O motor de 280 cv fornece alto torque desde cedo e empurra muito bem a 1,4 tonelada do S3
O câmbio de dupla embreagem segue os padrões de funcionamento dos Audis moderados, sem as peculiaridades da RS6 Avant avaliada há um ano. Em modo manual, ao acelerar até o limite de giros ocorre troca automática para cima ao redor de 6.600 rpm, assim como redução ao acionar o fim de curso do pedal. Mudanças manuais podem ser operadas pela alavanca seletora ou pelos comandos no volante, estes ativos também com a alavanca em posição D — mas nesse caso volta à atuação automática segundos após o uso.
Seu comportamento nas saídas de curva é primoroso; os pneus Pirelli PZero esbanjam aderência e tornam improvável encontrar seu limite em vias públicas
Embora a tração integral com sistema Haldex do S3 mantenha mais torque enviado ao eixo dianteiro quase todo o tempo (leia mais na página anterior), seu comportamento ao acelerar nas saídas de curva é primoroso, sem tendência a subesterço excessivo ou a perder tração com a roda dianteira interna. Os pneus Pirelli PZero em medida 225/40 R 18 Y esbanjam aderência e tornam improvável encontrar seu limite em vias públicas, a ponto de não termos visto ou notado o controle de estabilidade atuar, por mais que exigíssemos em curvas. Embora haja programa esportivo para ele e opção de desativação, só mesmo o uso em circuito poderia justificá-los. Freios o S3 tem de sobra, com discos ventilados de grande diâmetro que seguram rodas e pneus largos. A resposta inicial do pedal, das mais rápidas já vistas, causa algum desconforto aos não acostumados, mas traz a sensação agradável de grande poder de desaceleração.
Suspensão firme e tração integral garantem curvas “nos trilhos”, mas a traseira é dura demais
Nos modos mais “mansos” o S3 torna-se um carro tão dócil que poderia ser dirigido por qualquer um sem sustos, com respostas suaves ao acelerador e direção leve em uso urbano. Mas para um elemento não foi prevista regulagem no mercado brasileiro e, com a calibração voltada a desempenho, os ocupantes sofrem: a suspensão traseira usa molas duras e amortecedores firmes ao extremo, que copiam toda e qualquer oscilação do piso e transmitem bem mais impactos e vibrações do que seria desejável (a dianteira é firme em grau aceitável para a proposta).
Esse ajuste quase de carro de corrida é a nosso ver seu aspecto mais negativo, a ponto de recomendarmos aos interessados uma experiência mais prolongada antes da compra. Para a Audi, fica a sugestão de oferecer aqui o controle magneto-reológico de amortecedores disponível em outros mercados, que permitiria ajustar mais esse parâmetro pelo seletor de modos de condução, suavizando o rodar quando desejado.
Vale a pena comprar um Audi S3 Sedan? Se o objetivo for um sedã esportivo e confortável para uso cotidiano, há opções mais adequadas na faixa de preço, com espaço superior e suspensão mais macia. Entretanto, se a intenção for conciliar quatro portas e relativa acomodação de passageiros e bagagem a desempenho e estabilidade empolgantes, facilidade para dirigir (muito) rápido, mudanças automáticas de marcha (quando desejadas, claro) e o prestígio de uma marca reconhecida por seus esportivos, há poucas opções tão interessantes em sua região de preço.
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Ficha técnica
Motor | |
Posição | transversal |
Cilindros | 4 em linha |
Material do bloco/cabeçote | ferro fundido/alumínio |
Comando de válvulas | duplo no cabeçote |
Válvulas por cilindro | 4, variação de tempo e levantamento |
Diâmetro e curso | 82,5 x 92,8 mm |
Cilindrada | 1.984 cm³ |
Taxa de compressão | 9,3:1 |
Alimentação | injeções direta e multiponto sequencial, turbocompressor, resfriador de ar |
Potência máxima | 280 cv de 5.500 a 6.200 rpm |
Torque máximo | 38,7 m.kgf de 1.800 a 5.500 rpm |
Potência específica | 141,1 cv/l |
Transmissão | |
Tipo de câmbio e marchas | automatizado de dupla embreagem / 6 |
Relação e velocidade por 1.000 rpm | |
1ª. | 2,92 / 9 km/h |
2ª. | 1,83 / 14 km/h |
3ª. | 1,31 / 19 km/h |
4ª. | 0,97 / 26 km/h |
5ª. | 1,04 / 34 km/h |
6ª. | 0,81 / 43 km/h |
Relações de diferencial | 4,77 (1ª. a 4ª. marchas) e 3,44 (5ª. e 6ª.) |
Regime a 120 km/h | 2.800 rpm (6ª.) |
Regime à vel. máxima informada | 5.800 rpm (6ª.) |
Tração | integral |
Freios | |
Dianteiros | a disco ventilado (ø ND) |
Traseiros | a disco ventilado (ø ND) |
Antitravamento (ABS) | sim |
Direção | |
Sistema | pinhão e cremalheira |
Assistência | elétrica |
Diâmetro de giro | 11,0 m |
Suspensão | |
Dianteira | independente, McPherson, mola helicoidal |
Traseira | independente, multibraço, mola helicoidal |
Estabilizador(es) | dianteiro e traseiro |
Rodas | |
Dimensões | 8 x 18 pol |
Pneus | 225/40 ZR 18 Y |
Dimensões | |
Comprimento | 4,469 m |
Largura | 1,796 m |
Altura | 1,392 m |
Entre-eixos | 2,631 m |
Bitola dianteira | 1,551 m |
Bitola traseira | 1,526 m |
Coeficiente aerodinâmico (Cx) | 0,31 |
Capacidades e peso | |
Tanque de combustível | 55 l |
Compartimento de bagagem | 390 l |
Peso em ordem de marcha | 1.460 kg |
Relação peso-potência | 5,2 kg/cv |
Garantia | |
Prazo | 2 anos sem limite de quilometragem |
Carro avaliado | |
Ano-modelo | 2015 |
Pneus | Pirelli PZero |
Quilometragem inicial | 18.000 km |
Dados do fabricante; ND = não disponível |