Sistema de entretenimento com 13 aplicativos dispensa telefone, mas é lento; versão tem instrumentos diferenciados; ar-condicionado traz controle automático
Entre os bons detalhes estão comandos de áudio e telefone no volante, cintos de três pontos para todos os passageiros, ancoragem pelos padrões Latch e Isofix para cadeiras infantis, repetidores das luzes de direção nos retrovisores (que são convexos e amplos em ambos os lados), ajuste do intervalo do limpador de para-brisa, marcador de temperatura externa, alerta para porta mal fechada, vidros traseiros que descem por inteiro e ampla visibilidade geral com colunas dianteiras estreitas.
Pontos melhoráveis: a seleção do computador de bordo é feita pelo botão de zerar o hodômetro e não há medição de velocidade média, o porta-luvas fica muito baixo, as alavancas do capô e do tanque de combustível sob o painel são baixas e fáceis de serem confundidas, há poucos locais para objetos e faltam função um-toque para o controle elétrico de vidros dos passageiros (há só para descer o do motorista), controlador de velocidade, faixa degradê no para-brisa, banco traseiro bipartido (existia no modelo importado) e o terceiro encosto de cabeça nele.
Motor de 111 cv garante boas respostas ao Versa, embora seja ruidoso em viagem; porta-malas de 460 litros é bom, mas não sobressai na categoria
Espaço é destaque no Versa, sobretudo para as pernas de quem viaja atrás; já a acomodação para cabeça é apenas regular, e o espaço lateral, restrito como habitual na categoria. Para um carro que mede 4,5 metros de comprimento o porta-malas poderia ser maior: 460 litros são bons, não brilhantes em um segmento no qual vários superam a marca de 500. O estepe sob o assoalho usa roda de 14 pol, o que impõe restrições ao uso (no importado era de 15 pol como os demais pneus).
Comando de transmissão leve e preciso, direção bem dosada e acerto confortável de suspensão fazem um carro agradável de dirigir
Bom desempenho, ruído em excesso
Embora sem novidades desde o lançamento do modelo mexicano, em 2012, a mecânica do Versa permanece bastante válida em seu segmento. O motor de 1,6 litro e quatro válvulas por cilindro desenvolve potência (111 cv) e torque (15,1 m.kgf) dos mais altos na classe, tem funcionamento suave e boas respostas em baixa rotação para um carro de quase 1.100 kg. O que faltou a essa versão foi maior empenho no isolamento de ruídos, tanto mecânicos quanto de rodagem.
Como se viu na página anterior, o sedã revelou bom desempenho em nossas medições, com 11,6 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h e retomadas adequadas, e foi moderado em consumo, caso da marca de 11,2 km/l em uso urbano leve.
Agradável de dirigir, espaçoso e com bom conteúdo: ficará melhor com transmissão CVT
Comando de transmissão leve e preciso, marcha à ré fácil de engatar (não há travas redundantes, apenas o bloqueio interno da caixa) e direção com assistência bem dosada, que a torna bem leve em manobras e com peso apropriado em velocidade, concorrem para fazer desse Nissan um carro agradável de dirigir. A suspensão é outro ponto positivo: bem calibrada para nosso piso, consegue ser confortável — mesmo com os pneus de perfil mais baixo, 195/55 R 16, da versão — sem prejuízo da estabilidade. Melhorar, só com batente hidráulico nos amortecedores para evitar pancadas “secas” em algumas lombadas.
Apesar da já estar entre os veteranos da categoria, o Versa encontra-se em bom estágio de evolução e com relação custo-benefício atraente, além de agora ser nacional, como muitos preferirem pela suposta disponibilidade de peças. Mesmo com estilo polêmico do qual poucos conseguem gostar na parte traseira, é uma opção a ser considerada quando o objetivo é acrescentar conforto a um sedã compacto — e que deve ficar ainda mais interessante quando receber a transmissão CVT.
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Comentário técnico
• Usado no modelo desde seu lançamento em 2012, o motor da série HR do Versa continua atual e com boas soluções: tem duplo comando de válvulas com variação do tempo de abertura das de admissão, bloco de alumínio, acionamento do comando por corrente e preaquecimento de álcool para partida a frio.
• A plataforma do sedã (compartilhada pelo hatch March, com menor distância entre eixos) é a chamada V da aliança Renault-Nissan, uma evolução da B lançada em 2002 para o Clio europeu. Sua arquitetura traz o arranjo habitual na categoria, caso da suspensão traseira por eixo de torção, mas há recursos atuais e eficientes como a assistência elétrica de direção.
Ficha técnica
Motor | |
Posição | transversal |
Cilindros | 4 em linha |
Material do bloco/cabeçote | alumínio |
Comando de válvulas | duplo no cabeçote |
Válvulas por cilindro | 4, variação de tempo |
Diâmetro e curso | 78 x 83,6 mm |
Cilindrada | 1.598 cm³ |
Taxa de compressão | 10,7:1 |
Alimentação | injeção multiponto sequencial |
Potência máxima (gas./álc.) | 111 cv a 5.600 rpm |
Torque máximo (gas./álc.) | 15,1 m.kgf a 4.000 rpm |
Potência específica | 69,5 cv/l |
Transmissão | |
Tipo de caixa e marchas | manual, 5 |
Relação e velocidade por 1.000 rpm | |
1ª. | 3,73 / 8 km/h |
2ª. | 2,05 / 14 km/h |
3ª. | 1,39 / 20 km/h |
4ª. | 1,03 / 27 km/h |
5ª. | 0,82 / 34 km/h |
Relação de diferencial | 4,07 |
Regime a 120 km/h | 3.500 rpm (5ª.) |
Regime à vel. máxima informada | 5.500 rpm (5ª.) |
Tração | dianteira |
Freios | |
Dianteiros | a disco ventilado (260 mm ø) |
Traseiros | a tambor (203 mm ø) |
Antitravamento (ABS) | sim |
Direção | |
Sistema | pinhão e cremalheira |
Assistência | elétrica |
Diâmetro de giro | 10,6 m |
Suspensão | |
Dianteira | independente, McPherson, mola helicoidal |
Traseira | eixo de torção, mola helicoidal |
Estabilizador(es) | dianteiro e traseiro |
Rodas | |
Dimensões | 16 pol |
Pneus | 195/55 R 16 |
Dimensões | |
Comprimento | 4,492 m |
Largura | 1,695 m |
Altura | 1,506 m |
Entre-eixos | 2,60 m |
Bitola dianteira | ND |
Bitola traseira | ND |
Coeficiente aerodinâmico (Cx) | ND |
Capacidades e peso | |
Tanque de combustível | 41 l |
Compartimento de bagagem | 460 l |
Peso em ordem de marcha | 1.088 kg |
Relação peso-potência | 9,8 kg/cv |
Garantia | |
Prazo | 3 anos sem limite de quilometragem |
Carro avaliado | |
Ano-modelo | 2016 |
Pneus | Continental Conti Power Contact |
Quilometragem inicial | 12.000 km |
Dados do fabricante; ND = não disponível |