Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação Comparativo

Honda City e Kia Cerato: reencontro em nova geração

12/02/2015
in Comparativo, Honda, Kia
Honda City EXL
Kia Cerato EX
 
Na nova geração a Honda aderiu a um desenho marcado por vincos
e sulcos; a Kia (à direita) optou por linhas mais suaves e arredondadas

 

Concepção e estilo

City é um nome longevo na Honda, mas nem sempre como sedã médio: por duas gerações (de 1981 e 1986) denominou um hatch pequeno no Japão, até ser adotado em 1996 em um sedã tailandês para aquele e outros mercados asiáticos. Seguiram-se as gerações de 2002 e 2008 até chegar em 2013 à atual, todas as três derivadas da plataforma do Fit, embora sem compartilhar painéis de carroceria com ele. O Cerato tem menos tempo de história: foi lançado na Coreia do Sul em 2003 como sucessor do Sephia e passou a novas gerações em 2008 e 2012 — estas chamadas de Forte na maioria dos mercados e, no caso da última, de K3 para os sul-coreanos.

A Honda fez um bom trabalho de estilo no novo sedã, que deixa de lado alguns elementos criticados pelo excesso no Fit (como os vãos que simulam saídas de ar no para-choque traseiro), ao mesmo tempo em que adota o padrão de ângulos, vincos e sulcos marcantes que caracteriza os últimos modelos da marca. O aumento da distância entre eixos trouxe proporções mais equilibradas que na geração anterior, assim como as lanternas traseiras amplas e horizontais dão a sensação de um carro mais largo.

 

Honda City EXL
Kia Cerato EX
 
Maiores largura e entre-eixos contribuem para as proporções do Cerato;
o City (à esquerda) agora parece mais largo com as amplas lanternas

 

No Cerato, o padrão retilíneo do modelo antigo deu lugar a linhas mais curvas e suaves, o que de certa forma vai na contramão da atual tendência, mas tende a criar um desenho mais duradouro — a moderada aplicação de vincos concorre para o mesmo resultado. Mais longo, largo e baixo, ele obtém proporções mais atraentes. No conjunto, julgamos bem resolvidos os estilos de ambos. Apenas a Kia divulga o coeficiente aerodinâmico (Cx) de seu carro, excelente 0,27. Os dois mostram boa qualidade de carroceria, com vãos médios ou estreitos e bem regulares entre os painéis.

 

O ar-condicionado do City usa um painel
sensível ao toque, longe de ser uma
boa ideia: requer mais tempo de atenção

 

Conforto e conveniência

A diferença de desenho externo — mais ângulos no City, linhas curvas no Cerato — repete-se no ambiente interno, que agrada em ambos, sem transmitir modernidade ou chegar a ser luxuoso. Os bancos revestidos em couro deixam o Honda mais requintado que o Kia, que usa um tecido algo simples e áspero, mas os dois têm couro no volante. Em ambos os plásticos de acabamento são rígidos, embora com aspecto e montagem corretos, e o Cerato tem bons detalhes como a simulação de couro sobre o quadro de instrumentos, os apoios bem acolchoados nas portas para o cotovelo (são duros no adversário) e o couro liso e agradável do volante.

Nenhum tem bons bancos dianteiros: os do City exageram no apoio lombar a ponto de incomodar, enquanto os do Cerato — muito firmes e mal conformados — cansam as coxas e as costas, mesmo com o ajuste (elétrico) de apoio lombar, aspecto que não afetava a geração anterior. De resto a posição do motorista é cômoda nos dois, com ajuste de altura do banco e de altura e distância do volante, pedais bem posicionados (com acelerador preso ao assoalho no Kia, o que nos agrada) e apoio adequado para o pé esquerdo.

 

Honda City EXL

 

Honda City EXL
Honda City EXL
Honda City EXL
 
Interior e instrumentos simples no City, que vem com bancos de couro; os
bancos exageram no apoio lombar e a largura traseira é insuficiente

 

Os quadros de instrumentos bem legíveis incluem conta-giros e computador de bordo — se é que cabe chamar assim o do Honda, restrito a consumo médio e autonomia. O do Cerato é controlado pelos botões no volante, assim como os sistemas de áudio, telefone e controlador de velocidade dos dois carros. Ambos têm iluminação permanente e ajustável em cor branca. Termômetro do motor vem apenas no sul-coreano.

 

 

Os dois trazem ar-condicionado com controle automático, que inclui ajustes diferenciados para motorista e passageiro (duas zonas) e difusores de ar para o banco traseiro no Kia. O do Honda usa um painel sensível ao toque para os comandos, longe de ser boa ideia: apesar do aspecto “limpo”, sobretudo com ignição desligada, o uso requer mais tempo de atenção, pois o motorista não consegue encontrar o botão desejado pela forma; além disso, nos pisos irregulares que são um padrão no Brasil, é comum o dedo afastar-se do ponto certo de toque.

Entre os detalhes, o Cerato tem a seu favor para-sóis com extensão (para melhor cobrir o sol pelos vidros laterais) e iluminação nos espelhos, faróis com acendimento automático, alerta específico de qual porta está mal fechada (no City, só o aviso genérico), sensores de estacionamento na traseira e nas laterais dianteiras (para facilitar entrada e saída de vagas, embora não acuse proximidade de obstáculo à frente), duas tomadas de 12 volts no console, controle elétrico de vidros com função um-toque para os dianteiros (no City, só motorista; ambos têm temporizador), porta-óculos de teto, ajuste do intervalo do limpador de para-brisa e recolhimento elétrico dos retrovisores.

 

Kia Cerato EX

 

Kia Cerato EX
Kia Cerato EX
Kia Cerato EX
 
Tecido deixa o Cerato mais espartano, embora similar nos plásticos; os
bancos dianteiros precisam melhorar, mas o espaço atrás é superior

 

O City responde apenas com a câmera traseira para orientar manobras (com ajuste entre três ângulos), preaquecimento de álcool para partida em baixas temperaturas (dispensa o tanque auxiliar de gasolina, ainda usado pelo rival) e indicadores para condução econômica no painel, que ficam verdes com aceleração leve e azuis com “pé pesado” (correto neste caso, pois o câmbio CVT impede o uso do método carga em modo automático: maior abertura de acelerador leva a aumento de rotações).

Outros itens aparecem nos dois, como controlador de velocidade, para-brisa com faixa degradê (cada vez mais rara, embora tão útil no Brasil), maçanetas internas cromadas (para melhor localização à noite), alerta para uso de cinto, mostrador de temperatura externa (que antes faltava no City), apoios de braço centrais à frente e atrás, quatro porta-copos, bolsa atrás do encosto dianteiro direito, comandos internos para tampas do porta-malas (aberta também pelo controle remoto da chave) e do tanque de combustível, luzes de leitura apenas na frente (os passageiros de trás dependem da luz de cortesia central) e vidros traseiros que descem por inteiro, além de bom espaço para objetos no console.

Próxima parte

 

 

Page 2 of 6
Prev123...6Next
Tags: avaliaçãoCeratoCityCity EXLcomparativoCVTHondaKia

Related Posts

Honda New Civic: revistas com o sedã de oitava geração
Auto Livraria - Honda

Honda New Civic: revistas com o sedã de oitava geração

10/06/2025
Honda Civic: mais de 20 anos em quadros decorativos
Auto Livraria - Honda

Honda Civic: mais de 20 anos em quadros decorativos

02/08/2024
Kia: Sportage, Sorento, Cadenza e mais em quadros
Auto Livraria - outras marcas

Kia: Sportage, Sorento, Cadenza e mais em quadros

27/07/2024
Accord: quadros de várias gerações de um Honda de sucesso
Auto Livraria - Honda

Accord: quadros de várias gerações de um Honda de sucesso

13/06/2024
Promoção: revistas Moto! para os fãs das duas rodas
Auto Livraria - motos

Promoção: revistas Moto! para os fãs das duas rodas

01/09/2022

Novidades da Auto Livraria

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025

Quadros decorativos

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros
Auto Livraria - Chevrolet

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros

Quadros decorativos com propagandas originais de utilitários e caminhões antigos - a partir de R$ 59

01/07/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025
Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais

Revistas Quatro Rodas com testes, turismo, corridas e carros marcantes dos anos 70 - a partir de R$ 19

26/06/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp