$ 100 mil

Texto e fotos: Fabrício Samahá

 

De tempos em tempos o mercado de sedãs médios — assim como outros segmentos — recebe um lançamento de grande impacto, que coloca em xeque os que se definiam até então como os melhores carros da categoria. Foi assim com o Ford Focus em 2000, o Toyota Corolla em 2002, o Honda Civic em 2006 e, sob aspectos como desempenho, o Volkswagen Jetta TSI em 2011. Cada um foi submetido no Best Cars a comparativos que comprovaram se seus atributos correspondiam ao esperado.

A história repete-se agora com um novo Civic, o de décima geração, que estreia em momento oportuno para a Honda: competidores como Corolla, Focus e Jetta foram lançados há alguns anos e já não desfrutam o atrativo de novidade. O único adversário realmente novo, o Chevrolet Cruze, não participa de nossas avaliações por uma posição do fabricante bem conhecida pelos leitores.

Para verificar o que o Civic 10 — como tem sido chamado — representa de fato no segmento, trouxemos de volta para esta edição especial de aniversário os três opositores citados que, há exato um ano, haviam enfrentado seu antecessor. Eles não poderiam faltar: o Corolla pela folgada liderança em vendas (detém quase metade do segmento), o Focus e o Jetta por terem empatado em primeiro lugar naquele comparativo.

 

Focus
Focus
Civic
Civic
Sentra
Sentra
Corolla
Corolla
Jetta
Jetta

 

Ford Focus Fastback Titanium Plus 4,53 m 2,0 175/178 cv R$ 107.690
Honda Civic EXL 4,64 m 2,0 150/155 cv R$ 105.900
Nissan Sentra SL 4,63 m 2,0 140 cv R$ 98.990
Toyota Corolla Altis 4,62 m 2,0 143/154 cv R$ 106.080
Volkswagen Jetta Comfortline TSI 4,66 m 1,4 turbo 150 cv R$ 105.096
Preços públicos sugeridos para os carros avaliados, com possíveis opcionais

 

O modelo da Honda foi na ocasião o último colocado dos cinco, posição que evidenciava a urgência de aprimoramentos no produto. Participante daquele embate, o Citroën C4 Lounge ficou ausente dessa vez, tanto por ter obtido posição modesta (terceiro lugar) quanto por seus tímidos índices de vendas e por não ter recebido alterações significativas desde então. Por outro lado, resolvemos convidar o Nissan Sentra, que traz novidades na linha 2017, não participava de confrontos por aqui desde 2014 e fecha o grupo de modelos mais vendidos da classe.

Apesar de nosso interesse pelo Civic Touring, única versão dotada do novo motor turboalimentado de 1,5 litro, a ascensão de preços do modelo levou-o a custar bem mais que qualquer Corolla, Focus ou Sentra. Em seu lugar preferimos trazer o EXL, o segundo mais alto na hierarquia, com o conhecido 2,0-litros aspirado e preço que o deixa na oposição direta a Focus Titanium Plus e Corolla Altis e pouco acima do Sentra SL, opções de topo de cada um.

 

 

E o Jetta? No confronto anterior usamos a versão Highline TSI de 2,0 litros, que ficara no ponto mais alto do grupo em potência e preço. De lá para cá a Volkswagen adotou o TSI turbo de 1,4 litro nos acabamentos Trendline e Comfortline, este o escolhido para representar os alemães.

O resultado foi um quinteto equilibrado nos quatro “Ps” que norteiam nosso processo seletivo. Têm a mesma proposta de uso: sedãs médios de bom desempenho e alto nível de conforto e segurança, aptos a satisfazer no transporte da família ou mesmo como carro pessoal. Em porte a maior diferença em comprimento é de 12 centímetros (do menor Focus para o maior Jetta) e em distância entre eixos de 5 cm (do Ford para o trio Civic/Sentra/Corolla). Por outro lado o Focus lidera em potência, com 175/178 cv no motor aspirado de 2,0 litros, mesma configuração que rende 150/155 cv ao Civic, 143/154 cv ao Corolla (sempre gasolina/álcool) e 140 cv ao Sentra. O Jetta 1,4 turbo, na média do grupo com seus 150 cv, é o único não flexível em combustível.

Quanto aos preços, o Jetta parece bem mais barato porque deixa como opcionais vários equipamentos que os adversários trazem de série. Quando eles são acrescentados o VW passa a custar R$ 105,1 mil, pouco menos que o Civic (R$ 105,9 mil), o Corolla (R$ 106,1 mil) e o Focus (R$ 107,7 mil), mas acima do Sentra (R$ 99 mil). Todos oferecem os mesmos motor e transmissão em acabamentos mais simples: o Ford desde R$ 82,7 mil (versão SE), o Honda a R$ 94,9 mil (Sport), o Nissan a R$ 80 mil (S), o Toyota a R$ 93,7 mil (XEi) e o VW a R$ 87,4 mil (Trendline).

Próxima parte

 

  • Concepção e estilo
  • Conforto e conveniência
  • Equipamentos de série e opcionais
  • Mecânica, comportamento e segurança
  • Desempenho e consumo
  • Comentário técnico
  • Preços
  • Custo-benefício
  • Nossas notas
  • Ficha técnica

 

Page 1 of 7
12...7Next
Tags: avaliaçãoAvaliação CompletaCivicCivic EXLcomparativoCorollaCorolla AltisFocusFocus Titanium PlusFordHondaJettaJetta ComfortlineNissanSentraSentra SLToyotaVolkswagen

Related Posts

Ford Ranger: revistas com a longeva geração da picape
Auto Livraria - Ford

Ford Ranger: revistas com a longeva geração da picape

13/05/2025
VW Fusca: modelos 1984, 1985 e “Itamar” 1994 em catálogos
Auto Livraria - Volkswagen

VW Fusca: modelos 1984, 1985 e “Itamar” 1994 em catálogos

09/05/2025
Versailles: revistas com o refinado “Santana da Ford”
Auto Livraria - Ford

Versailles: revistas com o refinado “Santana da Ford”

05/05/2025
VW: catálogo de 1961 com Fusca e muitas versões da Kombi
Auto Livraria - Volkswagen

VW: catálogo de 1961 com Fusca e muitas versões da Kombi

05/05/2025
VW Jetta: quadros com o sedã em duas gerações e a Variant
Auto Livraria - Volkswagen

VW Jetta: quadros com o sedã em duas gerações e a Variant

25/04/2025

Novidades da Auto Livraria

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

13/05/2025
Ford Ranger: revistas com a longeva geração da picape
Auto Livraria - Ford

Ford Ranger: revistas com a longeva geração da picape

Auto Esporte e Quatro Rodas com testes e comparativos em vários anos - a partir de R$ 19

13/05/2025

Quadros decorativos

XL, XLX e Sahara: quadros com motos Honda de uso misto
Auto Livraria - motos

XL, XLX e Sahara: quadros com motos Honda de uso misto

Quadros decorativos com propagandas e matérias de época da linha de 125 a 350 cm3 - a partir de R$...

12/05/2025
Chevrolet série 20: quadros com picapes dos anos 80 e 90
Auto Livraria - Chevrolet

Chevrolet série 20: quadros com picapes dos anos 80 e 90

Quadros com propagandas e matérias dos utilitários, incluindo modelos transformados - a partir de R$ 49

07/05/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

13/05/2025
Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1990 a 1994
Revista Oficina Mecânica

Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1990 a 1994

Edições de 1990 a 1994 com testes de nacionais e importados, dicas de mecânica e "veneno" - a partir de...

06/05/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp