Simulação de desempenho
Mais potência e torque (exceto na faixa mais baixa de rotações, como mostram as curvas acima) no Grand Siena, menos peso no Versa, aerodinâmica equivalente: como esses e outros parâmetros afetariam o desempenho e o consumo dos sedãs? É o que veio esclarecer a simulação elaborada pelo consultor Iran Cartaxo.
O Fiat foi superior em todos os itens de desempenho por pequena margem. É curioso que a Nissan informe melhor aceleração com uso de álcool (veja tabela mais abaixo), mas declare potência e torque idênticos aos do motor com gasolina. Como os dados oficiais são nosso ponto de partida para a simulação, é claro que o Versa teria de obter os mesmos resultados com um e outro combustível. Como ao usar o derivado de cana de açúcar o Grand Siena ganha 2 cv e 0,6 m.kgf, ele consegue ampliar as vantagens sobre o oponente.
Vantagens que ainda assim são sutis, como 4 km/h em velocidade máxima e 0,5 s para acelerar de 0 a 100 km/h, ou seja, não são percebidas no uso prático. O melhor acerto de câmbio para velocidade é do Fiat, que fica longo por 4,9% em quinta marcha, com álcool, mas com gasolina esse percentual cresce para 5,5%, igual ao do adversário. Mais expressiva é sua superioridade sobre o Nissan em retomadas, como ao passar de 60 para 100 km/h em quarta em 2,6 s a menos, com álcool.
A disputa foi equilibrada até em consumo, que apontou ínfimas vantagens para o Grand Siena no ciclo urbano e para o Versa no rodoviário. Certamente ninguém vai decidir sua escolha por esse aspecto, já que as diferenças não passaram de 0,2 km/l. A favor do Fiat está a autonomia bem maior: a do Nissan é comprometida pela escolha de um tanque de 41 litros, uma das menores capacidades já vistas no Brasil, inapropriada a um carro de seu porte com motor que pode usar álcool.
Grand Siena |
Versa |
|||
gas. | álc. | gas. | álc. | |
Velocidade máxima | 186,2 km/h | 188,6 km/h | 184,2 km/h | |
Regime à vel. máxima (5ª.) | 5.150 rpm | 5.200 rpm | 5.250 rpm | |
Regime a 120 km/h (5ª.) | 3.300 rpm | 3.400 rpm | ||
Potência a 120 km/h | 30 cv | 30 cv | ||
Aceleração de 0 a 100 km/h | 11,3 s | 10,9 s | 11,4 s | |
Aceleração de 0 a 400 m | 17,7 s | 17,5 s | 17,7 s | |
Aceleração de 0 a 1.000 m | 32,1 s | 32,3 s | 32,8 s | |
Retom. 60 a 100 km/h em 4ª. | 10,6 s | 10,0 s | 12,6 s | |
Retom. 60 a 100 km/h em 3ª. | 7,3 s | 7,0 s | 7,9 s | |
Retom. 80 a 120 km/h em 5ª. | 18,4 s | 17,8 s | 19,3 s | |
Retom. 80 a 120 km/h em 4ª. | 10,9 s | 10,3 s | 12,8 s | |
Retom. 80 a 120 km/h em 3ª. | 8,1 s | 7,8 s | 8,4 s | |
Consumo em ciclo urbano | 9,5 km/l | 6,7 km/l | 9,3 km/l | 6,6 km/l |
Consumo em ciclo rodoviário | 13,2 km/l | 9,4 km/l | 13,4 km/l | 9,5 km/l |
Autonomia em ciclo urbano | 412 km | 288 km | 345 km | 242 km |
Autonomia em ciclo rodoviário | 570 km | 405 km | 495 km | 352 km |
Melhores resultados em negrito; conheça o simulador e os ciclos de consumo |
Dados dos fabricantes
Grand Siena |
Versa |
|||
gas. | álc. | gas. | álc. | |
Velocidade máxima | 192 km/h | 194 km/h | 189 km/h | |
Aceleração de 0 a 100 km/h | 10,0 s | 9,9 s | 11,1 s | 10,7 s |
Consumo em ciclo urbano | 13,4 km/l | 9,3 km/l | 13,6 km/l | 8,9 km/l |
Consumo em ciclo rodoviário | 18,8 km/l | 12,9 km/l | 18,8 km/l | 13,0 km/l |
Ambos os motores são de 1,6 litro e 16 válvulas; é estranho o Nissan obter
menos potência e torque apesar de usar variação de tempo das válvulas
Comentário técnico
O motor do Grand Siena é o mesmo E-Torq em uso na família Palio desde 2011. Fabricado em Campo Largo, PR, é derivado da unidade de 1,6 litro antes produzida pela empresa Tritec (associação BMW-Chrysler) e usada no Mini inglês da geração anterior. Essa origem explica o uso de elementos incomuns na Fiat, como acionamento do comando de válvulas por meio de corrente (também no Versa), em vez de correia dentada, e uma só árvore de comando para movimentar todo o trem de válvulas, enquanto o arranjo mais comum é de uma árvore para as válvulas de admissão e outra para as de escapamento.
No Versa, o motor da própria Nissan — sem relação com o 1,6-litro da Renault, usado pela marca japonesa na Livina, por exemplo — é de geração mais moderna, com bloco também de alumínio e variação contínua do tempo de abertura das válvulas, tanto de admissão quanto de escapamento. Estranha-se que tais atributos não tenham resultado em valores de potência e torque ao menos iguais ao do Fiat.
A plataforma do Versa é a chamada V da Nissan, a mesma do March (embora com distância entre eixos bem maior para o sedã), enquanto o Grand Siena usa uma extensão da plataforma do novo Palio. Esta, por sua vez, deriva da lançada em 2010 no Uno e tem componentes em comum com a do Palio original. Nas duas o esquema de suspensão é aquele mais comum nos carros da categoria, McPherson à frente e com eixo de torção na traseira (saiba mais sobre os tipos de suspensão).