Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação Citroën

DS5, Fusion, Azera, 508 e Passat: passar ou não de 120

18/10/2013
in Citroën, Comparativo, Ford, Hyundai, Peugeot, Volkswagen

 

Confrontados os preços e os produtos, as conclusões ficam à mostra: o Passat é bom mas caro demais, o DS5 não justifica seu preço e o Fusion tem a melhor relação custo-benefício

 

 

Preços

DS5

Fusion

Azera

508

Passat

Sem opcionais 132.970 117.900 124.000 109.990  114.480
Como avaliado 134.210 117.900 124.000 112.490 149.886
Completo 134.210 117.900 127.000 112.490 149.886
Preços públicos sugeridos, em reais, vigentes em 17/10/13; menores preços em destaque; consulte o preço dos opcionais: DS5, 508, Passat

 

Custo-benefício

Há diferença expressiva entre os preços dos carros avaliados, com o mais caro (Passat) custando 33% mais que o mais acessível (508), mas é preciso considerar que a VW oferece alguns (bem caros) pacotes de opcionais que aumentam seu valor em até 31%. No Hyundai apenas a central multimídia com navegador é cobrada à parte; Peugeot e Citroën oferecem a mais determinadas cores (salgados R$ 2,5 mil no caso do branco do 508); e a Ford trabalha com preço único.

Conforme os recebemos, eles se posicionam assim: passar do 508 para o Fusion acrescenta R$ 5,4 mil; deste para o Azera são R$ 6,1 mil; do sul-coreano para o DS5 adicionam-se R$ 10,2 mil; e dele para o Passat, R$ 15,7 mil. A configuração básica do VW custa só R$ 2 mil mais que o Peugeot e o deixaria como segundo carro mais acessível, mas excluiria itens como controlador de distância, teto solar, ajuste elétrico e ventilação nos bancos dianteiros, faróis de xenônio e assistente de estacionamento.

 

O Fusion oferece mais pelo que cobra: belo, rápido, muito bem equipado em conforto e segurança, a um preço dos mais acessíveis do grupo

 

Conclusão: o Passat pode vir bem equipado — mas caríssimo — ou um tanto espartano a preço comparável aos de 508 e Fusion, que então oferecem conteúdo superior. Uma relação entre custo e equipamentos bastante desfavorável. Com o VW à parte, chama atenção o valor elevado do DS5 sem justificativa pelo que oferece em equipamentos, já que está muito próximo do 508 de R$ 21,7 mil a menos: outro caso a pensar no mínimo duas vezes.

Como o quadro de notas abaixo detalha, há modelos que sobressaem em alguns aspectos (o Fusion vence em estilo e motor) e há os que revelam pontos de desvantagem, como acabamento, espaço interno e suspensão no DS5 e instrumentos no Fusion. Interessante a grande regularidade de notas de Azera, 508 e Passat, que raramente se destacam no grupo, mas também não mostram deficiências importantes em relação aos adversários.

 


Auto Livraria

 

Comparados os automóveis, fica mais fácil o confronto entre atributos e preços. No conjunto, o DS5 deixa ainda mais claro que não vale o que se pede por ele, pois já ficaria em último lugar mesmo sem a consideração de custo-benefício. Não deu certo a tentativa da Citroën de fazer um carro de luxo a partir da limitada plataforma do C4, com um motor de 165 cv, e ainda fixar o preço nas alturas.

O Passat convence muito bem pelo conjunto (obteve a maior média de notas antes da análise de custos), mas não pelos preços sugeridos. Se custasse R$ 120 mil com todos os opcionais seria uma fortíssima opção, mas a R$ 150 mil… Azera e 508 são válidos pelos valores pedidos, mas se tornam menos convidativos quando outro competidor entra em cena: o Fusion. Não resta dúvida de que é esse o carro a oferecer mais pelo que cobra: belo, rápido, muito bem equipado em conforto e segurança, com tração integral e um preço dos mais acessíveis do grupo (permitido, é verdade, pela menos tributada importação do México).

Vale a pena passar dos 120, neste caso os R$ 120 mil? Se por R$ 117.900 você leva para casa um carro tão bom quanto o concorrente mais caro e superior aos rivais de preço próximo, a resposta é clara: não vale.

 

Nossas notas

DS5

Fusion

Azera

508

Passat

Estilo 4 5 4 4 4
Acabamento 4 5 5 5 5
Posição de dirigir 5 4 4 4 5
Instrumentos 4 3 4 5 5
Itens de conveniência 5 5 4 5 5
Espaço interno 3 4 4 4 4
Porta-malas 4 4 4 4 4
Motor 4 5 4 4 4
Desempenho 4 5 5 4 5
Consumo 3 3 3 3 3
Câmbio 4 5 4 5 5
Freios 5 5 5 5 5
Direção 4 4 4 4 4
Suspensão 3 5 5 5 5
Estabilidade 4 4 4 4 4
Visibilidade 3 3 4 4 4
Segurança passiva 4 5 5 4 4
Custo-benefício 2 5 3 4 3
Média 3,83 4,39 4,17 4,28 4,33

Posição

5°.

1°.

4°.

3°.

2°.

As notas vão de 1 a 5, sendo 5 a melhor; conheça nossa metodologia

 

Teste do Leitor: opinião dos proprietários

DS5 Fusion Azera 508 Passat
Envie sua opinião sobre o carro que possui
Ficha técnica

 

 

Page 8 of 8
Prev1...78
Tags: 508avaliaçãoAzeraCitroëncomparativoDS5FordFusionFusion TitaniumHyundaiPassatPassat TSIPeugeotTHPturboV6Volkswagen

Related Posts

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

03/07/2025
Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

01/07/2025
Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura
Auto Livraria - Ford

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura

17/06/2025
VW Santana e Quantum: catálogos com modelos 1997 e 2002
Auto Livraria - Volkswagen

VW Santana e Quantum: catálogos com modelos 1997 e 2002

13/06/2025
VW Passat: catálogos do modelo alemão em diversas gerações
Auto Livraria - Volkswagen

VW Passat: catálogos do modelo alemão em diversas gerações

02/06/2025

Novidades da Auto Livraria

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025

Quadros decorativos

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros
Auto Livraria - Chevrolet

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros

Quadros decorativos com propagandas originais de utilitários e caminhões antigos - a partir de R$ 59

01/07/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025
Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais

Revistas Quatro Rodas com testes, turismo, corridas e carros marcantes dos anos 70 - a partir de R$ 19

26/06/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp