O Tracker tem instrumentos simples, porta-malas dos menores (306 litros), assistência On Star e ajuste de apoio lombar; é o único sem ar-condicionado automático
O On Star traz recursos adicionais de segurança e conveniência. A central pode enviar assistência mecânica, elétrica ou médica. Se dispara uma bolsa inflável, a central recebe o alerta e entra em contato. No evento de furto ou roubo, o sistema atua como rastreador. Diagnósticos de motor, transmissão, freios ABS e bolsas infláveis podem ser feitos a distância. Com um aplicativo de telefone operam-se funções adicionais como travar e destravar portas remotamente, pedir à central que acompanhe a rota do carro e receber aviso se um limite de velocidade for superado, como ao emprestá-lo. Os recursos têm custo adicional após período de experiência.
Os cinco carros trazem bom volume de conveniências. Para facilitar a comparação, observe a tabela da página anterior (abaixo fica a outra, habitual, com equipamentos e opcionais). Vale destacar no Kicks as quatro câmeras que simulam a visão ao redor em 360 graus na tela do painel, podendo-se optar por ver apenas uma ou outra delas. A soleira do Captur é a mais protegida contra lama e sujeira atiradas pelos pneus, que sujam a barra da calça quando o ocupante desce do HR-V (nos outros, menos).
Com painel simples, HR-V comporta 431 litros, tem freio de estacionamento elétrico e histórico de consumo; posição das tomadas de áudio é incômoda
Em que eles podem melhorar? No Honda as conexões de áudio e 12 volts sob o console central são difíceis de ver e usar, os ajustes de ar-condicionado e de volume de áudio por tela tátil não são ideais, o comando do computador de bordo é feito pelo botão de zerar hodômetro e os parafusos de fixação dos bancos dianteiros ao assoalho ficam bem à mostra. Nele e no Nissan o cofre do motor vem em fundo bege, em contraste ao pintado e envernizado do Renault.
Os maiores compartimentos de bagagem estão no Captur (437 litros), no Kicks (432) e no HR-V (431), com o Tracker (306) e o Renegade (260) bem distantes
No Chevrolet os vidros fecham-se ao comandar o travamento das portas, mas o teto solar fica aberto (não mudou desde os tempos do Vectra), e a ventilação interna só funciona com motor ligado. O Jeep tem comandos de áudio atrás do volante, não intuitivos, e seus sensores de estacionamento exageram no sinal sonoro (não há como usá-los sem som, embora haja indicação gráfica). Itens como ajuste elétrico do banco, apoio lombar regulável, assistente de estacionamento, lanternas recarregável no porta-malas e tomada de 127 volts no console — presentes no Longitude avaliado em 2015 — foram descartados.
Renegade traz o painel mais completo, mas o menor espaço de bagagem (260 litros); indica pressão de pneus, usa estepe de alumínio e tem limitador de velocidade
No Captur o ar-condicionado pareceu fraco nas baixas velocidades e ruidoso nas altas (como o do Duster, mas disfarçado pelo maior número de velocidades disponíveis); o controle elétrico de vidros não funciona mesmo ao acionar a ignição (é preciso dar partida ao motor), algo nunca visto; a tela central do painel é propensa a reflexos, os difusores de ar não permitem direcioná-lo bem para cima e a tampa do porta-luvas é típica de carro popular (não é coincidência ser um dos itens internos que diferenciam o modelo nacional do francês).
Embora na frente todos ofereçam bom espaço, no banco traseiro a largura adicional faz do Captur o mais adequado para três adultos (condição crítica nos demais) e o HR-V é o mais amplo para as pernas. O espaço vertical é muito bom em todos. O passageiro central obtém mais conforto no Renault e menos no Honda e no Chevrolet.
Seção esquerda do quadro do Kicks parece instrumento fixo, mas é tela multifunção; bom porta-malas de 432 litros e quatro câmeras para visão em 360 graus
Os maiores compartimentos de bagagem estão no Captur (437 litros), no Kicks (432) e no HR-V (431 sem o espaço abaixo do assoalho), com o Tracker (306) e o Renegade (260) bem distantes. Todos usam banco traseiro bipartido 60:40. Apenas no Honda o assento pode ser rebatido junto ao encosto, útil para transportar volumes altos no assoalho. Estranha-se no Renault a base de acesso um tanto mais alta que o piso de carga, incomum no tipo de veículo. É provável ter sido mantida a forma da versão 4×4 russa, que usa assoalho mais alto por causa da tração.
Parte da culpa pelo pouco espaço no Jeep é do estepe de tamanho integral, que vem até com roda de alumínio, mas o Nissan compartilha a solução — a melhor para uso do pneu, embora ocupe mais espaço que o temporário do Honda. Curioso no Chevrolet é o estepe temporário em alojamento suficiente para um pneu integral: mais cômodo no caso de troca, mas prejudicial ao espaço. No Renault o estepe integral com roda de aço fica abaixo da carroceria, como no Duster, posição que poucos apreciam, seja pela dificuldade de conferir pressão, seja pela vulnerabilidade ao furto.
Próxima parte
Ousado nos instrumentos, o Captur tem amplo porta-malas (437 litros), análise de consumo e (como o Renegade) limpador automático, mas ainda usa gasolina para partida
Equipamentos de série e opcionais
Tracker | HR-V | Renegade | Kicks | Captur | |
Ajuste altura bancos mot./pas. | S/ND | S/ND | S/ND | S/ND | S/ND |
Ajuste apoio lombar mot./pas. | S/ND | ND | ND | ND | ND |
Ajuste do volante alt./dist. | S/S | S/S | S/S | S/S | S/ND |
Ajuste elétrico bancos mot./pas. | ND | ND | ND | ND | ND |
Ajuste elétrico dos retrovisores | S | S | S | S | S |
Alarme/controle a distância | S/S | S/S | S/S | S/S | S/S |
Aquecimento | S | S | S | S | S |
Ar-condicionado/aut./zonas | S/ND | S/S/1 | S/S/2 | S/S/1 | S/S/1 |
Bancos/volante de couro | S/S | S/S | S/S | S/S | S/S |
Bolsas infláveis laterais/ cortinas/ joelhos mot. | O/O/ND | S/ND/ND | O/O/O | S/S/ND | S/ND/ND |
Caixa automática/automatizada | S/ND | S/ND | S/ND | S/ND | S/ND |
Câmera traseira para manobras | S | S | S | S | S |
Cintos de três pontos (todos) | S | S | S | S | S |
Computador de bordo | S | S | S | S | S |
Conta-giros | S | S | S | S | S |
Controlador/limitador de velocidade | S/ND | S/ND | S/S | ND | S/S |
Controle de tração/estabilidade | ND | S/S | S/S | S/S | S/S |
Controle elétrico dos vidros d/t | S/S | S/S | S/S | S/S | S/S |
Controles de áudio no volante | S | S | S | S | S |
Direção assistida | S | S | S | S | S |
Encosto de cabeça (todos) | S | S | S | S | S |
Faróis de xenônio | ND | ND | S | ND | ND |
Faróis de neblina | S | S | S | S | S |
Faróis/limpador automático | ND | ND | S/S | S/ND | S/S |
Freios antitravamento (ABS) | S | S | S | S | S |
Interface Bluetooth para celular | S | S | S | S | S |
Limpador/lavador do vidro traseiro | S | S | S | S | S |
Luz traseira de neblina | S | ND | S | ND | S |
Navegador por GPS | S | S | S | S | S |
Rádio com toca-CDs/MP3 | ND/S | ND/S | ND/S | S/S | ND/S |
Repetidores laterais de direção | ND | S | S | S | S |
Retrovisor interno fotocrômico | ND | ND | S | ND | ND |
Rodas de alumínio | S | S | S | S | S |
Sensores de estac. d/t | ND/S | ND | ND/S | ND/S | ND/S |
Teto solar/comando elétrico | S/S | ND | O/O | ND | ND |
Travamento central das portas | S | S | S | S | S |
Convenções: S = de série; O = opcional; ND = não disponível; NA = não aplicável |