Com eficiente motor turbo, a Ford tem novos argumentos para rebater as qualidades de um forte concorrente
Texto e fotos: Fabrício Samahá
Foram quatro anos de espera, mas a Ford afinal trouxe a um produto nacional — o Fiesta hatchback — a tecnologia Ecoboost de motores com turbocompressor e injeção direta. Oferecida apenas na versão Titanium com transmissão automatizada de dupla embreagem, a unidade de 1,0 litro e três cilindros passa a representar sua opção de topo, acima do 1,6 de aspiração natural.
A iniciativa da marca do oval chega logo em seguida à da Hyundai, que lançou para o HB20 em abril um motor de configuração similar, mas sem injeção direta. Embora fosse tentador compará-los, não seria coerente: ao contrário do Fiesta, o 1,0-litro turbo dos sul-coreanos é opção intermediária em potência e preço entre as aspiradas de 1,0 e 1,6 litro, a ponto de não estar disponível na versão de topo Premium ou com transmissão automática. Assim, o Hyundai oponente direto do Ecoboost é mesmo o 1,6 aspirado, ao qual convidamos para este comparativo.
Ford Fiesta Titanium Ecoboost | Hyundai HB20 Premium | ||||||||
3,97 m | 3,92 m | ||||||||
1,0 litro, turbo | 1,6 litro | ||||||||
125 cv | 122/128 cv | ||||||||
R$ 71.990 | R$ 66.745 | ||||||||
Preços públicos sugeridos para os carros avaliados, com possíveis opcionais |
Apesar das diferentes concepções dos motores, são concorrentes nos quatro “Ps” de nossos confrontos. A proposta de uso é a mesma: hatches pequenos de cinco portas com boas doses de conforto e desempenho, que os credenciam ao uso rodoviário com a mesma aptidão do urbano — salvo pelo espaço restrito a passageiros e suas bagagens. Em porte estão muito próximos: o Fiesta tem 5 cm a mais em comprimento, mas 1 cm a menos em distância entre eixos.
A potência é quase a mesma: 122 cv com gasolina e 128 com álcool no Hyundai, 125 no Ford, que não é flexível em combustível. Proximidade também em preço: o Fiesta custa R$ 72 mil em pacote fechado, enquanto o HB20 parte de R$ 62,6 mil e chega a R$ 66,7 mil com bancos de couro e sistema de áudio especial.
Próxima parte