Chevrolet e Hyundai trazem novos argumentos em sedãs compactos: como se saem diante de Toyota, Fiat e Volkswagen?
Texto e fotos: Fabrício Samahá
A quem anda interessado em um sedã médio — segmento de Toyota Corolla, Honda Civic e similares —, temos duas notícias. A má é que os preços desses automóveis estão nas alturas: raras são as opções abaixo de R$ 100 mil, mesmo assim com diversas concessões em itens de conforto. A boa é que a categoria ali debaixo, a dos sedãs compactos, anda melhor do que nunca.
Anos atrás, comprar um carro desse porte significava obter um bom porta-malas, mas com sacrifício do espaço no banco traseiro. Isso começou a mudar com modelos com Renault Logan e Chevrolet Cobalt, mais compridos, e hoje há várias opções com a mesma fórmula. Uma delas é o novo Chevrolet Onix Plus, que ao lado do Hyundai HB20S de segunda geração representa as estrelas desse Desafio.
Traseiras mais curtas e altas, mais baixas e longas, mais curvas ou retilíneas: cinco propostas de estilo para um sedã entre 4,2 e 4,5 metros de comprimento
Para uma visão ampla do que os recém-chegados representam, chamamos também o Fiat Cronos (dessa vez na nova versão HGT, apenas um pacote visual, com a mesma mecânica da Precision), o Toyota Yaris XLS e o Volkswagen Virtus Highline. Todos similares em proposta de uso e em porte, com variação de até 22 centímetros em comprimento e 13 cm em entre-eixos.
Dos cinco, três seguem a tendência do motor turbo de três cilindros e 1,0 litro e os demais são fiéis ao quatro-cilindros aspirado de 1,5 ou 1,75 litro, com potências entre 105 e 139 cv. Temos ainda transmissões automáticas de dois tipos, tradicional e CVT, e preços como avaliados entre R$ 79,1 mil e R$ 89,5 mil (veja no quadro abaixo). Vejamos qual oferece mais pelo seu dinheiro.
Estilo
Os desenhos variam entre o sóbrio e o ousado — ou controverso. O novo Onix pertence ao grupo dos discretos, com um estilo tipicamente oriental, enquanto o HB20S recorre a uma traseira curta e elevada que divide opiniões. A do Virtus poderia ser menos retilínea. Dos outros, as linhas do Cronos parecem mais equilibradas que as do Yaris, no qual a frente ousada destoa da traseira.
Interiores simples em materiais, mas com cuidados estéticos; o Virtus oferece melhor posição ao motorista, que encontra restrições variadas nos outros
Acabamento e conveniência
Dos cinco, apenas o Virtus trazia bancos revestidos em um agradável tecido — nos outros vem simulação de couro, que esquenta um absurdo no verão e a Volkswagen oferece como opcional. Desvantagem desse modelo está nos plásticos de aparência simples, em desacordo com essa faixa de preço. Os demais também usam materiais rígidos de maneira geral, mas com melhor aspecto. O HB20S adota um tom cinza claro no acabamento, enquanto o Onix combina preto e bege. Os demais limitam-se ao preto ou cinza escuro.
Apenas o Onix tem carregador de celular por indução, monitor de pontos cegos e roteador de internet; o HB20S é o único a ter alerta de saída da faixa e frenagem automática
Todos trazem boas centrais de áudio, com tela de 8 polegadas no Virtus e no HB20S e de 7 pol nos outros carros, integração a celular por Android Auto e Apple Car Play e conexões USB (três no Onix e no Virtus, duas no HB20S, uma nos outros) e Bluetooth. Só o Virtus tem navegador integrado. Sem botões físicos, a do Yaris deixa o uso menos prático.
Conveniências comuns aos cinco carros são alerta para uso de cinto, câmera traseira de manobras, chave presencial para acesso ao interior e partida do motor, controlador de velocidade, controle elétrico de vidros com função um-toque para todos e faróis com acionamento automático (alguns itens são opcionais; confira no quadro abaixo). Outros detalhes favorecem ora um, ora outro.
Do quase todo analógico (Chevrolet e Toyota) ao todo digital e configurável (Volkswagen), que pode até mostrar o mapa do navegador, opções variadas de instrumentos
Apenas o Onix tem alerta de cinto para todos os ocupantes, assistência On Star (socorro em acidente, assistência para troca de pneus, auxílio na recuperação em caso de roubo e outros serviços), assistente de estacionamento, carregador de celular por indução (que deveria ter botão para desligar, de modo a liberar o espaço para objetos se o telefone não for compatível), indicador da pressão de cada pneu, monitor de veículos em pontos cegos nas laterais, roteador de internet por wi-fi (com maior alcance que o dos celulares e que depende de contratar serviço da Claro) e sensores de estacionamento em todo o perímetro.
Exclusivos do Cronos são alerta programável para excesso de velocidade, faixa degradê no para-brisa e retrovisores externos que projetam luz no piso ao destravar as portas. O HB20S é o único a ter alerta de saída da faixa da via (sem atuação na direção) e monitor frontal com frenagem automática. A favor do Virtus estão capô com duas travas (mais seguro e favorável ao acabamento da carroceria), difusores de ar-condicionado para o banco traseiro, porta-luvas refrigerado, quatro luzes de leitura e sensores de estacionamento também na frente. Só o Yaris tem alça de teto para o motorista — útil para pessoas idosas ou mais pesadas, por exemplo —, apoio de braço central atrás e teto solar com controle elétrico.
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Preços
Onix | Cronos | HB20S | Yaris | Virtus | |
Sem opcionais | 76.050 | 78.490 | 81.290 | 87.990 | 84.290 |
Como avaliado | 79.090 | 87.930 | 81.290 | 87.990 | 89.525 |
Completo | 80.680 | 88.730 | 82.240 | 89.860 | 93.255 |
Preços sugeridos em reais em 10/3/20 para São Paulo, SP; apenas o preço completo inclui pinturas especiais; menores preços em destaque |
Equipamentos de série e opcionais
• Onix Plus Premier – Alarme, ar-condicionado automático, bancos com revestimento sintético, bolsas infláveis laterais dianteiras e de cortina, câmera traseira de manobras, carregador de celular por indução, central de áudio com tela de 7 pol, integração a celular por Android Auto e Apple Car Play e roteador de internet; chave presencial para acesso e partida, computador de bordo, controlador e limitador de velocidade, controle eletrônico de estabilidade e tração, faróis automáticos, fixação Isofix para cadeira infantil, monitor de pressão dos pneus com indicação individual, rodas de alumínio de 16 pol, volante com ajuste em altura e distância. Opcionais: pacote com assistente de estacionamento, bancos com revestimento em preto e bege e sensores de estacionamento em todo o perímetro.
• Cronos HGT – Alarme, ar-condicionado automático, bancos com revestimento sintético, central de áudio com tela de 7 pol e integração a celular por Android Auto e Apple Car Play, computador de bordo, controlador de velocidade, controle eletrônico de estabilidade e tração, faróis de neblina, fixação Isofix para cadeira infantil, monitor de pressão dos pneus, rodas de alumínio de 17 pol, sensores de estacionamento na traseira, volante com ajuste em altura e distância. Opcionais: bancos com revestimento sintético, bolsas infláveis laterais dianteiras, câmera traseira de manobras, teto em preto, pacote (chave presencial, faróis e limpador de para-brisa automáticos, retrovisores com rebatimento elétrico).
• HB20 Diamond Plus – Alarme volumétrico, alerta de saída da faixa da via, ar-condicionado, bancos com revestimento sintético, bolsas infláveis laterais dianteiras, câmera traseira de manobras, central de áudio com tela de 8 pol e integração a celular por Android Auto e Apple Car Play, chave presencial, computador de bordo, controlador e limitador de velocidade, controle eletrônico de estabilidade e tração, espelhos com iluminação nos para-sóis, faróis automáticos, faróis de neblina, fixação Isofix para cadeira infantil, monitor de pressão dos pneus, monitor frontal com frenagem autônoma, retrovisores com rebatimento elétrico, rodas de alumínio de 15 pol, sensores de estacionamento na traseira, volante com ajuste em altura e distância.
• Yaris XLS Connect – Alarme volumétrico, ar-condicionado automático, bancos com revestimento sintético, bolsas infláveis laterais, de cortina e de joelhos para o motorista, câmera traseira de manobras, central áudio com tela de 7 pol e integração a celular, chave presencial, computador de bordo, controlador de velocidade, controle eletrônico de estabilidade e tração, faróis automáticos com regulagem elétrica de altura do facho, faróis e luz traseira de neblina, fixação Isofix para cadeira infantil, para-sóis com espelho iluminado, retrovisor interno fotocrômico, retrovisores externos com rebatimento elétrico, rodas de alumínio de 15 pol, teto solar com controle elétrico, volante com ajuste em altura.
• Virtus Highline – Alarme, ar-condicionado automático, bolsas infláveis laterais dianteiras, central de áudio com tela de 6,5 pol e integração a celular por Android Auto e Apple Car Play, chave presencial, computador de bordo, controlador de velocidade, controle eletrônico de estabilidade e tração, espelhos com iluminação nos para-sóis, faróis de neblina, fixação Isofix para cadeira infantil, rodas de alumínio de 16 pol, volante com ajuste em altura e distância. Opcionais: bancos com revestimento sintético, rodas de alumínio de 17 pol, sistema de áudio Beats, pacote (câmera traseira de manobras, central de áudio com tela de 8 pol e navegador, faróis e limpador de para-brisa automáticos, frenagem automática pós-colisão, luzes diurnas por leds, monitor de atenção do motorista, monitor de pressão dos pneus, quadro de instrumentos digital, sensores de estacionamento na frente e na traseira).
• Garantia – Cinco anos (HB20S) ou três anos sem limite de quilometragem.
Onix Plus: central com tela de 7 pol, carregador por indução e a pressão de cada pneu
Cronos: tela de 7 pol e mostradores de temperatura da transmissão e tensão da bateria
Cronos e Virtus vêm com monitor indireto de pressão dos pneus (no Onix é direto, mais completo). Esses e o Yaris têm limpador de para-brisa automático e retrovisor interno fotocrômico. HB20S, Virtus e Yaris iluminam os espelhos dos para-sóis. Onix e HB20S trazem limitador de velocidade. Rebatimento elétrico de retrovisores equipa Cronos e HB20S.
Alguns pontos merecem correção. O Chevrolet não tem ajuste de altura da ancoragem superior do cinto do passageiro, que pode ficar inadequada; os difusores de ar centrais impedem direcionar o ar frio para cima, como deve ser (falha que o Virtus evita, embora com difusores na mesma posição); o ar continua gelado mesmo quando se pedem 23°C em dia frio e o mostrador de portas mal fechadas não indica qual delas. No Fiat o espaço para objetos é escasso, os cromados no painel causam reflexos em algumas situações e o acelerador impõe posição incômoda do pé no fim de curso.
HB20S: tela de 8 pol, frenagem autônoma e alerta para saída de faixa; seu ar-condicionado deixou de ser automático
Yaris: tela de 7 pol, o único teto solar e (como no Onix) ajuste elétrico dos faróis
Virtus: tela de 8 pol, três medições para o computador (como no Yaris) e sensores também na frente (o Onix tem em 360 graus se equipado com assistente para estacionar)
Ao Hyundai faltam ar-condicionado automático (abolido para 2020) e mostrador de temperatura externa; o Volkswagen é o único sem alças de teto. O Toyota vem sem comando a distância para abrir e fechar vidros, luz na parte traseira da cabine e sensores de estacionamento, além de o bloqueio dos controles traseiros de vidros inibir também o comando do passageiro ao lado.
Posto do motorista
O Virtus oferece a melhor posição ao condutor, pois os demais têm restrições: pouco apoio às coxas no Cronos e no Onix, este com assento estreito; apoio lombar insuficiente no HB20S e no Yaris, apesar do bom banco, volante sem ajuste em distância e algo distante — nesses dois ele é enviesado, impondo braço esquerdo mais esticado.
Entre os instrumentos, o Virtus sobressai com o quadro digital e configurável (opcional) em grande tela colorida e de alta resolução. Pena que a ampla exibição de mapa não inclua o de aplicativos com o Waze. O digital do HB20S, bem mais simples e sem ajustes, satisfaz. Todos têm velocímetro digital, mais prático de usar, mesmo como repetidor. O Cronos tem mais funções (voltímetro, horas do motor, temperatura do fluido da transmissão) e o Onix indica o percentual que resta da vida útil do óleo do motor. Os computadores de bordo indicam consumo em três medições (Virtus e Yaris), uma (HB20S) ou duas (outros). Incômodo no Hyundai é selecionar funções pelo pino de zerar hodômetro.
Mais espaço para pernas no Volkswagen, que ao lado do Chevrolet oferece maior largura para os passageiros de trás; o primeiro e o Fiat são mais amplos para bagagem
Os faróis usam o eficiente refletor elipsoidal no HB20S (baixo e alto), Onix e Yaris (só baixo). Apenas o Onix não oferece faróis de neblina, embora tenha a luz traseira e ajuste elétrico de altura dos faróis, itens também presentes no Yaris. Luzes diurnas com leds estão só no Chevrolet e no Volkswagen — os leds de Fiat e Hyundai limitam-se a luzes de posição, ou seja, devem-se acender os faróis baixos em rodovia. No Virtus o farol de neblina de cada lado acende-se para ajudar em curvas, por seu facho mais largo. Todos oferecem visibilidade apropriada, com pouco prejuízo pelas colunas dianteiras (algo pior no HB20S), e usam retrovisores externos convexos de bom tamanho.
A vantagem do Virtus em espaço para pernas é clara, ele é mais amplo em largura como o Onix Plus e, ao lado do Cronos, tem porta-malas maior que os dos outros
Espaço interno
Alguns fabricantes entenderam melhor a demanda por espaço nesse segmento que outros. Assim, enquanto a acomodação nos bancos dianteiros satisfaz em todos eles, na parte traseira a vantagem do Virtus em espaço para pernas é clara, seguido por Onix e Yaris e, com o menor conforto, Cronos e HB20S. O Chevrolet e o Volkswagen são também mais amplos em largura — nenhum, porém, consegue ser adequado a três adultos atrás ou oferece conforto ao passageiro central. Com espaço vertical limitado pelo perfil do teto, todos estão aptos a pessoas de estatura média.
Porta-malas
Dois deles sobressaem em capacidade de bagagem: Cronos com 525 litros e Virtus com 521. Os demais ficam atrás: 475 litros no HB20S, 473 no Yaris e 469 no Onix — o espaço do Chevrolet perdeu 31 litros do antigo Prisma, enquanto o Hyundai ganhou 25 na nova geração. Todos têm banco traseiro rebatível bipartido e tampa com braços convencionais, que consomem espaço e podem amassar as malas ao fechar. Onix e HB20S usam estepe temporário, bem fino. Nos demais, o pneu de medida diferente dos outros limita-se do mesmo modo ao uso emergencial. O Hyundai tem o menor vão de acesso, pela escolha de desenho. Lamentável o Toyota o acabamento do assoalho.
Já são três os motores turbo de três cilindros no grupo, dois deles com injeção direta; embora mais potente, o Fiat perde em torque para o Volkswagen
Motor e desempenho
Há dois anos o Virtus era exceção na categoria com seu motor turbo de três cilindros e 1,0 litro. Hoje temos três carros no comparativo com a mesma solução, sendo mais um com injeção direta (HB20S) e outro sem (Onix). Os demais usam o tradicional quatro-cilindros aspirado, de 1,75 litro no Cronos e 1,5 no Yaris, sempre com quatro válvulas por cilindro. O Fiat é o mais potente, seguido por Volkswagen, Hyundai, Chevrolet e Toyota. Já o Virtus oferece o maior torque, vindo depois Cronos, HB20S, Onix e Yaris (veja dados na ficha técnica).
Seja nas medições de desempenho (quadro abaixo), seja no uso cotidiano, a opção pelo turbo mostra-se vantajosa. Os três motores respondem rápido, com algum retardo de ação do sistema no Onix, e sua vivacidade nas rotações de uso mais frequente supera por larga margem a dos modelos aspirados — mesmo a do Cronos, que anula sua vantagem em potência por ser o carro mais pesado do grupo.
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Desempenho e consumo
Onix | Cronos | HB20S | Yaris | Virtus | |
Aceleração | |||||
0 a 100 km/h | 10,2 s | 11,4 s | 9,3 s | 11,5 s | 10,7 s |
0 a 120 km/h | 14,3 s | 15,6 s | 12,9 s | 16,2 s | 14,8 s |
0 a 400 m | 17,3 s | 18,0 s | 16,6 s | 18,2 s | 17,4 s |
Retomada* | |||||
60 a 100 km/h | 5,5 s | 6,2 s | 6,1 s | 7,1 s | 6,1 s |
60 a 120 km/h | 9,9 s | 10,3 s | 9,9 s | 11,6 s | 10,2 s |
80 a 120 km/h | 7,2 s | 7,7 s | 7,1 s | 8,6 s | 7,3 s |
Consumo | |||||
Tr. leve cidade | 15,5 km/l | 12,1 km/l | 15,3 km/l | 14,5 km/l | 15,1 km/l |
Tr. exigente cidade | 8,2 km/l | 5,9 km/l | 7,9 km/l | 7,5 km/l | 7,8 km/l |
Trajeto em rodovia | 13,4 km/l | 12,8 km/l | 15,1 km/l | 13,0 km/l | 15,4 km/l |
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O HB20S venceu nas acelerações e teve equilíbrio nas retomadas com o Onix Plus, o de menor consumo urbano; o Virtus gastou menos em rodovia e o Cronos sempre consumiu mais
O HB20S foi o mais rápido nas acelerações, seguido por Onix, Virtus, Cronos e Yaris; também venceu em parte das retomadas (perdeu para o Onix em uma e empatou em outra). O Toyota ficar sempre para trás indica a escolha de um motor com potência insuficiente para essa faixa de preço.
Suavidade costuma ser um aspecto difícil para os três-cilindros, mas os dos sedãs revelam bom trabalho de Engenharia: nota-se alguma oscilação apenas em giros bem baixos e bem altos, ou seja, no uso entre 1.500 e 4.500 rpm mal se percebe diferença. De resto, em rotações elevadas os motores de Fiat e Toyota se tornam ruidosos e põem por terra qualquer vantagem nesse quesito. O Cronos precisa melhorar em resposta do acelerador, que tem um incômodo retardo e logo depois parece excessiva.
Caixa automática de seis marchas em todos, salvo o Yaris, que usa CVT; programa esportivo apenas no Virtus; faltam ao Onix comandos no volante
Transmissões automáticas tradicionais de seis marchas equipam Onix, Cronos, HB20S e Virtus, ante a caixa de variação contínua (CVT) do Yaris, que simula sete marchas em modo manual, variando a rotação do motor para evitar o ruído constante. Em modo automático ela atua como típica CVT: sobe até certo giro e estaciona enquanto a velocidade cresce. As cinco operam bem, mas no HB20S achamos desnecessárias algumas das reduções (até para quarta) nas subidas do trajeto rodoviário a 120 km/h.
A seleção manual só não dispõe de comandos no volante no Onix, que requer uso de botão no pomo da alavanca e serve apenas para excluir as marchas mais altas (não força a caixa a subir marchas). Entre os demais, o modo manual de Yaris e HB20S retém a marcha por mais que se acelere; os demais fazem reduções. Apenas o Virtus tem programa esportivo, para manter rotações mais altas e obter freio-motor sem precisar de mudanças manuais — na posição L do Onix, útil para descer serras, os giros ficam muito altos.
Consumo
O Chevrolet sai à frente em consumo urbano e o Volkswagen em rodoviário, mais uma vez com os melhores resultados nos modelos turbo — aqui, maiores peso e cilindrada são os vilões contra o Fiat. Apesar das teóricas vantagens do motor pequeno e da transmissão CVT (que só usa o conversor de torque, vilão do consumo, nas saídas), o Toyota teve resultados intermediários.
Embora moderado em pneus, o Hyundai tem o acerto mais esportivo de suspensão, mas deixa a desejar em absorção de irregularidades e, como o Volkswagen, na atitude em lombadas
Comportamento dinâmico
Os cinco modelos mostram acerto apropriado para contornar curvas, com controle correto de movimentos pelos amortecedores. Pneus mais largos e de perfil mais baixo favorecem a aderência de Cronos e Virtus, seguidos pelo Onix, enquanto os outros desgarram com mais facilidade. Embora nenhum possa ser descrito como esportivo, o HB20S pode divertir mais pela facilidade de “soltar” a traseira ao cortar a aceleração, além de seu controle eletrônico de estabilidade só atuar quando o motorista está quase se perdendo — o item é de série em todos.
O HB20S acelera mais rápido, o Onix Plus sai à frente em consumo urbano e o Virtus em rodoviário: os melhores resultados são os dos modelos com motor turbo
Em conforto de marcha qualquer um deles satisfaz, com ressalvas à absorção de pequenos impactos no Chevrolet e, sobretudo, no Hyundai — apesar dos pneus de perfil mais alto. Podem melhorar em lombadas o Volkswagen, pela compressão exagerada da frente, e o Hyundai, por esse fator e pelo ruído na distensão em passagens rápidas. Todos dispõem de bons freios, com vantagem ao Virtus pelo uso de discos também na traseira, e de direção com assistência elétrica bem acertada (novidade no HB20S, que usava hidráulica). A do Onix poderia ficar mais firme em velocidade.
Segurança passiva
Em proteção aos ocupantes o Yaris salta à frente: é o único a oferecer bolsa inflável para os joelhos do motorista, que se somam às de cortina (também no Onix) e às laterais dianteiras, presentes em todos. Encostos de cabeça e cintos de três pontos para todos os ocupantes e fixação Isofix para cadeira infantil são comuns aos cinco, como a lei agora requer.
O Virtus tem o melhor conjunto, mas é caro demais: por R$ 10 mil a menos, o estreante Onix Plus oferece bons atributos com o menor preço do comparativo
Custo-benefício
O Onix Plus tem o menor preço nas três condições: sem opcionais, como avaliado (o que significa acrescentar opções a ele, ao Cronos e ao Virtus, enquanto os outros são oferecidos em pacote fechado) e com todos os opcionais disponíveis. O Fiat sobe expressivos R$ 9,5 mil com as opções, parte delas com itens que os adversários trazem de série, como bolsas infláveis laterais. Nessa condição, ele praticamente alcança o preço do Yaris (o mais caro sem opcionais) e o Volkswagen assume o valor mais alto do grupo (veja os valores no quadro da página 1).
Os dois estreantes, Onix Plus e HB20S, ficaram bem posicionados no comparativo: mostraram desempenho e economia, com os novos motores turbo, e o Chevrolet agradou em espaço e segurança passiva. O que lhes faltou? No Hyundai, melhor conforto de marcha e ganho em acomodação dos passageiros, e em ambos, porta-malas compatível com os de Fiat e Volkswagen. Quem ficou mesmo defasado foi o Yaris, modesto em desempenho, posto do motorista e espaço.
Sem a nota de custo-benefício, temos o Virtus como vencedor… mas ele é caro demais. Por R$ 10 mil a menos, o Onix Plus é claramente vantajoso. O HB20S perde para ele por pouco e custa algo mais, ficando em plano intermediário. Complicadas são as situações de Cronos e Yaris — os menos brilhantes no conjunto e quase tão caros quanto o Virtus.
Mais Avaliações
Nossas notas
Onix | Cronos | HB20S | Yaris | Virtus | |
Estilo | 4 | 4 | 3 | 3 | 4 |
Acabamento e conveniência | 4 | 4 | 4 | 4 | 4 |
Posto do motorista | 4 | 4 | 4 | 3 | 5 |
Espaço interno | 4 | 3 | 3 | 3 | 4 |
Porta-malas | 4 | 5 | 4 | 4 | 5 |
Motor e desempenho | 4 | 3 | 5 | 3 | 4 |
Consumo | 4 | 3 | 5 | 4 | 5 |
Comportamento dinâmico | 4 | 4 | 3 | 4 | 4 |
Segurança passiva | 5 | 4 | 4 | 5 | 4 |
Custo-benefício | 5 | 3 | 4 | 3 | 4 |
Média | 4,2 | 3,7 | 3,9 | 3,6 | 4,3 |
Posição | 2°. | 4°. | 3º. | 5º. | 1º. |
As notas vão de 1 a 5, sendo 5 a melhor; conheça nossa metodologia |
Ficha técnica