Audi S3 Sedan assegura diversão em formato familiar

Audi S3 Sedan

 

Audi S3 Sedan
Audi S3 Sedan
Audi S3 Sedan

 
O motor de 280 cv fornece alto torque desde cedo e empurra muito bem a 1,4 tonelada do S3

 

O câmbio de dupla embreagem segue os padrões de funcionamento dos Audis moderados, sem as peculiaridades da RS6 Avant avaliada há um ano. Em modo manual, ao acelerar até o limite de giros ocorre troca automática para cima ao redor de 6.600 rpm, assim como redução ao acionar o fim de curso do pedal. Mudanças manuais podem ser operadas pela alavanca seletora ou pelos comandos no volante, estes ativos também com a alavanca em posição D — mas nesse caso volta à atuação automática segundos após o uso.

 

Seu comportamento nas saídas de curva é primoroso; os pneus Pirelli PZero esbanjam aderência e tornam improvável encontrar seu limite em vias públicas

 

Embora a tração integral com sistema Haldex do S3 mantenha mais torque enviado ao eixo dianteiro quase todo o tempo (leia mais na página anterior), seu comportamento ao acelerar nas saídas de curva é primoroso, sem tendência a subesterço excessivo ou a perder tração com a roda dianteira interna. Os pneus Pirelli PZero em medida 225/40 R 18 Y esbanjam aderência e tornam improvável encontrar seu limite em vias públicas, a ponto de não termos visto ou notado o controle de estabilidade atuar, por mais que exigíssemos em curvas. Embora haja programa esportivo para ele e opção de desativação, só mesmo o uso em circuito poderia justificá-los. Freios o S3 tem de sobra, com discos ventilados de grande diâmetro que seguram rodas e pneus largos. A resposta inicial do pedal, das mais rápidas já vistas, causa algum desconforto aos não acostumados, mas traz a sensação agradável de grande poder de desaceleração.

 

 

 

Audi S3 Sedan

 

Audi S3 Sedan
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Audi S3 Sedan

 
Suspensão firme e tração integral garantem curvas “nos trilhos”, mas a traseira é dura demais

 

Nos modos mais “mansos” o S3 torna-se um carro tão dócil que poderia ser dirigido por qualquer um sem sustos, com respostas suaves ao acelerador e direção leve em uso urbano. Mas para um elemento não foi prevista regulagem no mercado brasileiro e, com a calibração voltada a desempenho, os ocupantes sofrem: a suspensão traseira usa molas duras e amortecedores firmes ao extremo, que copiam toda e qualquer oscilação do piso e transmitem bem mais impactos e vibrações do que seria desejável (a dianteira é firme em grau aceitável para a proposta).

 

 

Esse ajuste quase de carro de corrida é a nosso ver seu aspecto mais negativo, a ponto de recomendarmos aos interessados uma experiência mais prolongada antes da compra. Para a Audi, fica a sugestão de oferecer aqui o controle magneto-reológico de amortecedores disponível em outros mercados, que permitiria ajustar mais esse parâmetro pelo seletor de modos de condução, suavizando o rodar quando desejado.

Vale a pena comprar um Audi S3 Sedan? Se o objetivo for um sedã esportivo e confortável para uso cotidiano, há opções mais adequadas na faixa de preço, com espaço superior e suspensão mais macia. Entretanto, se a intenção for conciliar quatro portas e relativa acomodação de passageiros e bagagem a desempenho e estabilidade empolgantes, facilidade para dirigir (muito) rápido, mudanças automáticas de marcha (quando desejadas, claro) e o prestígio de uma marca reconhecida por seus esportivos, há poucas opções tão interessantes em sua região de preço.

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Ficha técnica

Audi S3 Sedan
Audi S3 Sedan
Audi S3 Sedan

 

Motor
Posição transversal
Cilindros 4 em linha
Material do bloco/cabeçote ferro fundido/alumínio
Comando de válvulas duplo no cabeçote
Válvulas por cilindro 4, variação de tempo e levantamento
Diâmetro e curso 82,5 x 92,8 mm
Cilindrada 1.984 cm³
Taxa de compressão 9,3:1
Alimentação injeções direta e multiponto sequencial, turbocompressor, resfriador de ar
Potência máxima 280 cv de 5.500 a 6.200 rpm
Torque máximo 38,7 m.kgf de 1.800 a 5.500 rpm
Potência específica 141,1 cv/l
Transmissão
Tipo de câmbio e marchas automatizado de dupla embreagem / 6
Relação e velocidade por 1.000 rpm
1ª. 2,92 / 9 km/h
2ª. 1,83 / 14 km/h
3ª. 1,31 / 19 km/h
4ª. 0,97 / 26 km/h
5ª. 1,04 / 34 km/h
6ª. 0,81 / 43 km/h
Relações de diferencial 4,77 (1ª. a 4ª. marchas) e 3,44 (5ª. e 6ª.)
Regime a 120 km/h 2.800 rpm (6ª.)
Regime à vel. máxima informada 5.800 rpm (6ª.)
Tração integral
Freios
Dianteiros a disco ventilado (ø ND)
Traseiros a disco ventilado (ø ND)
Antitravamento (ABS) sim
Direção
Sistema pinhão e cremalheira
Assistência elétrica
Diâmetro de giro 11,0 m
Suspensão
Dianteira independente, McPherson, mola helicoidal
Traseira independente, multibraço, mola helicoidal
Estabilizador(es) dianteiro e traseiro
Rodas
Dimensões 8 x 18 pol
Pneus 225/40 ZR 18 Y
Dimensões
Comprimento 4,469 m
Largura 1,796 m
Altura 1,392 m
Entre-eixos 2,631 m
Bitola dianteira 1,551 m
Bitola traseira 1,526 m
Coeficiente aerodinâmico (Cx) 0,31
Capacidades e peso
Tanque de combustível 55 l
Compartimento de bagagem 390 l
Peso em ordem de marcha 1.460 kg
Relação peso-potência 5,2 kg/cv
Garantia
Prazo 2 anos sem limite de quilometragem
Carro avaliado
Ano-modelo 2015
Pneus Pirelli PZero
Quilometragem inicial 18.000 km
Dados do fabricante; ND = não disponível

 

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