DS3 vs. TJet vs. Fusca: esportividade em três dimensões

 

 
O porta-malas do VW supera os dos concorrentes em 30 litros, mas sua forma
não favorece o aproveitamento de espaço; apenas o Punto tem cinco portas

 

Embora seja aceitável por sua proposta, a escassa acomodação no banco traseiro deve ser considerada por quem analisa esses carros — e não só no Fusca, homologado para quatro ocupantes. Mesmo dois adultos têm dificuldades em qualquer um deles, pois falta espaço para pernas e cabeças; no Punto e sobretudo no DS3, a largura modesta praticamente impede que três pessoas viajem ali. Evidente facilidade do Fiat está nas portas traseiras: nos demais o acesso ao banco de trás é algo precário e, embora os dianteiros avancem nessa situação e tenham memória de posição, podem voltar se o carro não estiver em piso plano, o que foi mais sentido no francês.

Com capacidade de 310 litros, o compartimento de bagagem do VW é um pouco maior que os dos oponentes, empatados com 280 litros, mas sua forma não favorece o aproveitamento do espaço. Nos três o banco traseiro é bipartido, sendo usada a repartição 50:50 no VW (em vez de 60:40) por haver apenas dois lugares. A altura da base do vão de acesso é mais inconveniente no Punto e no DS3. O estepe do TJet é um dos últimos da indústria a usar roda e pneu iguais aos de serviço, o que significa custo, mas traz sossego tanto ao usá-lo quanto ao precisar de roda ou pneu de reposição. Nos outros dois o estepe é temporário, estreito, o que traz certas limitações.

 

 


Computador de bordo e ar-condicionado automático todos eles têm, mas o DS3 vem com
sensor de luz, limitador de velocidade, emissão de perfume e capa luxuosa no manual

 

 


Punto: manômetro simples do turbo, seletor de modo de dirigir, interface Bluetooth
com leitura de mensagens (até das redes sociais) e estepe com roda de alumínio 

 

 


Tela sensível ao toque com navegador, botão de partida, ar de duas zonas, teto solar
(como no Punto) e áudio com amplificador Fender: bons detalhes oferecidos no Fusca

 

Próxima parte

 

 

Equipamentos de série e opcionais

DS3

Punto

Fusca

Ajuste de altura dos bancos mot./pas. S/S S/ND S/S
Ajuste de apoio lombar mot./pas. ND ND S/S
Ajuste do volante em altura/distância S/S S/S S/S
Ajuste elétrico dos bancos mot./pas. ND ND ND
Ajuste elétrico dos retrovisores S S S
Alarme antifurto/controle a distância S/S O/O S/S
Aquecimento S S S
Ar-condicionado/controle automático/zonas S/S/1 S/O/1 S/O/2
Bancos/volante revestidos em couro O/S S/S S/S
Bolsas infláveis frontais/laterais/cortinas S/S/S S/O/O S/S/ND
Câmbio automático/automatizado ND ND O/ND
Câmera traseira para manobras ND ND ND
Cintos de três pontos, todos os ocupantes S (3) ND S (2)
Computador de bordo S S S
Conta-giros S S S
Controlador/limitador de velocidade S/S S/ND S/ND
Controle de tração/estabilidade S/S ND S/S
Controle elétrico dos vidros diant./tras. S/NA S/S S/S
Controles de áudio no volante S S S
Direção assistida S S S
Encosto de cabeça, todos os ocupantes S S S
Faróis com lâmpadas de xenônio ND ND O
Faróis de neblina S S S
Faróis/limpador de para-brisa automático S/S O/O ND/O
Freios antitravamento (ABS) S S S
Interface Bluetooth para telefone celular S S S
Limpador/lavador do vidro traseiro S S S
Luz traseira de neblina S ND S
Navegador por GPS ND O O
Rádio com toca-CDs/MP3 S/S S/S S/S
Repetidores laterais das luzes de direção S S S
Retrovisor interno fotocrômico S O O
Rodas de alumínio S S S
Sensores de estacionamento diant./tras. ND/S ND/S O/S
Teto solar/comando elétrico ND O/O O/O
Travamento central das portas S S S
Convenções: S = de série; O = opcional; A = acessório aplicado em concessionária; ND = não disponível; NA = não aplicável
Próxima parte

 

Páginas: 1 2 3 4 5 6 7

Marcado: