Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação Comparativo

March vs. Sandero: ramos distantes da mesma árvore

29/08/2014
in Comparativo, Nissan, Renault
Nissan March SL
Nissan March SL

 

Renault Sandero Dynamique
Renault Sandero Dynamique
 
Potência, peso e aerodinâmica favorecem o desempenho do March (em cima),
que acelerou e retomou mais rápido e ainda fez, em média, 1 km/l a mais

 

Desempenho e consumo

Se sua prioridade é desempenho, consumo ou ambos, não precisa ler mais: compre o March. Com mais potência, menor peso e aerodinâmica mais favorável, ele superou o Sandero em todos os quesitos de aceleração, retomada de velocidade e economia, além de ter vantagem consistente na velocidade máxima pelos dados dos fabricantes.

O Nissan foi mais rápido para acelerar por diferenças evidentes, como 1,6 segundo de 0 a 100 km/h, e precisou de menos tempo para recuperar velocidade nas várias medições. Sua vantagem cresce quando é usada a terceira marcha, pois o motor de 16 válvulas tem seu melhor desempenho em altas rotações; nas provas de quarta e quinta marchas, o Renault conseguiu ficar mais próximo dele com o bom torque em baixos e médios regimes.

Vale notar que foi usado álcool nas medições e que o Sandero perde 8 cv se for abastecido com gasolina, enquanto o March preserva a potência com qualquer combustível, segundo a fábrica. Assim, uma comparação com o derivado de petróleo nos tanques traz a expectativa de superioridade ainda mais clara do carro de marca japonesa.

O Nissan foi melhor também em consumo nos três ciclos estabelecidos pelo Best Cars, dois deles com uso de ar-condicionado, que cobrem situações de uso bastante variadas. Em todos os casos, rodou cerca de 1 km a mais com cada litro de álcool. É do Renault, porém, a maior autonomia nos três percursos por causa da maior capacidade de seu tanque.

 


Auto Livraria

 

Medições Best Cars

March

Sandero

Aceleração
0 a 80 km/h 7,4 s 9,1 s
0 a 100 km/h 11,1 s 12,7 s
0 a 120 km/h 15,0 s 18,6 s
0 a 400 m 17,5 s 18,5 s
Retomada
60 a 100 km/h (3ª.) 7,1 s 7,9 s
60 a 100 km/h (4ª.) 10,3 s 11,0 s
60 a 120 km/h (3ª.) 10,7 s 13,5 s
60 a 120 km/h (4ª.) 15,3 s 16,9 s
80 a 120 km/h (3ª.) 8,2 s 9,8 s
80 a 120 km/h (4ª.) 11,4 s 12,4 s
80 a 120 km/h (5ª.) 16,3 s 17,3 s
Consumo
Trajeto leve em cidade 11,4 km/l 10,5 km/l
Trajeto exigente em cidade 6,4 km/l 5,5 km/l
Trajeto em rodovia 9,9 km/l 8,9 km/l
Autonomia
Trajeto leve em cidade 421 km 472 km
Trajeto exigente em cidade 236 km 248 km
Trajeto em rodovia 365 km 401 km
Testes efetuados com álcool; melhores resultados em negrito; conheça nossos métodos de medição

 

Dados dos fabricantes

March

Sandero

Velocidade máxima 191 km/h 177/179 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 9,9/9,5 s 11,2/11,0 s
Consumo em cidade 11,6/8,1 km/l ND
Consumo em rodovia 13,2/9,3 km/l ND
Gasolina/álcool; consumo conforme padrões do Inmetro; ND = não disponível

 

Ficha técnica

March

Sandero

Motor
Posição transversal
Cilindros 4 em linha
Material do bloco/cabeçote alumínio ferro fundido/alumínio
Comando de válvulas duplo no cabeçote no cabeçote
Válvulas por cilindro 4, variação de tempo 2
Diâmetro e curso 77 x 83,6 mm 79,5 x 80,5 mm
Cilindrada 1.598 cm³
Taxa de compressão 10,7:1 12:1
Alimentação injeção multiponto sequencial
Potência máxima (gas./álc.) 111 cv a 5.600 rpm 98/106 cv a 5.250 rpm
Torque máximo (gas./álc.) 15,1 m.kgf a 4.000 rpm 14,5/15,5 m.kgf a 2.850 rpm
Potência específica (gas./álc.) 69,5 cv/l 61,3/66,3 cv/l
Transmissão
Tipo de câmbio e marchas manual, 5
Relação e velocidade por 1.000 rpm
1ª. 3,73 / 8 km/h 3,73 / 7 km/h
2ª. 2,05 / 14 km/h 2,05 / 13 km/h
3ª. 1,39 / 20 km/h 1,32 / 20 km/h
4ª. 1,03 / 27 km/h 0,97 / 28 km/h
5ª. 0,82 / 34 km/h 0,76 / 35 km/h
Relação de diferencial 4,07 4,36
Regime a 120 km/h (5ª.) 3.500 rpm 3.400 rpm
Regime à velocidade máxima informada (5ª. – gas./álc.) 5.550 rpm 5.000/5.050 rpm
Tração dianteira
Freios
Dianteiros a disco ventilado (260 mm ø) a disco ventilado (258 mm ø)
Traseiros a tambor (203 mm ø)
Antitravamento (ABS) sim
Direção
Sistema pinhão e cremalheira
Assistência elétrica hidráulica
Diâmetro de giro 9,0 m 10,6 m
Suspensão
Dianteira independente, McPherson, mola helicoidal
Traseira eixo de torção, mola helicoidal
Estabilizador(es) dianteiro
Rodas
Dimensões 6 x 16 pol 15 pol
Pneus 185/55 R 16 V 185/65 R 15 H
Dimensões
Comprimento 3,827 m 4,06 m
Largura 1,675 m 1,733 m
Altura 1,528 m 1,536 m
Entre-eixos 2,45 m 2,59 m
Bitola dianteira 1,45 m ND
Bitola traseira 1,455 m ND
Coeficiente aerodinâmico (Cx) 0,33 0,35
Capacidades e peso
Tanque de combustível 41 l 50 l
Compartimento de bagagem 265 l 320 l
Peso em ordem de marcha 982 kg 1.055 kg
Relação peso-potência (gas./álc.) 8,8 kg/cv 10,7/9,9 kg/cv
Garantia
Prazo 3 anos sem limite de quilometragem
Carro avaliado
Ano-modelo 2015
Pneus Dunlop Enasave 2030 Continental Conti Power Contact
Quilometragem inicial 3.000 km 5.000 km
Dados dos fabricantes; ND = não disponível
Próxima parte

 

 

Page 5 of 6
Prev1...456Next
Tags: avaliaçãocomparativoMarchMarch SLNissanRenaultSanderoSandero Dynamique

Related Posts

Renault: quadros com Twingo, Fluence GT, Mégane e outros
Auto Livraria - Renault

Renault: quadros com Twingo, Fluence GT, Mégane e outros

08/04/2025
Dauphine e Gordini: quadros dos pequenos sedãs da Willys
Auto Livraria - Willys-Overland

Dauphine e Gordini: quadros dos pequenos sedãs da Willys

04/02/2025
Renault Sandero: quadros com versões RS, Stepway e outras
Auto Livraria - Renault

Renault Sandero: quadros com versões RS, Stepway e outras

13/08/2024
Nissan Frontier: quadros com a terceira das picapes japonesas
Auto Livraria - Nissan

Nissan Frontier: quadros com a terceira das picapes japonesas

08/07/2024
Nissan: catálogos de Pathfinder, Frontier, Maxima e mais
Auto Livraria - Nissan

Nissan: catálogos de Pathfinder, Frontier, Maxima e mais

10/06/2022

Novidades da Auto Livraria

VW Gol: catálogos de “bola” e G3, incluindo o GTI 16V
Auto Livraria - Volkswagen

VW Gol: catálogos de “bola” e G3, incluindo o GTI 16V

Prospectos de versões CL, GL, GLS, GTI 16V e outras dos anos de 1996 a 2001 - a partir de...

11/07/2025
Fiat Tempra Turbo e Stile: desempenho de classe mundial
Auto Livraria

Fiat Tempra Turbo e Stile: desempenho de classe mundial

O Tempra ofereceu no Brasil um motor que nunca teve na Europa: conheça a história no vídeo

11/07/2025

Quadros decorativos

Chevrolet Omega: quadros com CD, Suprema, V6 e até Lotus
Auto Livraria - Chevrolet

Chevrolet Omega: quadros com CD, Suprema, V6 e até Lotus

Propagandas e matérias do sedã e da Suprema em quadros decorativos - a partir de R$ 49

10/07/2025
VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

08/07/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas de 1980 a 1984: Monza, Escort XR3, Santana e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1980 a 1984: Monza, Escort XR3, Santana e mais

Revistas com os "carros mundiais" e testes de modelos de longa tradição - a partir de R$ 19

08/07/2025
Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

07/07/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp