Controle de estabilidade, bloqueio de diferencial e auxílio para saída em rampa
chegam ao Fox Highline como opcionais; câmbio de seis marchas é de série
Avaliado no campo de provas da Goodyear, em Americana, interior paulista, o Fox Highline mostrou evoluções. O motor EA-211 é um destaque, com respostas muito boas desde baixas rotações, em oposição ao que muitos esperam encontrar em um 16-válvulas. Seu funcionamento suave e o ruído moderado permitem explorar bem a potência adicional — que poderia ser maior, já que a concorrência oferece até 130 cv nessa faixa de cilindrada.
O câmbio de seis marchas mantém o comando impecável conhecido da linha VW, com grande maciez e precisão de engate, e seu escalonamento revela-se adequado para aproveitar as características do motor: as cinco marchas ficam mais próximas entre si, com menor queda de rotação nas mudanças que no câmbio anterior, e há uma sexta longa para viajar em rotação moderada.
Embora rejuvenescido, o Fox preserva defeitos de 10 anos atrás e não evoluiu nos
motores das versões mais vendidas: a atualização poderia ter sido maior
No restante, a não ser por detalhes internos e os novos recursos de segurança e auxílio à condução que ficam restritos à versão de topo, é o mesmo Fox bem conhecido. Um carro espaçoso para seu porte, com a conveniência do banco traseiro corrediço — ganha-se em acomodação das pernas ou em capacidade de bagagem, conforme a demanda do momento — e que se tornou agradável por dentro na reestilização de cinco anos atrás. Contudo, os pontos negativos inerentes ao projeto permanecem, como a posição do motorista prejudicada pelos pedais muito à direita e a visibilidade com grandes pontos cegos — como os da larga base das colunas dianteiras.
Competitivo, o Fox ainda é, mas a VW poderia rever algumas estratégias, como cobrar à parte pelo ar-condicionado em três das quatro versões (no novo Ka é de série em toda a linha) e deixar os motores mais modernos e eficientes restritos ao Blue Motion e ao Highline, enquanto vários concorrentes os têm estendido a toda a gama. Repensar tais medidas tornaria mais justificáveis os preços do modelo 2015, que estão longe de refletir sua condição de veterano em um segmento repleto de novas opções.
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Saveiro: como ficou com cabine dupla
Junto ao Fox renovado a VW apresenta a Saveiro Cabine Dupla, que sobre a concorrente direta — Fiat Strada — tem a vantagem de ser homologada para cinco lugares, com três cintos de segurança no banco traseiro, ante dois da rival. A nova opção está disponível para três versões (Trendline, ao preço de R$ 47.490; Highline, a R$ 52.720; e Cross, por R$ 60 mil) e com duas opções de motores, ambas de 1,6 litro: o tradicional EA-111 de duas válvulas por cilindro, com potência de 101/104 cv, e o moderno EA-211 de quatro válvulas por cilindro, com 110/120 cv (gasolina e álcool, na ordem), exclusivo da Cross. A Highline, inédita no modelo, segue o novo padrão de designações da marca. Não existe a opção para a Startline, versão de entrada.
O desenho da Saveiro foi revisto das portas para trás, com teto elevado em relação às demais cabines e um novo rack sobre ele. Na base do banco traseiro há dois porta-garrafas de até 500 ml e saída de 12V. Os vidros laterais traseiros são basculantes e há desembaçador do vidro traseiro, de série para todas as versões Cabine Dupla e inédito no segmento. A caçamba foi reduzida: ficou com 1,10 metro de comprimento e capacidade de 580 litros. O estepe passa a ser montado por baixo dela.
O banco traseiro, comparado ao da Strada, é realmente mais espaçoso. A solução de elevar o teto foi correta, pois mesmo no caso de uma pessoa com 1,80 metro não há a sensação de aperto. Já o espaço para as pernas deixa a desejar. Assim, a picape acomoda três pessoas nos assentos traseiros, mas o ideal é que elas tenham baixa estatura ou sejam crianças. Em termos de acesso, porém, a Strada leva clara vantagem com a terceira porta do lado direito.
Avaliamos a versão de entrada Trendline entre São Paulo e Americana, no interior do estado. Para quem conhece a Saveiro, as modificações não interferiram nas qualidades da picape, como a posição de dirigir agradável. O motor 1,6 de oito válvulas oferece desempenho justo e as mudanças de marchas são suaves. Os freios a disco nas quatro rodas deixaram o modelo bem confiável para uso com carga. Bom também o trabalho das suspensões, com um rodar confortável para uma picape e estável nas curvas. É o conforto de um carro de passeio em um veículo preparado para o trabalho.
Nosso contato com a Saveiro Cross aconteceu no campo de provas da Goodyear. Para mostrar o funcionamento dos itens de segurança, o circuito molhado misturava curvas, retas e um slalom (desvio entre cones). Com dispositivos acionados, as curvas mais severas em segunda marcha e na velocidade média de 50 km/h são feitas de maneira fácil, sem esforço. Já desligando-se o controle de estabilidade, parece que a traseira vai ultrapassar a frente.
Confira aqui o conteúdo de série de cada versão e mais fotos da Saveiro.
Ficha técnica – Fox Highline
Motor | |
Posição | transversal |
Cilindros | em linha |
Comando de válvulas | duplo no cabeçote |
Válvulas por cilindro | 4, variação de tempo |
Diâmetro e curso | 76,5 x 86,9 mm |
Cilindrada | 1.598 cm³ |
Taxa de compressão | 11,5:1 |
Alimentação | injeção multiponto sequencial |
Potência máxima (gas./álc.) | 110/120 cv a 5.750 rpm |
Torque máximo (gas./álc.) | 15,8/16,8 m.kgf a 4.000 rpm |
Transmissão | |
Tipo de câmbio e marchas | manual, 6 ou automatizado, 5 |
Tração | dianteira |
Freios | |
Dianteiros | a disco ventilado |
Traseiros | a tambor |
Antitravamento (ABS) | sim |
Direção | |
Sistema | pinhão e cremalheira |
Assistência | elétrica |
Suspensão | |
Dianteira | independente, McPherson, mola helicoidal |
Traseira | eixo de torção, mola helicoidal |
Rodas | |
Dimensões | 6 x 15 pol ou 6 x 16 pol |
Pneus | 195/55 R 15 ou 195/50 R 16 |
Dimensões | |
Comprimento | 3,868 m |
Largura | 1,66 m |
Altura | 1,552 m |
Entre-eixos | 2,467 m |
Capacidades e peso | |
Tanque de combustível | 50 l |
Compartimento de bagagem | 270 a 353 l |
Peso em ordem de marcha | 1.105 kg (manual) |
Desempenho e consumo (gas./álc.) | |
Velocidade máxima | 183/189 km/h |
Aceleração de 0 a 100 km/h | 10,3/9,8 s |
Consumo em cidade | 10,8/7,6 km/l |
Consumo em rodovia | 12,0/8,4 km/l |
Dados do fabricante; desempenho e consumo com câmbio manual; consumo conforme padrões do Inmetro |