Com mais itens de segurança e conveniência, a versão intermediária do Fit tem 10 chances de merecer sua garagem
Texto e fotos: Fabrício Samahá
A terceira geração do Honda Fit passou pelas primeiras mudanças para 2018. Além da reforma visual, ele recebeu retoques internos e novos equipamentos de conveniência e segurança, como controle eletrônico de estabilidade e tração. O Best Cars colocou a versão EX, com transmissão automática de variação contínua (CVT), na seção 10 Chances. Quais as chances de o Fit conquistar sua garagem?
Estilo
O Fit nunca foi um dos carros mais belos, e não seria agora. Novos para-choques deixaram-no mais robusto, e não só na aparência: o de trás agora protege melhor a tampa, antes muito exposta. A grade mudou e a frente do EX ganhou luzes diurnas com leds. O conjunto não ofende, mas também não apaixona. 0,5 ponto
Acabamento e conveniência
No interior tudo é bem feito e sem requinte, caso do tecido simples dos bancos e dos plásticos rígidos. O EX tem um sistema de áudio espartano, sem tela de toque, mas traz boas conveniências: ar-condicionado automático, câmera traseira de manobras, controlador de velocidade, faixa degradê no para-brisa, volante de couro com comandos, preaquecimento de álcool para partida a frio e um porta-copos bem diante do difusor de ar esquerdo. Algumas faltas são função um-toque para os vidros traseiros e alarme volumétrico, e não gostamos de usar toques na tela para ajustar o ar-condicionado. Há espaço adequado para objetos. 0,5 ponto
Posto do motorista
Os bancos dianteiros do Fit estão entre os melhores entre os carros pequenos. A posição do motorista foi bem definida e o volante pode ser ajustado em altura e distância. Entre os instrumentos simples, incomoda selecionar o computador de bordo pelo botão do hodômetro. A visibilidade é boa: apesar de avançadas, as colunas dianteiras são duas de cada lado. Podem melhorar os faróis, que usam refletor único. 1 ponto
Para-choques estão mais robustos no visual e na proteção à tampa traseira; versão traz rodas de 16 pol, cujos pneus baixos prejudicam um pouco o conforto
Espaço
Para seu tamanho, o Fit surpreende em espaço interno. Quatro adultos viajam bem, com boas acomodações para pernas e cabeças atrás. Já a largura é limitada para três e o ocupante central fica desconfortável. O assento traseiro pode ser rebatido junto ao encosto para se levar uma carga mais alta no assoalho. 1 ponto
Há concorrentes com mais equipamentos e potência, como Polo e Fiesta, mas a favor do Fit estão o espaço interno e para bagagem e a imagem de confiabilidade
Porta-malas
A capacidade de bagagem, 363 litros, também está entre as melhores dos hatches pequenos. O estepe é do tipo temporário. 1 ponto
Desempenho
Nada mudou no motor do Fit, de 1,5 litro com até 116 cv. Ele responde bem e faz pouco ruído em baixas rotações, mas se torna ruidoso e áspero nas altas. Na pista o EX fez de 0 a 100 km/h em 11,1 segundos com gasolina. A transmissão CVT opera bem e agora admite seleção manual entre sete marchas emuladas, com comandos no volante. É boa medida, pois ao acelerar fundo em modo automático o ruído constante do motor está longe de agradar. 0,5 ponto
Interior do Fit não tem requinte, mas oferece boa posição ao motorista e espaço para passageiros e bagagem dos maiores para seu tamanho
Consumo
Economia é um ponto alto do pequeno Honda, que fez quase 15 km/l de gasolina no trajeto urbano leve e 15,5 no rodoviário. O tanque de 46 litros é que poderia ser maior. 1 ponto
Comportamento dinâmico
A adoção de controle de estabilidade é um benefício ao Fit. Seu comportamento é seguro, sem entusiasmar, e a suspensão oferece conforto adequado. Pequenas irregularidades incomodam um pouco, talvez pelos pneus de perfil baixo. A direção com assistência elétrica, bem acertada, é leve em manobras e os freios estão apropriados. 0,5 ponto
Segurança passiva
A versão EX agora tem bolsas infláveis laterais dianteiras, além das frontais. Continua com encostos de cabeça e cintos de três pontos para cinco pessoas e fixações Isofix de cadeira infantil. É um bom aparato para a categoria. 1 ponto
Instrumentos simples; tela de 5 pol com câmera traseira; modelo 2018 ganhou ar-condicionado automático, mudanças no volante e controle de estabilidade; motor tem 116 cv
Custo-benefício
A versão EX custa R$ 75.600 (até R$ 76.890 com pintura especial): nessa faixa há concorrentes com mais equipamentos e potência, como o novo Volkswagen Polo TSI e o Ford Fiesta Titanium Plus. Por outro lado, a favor do Honda estão o espaço interno e para bagagem e a boa imagem em confiabilidade e assistência técnica. Assim, apesar do preço elevado para seu conteúdo, o Fit pode ser uma opção a estudar. 0,5 ponto
Desempenho e consumo
Aceleração | |
0 a 100 km/h | 11,1 s |
0 a 120 km/h | 15,5 s |
0 a 400 m | 17,9 s |
Retomada | |
60 a 100 km/h* | 6,4 s |
60 a 120 km/h* | 10,7 s |
80 a 120 km/h* | 8,3 s |
Consumo | |
Trajeto leve em cidade | 14,8 km/l |
Trajeto exigente em cidade | 8,0 km/l |
Trajeto em rodovia | 15,5 km/l |
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Ficha técnica
Motor | |
Posição | transversal |
Cilindros | 4 em linha |
Comando de válvulas | no cabeçote |
Válvulas por cilindro | 4, variação de tempo e levantamento |
Diâmetro e curso | 73 x 89,4 mm |
Cilindrada | 1.497 cm³ |
Taxa de compressão | 11,4:1 |
Alimentação | injeção multiponto sequencial |
Potência máxima (gas./álc.) | 115/116 cv a 6.000 rpm |
Torque máximo (gas./álc.) | 15,2/15,3 m.kgf a 4.800 rpm |
Transmissão | |
Tipo de caixa | automática de variação contínua, emulação de 7 marchas |
Tração | dianteira |
Freios | |
Dianteiros | a disco ventilado |
Traseiros | a tambor |
Antitravamento (ABS) | sim |
Direção | |
Sistema | pinhão e cremalheira |
Assistência | elétrica |
Suspensão | |
Dianteira | independente, McPherson, mola helicoidal |
Traseira | eixo de torção, mola helicoidal |
Rodas | |
Dimensões | 6 x 16 pol |
Pneus | 185/55 R 16 |
Dimensões | |
Comprimento | 3,998 m |
Largura | 1,695 m |
Altura | 1,535 m |
Entre-eixos | 2,53 m |
Capacidades e peso | |
Tanque de combustível | 46 l |
Compartimento de bagagem | 363 l |
Peso em ordem de marcha | 1.099 kg |
Desempenho e consumo (gas./álc.) | |
Velocidade máxima | ND |
Aceleração de 0 a 100 km/h | ND |
Consumo em cidade | 12,3/8,3 km/l |
Consumo em rodovia | 14,1/9,9 km/l |
Dados do fabricante; consumo conforme padrões do Inmetro; ND = não disponível |