Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação Avaliação Completa

Ford Focus vs. Peugeot 308: médios bons para acelerar

11/08/2016
in Avaliação Completa, Comparativo, Ford, Peugeot

Focus tem porta-malas para 316 litros e bons instrumentos; como no rival, vidros um-toque, ar-condicionado de duas zonas, retrovisor fotocrômico e limitador/controlador de velocidade

 

Favorecem o 308 a câmera traseira para manobras, amplo teto envidraçado (há comando elétrico para o forro, que veda o sol de forma apropriada, ao contrário do usado pelo 2008), sensores de estacionamento também na frente, porta-luvas refrigerado, apoios centrais de braço separados na frente e um atrás (este ausente do rival), quatro focos de luz para leitura (no concorrente, apenas luzes gerais dianteira e traseira), recolhimento elétrico dos retrovisores, maçanetas internas cromadas (para fácil localização à noite) e, a nosso ver, o comutador de fachos de faróis que apenas se puxa contra o volante (embora o do Focus também seja bom: facho alto empurrando, baixo puxando ou empurrando).

 

O interior do 308 oferece mais espaço na frente e para as cabeças de quem viaja no banco traseiro; sua capacidade de bagagem é pouco maior

 

Os fabricantes reviram algumas deficiências dos modelos até 2015. O Ford ganhou melhor posição para a tomada de 12 volts (ficava distante do para-brisa para uso de navegador portátil ou celular) e desenho mais agradável na alavanca de freio de estacionamento. O Peugeot, além da questão citada do navegador, teve revista a iluminação excessiva dos instrumentos — por outro lado, perdeu o difusor de ar para o banco traseiro.

Os dois ainda podem ter detalhes aprimorados. No Focus estranham-se as barras tortas que sustentam os encostos de cabeça e há alguns itens de acabamento inadequados, caso do forro de teto flexível em certas regiões e dos parafusos bem à mostra na base dos bancos dianteiros. No 308 a ventilação emite ar quente mesmo com temperatura externa na faixa de 20°C, o que leva ao uso de ar-condicionado quando não se precisaria, e a tampa do tanque de combustível ainda requer uso da chave. Nos dois falta faixa degradê no para-brisa.

 

Porta-malas de 348 litros e grafia exagerada nos mostradores do 308; teto envidraçado, câmera traseira e ampla tela para áudio, telefone e navegador são vantagens

 

O interior do 308 oferece mais espaço na frente e para as cabeças de quem viaja no banco traseiro, onde as acomodações de pernas e ombros são algo limitadas como no Focus. Vantagem deste é a posição central do banco mais confortável, sem o encosto bem duro do adversário, embora nenhum seja adequado para levar três adultos atrás.

Em capacidade de bagagem há sutil vantagem para o Peugeot, 348 litros ante apenas 316 do Ford, que fica entre os piores da classe nesse quesito. Observe que a marca francesa divulga 430 l no Brasil, mas pela medição com líquido: o método VDA, com blocos, permite 348 l como divulgado na Argentina. Os dois contam com banco traseiro bipartido 60:40 (assento incluído). O estepe do Focus é temporário, bem estreito, enquanto o 308 usa pneu de 16 pol, diferente dos demais de 17: impõe menos restrições durante o uso, mas continua limitado a emergências.

Próxima parte

 

 

Equipamentos de série e opcionais

Focus 308
Ajuste de altura dos bancos mot./pas. S/ND S/ND
Ajuste de apoio lombar mot./pas. S/ND ND
Ajuste do volante em altura/distância S/S S/S
Ajuste elétrico dos bancos mot./pas. ND ND
Ajuste elétrico dos retrovisores S S
Alarme antifurto/controle a distância S/S S/S
Aquecimento S S
Ar-condicionado/controle automático/zonas S/S/2 S/S/2
Bancos/volante revestidos em couro S/S S/S
Bolsas infláveis frontais/laterais/cortinas S/S/ND S/S/S
Caixa automática/automatizada ND/S S/ND
Câmera traseira para manobras ND S
Cintos de três pontos, todos os ocupantes S S
Computador de bordo S S
Conta-giros S S
Controlador/limitador de velocidade S/S S/S
Controle de tração/estabilidade S/S S/S
Controle elétrico dos vidros diant./tras. S/S S/S
Controles de áudio no volante S S
Direção assistida S S
Encosto de cabeça, todos os ocupantes S S
Faróis com lâmpadas de xenônio ND ND
Faróis de neblina S S
Faróis/limpador de para-brisa automático S/S S/S
Freios antitravamento (ABS) S S
Interface Bluetooth para telefone celular S S
Limpador/lavador do vidro traseiro S/S S/S
Luz traseira de neblina S S
Navegador por GPS ND S
Rádio com toca-CDs/MP3 S/S ND/S
Repetidores laterais das luzes de direção S S
Retrovisor interno fotocrômico S S
Rodas de alumínio S S
Sensores de estacionamento diant./tras. ND/S S/S
Teto solar/comando elétrico ND S/S*
Travamento central das portas S S
Convenções: S = de série; O = opcional; ND = não disponível; *teto envidraçado fixo com controle elétrico do forro
Próxima parte
Page 3 of 6
Prev1234...6Next
Tags: 308308 Griffe308 THPavaliaçãoAvaliação CompletacomparativoFocusFocus SEFordPeugeot

Related Posts

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura
Auto Livraria - Ford

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura

17/06/2025
Ford: catálogos de Ka, Escort, Mondeo, Taurus e outros
Auto Livraria - Ford

Ford: catálogos de Ka, Escort, Mondeo, Taurus e outros

02/06/2025
Ford Ranger: revistas com a longeva geração da picape
Auto Livraria - Ford

Ford Ranger: revistas com a longeva geração da picape

01/05/2025
Cargo: quadros com o caminhão de muitas versões da Ford
Auto Livraria - Ford

Cargo: quadros com o caminhão de muitas versões da Ford

15/04/2025
Ford Maverick: catálogo de lançamento de 1973 com o GT V8
Auto Livraria - Ford

Ford Maverick: catálogo de lançamento de 1973 com o GT V8

01/04/2025

Novidades da Auto Livraria

Honda CB 400: enfim, uma moto de média cilindrada
Auto Livraria

Honda CB 400: enfim, uma moto de média cilindrada

Porte, desempenho e imponência superiores fizeram um duradouro sucesso: conheça a história no vídeo

27/06/2025
Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros
Auto Livraria - Chevrolet

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros

Quadros decorativos com propagandas originais de utilitários e caminhões antigos - a partir de R$ 59

27/06/2025

Quadros decorativos

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros
Auto Livraria - Chevrolet

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros

Quadros decorativos com propagandas originais de utilitários e caminhões antigos - a partir de R$ 59

27/06/2025
Tipo e Tempra: quadros com Fiats de sucesso dos anos 90
Auto Livraria - Fiat

Tipo e Tempra: quadros com Fiats de sucesso dos anos 90

Quadros com propagandas e matérias da linha, incluindo versões 16V, Turbo e Stile - a partir de R$ 69

23/06/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais

Revistas Quatro Rodas com testes, turismo, corridas e carros marcantes dos anos 70 - a partir de R$ 19

26/06/2025
Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

10/06/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp