O Punto lidera em relação custo-benefício, mas o DS3 ainda é competitivo pelo que oferece
a mais; já o Fusca, interessante na versão básica, torna-se muito caro com os opcionais
Custo-benefício
O Tjet custa R$ 56,8 mil sem opcionais, mas o avaliado continha a maioria dos itens, como navegador, bolsas infláveis laterais e cortinas, alarme e sensores de luz e chuva, o que o levava a R$ 63,1 mil. Com teto solar e pintura metálica, chegaria a R$ 68,2 mil. O DS3 tem só dois opcionais, a pintura e o couro dos bancos, que fazem seu preço subir de R$ 79,9 mil para R$ 84 mil. O Fusca é bem diferente: parte de R$ 77,9 mil com câmbio manual — o único oferecido nos outros — e R$ 82,3 mil com o automatizado DSG, mas uma enorme lista de itens (como navegador, rodas de 18 pol, bancos esportivos, teto solar, faróis bixenônio, acesso e partida sem chave e o sistema de áudio Fender) pode levá-lo até R$ 105,4 mil, como o avaliado.
Portanto, como já sabíamos, existe um abismo de preço entre os carros comparados — algo como R$ 21 mil separando o Punto do DS3 e valor similar entre este e o Fusca. É tanta diferença que seria difícil um dos importados se igualar em relação custo-benefício ao modelo nacional. Mesmo assim, o Citroën consegue justificar boa parte da diferença sobre o Fiat, já que tem projeto mais moderno, desenho exclusivo (não compartilhado com versões bem mais baratas), desempenho superior e controle de estabilidade. Pena não oferecer teto solar, mas o TJet avaliado também não o trazia.
Quanto ao Fusca, a versão sem opcionais tem um custo-benefício interessante: por menos que o valor do DS3 (possível por vir do México, sem recolher Imposto de Importação), oferece mais 35 cv e tem conteúdo semelhante em conforto e segurança, salvo pela falta das cortinas infláveis. No entanto, à medida que se acrescentam opções, o Fusca se torna muito caro: como justificar R$ 4,2 mil por bancos esportivos de couro ou R$ 3,7 mil por faróis de xenônio?
O resultado é que na condição como foi avaliado, embora se torne um carro bastante charmoso e mais agradável de usar, a relação custo-benefício do VW fica desfavorável — e o ponto a menos que ele leva nesse quesito se torna decisivo pela vitória do Citroën no comparativo. Mas a resposta à pergunta inicial da matéria não poderia ser outra: mesmo com a menor média de notas dos três, é o nacional da Fiat quem oferece mais diversão para cada real aplicado.
Nossas notas
DS3 |
Punto |
Fusca |
|
| Estilo | 5 | 4 | 5 |
| Acabamento | 4 | 4 | 4 |
| Posição de dirigir | 4 | 4 | 4 |
| Instrumentos | 4 | 4 | 5 |
| Itens de conveniência | 4 | 4 | 5 |
| Espaço interno | 3 | 3 | 3 |
| Porta-malas | 3 | 3 | 4 |
| Motor | 5 | 4 | 5 |
| Desempenho | 5 | 4 | 5 |
| Consumo | 4 | 3 | 3 |
| Câmbio | 5 | 3 | 5 |
| Freios | 4 | 4 | 4 |
| Direção | 5 | 4 | 4 |
| Suspensão | 4 | 4 | 3 |
| Estabilidade | 4 | 4 | 4 |
| Visibilidade | 4 | 3 | 5 |
| Segurança passiva | 5 | 4 | 4 |
| Custo-benefício | 4 | 5 | 3 |
| Média | 4,22 | 3,78 | 4,17 |
Posição |
1º. |
3º. |
2°. |
| As notas vão de 1 a 5, sendo 5 a melhor; conheça nossa metodologia | |||
Teste do Leitor: opinião dos proprietários
| DS3 | Punto | Fusca |
| Envie sua opinião sobre o carro que possui | ||
Ficha técnica
DS3 |
Punto |
Fusca |
|
| Motor | |||
| Posição | transversal | ||
| Cilindros | 4 em linha | ||
| Material do bloco/cabeçote | alumínio | ferro fundido/alumínio | |
| Comando de válvulas | duplo no cabeçote | ||
| Válvulas por cilindro | 4, variação de tempo | 4 | 4, variação de tempo |
| Diâmetro e curso | 77 x 85,8 mm | 72 x 84 mm | 82,5 x 92,8 mm |
| Cilindrada | 1.598 cm³ | 1.368 cm³ | 1.984 cm³ |
| Taxa de compressão | 10,5:1 | 9,8:1 | |
| Alimentação | injeção direta, turbo, resfriador de ar | injeção multiponto sequencial, turbo, resfriador de ar | injeção direta, turbo, resfriador de ar |
| Potência máxima | 165 cv a 6.000 rpm | 152 cv a 5.500 rpm | 200 cv de 5.100 a 6.000 rpm |
| Torque máximo | 24,5 m.kgf a 1.400 rpm | 21,1 m.kgf de 2.250 a 4.500 rpm | 28,5 m.kgf de 1.700 a 5.000 rpm |
| Potência específica (gas./álc.) | 103,2 cv/l | 111,1 cv/l | 100,8 cv/l |
| Transmissão | |||
| Tipo de câmbio e marchas | manual / 6 | manual / 5 | automatizado de dupla embreagem / 6 |
| Relação e velocidade por 1.000 rpm | |||
| 1ª. | 3,54 / 9 km/h | 4,27 / 8 km/h | 3,46 / 9 km/h |
| 2ª. | 1,92 / 17 km/h | 2,24 / 14 km/h | 2,15 / 14 km/h |
| 3ª. | 1,32 / 25 km/h | 1,52 / 21 km/h | 1,46 / 21 km/h |
| 4ª. | 1,03 / 32 km/h | 1,16 / 28 km/h | 1,08 / 29 km/h |
| 5ª. | 0,82 / 40 km/h | 0,92 / 35 km/h | 1,09 / 37 km/h |
| 6ª. | 0,68 / 48 km/h | NA | 0,92 / 44 km/h |
| Relação de diferencial | 3,56 | 3,73 | 4,06 e 3,14* |
| Tração | dianteira | ||
| * A segunda relação de diferencial aplica-se apenas a quinta e sexta marchas | |||
| Freios | |||
| Dianteiros | a disco ventilado (ø ND) | a disco ventilado (284 mm ø) | a disco ventilado (312 mm ø) |
| Traseiros | a disco (ø ND) | a disco (251 mm ø) | a disco (272 mm ø) |
| Antitravamento (ABS) | sim | ||
| Direção | |||
| Sistema | pinhão e cremalheira | ||
| Assistência | elétrica | hidráulica | elétrica |
| Diâmetro de giro | ND | 11,8 m | 10,8 m |
| Suspensão | |||
| Dianteira | independente, McPherson, mola helicoidal | ||
| Traseira | eixo de torção, mola helicoidal | indep., multibraço, mola helicoidal | |
| Estabilizador(es) | dianteiro e traseiro | ||
| Rodas | |||
| Dimensões | 17 pol | 6,5 x 17 pol | 18 pol |
| Pneus | 205/45 R 17 | 205/50 R 17 | 235/45 R 18 |
| Dimensões | |||
| Comprimento | 3,948 m | 4,065 m | 4,278 m |
| Largura | 1,715 m | 1,727 m | 1,808 m |
| Altura | 1,483 m | 1,501 m | 1,486 m |
| Entre-eixos | 2,464 m | 2,51 m | 2,537 m |
| Bitola dianteira | ND | 1,471 m | 1,58 m |
| Bitola traseira | ND | 1,467 m | 1,546 m |
| Coeficiente aerodinâmico (Cx) | 0,31 | ND | 0,37 |
| Capacidades e peso | |||
| Tanque de combustível | 50 l | 60 l | 55 l |
| Compartimento de bagagem (normal/banco rebatido) | 280 l / 980 l | 275 l / ND | 310 l / ND |
| Peso em ordem de marcha | 1.165 kg | 1.263 kg | 1.364 kg |
| Relação peso-potência | 7,7 kg/cv | 8,3 kg/cv | 6,8 kg/cv |
| Garantia | |||
| Prazo | 3 anos sem limite de quilometragem | 1 ano sem limite de quilometragem | 3 anos sem limite de quilometragem |
| Carros avaliados | |||
| Ano-modelo | 2013 | ||
| Pneus | Michelin Pilot Exalto | Pirelli P6 | Hankook Ventus Prime 2 |
| Quilometragem inicial | 3.000 km | 5.000 km | 5.000 km |
| Dados dos fabricantes; ND = não disponível; NA = não aplicável | |||

















