Sistema Live On do Mobi comanda aplicativos do celular pelos botões no volante; mostrador indica portas abertas; vidros têm função um-toque; há espelho para acompanhar crianças e porta-objetos junto ao teto
No Renault a tela do painel é propensa a reflexos como em toda a linha da marca, a coluna de direção causa intenso reflexo na lente dos instrumentos sob sol forte, a seleção do computador de bordo é pelo botão zerador do hodômetro e as portas não se destravam ao desligar o carro — precisa-se usar o comando no painel todas as vezes, um absurdo. O limpador de para-brisa com braço único e pantográfico (a exemplo do Toyota Etios) é uma economia inteligente e dá conta do recado, mas o lavador se restringe a dois minguados jatos d’água.
Se espaço interno for importante, qual escolher? Nenhum dos dois, é a única resposta. Na frente as acomodações satisfazem em altura para pessoas de médio porte, mas o Kwid é estreito a ponto de intimidar pela proximidade entre os ocupantes — como se voltássemos aos bancos inteiriços dos anos 70, mas só para dois…
Tela de 7 pol traz áudio, navegador, imagens da câmera e análise de eficiência no Kwid; limpador monobraço tem pantógrafo; amplo espaço para objetos; comandos de vidros no painel
Na traseira, até o acesso de adultos é complicado no Renault: pés acima de 40 precisam ser dobrados para não entalar e o teto baixo traz grande risco de se bater a cabeça ao entrar. O Mobi, pouco mais largo, ainda está longe de acomodar três adultos atrás: é tão limitado quanto o rival para as pernas dos passageiros, tem assento curto e encosto vertical. Se serve de consolo ao Kwid, um ocupante central bem magro teria maior conforto que no adversário.
Se espaço interno for importante, procure outro carro: na frente a altura satisfaz para pessoas de médio porte, mas o Kwid é estreito a ponto de intimidar os ocupantes
Onde o Renault fica bem à frente é em capacidade de bagagem: 300 litros em um compartimento mais horizontal, ante meros 215 litros um tanto verticalizados do Mobi. Fica claro onde a marca aproveitou o espaço economizado com a frente curta. A favor do Fiat há o banco traseiro bipartido 60:40.
Sua tampa de vidro, embora poupe espaço, impôs um vão de acesso bem menor e com base muito alta, que requer levantar mais a bagagem e torna a remoção do estepe um exercício de contorcionismo. Uma caixa inferior removível (Cargo Box) eleva o assoalho, mas parece deixar o espaço ainda mais exíguo. Ambos usam estepe com a mesma medida dos outros pneus, que no caso do Mobi vem sem roda de alumínio (no Kwid todas as rodas são de aço).
Só vantagens para o Renault no uso com bagagem: 85 litros a mais de espaço, compartimento mais horizontal, acesso mais amplo e com base mais baixa
Equipamentos de série e opcionais
Mobi | Kwid | |
Ajuste de altura dos bancos mot./pas. | O/ND | ND |
Ajuste de apoio lombar mot./pas. | ND | ND |
Ajuste do volante em altura/distância | S/ND | ND |
Ajuste elétrico dos bancos mot./pas. | ND | ND |
Ajuste elétrico dos retrovisores | O | S |
Alarme antifurto/controle a distância | O/O | ND |
Aquecimento | S | S |
Ar-condicionado/controle automático/zonas | S/ND | S/ND |
Bancos/volante revestidos em couro | ND | ND |
Bolsas infláveis frontais/laterais/cortinas | S/ND/ND | S/S/ND |
Caixa automática/automatizada | ND/O | ND |
Câmera traseira para manobras | ND | S |
Cintos de três pontos, todos os ocupantes | ND | ND |
Computador de bordo | S | S |
Conta-giros | S | S |
Controlador/limitador de velocidade | ND | ND |
Controle de tração/estabilidade | ND | ND |
Controle elétrico dos vidros diant./tras. | S/ND | S/ND |
Controles de áudio no volante | O | ND |
Direção assistida | S | S |
Encosto de cabeça, todos os ocupantes | ND | S |
Faróis com lâmpadas de xenônio | ND | ND |
Faróis de neblina | O | S |
Faróis/limpador de para-brisa automático | ND | ND |
Freios antitravamento (ABS) | S | S |
Interface Bluetooth para telefone celular | O | S |
Limpador/lavador do vidro traseiro | S/S | S/S |
Luz traseira de neblina | ND | ND |
Navegador por GPS | ND | S |
Rádio com toca-CDs/MP3 | ND/O | ND/S |
Repetidores laterais das luzes de direção | O | ND |
Retrovisor interno fotocrômico | ND | ND |
Rodas de alumínio | O | ND |
Sensores de estacionamento diant./tras. | ND/O | ND |
Teto solar/comando elétrico | ND | ND |
Travamento central das portas | S | S |
Convenções: S = de série; O = opcional; ND = não disponível; NA = não aplicável |