Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação

Cruze, Civic e Corolla: confronto dos médios mais vendidos

03/11/2020
in Avaliação, Chevrolet, Comparativo, Honda, Toyota
  • Cruze
  • Civic
  • Corolla

Cruze e Corolla são mais rápidos em aceleração e retomada; o Civic consome menos em cidade e vence o Corolla em rodovia

Civic e Corolla usam transmissão de variação contínua (CVT), que operam de maneiras diferentes. A do Honda só simula marchas (sete) quando se aciona o modo manual pelos comandos junto ao volante: no resto do tempo, a variação de rotação é suave e o motor se mantém perto da potência máxima sob aceleração total, como em nossas medições.

Isso favorece o desempenho, mas gera um ruído constante que incomoda alguns. Para evitar isso a caixa do Toyota simula 10 marchas em qualquer situação, mesmo em modo automático. Além disso, usa primeira marcha “de verdade” (com engrenagens) para uma resposta mais decidida nas saídas.

  • Cruze
  • Civic
  • Corolla

Transmissões CVT simulam sete marchas no Civic e 10 no Corolla com comandos no volante; Cruze tem seis na caixa automática

Em seleção manual, comandada pela alavanca (Cruze) ou nos comandos junto ao volante (outros), os três carros sobem marchas no limite de giros, mas os das marcas japonesas não reduzem mesmo que se acelere até o fim de curso. Preferimos o arranjo do Chevrolet, com um batente bem definido que provoca a redução ao ser superado. Honda e Toyota também oferecem programa esportivo para manter rotações mais altas e ampliar o freio-motor.


Auto Livraria

Consumo

Apesar de não contar com o turbo do Cruze ou a injeção direta dos dois adversários, o Civic beneficiou-se da combinação entre a CVT e o menor peso do grupo para ser o mais econômico nos trajetos urbanos, com ótimos 15,6 km/l de gasolina no percurso leve. O Cruze, pior deles em cidade, dá o troco no melhor consumo rodoviário, embora a diferença até o último colocado ali (Corolla) não chegue a 1 km/l.

Vale notar que, como nosso Toyota usava álcool, para facilitar a comparação estimamos seus resultados de consumo com gasolina. O fator médio entre os combustíveis (rendimento com gasolina 44% maior), constatado nos testes da fábrica pelos padrões do Inmetro, foi aplicado aos índices obtidos com álcool.

  • Cruze
  • Civic
  • Corolla

Os três são muito estáveis, mas Honda e Toyota mostram melhor absorção de irregularidades; os faróis do Civic são os únicos de leds

Comportamento dinâmico

Um dos avanços do novo Corolla foi em calibração de suspensão, facilitada pelo emprego de sistema independente multibraço na traseira, assim como no Civic — o Cruze segue o simples e robusto, mas limitado, eixo de torção. As duas marcas japonesas conseguiram um rodar confortável e ótima absorção de irregularidades, com vantagem ao Toyota pelos amortecedores mais suaves. O Cruze, embora correto na calibração, transmite bem mais os impactos do solo e deixa saudades dos Chevrolets de origem Opel com sua sensação de solidez e bom isolamento.

Na pista, Cruze e Corolla andaram praticamente juntos: a aceleração de 0 a 100 km/h deu-se em 9,4 segundos no Chevrolet, 9,5 s no Toyota e 10,4 s no Honda

E nas curvas, como eles se saem? Muito bem, com grande controle dos movimentos e atitude subesterçante em grau adequado (quase nenhum no Civic), que pode ser convertida em sutil sobresterço pelo corte de aceleração — útil nas entradas de curva em direção empolgada. Bem acertado, o controle eletrônico de estabilidade não atua até que a situação esteja realmente crítica. Equilibrados de chassi, eles ficariam ainda melhores com pneus de maior aderência.

Os três contam com freios potentes e bem calibrados e assistência elétrica de direção, que a deixa leve em manobras e precisa em velocidade — no Chevrolet, o esforço ao volante nessa condição está acima do desejado.

  • Cruze
  • Civic
  • Corolla

Segurança passiva

Os três estão bem dotados em proteção em caso de acidente, com bolsas infláveis laterais dianteiras e de cortina, além dos itens obrigatórios (bolsas frontais, encostos de cabeça e cintos de três pontos para todos, fixação Isofix para cadeira infantil). O Corolla tem ainda bolsa para os joelhos do motorista.

Custo-benefício

A diferença de preços é mínima (menos de R$ 200) entre Civic e Cruze e, para passar ao Corolla, adicionam-se cerca de R$ 3 mil. O XEi deveria ter mais equipamentos para justificar esse valor, pois os adversários oferecem mais itens de conveniência e vantagens como os faróis de leds do Civic.

No conjunto, o Honda sobressai em espaço de bagagem e na média de consumo, mas perde em desempenho, enquanto o Chevrolet é forte em conveniências e nem tanto em conforto de rodagem. O menor conteúdo é a maior desvantagem do Toyota, que na parte mecânica está convincente. Com mais atributos que ambos e menor preço que o do Corolla, o Civic vence em relação custo-benefício e termina o Desafio em vantagem, confirmando a vitória conquistada pela versão Touring em comparativo anterior.

Mais Avaliações

Nossas notas

  Cruze Civic Corolla
Estilo 4 4 4
Acabamento e conveniência 4 4 3
Posto do motorista 4 4 4
Espaço interno 4 4 4
Porta-malas 3 5 4
Motor e desempenho 4 3 4
Consumo 4 5 4
Comportamento dinâmico 4 5 5
Segurança passiva 5 5 5
Custo-benefício 3 4 3
Média 3,9 4,3 4,0
Posição 3º. 1º. 2º.
As notas vão de 1 a 5, sendo 5 a melhor; conheça nossa metodologia

Ficha técnica

Motor Cruze Civic Corolla
Posição transversal transversal transversal
Cilindros 4 em linha 4 em linha 4 em linha
Comando de válvulas duplo no cabeçote duplo no cabeçote duplo no cabeçote
Válvulas por cilindro 4, variação de tempo 4, variação de tempo e levantamento 4, variação de tempo
Diâmetro e curso 74 x 81,3 mm 81 x 96,9 mm 80,5 x 97,6 mm
Cilindrada 1.399 cm³ 1.997 cm³ 1.985 cm³
Taxa de compressão 10,0:1 11:1 13:1
Alimentação injeção direta, turbo, resfriador de ar injeção multiponto sequencial injeções direta e multiponto sequencial
Potência máxima (gas.) 150 cv a 5.600 rpm 150 cv a 6.300 rpm 169 cv a 6.600 rpm
Potência máxima (álc.) 153 cv a 5.200 rpm 155 cv a 6.300 rpm 177 cv a 6.600 rpm
Torque máximo (gas.) 24,0 m.kgf a 2.100 rpm 19,3 m.kgf a 4.700 rpm 21,4 m.kgf a 4.400 rpm
Torque máximo (álc.) 24,5 m.kgf a 2.000 rpm 19,5 m.kgf a 4.800 rpm 21,4 m.kgf a 4.400 rpm
Transmissão Cruze Civic Corolla
Tipo de caixa e marchas automática, 6 automática de variação contínua, simulação de 7 marchas automática de variação contínua, simulação de 10 marchas
Tração dianteira dianteira dianteira
Freios Cruze Civic Corolla
Dianteiros a disco ventilado a disco ventilado a disco ventilado
Traseiros a disco a disco a disco
Antitravamento (ABS) sim sim sim
Direção Cruze Civic Corolla
Sistema pinhão e cremalheira pinhão e cremalheira pinhão e cremalheira
Assistência elétrica elétrica elétrica
Suspensão  Cruze Civic Corolla
Dianteira independente, McPherson independente, McPherson independente, McPherson
Traseira eixo de torção ind., multibraço ind., multibraço
Elemento elástico mola helicoidal mola helicoidal mola helicoidal
Rodas Cruze Civic Corolla
Dimensões 6 x 17 pol 7 x 17 pol 17 pol
Pneus 215/50 R 17 215/50 R 17 225/45 R 17
Dimensões Cruze Civic Corolla
Comprimento 4,665 m 4,637 m 4,63 m
Largura 1,807 m 1,798 m 1,78 m
Altura 1,484 m 1,433 m 1,455 m
Entre-eixos 2,70 m 2,70 m 2,70 m
Capacidades e peso Cruze Civic Corolla
Tanque de combustível 52 l 56 l 50 l
Compartimento de bagagem 440 l 519 l 470 l
Peso em ordem de marcha 1.321 kg 1.291 kg 1.405 kg
Desempenho e consumo (gas./álc.) Cruze Civic Corolla
Velocidade máxima ND ND ND
Aceleração de 0 a 100 km/h ND ND ND
Consumo em cidade 11,1/7,6 km/l 10,5/7,2 km/l 11,6/8,0 km/l
Consumo em rodovia 14,2/9,9 km/l 13,0/8,9 km/l 13,9/9,7 km/l
Dados do fabricante; consumo conforme padrões do Inmetro; ND = não disponível

Page 3 of 3
Prev123
Tags: avaliaçãoAvaliação CompletaChevroletCivicCivic EXLcomparativoCorollaCorolla XEiCruzeCruze PremierDesafioHondaToyota

Related Posts

Chevrolet série 20: quadros com picapes dos anos 80 e 90
Auto Livraria - Chevrolet

Chevrolet série 20: quadros com picapes dos anos 80 e 90

07/05/2025
Omega: revistas com o “absoluto” da GM em diversas versões
Auto Livraria - Chevrolet

Omega: revistas com o “absoluto” da GM em diversas versões

05/05/2025
Monza: revistas com o “tubarão” em testes e comparativos
Auto Livraria - Chevrolet

Monza: revistas com o “tubarão” em testes e comparativos

03/04/2025
Chevrolet: catálogos dos desejados Omega CD, Vectra GSi e Calibra
Auto Livraria - Chevrolet

Chevrolet: catálogos dos desejados Omega CD, Vectra GSi e Calibra

04/04/2025
Chevrolet Chevette: quadros com “tubarão”, GP II e até Chevy 500
Auto Livraria - Chevrolet

Chevrolet Chevette: quadros com “tubarão”, GP II e até Chevy 500

05/03/2025

Novidades da Auto Livraria

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

13/05/2025
Ford Ranger: revistas com a longeva geração da picape
Auto Livraria - Ford

Ford Ranger: revistas com a longeva geração da picape

Auto Esporte e Quatro Rodas com testes e comparativos em vários anos - a partir de R$ 19

13/05/2025

Quadros decorativos

XL, XLX e Sahara: quadros com motos Honda de uso misto
Auto Livraria - motos

XL, XLX e Sahara: quadros com motos Honda de uso misto

Quadros decorativos com propagandas e matérias de época da linha de 125 a 350 cm3 - a partir de R$...

12/05/2025
Chevrolet série 20: quadros com picapes dos anos 80 e 90
Auto Livraria - Chevrolet

Chevrolet série 20: quadros com picapes dos anos 80 e 90

Quadros com propagandas e matérias dos utilitários, incluindo modelos transformados - a partir de R$ 49

07/05/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

13/05/2025
Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1990 a 1994
Revista Oficina Mecânica

Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1990 a 1994

Edições de 1990 a 1994 com testes de nacionais e importados, dicas de mecânica e "veneno" - a partir de...

06/05/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp