O recente Volkswagen desafia competidores da Fiat, Honda e Hyundai entre os hatches com inspiração em SUVs
Texto e fotos: Fabrício Samahá
Os hatchbacks em versões “aventureiras” continuam bem aceitos no mercado nacional. Além do apelo visual, trazem alterações em pneus e suspensão que, na maioria dos casos, promovem boa aptidão para ruas cheias de lombadas, valetas e buracos como as de nossas cidades. Com o tempo, a categoria evoluiu para um segmento à parte, em que o próprio desenho do carro é refeito — no todo ou em parte — para se diferenciar do modelo de origem, sem chegar a caracterizar um utilitário esporte (SUV).
Isso começou pela Honda em 2017 com o WR-V, derivado do Fit, e alcança novo patamar com o Volkswagen Nivus, baseado no Polo, mas com poucos painéis de carroceria em comum a ele. Neste Desafio o Best Cars colocou-os lado a lado com dois “aventureiros” de conceito tradicional, o Fiat Argo Trekking e o Hyundai HB20X. Outro importante competidor, o Renault (ex-Sandero) Stepway, não pôde comparecer após quatro meses de espera.
Primeiro com o WR-V, agora com o Nivus, o conceito de “aventureiro” evolui dos cosméticos para uma carroceria quase toda exclusiva
Dentro do objetivo de estreitar o quanto possível a faixa de preços, o mais caro Nivus foi avaliado na versão de entrada Comfortline (R$ 96.250 com opcionais), enquanto os demais vieram na opção de topo: HB20X Diamond Plus (R$ 84.690), WR-V EXL (R$ 96.600) e o Argo Trekking com o pacote superior de opcionais (R$ 85.565).
Similares também em proposta de uso, eles estão próximos em porte no que se refere a distância entre eixos (variação de até 4 centímetros, embora em comprimento a faixa chegue a 32 cm) e não muito distantes em potência (de 115 a 135 cv com gasolina), sendo o Nivus equipado com motor turbo de 1,0 litro, o WR-V com 1,5 litro, o HB20X com 1,6 — não há versão turbo para ele — e o Argo com 1,75 litro, todos com transmissão automática.
Os estilos do Fiat e, sobretudo, do Volkswagen agradam mais: o Hyundai e o Honda causam controvérsia
Estilo
HB20X e Argo são hatches conhecidos “vestidos” com trajes de aventura, que no Hyundai têm aspecto controverso pelos recortes irregulares das molduras plásticas. O WR-V mostra um redesenho frontal completo em relação ao Fit, para se parecer com um utilitário esporte, e também não agrada a muitos — a frente mais alta não combina com o perfil quase de minivan da cabine, além de as laterais com sulcos profundos evidenciarem a maior idade entre os quatro. A linha 2021 recebeu alterações em grade, faróis e lanternas. Conjunto atual e atraente tem o Nivus, que parece um carro de segmento superior com o formato fastback da traseira e o maior comprimento.
Exclusivo do HB20X é o alerta para saída da faixa de rolamento, enquanto só o Nivus traz controlador de distância à frente; os dois vêm com frenagem autônoma de emergência
Acabamento e conveniência
Os interiores mostram bom desenho, embora o do WR-V não esconda o passar do tempo — surgiu em 2014 no Fit. No Nivus, a parte superior com a bela integração da central de áudio ao painel contrasta com o aspecto pobre do console, no mesmo plástico rígido usado no Polo, de aspecto inferior ao dos demais carros. Por se tratar de versão básica, o revestimento dos bancos do Volkswagen em tecido também é mais simples que o dos outros (que usam padrão sintético simulando couro), embora mais apropriado ao calor tropical.
Desenho interno mais atual no Argo e no HB20X; o Nivus deixa a desejar nos plásticos; motorista encontra menos conforto no Fiat
As centrais de áudio têm ampla tela (10,1 polegadas no Nivus, 8 pol no HB20X e 7 pol nos demais), duas tomadas USB e integração a celular por Android Auto e Apple Car Play, sendo que o Volkswagen dispensa cabo para a segunda dessas conexões. O Honda é o único a incluir navegador.
Entre as conveniências, apenas o Argo tem luz de cortesia no piso externo, acionada ao destravar as portas. O WR-V defende-se com banco traseiro com ajuste de inclinação do encosto e rebatimento do assento para cima (útil para levar cargas altas no assoalho), três ângulos de visualização para a câmera traseira de manobras, quatro alças de teto, prático porta-copos diante do difusor de ar e sensores de estacionamento também na frente (atrás todos têm), além do maior espaço para objetos. Exclusivo do HB20X é o alerta para saída da faixa de rolamento (não intervém na direção), enquanto só o Nivus traz controlador de distância ao tráfego adiante e luzes de leitura para o banco traseiro (HB20X e WR-V têm luz central, o Argo nem isso).
Próxima partePreços
Argo | WR-V | HB20X | Nivus | |
Sem opcionais | R$ 79.311 | R$ 96.600 | R$ 84.690 | R$ 92.440 |
Como avaliado | R$ 85.565 | R$ 96.600 | R$ 84.690 | R$ 96.250 |
Completo | R$ 87.395 | R$ 98.400 | R$ 86.190 | R$ 97.820 |
Preços sugeridos em 8/2/21 para São Paulo, SP; apenas o preço completo inclui pinturas especiais; menores preços em destaque |
Equipamentos de série e opcionais
• Argo Trekking – Alarme, ar-condicionado, central de áudio com tela de 7 pol e integração a celular por Android Auto e Apple Car Play, computador de bordo, controle eletrônico de estabilidade e tração, faróis de neblina, fixação Isofix para cadeira infantil, monitor de pressão dos pneus, rodas de alumínio de 15 pol, sensores de estacionamento na traseira, teto em preto, volante com ajuste em altura. Opcionais: pacote Plus (ar-condicionado automático, câmera traseira de manobras, chave presencial), pacote Full (itens do Plus mais bancos com revestimento sintético e apoio de braço central dianteiro, banco traseiro bipartido, retrovisores com rebatimento elétrico, retrovisor interno fotocrômico, volante de couro).
• WR-V EXL – Alarme, ar-condicionado automático, bancos de couro, banco traseiro bipartido e regulável, bolsas infláveis laterais dianteiras e de cortina, câmera traseira de manobras, central de áudio com navegador, tela de 7 pol e integração a celular por Android Auto e Apple Car Play; computador de bordo, controlador de velocidade, controle eletrônico de estabilidade e tração, faróis automáticos de leds, faróis de neblina, fixação Isofix para cadeira infantil, retrovisor interno fotocrômico, rodas de alumínio de 16 pol, sensores de estacionamento na frente e na traseira, volante com ajuste em altura e distância e comandos de marchas.
• HB20X Diamond Plus – Alarme, alerta de saída de faixa, ar-condicionado, bancos com revestimento sintético, banco traseiro bipartido, bolsas infláveis laterais dianteiras, câmera traseira de manobras, central de áudio com tela de 8 pol e integração a celular por Android Auto e Apple Car Play, chave presencial, computador de bordo, controlador de velocidade, controle eletrônico de estabilidade e tração, faróis automáticos, faróis de neblina, fixação Isofix para cadeira infantil, monitor de pressão dos pneus, monitor frontal com frenagem autônoma de emergência, rodas de alumínio de 16 pol, sensores de estacionamento na traseira, volante com ajuste em altura e distância e comandos de marchas.
• Nivus Comfortline – Alarme, ar-condicionado, banco traseiro bipartido, bolsas infláveis laterais dianteiras e de cortina, câmera traseira de manobras, central de áudio com tela de 6,5 pol e integração a celular por Android Auto e Apple Car Play, computador de bordo, controlador de velocidade, controle eletrônico de estabilidade e tração, faróis de leds, fixação Isofix para cadeira infantil, rodas de alumínio de 16 pol, sensores de estacionamento na traseira, volante com ajuste em altura e distância. Opcionais: pacote Play & Tech (central de áudio com tela de 10 pol, controlador de distância à frente, monitor frontal com frenagem autônoma de emergência, volante de couro com comandos de marchas).
• Garantia – Cinco anos (HB20X) ou três anos (outros) sem limite de quilometragem.
Argo: tela de 7 polegadas, mostrador digital completo, chave presencial, ar-condicionado automático
WR-V: tela de 7 pol, navegador, instrumentos modestos, retrovisor fotocrômico, bom porta-copos
Argo e WR-V têm ar-condicionado automático, para-brisa degradê (raridade hoje) e retrovisor interno fotocrômico. HB20X e Argo trazem chave presencial para acesso ao interior e partida do motor. No Argo e no Nivus há aviso de qual porta está mal fechada (em vez do alerta geral) e HB20X e Nivus têm limitador de velocidade, monitor da distância frontal com frenagem autônoma de emergência e para-sóis com espelhos iluminados.
Como de hábito, há pontos melhoráveis. O Argo perdeu as opções de controlador de velocidade e faróis com acionamento automático (presentes nos outros), tem pouco espaço para objetos, os cromados dos difusores de ar causam reflexos e a moldura da soleira suja a barra da calça ao sair. No WR-V o painel de toque para ajustes de ar-condicionado não é prático e faltam função um-toque no controle elétrico de vidros traseiros e comando a distância para abrir e fechar. O HB20X não tem marcador de temperatura externa e o Nivus é o único sem alças de teto e rebatimento elétrico dos retrovisores.
HB20X: tela de 8 pol, quadro com parte digital, chave presencial, alerta de faixa, frenagem autônoma
Nivus: tela de 10,1 pol, quadro simples com boas informações, monitor e controlador de distância
Posto do motorista
O Argo fica para trás em conforto de quem dirige: seu banco é curto nas coxas, poderia oferecer mais apoio lombar (idem para Nivus e HB20X) e o volante é ajustável apenas em altura (nos rivais, também em distância). Quem gosta da sensação de dirigir no alto vai gostar do WR-V, mais espaçoso na vertical, enquanto o teto baixo do Volkswagen implica uma posição mais esportiva, típica de hatch.
Espaço interno é destaque do WR-V, com o melhor banco traseiro do grupo, mas o compartimento de bagagem do Nivus (415 litros) é o maior entre os hatches compactos nacionais
O painel do Hyundai combina velocímetro digital a conta-giros analógico, enquanto os demais são apenas analógicos. As informações adicionais são voltímetro, horas do motor e temperatura do fluido da transmissão, no Fiat, e temperatura do óleo do motor no Volkswagen. Entre os computadores de bordo, o Nivus oferece três trajetos de medição, o Argo duas e os demais só uma. Insatisfatório no Honda e no Hyundai é usar o botão zerador do hodômetro para escolher as funções. Chamou atenção no HB20X o grande erro de velocímetro, cerca de 10% para mais em ritmo de rodovia, sendo a praxe do mercado até 5%.
O WR-V melhorou em faróis para 2021; com leds, são os melhores do grupo ao lado do Nivus
Os melhores faróis por larga margem são do Nivus e do WR-V, dotados de leds, com uma luz intensa e branca, além de ajuste elétrico da altura do facho no Volkswagen. O WR-V também ganhou duplo refletor (fachos baixo e alto simultâneos) e o tipo elipsoidal para os baixos. Com lâmpadas halógenas, o HB20X usa elipsoidal para ambos os fachos e o Argo não tem esse arranjo. Luzes diurnas de leds estão no Honda e no Volkswagen; os outros usam leds apenas para posição, o que não substitui faróis baixos em rodovia. Faltam ao Nivus os faróis de neblina, presentes nos demais, e nenhum traz luz traseira de nevoeiro. Repetidores laterais de luzes de direção estão em todos. Ponto negativo no WR-V é a grande obstrução das colunas dianteiras à visibilidade em ângulo.
Espaço interno
A acomodação dos passageiros é um destaque do WR-V. O banco traseiro leva dois adultos com ótimo espaço para pernas e cabeças, o melhor do grupo, enquanto o HB20X fica em último para as pernas (no restante, os outros três são adequados para seu porte). Limitações comuns aos quatro são a largura insuficiente para três pessoas — pouco melhor no Nivus — e o lugar central incômodo ao passageiro.
O Honda acomoda melhor pernas e cabeças no banco traseiro; o Volkswagen oferece largura um pouco maior
Porta-malas
Com capacidade para 415 litros, o compartimento de bagagem do Volkswagen é o maior entre os hatches compactos nacionais, à frente do Honda (363), do Fiat e do Hyundai (ambos com 300). Todos têm banco traseiro bipartido 60:40 (apenas encosto no HB20X e no Nivus) e usam algum tipo de estepe de uso emergencial: bem fino no Honda e no Hyundai e com pneu diferente dos demais nos outros carros.
Motor e desempenho
O Nivus é o único do grupo com turbocompressor e injeção direta, o que lhe permite obter potência próxima às de WR-V e HB20X e o maior torque entre todos, mesmo com apenas três cilindros e 1,0 litro (veja índices na ficha técnica na próxima página). Entre os demais, a cilindrada superior do Argo traduz-se na maior potência e no segundo maior torque, mas o motor lida com peso bem mais alto que o dos outros.
Maior comprimento garante espaço adicional para bagagens no Volkswagen: 415 litros, acima do Honda e bem melhor que nos outros dois
O teste na pista com gasolina indicou HB20X e Nivus à frente praticamente empatados, com diferenças de até 0,2 segundo nas várias provas de aceleração e retomadas, enquanto Argo e WR-V também andaram muito próximos. De 0 a 100 km/h foram 10,5 s no Hyundai, 10,6 no Volkswagen, 11,3 no Fiat e 11,4 no Honda. Vale observar que, se usassem álcool, o ganho de potência seria bem maior no Nivus (12 cv) que no HB20X (7 cv), no Argo (4 cv) ou no WR-V (1 cv).
Silenciosos no uso moderado, os carros podem incomodar quando mais solicitados: pelo ruído no Honda, pelas vibrações no Fiat e por uma oscilação típica de motores de três cilindros no Volkswagen. O HB20X tem o acelerador típico da marca, que abre muito a borboleta com leve toque no pedal: dá sensação de agilidade, mas dificulta modular a aceleração e leva o motorista a andar mais rápido do que gostaria em certas condições. O do Argo tem outro problema: um retardo de resposta que se pode querer compensar com mais pressão no pedal. Quando o desempenho finalmente vem, pode ser excessivo.
Próxima parteDesempenho e consumo
Argo | WR-V | HB20X | Nivus | |
Aceleração | ||||
0 a 100 km/h | 11,3 s | 11,4 s | 10,5 s | 10,6 s |
0 a 120 km/h | 15,8 s | 16,1 s | 14,7 s | 14,7 s |
0 a 400 m | 17,9 s | 18,2 s | 17,7 s | 17,5 s |
Retomada | ||||
60 a 100 km/h* | 6,5 s | 6,3 s | 5,9 s | 6,1 s |
60 a 120 km/h* | 10,8 s | 11,0 s | 10,4 s | 10,3 s |
80 a 120 km/h* | 8,0 s | 8,8 s | 7,7 s | 7,6 s |
Consumo | ||||
Trajeto leve em cidade | 12,5 km/l | 14,7 km/l | 12,6 km/l | 14,0 km/l |
Trajeto exigente em cidade | 6,3 km/l | 8,1 km/l | 6,5 km/l | 7,1 km/l |
Trajeto em rodovia | 12,9 km/l | 13,9 km/l | 13,2 km/l | 12,2 km/l |
Testes com gasolina; *com reduções automáticas; melhores resultados em negrito; conheça nossos métodos de medição |
O Volkswagen pelo motor turbo e o Hyundai pelo menor peso sobressaem em desempenho; o alto peso do Fiat cobra seu preço
Entre as transmissões automáticas, o Honda distingue-se por usar a de variação contínua (CVT), que opera em seu modo típico variando pouco a rotação enquanto a velocidade sobe, a menos que sejam usados os comandos no volante para simular seis marchas. Os outros carros usam a automática tradicional de seis marchas, com trocas manuais pelos comandos no volante ou alavanca. Em modo manual, apenas o Hyundai não faz reduções quando se abre todo o acelerador. Honda e Volkswagen oferecem programa esportivo, que no primeiro é algo exagerado em elevar as rotações quando se acelera de leve.
Consumo
Com transmissão CVT, peso moderado e boa calibração de motor, o WR-V agradou por ser o mais econômico em todas as condições de medição. O Nivus foi segundo colocado nos trajetos urbanos, com os outros dois bem próximos, mas em rodovia foi ele o mais gastador, inesperado pelo motor tido como eficiente e por seus resultados do Polo. Qual a razão? Pode ser que a aerodinâmica do modelo requeira maior ação do turbo nessa faixa de velocidade, anulando a economia esperada pelo dispositivo. Uma pena a Hyundai não oferecer motor turbo no HB20X, pois — a julgar pela versão normal do modelo — traria consumo bem menor que o do 1,6.
Motores de 1,0 a 1,75 litro com e sem turbo, caixa automática tradicional ou CVT: um grupo variado em soluções técnicas
Comportamento dinâmico
Quando se aumenta a altura de rodagem de qualquer carro, é usual adotar um acerto de suspensão mais firme a fim de manter a estabilidade, com sacrifício ao conforto de rodagem. Esse efeito fica claro no HB20X em relação ao HB20 comum e, em menor grau, no Nivus em comparação ao Polo, enquanto a diferença se faz mais discreta no Trekking comparado ao Argo Precision. O WR-V fica no caso oposto: chega a parecer mais macio que o Fit, tanto pelas molas quanto pelos pneus de perfil mais alto.
O HB20X empolga pelo comportamento em curvas, sendo preciso, controlado e fácil de dirigir rápido; as suspensões mais confortáveis são do WR-V e do Argo
Comparados entre si, os mais confortáveis são o Honda e o Fiat, sendo este último melhor na absorção de pequenos impactos. O Confortline da Volkswagen com rodas de 16 polegadas decepcionou: pareceu mais duro em irregularidades que o Highline com 17 pol, talvez por culpa dos pneus Bridgestone Ecopia ou da pressão adotada. Qualquer um, porém, supera nesse campo o Hyundai, muito firme em toda aspereza ou irregularidade e que sugere pouca resistência estrutural em certos impactos. Em uso fora de estrada leve o Trekking agrada pelos pneus de uso misto, melhores quando existe lama, e pelo maior vão livre do solo.
Maior estabilidade no Hyundai, melhor conforto no Honda e no Fiat: faça sua escolha de suspensão
O HB20X dá seu troco em comportamento em curvas: é preciso, controlado e fácil de dirigir rápido. Argo (apesar dos pneus de uso misto, em geral piores em aderência) e Nivus ficam em segundo plano e o WR-V em último, prejudicado pela suspensão macia. O Honda afinal recebeu controle eletrônico de estabilidade e tração de série, como nos outros, o que ele estava devendo ao próprio Fit havia três anos. Os freios e a direção dos quatro modelos, com assistência elétrica bem acertada, cumprem bem seu papel. Apenas o Nivus usa discos também nas rodas traseiras. Maior assistência aos freios do HB20X, para pedal mais leve, seria bem-vinda.
Segurança passiva
O WR-V e o Nivus vêm com bolsas infláveis laterais dianteiras e de cortina de série, além dos itens hoje obrigatórios (cintos de três pontos e encostos de cabeça para todos, fixação Isofix para cadeiras infantis, bolsas frontais), o que compõe um bom pacote de segurança em caso de acidente. O HB20X traz apenas as bolsas laterais e o Argo nem elas, carência que a Fiat deveria rever.
O maior preço do Nivus pode ser justificado pelo conteúdo, mas não o do WR-V; os outros dois custam bem menos
Custo-benefício
Os dois modelos que mais se distinguem dos carros de origem são também os mais caros: WR-V e Nivus ultrapassam R$ 96 mil como avaliados, enquanto HB20X e Argo ficam ao redor de R$ 85 mil. Os dois primeiros podem defender seu valor, ao menos em parte, por itens como controlador de distância (Nivus), cortinas infláveis e faróis de leds. Entre os dois mais baratos, se o conteúdo do Hyundai leva vantagem por recursos de segurança como frenagem autônoma e bolsas infláveis laterais dianteiras, o Fiat tem a seu favor algumas conveniências.
A comparação nas notas (abaixo) aponta como cada um pode atender melhor a um perfil de público. O WR-V agrada pelo espaço, o rodar confortável e a economia, além de estar tão bem em segurança passiva quanto o Nivus, que é forte em porta-malas e rápido como o HB20X. Este é o mais esportivo em comportamento e tem bom conteúdo pelo preço, com limitações em espaço como no Argo — elogiável em acerto de suspensão, nem tanto em posição do motorista, recursos de segurança e na combinação de desempenho e consumo. No fim das contas, o Honda e o Volkswagen confirmam-se as melhores opções do grupo na média de pontos, com ressalva à boa relação custo-benefício do Hyundai.
Mais AvaliaçõesNossas notas
Argo | WR-V | HB20X | Nivus | |
Estilo | 4 | 3 | 3 | 4 |
Acabamento e conveniência | 4 | 4 | 4 | 4 |
Posto do motorista | 3 | 4 | 4 | 4 |
Espaço interno | 3 | 4 | 3 | 3 |
Porta-malas | 3 | 4 | 3 | 4 |
Motor e desempenho | 3 | 3 | 4 | 4 |
Consumo | 3 | 4 | 3 | 3 |
Comportamento dinâmico | 5 | 4 | 4 | 4 |
Segurança passiva | 3 | 5 | 4 | 5 |
Custo-benefício | 3 | 3 | 4 | 3 |
Média | 3,4 | 3,8 | 3,6 | 3,8 |
Posição | 4º. | 1º. | 3º. | 1º. |
As notas vão de 1 a 5, sendo 5 a melhor; conheça nossa metodologia |
Ficha técnica
Argo | WR-V | HB20X | Nivus |
Motor | |||
Posição | |||
transversal | transversal | transversal | transversal |
Cilindros | |||
4 em linha | 4 em linha | 4 em linha | 3 em linha |
Comando de válvulas | |||
no cabeçote | no cabeçote | duplo no cabeçote | duplo no cabeçote |
Válvulas por cilindro | |||
4, variação de tempo | 4, variação de tempo e levantamento | 4, variação de tempo | 4, variação de tempo |
Diâmetro e curso | |||
80,5 x 85,8 mm | 73 x 89,4 mm | 77 x 85,4 mm | 74,5 x 76,4 mm |
Cilindrada | |||
1.747 cm³ | 1.497 cm³ | 1.591 cm³ | 999 cm³ |
Taxa de compressão | |||
12,5:1 | 11,4:1 | 12,0:1 | 10,5:1 |
Alimentação | |||
injeção multiponto sequencial | injeção multiponto sequencial | injeção multiponto sequencial | injeção direta, turbo e resfriador de ar |
Potência máxima (gas./álc.) | |||
135/139 cv a 5,750 rpm | 115/116 cv a 6.000 rpm | 123/130 cv a 6.000 rpm | 116/128 cv a 5.500 rpm |
Torque máximo (gas./álc.) | |||
18,8/19,3 m.kgf a 3.750 rpm | 15,2/15,3 m.kgf a 4.800 rpm | 16,0 m.kgf a 4.500 rpm/16,5 m.kgf a 5.000 rpm | 20,4 m.kgf de 2.000 a 3.500 rpm |
Argo | WR-V | HB20X | Nivus |
Transmissão | |||
Tipo de caixa e marchas | |||
automática, 6 marchas | automática de variação contínua, simulação de 6 marchas | automática, 6 marchas | automática, 6 marchas |
Tração | |||
dianteira | dianteira | dianteira | dianteira |
Argo | WR-V | HB20X | Nivus |
Freios | |||
Dianteiros | |||
a disco ventilado | a disco ventilado | a disco ventilado | a disco ventilado |
Traseiros | |||
a tambor | a tambor | a tambor | a disco |
Antitravamento (ABS) | |||
sim | sim | sim | sim |
Argo | WR-V | HB20X | Nivus |
Direção | |||
Sistema | |||
pinhão e cremalheira | pinhão e cremalheira | pinhão e cremalheira | pinhão e cremalheira |
Assistência | |||
elétrica | elétrica | elétrica | elétrica |
Argo | WR-V | HB20X | Nivus |
Suspensão | |||
Dianteira | |||
independente, McPherson, mola helicoidal | independente, McPherson, mola helicoidal | independente, McPherson, mola helicoidal | independente, McPherson, mola helicoidal |
Traseira | |||
eixo de torção, mola helicoidal | eixo de torção, mola helicoidal | eixo de torção, mola helicoidal | eixo de torção, mola helicoidal |
Argo | WR-V | HB20X | Nivus |
Rodas | |||
Dimensões | |||
6 x 15 pol | 6 x 16 pol | 5,5 x 16 pol | 16 pol |
Pneus | |||
205/60 R 15 | 195/60 R 16 | 195/60 R 16 | 205/60 R 16 |
Argo | WR-V | HB20X | Nivus |
Dimensões | |||
Comprimento | |||
3,998 m | 4,068 m | 3,94 m | 4,266 m |
Largura | |||
1,724 m | 1,734 m | 1,72 m | 1,757 m |
Altura | |||
1,568 m | 1,599 m | 1,47 m | 1,493 m |
Entre-eixos | |||
2,521 m | 2,555 m | 2,53 m | 2,566 m |
Argo | WR-V | HB20X | Nivus |
Capacidades e peso | |||
Tanque de combustível | |||
48 l | 45 l | 50 l | 52 l |
Compartimento de bagagem | |||
300 l | 363 l | 300 l | 415 l |
Peso em ordem de marcha | |||
1.235 kg | 1.138 kg | 1.098 kg | 1.199 kg |
Argo | WR-V | HB20X | Nivus |
Desempenho e consumo (gas./álc.) | |||
Velocidade máxima | |||
178/180 km/h | ND | 187/191 km/h | ND/189 km/h |
Aceleração de 0 a 100 km/h | |||
11,1/10,4 s | ND | 10,9/10,5 s | ND/10,0 s |
Consumo em cidade | |||
9,4/6,6 km/l | 11,7/8,1 km/l | 11,7/8,1 km/l | 10,7/7,7 km/l |
Consumo em rodovia | |||
11,9/8,6 km/l | 12,4/8,8 km/l | 13,3/9,3 km/l | 13,2/9,4 km/l |
Dados do fabricante; consumo conforme padrões do Inmetro; ND = não disponível |