Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação

Cheio de evoluções, novo Versa é páreo para o Onix Plus?

05/03/2021
in Avaliação, Chevrolet, Comparativo, Nissan
  • Onix Plus

Apesar das potências próximas, o turbo garante melhores acelerações e retomadas ao Chevrolet, que também consome menos

O melhor desempenho do Onix ficou patente na pista de testes, onde levou 10,2 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h (11,1 s no Versa) e 5,5 s na retomada de 60 a 100 (7,1 s no Nissan). Se parece estranha tal diferença com pesos próximos e apenas 2 cv a mais, cabe lembrar que motores aspirados perdem potência com a altitude, como em nossa pista (a 600 metros acima do nível do mar) e na maior parte do País. Mesmo a suavidade de operação foi bem resolvida no Chevrolet, restando apenas uma oscilação em marcha-lenta e em altas rotações.

O Versa continua a usar transmissão automática de variação contínua (CVT), mas o sistema da nova geração simula seis marchas sempre que se abre mais o acelerador, como no Kicks, a fim de evitar a rotação alta e constante enquanto a velocidade sobe. No Onix são seis marchas de verdade na caixa automática tradicional. Apesar da boa calibração das caixas, nenhuma oferece seleção manual adequada: o botão no pomo da alavanca do Chevrolet apenas exclui uma ou mais marchas altas, sem forçar a caixa a subir marchas. O Nissan oferece modo esportivo, que mantém rotações mais altas, e ambos têm a posição L, que eleva bastante os giros para obter freio-motor como em descidas íngremes.

  • Onix Plus
  • Versa

Caixa de seis marchas no Onix e CVT com seis simuladas no Versa, que oferece programa esportivo; nenhum permite seleção manual efetiva

Consumo
Os Nissans de 1,6 litro com CVT sempre foram carros econômicos, favorecidos pelo tipo de transmissão, que mantém regimes baixos em condições de pouco uso de potência e não usa o conversor de torque — um consumidor de energia — depois que o automóvel arrancou. No entanto, o motor turbo do Chevrolet fez valer sua economia com melhores marcas nos três percursos de medição, entre 0,3 e 1 km/l acima do concorrente.

Os dois sedãs equivalem-se em estabilidade, mas, podem melhorar em absorção de irregularidades: o Versa transmite em alta dose os impactos e oscilações, o aspecto mais desagradável do modelo

Comportamento dinâmico
Os dois sedãs equivalem-se em estabilidade, com boa atitude em curvas, aderência adequada de pneus e movimentos bem controlados, e trazem de série controle eletrônico, que os antecessores não ofereciam. Apesar do adequado conforto de rodagem, podem melhorar em absorção de irregularidades, necessidade urgente no caso do Versa: como no Kicks, seu colega de plataforma, tudo que requer trabalho rápido da suspensão é transmitido em alta dose ao monobloco em forma de impactos e oscilações — a nosso ver, o aspecto mais desagradável do modelo. Os freios estão bem dimensionados nos dois carros, assim como a assistência de direção. O volante bem leve do Onix, que agrada em cidade, poderia ficar mais firme em rodovia.

  • Onix Plus
  • Versa

Bons resultados em estabilidade e controle eletrônico de série nos dois, mas a Nissan precisa retrabalhar a absorção de irregularidades

Segurança passiva
Há empate em proteção aos ocupantes: ambos vêm de série com bolsas infláveis de cortina e laterais dianteiras, assim como os itens hoje previstos em lei (encostos de cabeça e cintos de três pontos para todos os ocupantes, fixação Isofix para cadeira infantil e bolsas frontais).

Custo-benefício
Como antecipamos, o Versa avaliado custava 10% ou quase R$ 9 mil a mais que o Onix testado, mesmo este sendo equipado com o pacote de opcionais. Sem esse conjunto, que traz itens em geral não oferecidos pelo oponente, o carro da GM aumentaria tal diferença para 14% ou quase R$ 12 mil. Assim, o Nissan não consegue justificar seu preço pelo conteúdo: se traz faróis de leds, alerta de colisão frontal e câmeras de 360 graus, o Chevrolet responde com assistente de estacionamento e carregador de celular por indução.

  • Onix Plus
  • Versa

Mesmo com equipamentos a mais, o Versa não justifica o preço 10% maior, deixando o Onix em clara vantagem em custo-benefício

Pode o Versa convencer por outros atributos? Vejamos: ganhou nota maior em estilo, mas perdeu em motor/desempenho e comportamento dinâmico (basicamente pelo conforto de rodagem), sendo tão equilibrado nos demais itens que mereceu a mesma pontuação. Assim, o Onix Plus continua a brilhar no segmento em relação custo-benefício, deixando para o novo concorrente a missão de evoluir um pouco mais, ou obter menor preço, se quiser incomodar o líder da categoria.

Mais Avaliações

Nossas notas

  Onix Plus Versa
Estilo 4 5
Acabamento e conveniência 4 4
Posto do motorista 4 4
Espaço interno 4 4
Porta-malas 4 4
Motor e desempenho 4 3
Consumo 4 4
Comportamento dinâmico 4 3
Segurança passiva 5 5
Custo-benefício 5 3
Média 4,2 3,9
Posição 1º. 2º.
As notas vão de 1 a 5, sendo 5 a melhor; conheça nossa metodologia

Ficha técnica

  Onix Plus Versa
Motor
Posição transversal transversal
Cilindros 3 em linha  4 em linha
Comando de válvulas duplo no cabeçote duplo no cabeçote
Válvulas por cilindro 4, variação de tempo 4, variação de tempo
Diâmetro e curso 74 x 77,5 mm 78 x 83,6 mm
Cilindrada 999 cm³ 1.598 cm³
Taxa de compressão 10,5:1 10,7:1
Alimentação injeção mult. sequencial, turbo, resfriador de ar injeção multiponto sequencial
Potência máxima (gas./álc.) 116 cv a 5.500 rpm 114 cv a 5.600 rpm
Torque máximo (gas./álc.) 16,3/16,8 m.kgf a 2.000 rpm 15,5 m.kgf a 4.000 rpm
Transmissão
Tipo de caixa e marchas automática, 6 aut. de variação contínua, simulação de 6 marchas
Tração dianteira dianteira
Freios
Dianteiros a disco ventilado a disco ventilado
Traseiros a tambor a tambor
Antitravamento (ABS) sim sim
Direção
Sistema pinhão e cremalheira pinhão e cremalheira
Assistência elétrica elétrica
Suspensão
Dianteira independente, McPherson, mola helicoidal
Traseira eixo de torção, mola helicoidal
Rodas
Dimensões 6,5 x 16 pol 17 pol
Pneus 195/55 R 16 205/50 R 17
Dimensões
Comprimento 4,474 m 4,495 m
Largura 1,73 m 1,74 m
Altura 1,47 m 1,475 m
Entre-eixos 2,60 m 2,62 m
Capacidades e peso
Tanque de combustível 44 l 41 l
Compartimento de bagagem 469 l 482 l
Peso em ordem de marcha 1.117 kg 1.137 kg
Desempenho e consumo (gas./álc.)
Velocidade máxima ND 180 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h ND 10,7 s
Consumo em cidade 12,0/8,6 km/l 11,7/8,0 km/l
Consumo em rodovia 15,7/10,9 km/l 13,9/10,0 km/l
Dados dos fabricantes; ND = não disponível; consumo conforme padrões do Inmetro
Page 3 of 3
Prev123
Tags: avaliaçãoAvaliação CompletaChevroletcomparativoDesafioNissanOnix PlusOnix Plus PremierVersaVersa Exclusive

Related Posts

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros
Auto Livraria - Chevrolet

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros

01/07/2025
Vídeo: Vectra B, o médio da GM que fez grande sucesso
Auto Livraria

Vídeo: Vectra B, o médio da GM que fez grande sucesso

20/06/2025
Silverado e Grand Blazer: catálogos com os utilitários da Chevrolet
Auto Livraria - Chevrolet

Silverado e Grand Blazer: catálogos com os utilitários da Chevrolet

05/06/2025
Chevrolet Vectra: catálogos de GL, GLS e CD da segunda geração
Auto Livraria - Chevrolet

Chevrolet Vectra: catálogos de GL, GLS e CD da segunda geração

22/05/2025
Chevrolet série 20: quadros com picapes dos anos 80 e 90
Auto Livraria - Chevrolet

Chevrolet série 20: quadros com picapes dos anos 80 e 90

07/05/2025

Novidades da Auto Livraria

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025
DKW-Vemag: catálogo com Fissore, Belcar e Vemaguet 1966
Auto Livraria - DKW-Vemag

DKW-Vemag: catálogo com Fissore, Belcar e Vemaguet 1966

Encarte original com modelos da marca alemã, uma das pioneiras da indústria nacional - R$ 149

30/06/2025

Quadros decorativos

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros
Auto Livraria - Chevrolet

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros

Quadros decorativos com propagandas originais de utilitários e caminhões antigos - a partir de R$ 59

01/07/2025
Tipo e Tempra: quadros com Fiats de sucesso dos anos 90
Auto Livraria - Fiat

Tipo e Tempra: quadros com Fiats de sucesso dos anos 90

Quadros com propagandas e matérias da linha, incluindo versões 16V, Turbo e Stile - a partir de R$ 69

23/06/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025
Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais

Revistas Quatro Rodas com testes, turismo, corridas e carros marcantes dos anos 70 - a partir de R$ 19

26/06/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp