Apesar dos 35 cv a mais, o Si não deixa para trás o Civic Touring de 0 a 100 km/h, pelas trocas de marcha manuais e a dificuldade de transferir toda a potência ao solo
Consumo
Uma esperada vantagem do motor turbo sobre o anterior é a economia de combustível, mesmo que não seja importante em esportivo. O novo Si obteve 15 km/l no trajeto urbano leve (o antigo fez 12,8), 8,3 no urbano exigente (ante 7,5) e 14,5 no rodoviário (contra 12,6). Seus resultados ficaram bem próximos aos do Touring (15,2, 8,4 e 14,9 km/l, na ordem) e são muito bons para a proposta e a categoria. 1 ponto
Comportamento dinâmico
Além da recalibração de suspensão e dos pneus de perfil mais baixo (235/40 R 18), o novo Si traz um trunfo: controle eletrônico de amortecimento. O item muito raro nessa faixa de mercado — o Audi TT RS de mais de R$ 400 mil não tem — permite obter conforto razoável em piso de má qualidade, apesar da suspensão traseira firme, e comportamento dinâmico excelente.
A estabilidade empolga e o ajuste de amortecedores consegue relativo conforto no modo normal, mas o novo Si fica devendo o ronco de motor que cativava nos anteriores
E ponha excelente nisso. Acionado o programa Sport, que altera parâmetros de acelerador e direção e deixa os amortecedores bem firmes, o Si pode ser atirado em curvas com vigor. A aderência dos pneus parece infinita: mesmo acelerando forte em curvas ou nas manobras mais ousadas de direção, a frente segue fielmente para onde se aponta. Consegue-se provocar leve saída de traseira antes que atue o controle eletrônico de estabilidade, que pode ser desativado — mas não vemos benefício em fazê-lo, salvo em circuitos. Claro, não espere conforto de rodagem nesse modo.
O Si pode ser atirado em curvas com vigor e, mesmo nas manobras mais ousadas de direção, a frente segue fielmente para onde se aponta: a aderência parece infinita
O diferencial autobloqueante é decisivo para a roda interna não patinar quando se aplica potência na saída de curvas. Os freios dissipam velocidade com grande eficácia e a direção está correta em peso, relação (bem rápida, com 2,1 voltas entre batentes) e sensibilidade. Um brinquedo de adulto e tanto! 1 ponto
Segurança passiva
É muito bom o conteúdo de proteção aos ocupantes, com bolsas infláveis laterais dianteiras e de cortina, fixação Isofix para cadeira infantil, encostos de cabeça e cintos de três pontos para cinco pessoas. 1 ponto
O preço de R$ 162.900 supera o do rival Golf GTI, que tem transmissão automatizada e mais potência, mas não se diferencia tanto das demais versões da linha quanto faz o Si
Custo-benefício
Importado (e mais tributado), bem-equipado e com carroceria exclusiva na linha, o Civic Si não poderia mesmo ser barato. A configuração única, ainda modelo 2018, tem preço de R$ 162.900. O concorrente mais direto, o Volkswagen Golf GTI, começa por menos (R$ 149.290) e passa a R$ 154.275 com teto solar opcional. Embora mais potente, com 230 cv, não tem controle eletrônico de amortecedores e os faróis de leds ficam em um caro pacote com outros itens que o Si não tem. Já a transmissão automatizada de dupla embreagem pode ser vantajosa ou não, de acordo com a prioridade de cada um.
Tudo considerado, é bom para o mercado brasileiro ter um carro como o Civic Si, fiel a tradições hoje raras como duas portas e caixa manual. Ele anda bem, tem ótima suspensão, visual atraente e bom conteúdo. Poderia ser mais rápido? Poderia. Mas quem colocar as mãos em um terá boas razões para não querer tirá-las dele tão cedo. 0,5 ponto

Mais Avaliações
Desempenho e consumo
| Aceleração | |
| 0 a 100 km/h | 8,2 s |
| 0 a 120 km/h | 10,8 s |
| 0 a 400 m | 15,8 s |
| Retomada | |
| 60 a 100 km/h (3ª.) | 4,5 s |
| 60 a 100 km/h (4ª.) | 5,9 s |
| 60 a 120 km/h (3ª.) | 7,0 s |
| 60 a 120 km/h (4ª.) | 8,5 s |
| 80 a 120 km/h (3ª.) | 4,9 s |
| 80 a 120 km/h (4ª.) | 6,0 s |
| Consumo | |
| Trajeto leve em cidade | 15,0 km/l |
| Trajeto exigente em cidade | 8,3 km/l |
| Trajeto em rodovia | 14,5 km/l |
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Ficha técnica
| Motor | |
| Posição | transversal |
| Cilindros | 4 em linha |
| Comando de válvulas | duplo no cabeçote |
| Válvulas por cilindro | 4, variação de tempo |
| Diâmetro e curso | 73 x 89,5 mm |
| Cilindrada | 1.498 cm³ |
| Taxa de compressão | 10,3:1 |
| Alimentação | injeção direta, turbocompressor, resfriador de ar |
| Potência máxima | 208 cv a 5.700 rpm |
| Torque máximo | 26,5 m.kgf de 2.100 a 5.000 rpm |
| Transmissão | |
| Tipo de caixa e marchas | manual, 6 |
| Tração | dianteira |
| Freios | |
| Dianteiros | a disco ventilado |
| Traseiros | a disco |
| Antitravamento (ABS) | sim |
| Direção | |
| Sistema | pinhão e cremalheira |
| Assistência | elétrica |
| Suspensão | |
| Dianteira | independente, McPherson, mola helicoidal |
| Traseira | independente, multibraço, mola helicoidal |
| Rodas | |
| Dimensões | 8 x 18 pol |
| Pneus | 235/40 R 18 |
| Dimensões | |
| Comprimento | 4,522 m |
| Largura | 1,799 m |
| Altura | 1,421 m |
| Entre-eixos | 2,70 m |
| Capacidades e peso | |
| Tanque de combustível | 47 l |
| Compartimento de bagagem | 334 l |
| Peso em ordem de marcha | 1.321 kg |
| Desempenho e consumo | |
| Não disponíveis | |
| Dados do fabricante | |
















