Captur e Kicks são os mais baratos; o Renegade, o mais caro; dos cinco fabricantes, só a Renault não oferece versão mais simples com o mesmo conjunto mecânico
Preços
Tracker | HR-V | Renegade | Kicks | Captur | |
Sem opcionais | 92.390 | 101.400 | 98.990 | 91.900 | 88.490 |
Como avaliado | 95.940 | 101.400 | 107.218 | 91.900 | 89.990 |
Completo | 96.990 | 102.600 | 115.439 | 95.750 | 92.890 |
Preços públicos sugeridos em reais, vigentes em 4/5/17; pinturas especiais são consideradas apenas no preço completo; menores preços em destaque; consulte os sites: Tracker, HR-V, Renegade, Kicks, Captur |
Custo-benefício
O Captur é o mais barato do grupo, com ou sem opcionais, e custava R$ 90 mil como avaliado, o que inclui bancos de couro. Em seguida vem o Kicks por R$ 91,9 mil sem opcionais para escolher. O Tracker parte de R$ 92,4 mil, mas passa a quase R$ 95 mil com bolsas infláveis laterais e de cortina. Sem opções disponíveis, o HR-V EXL custava R$ 101,4 mil.
O mais caro era o Renegade: o Limited começa em R$ 99 mil e passa a salgados R$ 107,2 mil com sistema de áudio superior e mais cinco bolsas infláveis. Na versão Longitude os valores seriam menores, mas ainda altos: R$ 94,4 mil básico e R$ 101,2 mil com opcionais — as bolsas e o pacote de bancos de couro e rodas de 18 pol. Desconsideramos o teto solar (R$ 6,8 mil) do carro avaliado para evitar disparidade de preço ainda maior. Em todos os casos, os valores não incluem pinturas especiais ou teto em cor diferente.
O HR-V tem poucos equipamentos a mais que o Kicks, pelo acréscimo de R$ 9,5 mil, e deixa vários itens de fora: coerente seria custar menos, não mais que o Nissan
Os equipamentos de cada um justificam as diferenças de preço? Nem sempre. Tomando por base o mais barato Captur, passar ao Kicks traz ganhos como o conjunto de câmeras e as cortinas infláveis, o que nos parece justo por R$ 1,9 mil. Do Nissan para o Tracker são R$ 4 mil por teto solar, controlador de velocidade e On Star, mas se perdem controle de estabilidade, as câmeras (resta a traseira) e até o ar-condicionado automático: pelo conteúdo o Chevrolet está caro.
Ainda partindo do Kicks, o que o HR-V tem a mais pelo acréscimo de R$ 9,5 mil? O controlador, freio de estacionamento elétrico e espelhamento de celular, mas deixa de fora chave presencial, cortinas infláveis e as câmeras adicionais. Coerente seria o Honda custar menos, não mais que o adversário. Chegamos ao Renegade, que coloca R$ 15,3 mil sobre o Kicks: ele traz faróis de xenônio, bolsa para os joelhos e alguns itens de conveniência — como ar de duas zonas e o controlador —, que nos parecem pouco por tal valor. Assim, o Nissan e o Renault sobressaem na relação entre preço e equipamentos.
Mas como fica a comparação nos demais aspectos?
Pode-se optar pelo rápido Chevrolet, o bem-equipado e confortável Jeep, o mais barato e espaçoso Renault ou o equilibrado Honda, mas o Nissan reúne atributos variados com a melhor relação custo-benefício
Tudo que analisamos nas páginas anteriores está sintetizado nas notas abaixo, que apontam melhor resultado do Tracker em motor e desempenho; do Renegade em instrumentos, itens de conveniência, freios, suspensão e segurança passiva; do Kicks em consumo e relação custo-benefício e do Captur em estabilidade (o HR-V não sobressaiu em nenhum quesito). Notam-se também as principais deficiências, que justificaram nota isolada mais baixa: freios no Chevrolet, itens de conveniência e visibilidade no Honda, porta-malas e desempenho no Jeep, estilo no Nissan e direção no Renault.
Esses são os extremos; contudo, cada quesito indica ligeiras vantagens para um ou outro modelo, que compõem nossa sugestão conforme o perfil de uso. Quem prioriza dotes de desempenho e eficiência ficará satisfeito com o Tracker, um carro mediano no restante, mas que precisa melhorar em freios. Se os maiores objetivos forem conforto e equipamentos, o Renegade é uma opção — contudo, paga-se bem caro por um carro de fraco desempenho e pequeno porta-malas.
Preço, espaço para passageiros e bagagem e estabilidade depõem a favor do Captur, que é penalizado pelas economias no projeto: com motor, transmissão e direção mais modernos e eficientes, seria bem mais competitivo. O HR-V é um bom automóvel na maioria dos aspectos, a ponto de merecer nota 3 ou 4 em quase tudo — derrapou na relação custo-benefício, pois não vale tudo o que custa.
A mesma definição de produto equilibrado cabe ao Kicks, que só não levou 3 ou 4 uma vez (mereceu nota máxima em consumo), mas revelou a melhor relação custo-benefício. Embora não seja rápido como o Tracker, espaçoso como o Captur e macio ao rodar como o Renegade, nem tenha alguns dos itens do HR-V, o estreante da Nissan demonstrou atributos para ganhar nossa recomendação de compra entre os cinco competidores.
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Nossas notas
Tracker | HR-V | Renegade | Kicks | Captur | |
Estilo | 4 | 4 | 4 | 3 | 4 |
Acabamento | 3 | 3 | 4 | 4 | 3 |
Posição de dirigir | 3 | 4 | 4 | 4 | 3 |
Instrumentos | 4 | 4 | 5 | 4 | 4 |
Itens de conveniência | 4 | 3 | 5 | 4 | 4 |
Espaço interno | 3 | 4 | 3 | 3 | 4 |
Porta-malas | 3 | 4 | 2 | 4 | 4 |
Motor | 5 | 3 | 3 | 4 | 3 |
Desempenho | 5 | 4 | 2 | 3 | 3 |
Consumo | 4 | 4 | 3 | 5 | 3 |
Transmissão | 3 | 4 | 4 | 3 | 3 |
Freios | 3 | 4 | 5 | 4 | 4 |
Direção | 3 | 4 | 4 | 4 | 2 |
Suspensão | 3 | 3 | 4 | 3 | 3 |
Estabilidade | 4 | 4 | 4 | 4 | 5 |
Visibilidade | 4 | 3 | 4 | 4 | 4 |
Segurança passiva | 4 | 3 | 5 | 4 | 3 |
Custo-benefício | 3 | 2 | 2 | 4 | 3 |
Média | 3,61 | 3,56 | 3,72 | 3,78 | 3,44 |
Posição | 3º. | 4º. | 2º. | 1º. | 5º. |
As notas vão de 1 a 5, sendo 5 a melhor; conheça nossa metodologia |