Passat: controlador de distância à frente, assistente para estacionar, bancos com ventilação, retrovisor esquerdo biconvexo e porta-copos reguláveis
E há itens que equipam os cinco modelos, como freio de estacionamento com comando elétrico e automático, acesso ao interior e partida do motor por botão sem uso de chave (basta mantê-la consigo), ajuste elétrico também no banco do passageiro da frente, limpador de para-brisa automático, mostrador de temperatura externa, aviso para atar cinto e para porta mal fechada (indicando qual), controlador de velocidade, comando interno das tampas do tanque de combustível (raro em um Citroën ou Peugeot) e do porta-malas, luzes de leitura e apoios centrais de braço à frente e atrás, porta-copos e para-sóis com espelhos iluminados.
Se na frente todos acomodam bem, no banco traseiro poderia haver mais espaço no DS5: nota-se o uso de plataforma de carro médio
Alguns pontos merecem revisão pelos fabricantes. O Fusion é o único a manter o capô aberto com a arcaica vareta, em vez de mola a gás, e a peça não é fácil de abrir por ter a trava deslocada à esquerda; um defletor plástico na frente raspa com facilidade em lombadas. Falta a DS5 e 508 a tranca do porta-luvas; o Citroën vem sem alças de teto (são três no Azera e quatro nos demais carros). O Peugeot tem pouco espaço para objetos e a moldura da tela de informações elevadas, por cima do painel, reflete-se no para-brisa bem no principal campo de visão em algumas condições de sol.
No Hyundai o teto solar não pode ser fechado após desligar a ignição, nem mesmo seus forros; o painel alto e volumoso causa certa estranheza; o ar-condicionado parece impreciso em seu controle de temperatura e a posição do extintor de incêndio é lamentável, nos pés do passageiro, sem cobertura e com ferragens que podem prender em tiras de sandália.
A capacidade dos porta-malas é semelhante, mas o DS5 agrega praticidade com a quinta porta; nenhum dos sedãs usa articulações pantográficas; apenas no Citroën o estepe vem por baixo da carroceria
Espaço é algo que esses grandes automóveis certamente oferecem, mas há diferenças. Se na frente todos acomodam bem mesmo os ocupantes mais corpulentos, no banco traseiro poderia haver mais espaço para pernas e ombros no DS5 — é nítido o aproveitamento da plataforma de um carro médio, o C4, embora sua largura externa esteja na média do grupo e o entre-eixos seja próximo ao do Passat. Esperávamos um carro mais largo também no Azera e no 508, embora o primeiro seja muito generoso em espaço para as pernas. Eventual passageiro central enfrenta desconforto pelo encosto muito duro em qualquer um deles.
Há bastante equilíbrio em capacidade de bagagem, que varia dos 453 litros do Fusion aos 485 do Passat, uma faixa de apenas 32 litros. São suficientes para quatro pessoas, mas nenhum chega à fartura de espaço que — curiosamente — se encontra em sedãs pequenos e bem mais baratos. Todos têm banco traseiro rebatível e bipartido 60:40, sendo apenas o do DS5 dividido também no assento, o que amplia as configurações possíveis. A configuração de cinco portas do Citroën traz grande vantagem em termos de vão de acesso, mesmo que o formato da traseira não seja o mais apropriado para esse fim.
Os quatro sedãs usam dobradiças convencionais na tampa — não as mais eficientes articulações pantográficas, que poupam espaço —, mas os fabricantes previram carenagens que ao menos evitam amassar a bagagem ao fechar. Como curiosidade, no 508 abre-se o porta-malas apertando o zero do logotipo. O estepe usa até roda de alumínio no Passat; o Azera tem pneu igual aos outros, mas com roda de aço; o Peugeot adota pneu de medida desigual (16 pol); DS5 e Fusion optam pelo estepe temporário, mais estreito. Só o do Citroën fica fora, sob a carroceria, em um arranjo que já foi comum na França; em caso de troca o pneu furado não cabe ali e deve ser colocado no porta-malas.
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Equipamentos de série e opcionais
DS5 |
Fusion |
Azera |
508 |
Passat |
|
Ajuste de altura bancos mot./pas. | S/S | S/ND | S/ND | S/S | S/S |
Ajuste de apoio lombar mot./pas. | S/ND | S/ND | S/ND | S/S | S/S |
Ajuste do volante altura/distância | S/S | S/S | S/S | S/S | S/S |
Ajuste elétrico bancos mot./pas. | S/S | S/S | S/S | S/S | O/O |
Ajuste elétrico dos retrovisores | S | S | S | S | S |
Alarme/controle a distância | S/S | S/S | S/S | S/S | S/S |
Aquecimento | S | S | S | S | S |
Ar-condicionado/cont. aut./zonas | S/S/2 | S/S/2 | S/S/2 | S/S/4 | S/S/2 |
Bancos/volante revestidos em couro | S/S | S/S | S/S | S/S | S/S |
Bolsas infl. frontais/laterais/cortinas | S/S/S | S/S/S | S/S/S | S/S/S | S/S/S |
Câmbio automático/automatizado | S/ND | S/ND | S/ND | S/ND | ND/S |
Câmera traseira para manobras | S | S | O | ND | O |
Cintos de três pontos para todos | S | S | S | S | S |
Computador de bordo | S | S | S | S | S |
Conta-giros | S | S | S | S | S |
Controlador/limitador de velocidade | S/S | S/ND | S/ND | S/S | S/ND |
Controle de tração/estabilidade | S/S | S/S | S/S | S/S | S/S |
Controle elét. vidros diant./tras. | S/S | S/S | S/S | S/S | S/S |
Controles de áudio no volante | S | S | S | S | S |
Direção assistida | S | S | S | S | S |
Encosto de cabeça para todos | S | S | S | S | S |
Faróis com lâmpadas de xenônio | S | ND | S | S | S |
Faróis de neblina | S | S | S | S | S |
Faróis/limpador de para-brisa aut. | S/S | S/S | S/S | S/S | S/S |
Freios antitravamento (ABS) | S | S | S | S | S |
Interface Bluetooth para celular | S | S | ND | S | S |
Limpador/lavador do vidro traseiro | S | NA | NA | NA | NA |
Luz traseira de neblina | S | ND | ND | S | S |
Navegador por GPS | S | S | O | S | ND |
Rádio com toca-CDs/MP3 | S/S | S/S | S/S | S/S | S/S |
Repetidores laterais de direção | S | S | S | S | S |
Retrovisor interno fotocrômico | S | S | S | S | S |
Rodas de alumínio | S | S | S | S | S |
Sensores de estac. diant./tras. | S/S | S/S | S/S | S/S | S/S |
Teto solar/comando elétrico | S*/S | S/S | S/S | S/S | O/O |
Travamento central das portas | S | S | S | S | S |
Convenções: S = de série; O = opcional; A = acessório aplicado em concessionária; ND = não disponível; NA = não aplicável; *teto envidraçado fixo |
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