Apesar das potências próximas, o turbo garante melhores acelerações e retomadas ao Chevrolet, que também consome menos
O melhor desempenho do Onix ficou patente na pista de testes, onde levou 10,2 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h (11,1 s no Versa) e 5,5 s na retomada de 60 a 100 (7,1 s no Nissan). Se parece estranha tal diferença com pesos próximos e apenas 2 cv a mais, cabe lembrar que motores aspirados perdem potência com a altitude, como em nossa pista (a 600 metros acima do nível do mar) e na maior parte do País. Mesmo a suavidade de operação foi bem resolvida no Chevrolet, restando apenas uma oscilação em marcha-lenta e em altas rotações.
O Versa continua a usar transmissão automática de variação contínua (CVT), mas o sistema da nova geração simula seis marchas sempre que se abre mais o acelerador, como no Kicks, a fim de evitar a rotação alta e constante enquanto a velocidade sobe. No Onix são seis marchas de verdade na caixa automática tradicional. Apesar da boa calibração das caixas, nenhuma oferece seleção manual adequada: o botão no pomo da alavanca do Chevrolet apenas exclui uma ou mais marchas altas, sem forçar a caixa a subir marchas. O Nissan oferece modo esportivo, que mantém rotações mais altas, e ambos têm a posição L, que eleva bastante os giros para obter freio-motor como em descidas íngremes.
Caixa de seis marchas no Onix e CVT com seis simuladas no Versa, que oferece programa esportivo; nenhum permite seleção manual efetiva
Consumo
Os Nissans de 1,6 litro com CVT sempre foram carros econômicos, favorecidos pelo tipo de transmissão, que mantém regimes baixos em condições de pouco uso de potência e não usa o conversor de torque — um consumidor de energia — depois que o automóvel arrancou. No entanto, o motor turbo do Chevrolet fez valer sua economia com melhores marcas nos três percursos de medição, entre 0,3 e 1 km/l acima do concorrente.
Os dois sedãs equivalem-se em estabilidade, mas, podem melhorar em absorção de irregularidades: o Versa transmite em alta dose os impactos e oscilações, o aspecto mais desagradável do modelo
Comportamento dinâmico
Os dois sedãs equivalem-se em estabilidade, com boa atitude em curvas, aderência adequada de pneus e movimentos bem controlados, e trazem de série controle eletrônico, que os antecessores não ofereciam. Apesar do adequado conforto de rodagem, podem melhorar em absorção de irregularidades, necessidade urgente no caso do Versa: como no Kicks, seu colega de plataforma, tudo que requer trabalho rápido da suspensão é transmitido em alta dose ao monobloco em forma de impactos e oscilações — a nosso ver, o aspecto mais desagradável do modelo. Os freios estão bem dimensionados nos dois carros, assim como a assistência de direção. O volante bem leve do Onix, que agrada em cidade, poderia ficar mais firme em rodovia.
Bons resultados em estabilidade e controle eletrônico de série nos dois, mas a Nissan precisa retrabalhar a absorção de irregularidades
Segurança passiva
Há empate em proteção aos ocupantes: ambos vêm de série com bolsas infláveis de cortina e laterais dianteiras, assim como os itens hoje previstos em lei (encostos de cabeça e cintos de três pontos para todos os ocupantes, fixação Isofix para cadeira infantil e bolsas frontais).
Custo-benefício
Como antecipamos, o Versa avaliado custava 10% ou quase R$ 9 mil a mais que o Onix testado, mesmo este sendo equipado com o pacote de opcionais. Sem esse conjunto, que traz itens em geral não oferecidos pelo oponente, o carro da GM aumentaria tal diferença para 14% ou quase R$ 12 mil. Assim, o Nissan não consegue justificar seu preço pelo conteúdo: se traz faróis de leds, alerta de colisão frontal e câmeras de 360 graus, o Chevrolet responde com assistente de estacionamento e carregador de celular por indução.
Mesmo com equipamentos a mais, o Versa não justifica o preço 10% maior, deixando o Onix em clara vantagem em custo-benefício
Pode o Versa convencer por outros atributos? Vejamos: ganhou nota maior em estilo, mas perdeu em motor/desempenho e comportamento dinâmico (basicamente pelo conforto de rodagem), sendo tão equilibrado nos demais itens que mereceu a mesma pontuação. Assim, o Onix Plus continua a brilhar no segmento em relação custo-benefício, deixando para o novo concorrente a missão de evoluir um pouco mais, ou obter menor preço, se quiser incomodar o líder da categoria.
Mais AvaliaçõesNossas notas
Onix Plus | Versa | |
Estilo | 4 | 5 |
Acabamento e conveniência | 4 | 4 |
Posto do motorista | 4 | 4 |
Espaço interno | 4 | 4 |
Porta-malas | 4 | 4 |
Motor e desempenho | 4 | 3 |
Consumo | 4 | 4 |
Comportamento dinâmico | 4 | 3 |
Segurança passiva | 5 | 5 |
Custo-benefício | 5 | 3 |
Média | 4,2 | 3,9 |
Posição | 1º. | 2º. |
As notas vão de 1 a 5, sendo 5 a melhor; conheça nossa metodologia |
Ficha técnica
Onix Plus | Versa | |
Motor | ||
Posição | transversal | transversal |
Cilindros | 3 em linha | 4 em linha |
Comando de válvulas | duplo no cabeçote | duplo no cabeçote |
Válvulas por cilindro | 4, variação de tempo | 4, variação de tempo |
Diâmetro e curso | 74 x 77,5 mm | 78 x 83,6 mm |
Cilindrada | 999 cm³ | 1.598 cm³ |
Taxa de compressão | 10,5:1 | 10,7:1 |
Alimentação | injeção mult. sequencial, turbo, resfriador de ar | injeção multiponto sequencial |
Potência máxima (gas./álc.) | 116 cv a 5.500 rpm | 114 cv a 5.600 rpm |
Torque máximo (gas./álc.) | 16,3/16,8 m.kgf a 2.000 rpm | 15,5 m.kgf a 4.000 rpm |
Transmissão | ||
Tipo de caixa e marchas | automática, 6 | aut. de variação contínua, simulação de 6 marchas |
Tração | dianteira | dianteira |
Freios | ||
Dianteiros | a disco ventilado | a disco ventilado |
Traseiros | a tambor | a tambor |
Antitravamento (ABS) | sim | sim |
Direção | ||
Sistema | pinhão e cremalheira | pinhão e cremalheira |
Assistência | elétrica | elétrica |
Suspensão | ||
Dianteira | independente, McPherson, mola helicoidal | |
Traseira | eixo de torção, mola helicoidal | |
Rodas | ||
Dimensões | 6,5 x 16 pol | 17 pol |
Pneus | 195/55 R 16 | 205/50 R 17 |
Dimensões | ||
Comprimento | 4,474 m | 4,495 m |
Largura | 1,73 m | 1,74 m |
Altura | 1,47 m | 1,475 m |
Entre-eixos | 2,60 m | 2,62 m |
Capacidades e peso | ||
Tanque de combustível | 44 l | 41 l |
Compartimento de bagagem | 469 l | 482 l |
Peso em ordem de marcha | 1.117 kg | 1.137 kg |
Desempenho e consumo (gas./álc.) | ||
Velocidade máxima | ND | 180 km/h |
Aceleração de 0 a 100 km/h | ND | 10,7 s |
Consumo em cidade | 12,0/8,6 km/l | 11,7/8,0 km/l |
Consumo em rodovia | 15,7/10,9 km/l | 13,9/10,0 km/l |
Dados dos fabricantes; ND = não disponível; consumo conforme padrões do Inmetro |