DS5, Fusion, Azera, 508 e Passat: passar ou não de 120

 

Confrontados os preços e os produtos, as conclusões ficam à mostra: o Passat é bom mas caro demais, o DS5 não justifica seu preço e o Fusion tem a melhor relação custo-benefício

 

 

Preços

DS5

Fusion

Azera

508

Passat

Sem opcionais 132.970 117.900 124.000 109.990  114.480
Como avaliado 134.210 117.900 124.000 112.490 149.886
Completo 134.210 117.900 127.000 112.490 149.886
Preços públicos sugeridos, em reais, vigentes em 17/10/13; menores preços em destaque; consulte o preço dos opcionais: DS5, 508, Passat

 

Custo-benefício

Há diferença expressiva entre os preços dos carros avaliados, com o mais caro (Passat) custando 33% mais que o mais acessível (508), mas é preciso considerar que a VW oferece alguns (bem caros) pacotes de opcionais que aumentam seu valor em até 31%. No Hyundai apenas a central multimídia com navegador é cobrada à parte; Peugeot e Citroën oferecem a mais determinadas cores (salgados R$ 2,5 mil no caso do branco do 508); e a Ford trabalha com preço único.

Conforme os recebemos, eles se posicionam assim: passar do 508 para o Fusion acrescenta R$ 5,4 mil; deste para o Azera são R$ 6,1 mil; do sul-coreano para o DS5 adicionam-se R$ 10,2 mil; e dele para o Passat, R$ 15,7 mil. A configuração básica do VW custa só R$ 2 mil mais que o Peugeot e o deixaria como segundo carro mais acessível, mas excluiria itens como controlador de distância, teto solar, ajuste elétrico e ventilação nos bancos dianteiros, faróis de xenônio e assistente de estacionamento.

 

O Fusion oferece mais pelo que cobra: belo, rápido, muito bem equipado em conforto e segurança, a um preço dos mais acessíveis do grupo

 

Conclusão: o Passat pode vir bem equipado — mas caríssimo — ou um tanto espartano a preço comparável aos de 508 e Fusion, que então oferecem conteúdo superior. Uma relação entre custo e equipamentos bastante desfavorável. Com o VW à parte, chama atenção o valor elevado do DS5 sem justificativa pelo que oferece em equipamentos, já que está muito próximo do 508 de R$ 21,7 mil a menos: outro caso a pensar no mínimo duas vezes.

Como o quadro de notas abaixo detalha, há modelos que sobressaem em alguns aspectos (o Fusion vence em estilo e motor) e há os que revelam pontos de desvantagem, como acabamento, espaço interno e suspensão no DS5 e instrumentos no Fusion. Interessante a grande regularidade de notas de Azera, 508 e Passat, que raramente se destacam no grupo, mas também não mostram deficiências importantes em relação aos adversários.

 

 

Comparados os automóveis, fica mais fácil o confronto entre atributos e preços. No conjunto, o DS5 deixa ainda mais claro que não vale o que se pede por ele, pois já ficaria em último lugar mesmo sem a consideração de custo-benefício. Não deu certo a tentativa da Citroën de fazer um carro de luxo a partir da limitada plataforma do C4, com um motor de 165 cv, e ainda fixar o preço nas alturas.

O Passat convence muito bem pelo conjunto (obteve a maior média de notas antes da análise de custos), mas não pelos preços sugeridos. Se custasse R$ 120 mil com todos os opcionais seria uma fortíssima opção, mas a R$ 150 mil… Azera e 508 são válidos pelos valores pedidos, mas se tornam menos convidativos quando outro competidor entra em cena: o Fusion. Não resta dúvida de que é esse o carro a oferecer mais pelo que cobra: belo, rápido, muito bem equipado em conforto e segurança, com tração integral e um preço dos mais acessíveis do grupo (permitido, é verdade, pela menos tributada importação do México).

Vale a pena passar dos 120, neste caso os R$ 120 mil? Se por R$ 117.900 você leva para casa um carro tão bom quanto o concorrente mais caro e superior aos rivais de preço próximo, a resposta é clara: não vale.

 

Nossas notas

DS5

Fusion

Azera

508

Passat

Estilo 4 5 4 4 4
Acabamento 4 5 5 5 5
Posição de dirigir 5 4 4 4 5
Instrumentos 4 3 4 5 5
Itens de conveniência 5 5 4 5 5
Espaço interno 3 4 4 4 4
Porta-malas 4 4 4 4 4
Motor 4 5 4 4 4
Desempenho 4 5 5 4 5
Consumo 3 3 3 3 3
Câmbio 4 5 4 5 5
Freios 5 5 5 5 5
Direção 4 4 4 4 4
Suspensão 3 5 5 5 5
Estabilidade 4 4 4 4 4
Visibilidade 3 3 4 4 4
Segurança passiva 4 5 5 4 4
Custo-benefício 2 5 3 4 3
Média 3,83 4,39 4,17 4,28 4,33

Posição

5°.

1°.

4°.

3°.

2°.

As notas vão de 1 a 5, sendo 5 a melhor; conheça nossa metodologia

 

Teste do Leitor: opinião dos proprietários

DS5 Fusion Azera 508 Passat
Envie sua opinião sobre o carro que possui
Ficha técnica

 

 

Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8

Marcado: