Argo: tela de 7 polegadas, mostrador digital completo, chave presencial, ar-condicionado automático
WR-V: tela de 7 pol, navegador, instrumentos modestos, retrovisor fotocrômico, bom porta-copos
Argo e WR-V têm ar-condicionado automático, para-brisa degradê (raridade hoje) e retrovisor interno fotocrômico. HB20X e Argo trazem chave presencial para acesso ao interior e partida do motor. No Argo e no Nivus há aviso de qual porta está mal fechada (em vez do alerta geral) e HB20X e Nivus têm limitador de velocidade, monitor da distância frontal com frenagem autônoma de emergência e para-sóis com espelhos iluminados.
Como de hábito, há pontos melhoráveis. O Argo perdeu as opções de controlador de velocidade e faróis com acionamento automático (presentes nos outros), tem pouco espaço para objetos, os cromados dos difusores de ar causam reflexos e a moldura da soleira suja a barra da calça ao sair. No WR-V o painel de toque para ajustes de ar-condicionado não é prático e faltam função um-toque no controle elétrico de vidros traseiros e comando a distância para abrir e fechar. O HB20X não tem marcador de temperatura externa e o Nivus é o único sem alças de teto e rebatimento elétrico dos retrovisores.
HB20X: tela de 8 pol, quadro com parte digital, chave presencial, alerta de faixa, frenagem autônoma
Nivus: tela de 10,1 pol, quadro simples com boas informações, monitor e controlador de distância
Posto do motorista
O Argo fica para trás em conforto de quem dirige: seu banco é curto nas coxas, poderia oferecer mais apoio lombar (idem para Nivus e HB20X) e o volante é ajustável apenas em altura (nos rivais, também em distância). Quem gosta da sensação de dirigir no alto vai gostar do WR-V, mais espaçoso na vertical, enquanto o teto baixo do Volkswagen implica uma posição mais esportiva, típica de hatch.
Espaço interno é destaque do WR-V, com o melhor banco traseiro do grupo, mas o compartimento de bagagem do Nivus (415 litros) é o maior entre os hatches compactos nacionais
O painel do Hyundai combina velocímetro digital a conta-giros analógico, enquanto os demais são apenas analógicos. As informações adicionais são voltímetro, horas do motor e temperatura do fluido da transmissão, no Fiat, e temperatura do óleo do motor no Volkswagen. Entre os computadores de bordo, o Nivus oferece três trajetos de medição, o Argo duas e os demais só uma. Insatisfatório no Honda e no Hyundai é usar o botão zerador do hodômetro para escolher as funções. Chamou atenção no HB20X o grande erro de velocímetro, cerca de 10% para mais em ritmo de rodovia, sendo a praxe do mercado até 5%.
O WR-V melhorou em faróis para 2021; com leds, são os melhores do grupo ao lado do Nivus
Os melhores faróis por larga margem são do Nivus e do WR-V, dotados de leds, com uma luz intensa e branca, além de ajuste elétrico da altura do facho no Volkswagen. O WR-V também ganhou duplo refletor (fachos baixo e alto simultâneos) e o tipo elipsoidal para os baixos. Com lâmpadas halógenas, o HB20X usa elipsoidal para ambos os fachos e o Argo não tem esse arranjo. Luzes diurnas de leds estão no Honda e no Volkswagen; os outros usam leds apenas para posição, o que não substitui faróis baixos em rodovia. Faltam ao Nivus os faróis de neblina, presentes nos demais, e nenhum traz luz traseira de nevoeiro. Repetidores laterais de luzes de direção estão em todos. Ponto negativo no WR-V é a grande obstrução das colunas dianteiras à visibilidade em ângulo.
Espaço interno
A acomodação dos passageiros é um destaque do WR-V. O banco traseiro leva dois adultos com ótimo espaço para pernas e cabeças, o melhor do grupo, enquanto o HB20X fica em último para as pernas (no restante, os outros três são adequados para seu porte). Limitações comuns aos quatro são a largura insuficiente para três pessoas — pouco melhor no Nivus — e o lugar central incômodo ao passageiro.
O Honda acomoda melhor pernas e cabeças no banco traseiro; o Volkswagen oferece largura um pouco maior
Porta-malas
Com capacidade para 415 litros, o compartimento de bagagem do Volkswagen é o maior entre os hatches compactos nacionais, à frente do Honda (363), do Fiat e do Hyundai (ambos com 300). Todos têm banco traseiro bipartido 60:40 (apenas encosto no HB20X e no Nivus) e usam algum tipo de estepe de uso emergencial: bem fino no Honda e no Hyundai e com pneu diferente dos demais nos outros carros.
Motor e desempenho
O Nivus é o único do grupo com turbocompressor e injeção direta, o que lhe permite obter potência próxima às de WR-V e HB20X e o maior torque entre todos, mesmo com apenas três cilindros e 1,0 litro (veja índices na ficha técnica na próxima página). Entre os demais, a cilindrada superior do Argo traduz-se na maior potência e no segundo maior torque, mas o motor lida com peso bem mais alto que o dos outros.
Maior comprimento garante espaço adicional para bagagens no Volkswagen: 415 litros, acima do Honda e bem melhor que nos outros dois
O teste na pista com gasolina indicou HB20X e Nivus à frente praticamente empatados, com diferenças de até 0,2 segundo nas várias provas de aceleração e retomadas, enquanto Argo e WR-V também andaram muito próximos. De 0 a 100 km/h foram 10,5 s no Hyundai, 10,6 no Volkswagen, 11,3 no Fiat e 11,4 no Honda. Vale observar que, se usassem álcool, o ganho de potência seria bem maior no Nivus (12 cv) que no HB20X (7 cv), no Argo (4 cv) ou no WR-V (1 cv).
Silenciosos no uso moderado, os carros podem incomodar quando mais solicitados: pelo ruído no Honda, pelas vibrações no Fiat e por uma oscilação típica de motores de três cilindros no Volkswagen. O HB20X tem o acelerador típico da marca, que abre muito a borboleta com leve toque no pedal: dá sensação de agilidade, mas dificulta modular a aceleração e leva o motorista a andar mais rápido do que gostaria em certas condições. O do Argo tem outro problema: um retardo de resposta que se pode querer compensar com mais pressão no pedal. Quando o desempenho finalmente vem, pode ser excessivo.
Próxima parteDesempenho e consumo
Argo | WR-V | HB20X | Nivus | |
Aceleração | ||||
0 a 100 km/h | 11,3 s | 11,4 s | 10,5 s | 10,6 s |
0 a 120 km/h | 15,8 s | 16,1 s | 14,7 s | 14,7 s |
0 a 400 m | 17,9 s | 18,2 s | 17,7 s | 17,5 s |
Retomada | ||||
60 a 100 km/h* | 6,5 s | 6,3 s | 5,9 s | 6,1 s |
60 a 120 km/h* | 10,8 s | 11,0 s | 10,4 s | 10,3 s |
80 a 120 km/h* | 8,0 s | 8,8 s | 7,7 s | 7,6 s |
Consumo | ||||
Trajeto leve em cidade | 12,5 km/l | 14,7 km/l | 12,6 km/l | 14,0 km/l |
Trajeto exigente em cidade | 6,3 km/l | 8,1 km/l | 6,5 km/l | 7,1 km/l |
Trajeto em rodovia | 12,9 km/l | 13,9 km/l | 13,2 km/l | 12,2 km/l |
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