DS3: porta-malas de 280 litros, instrumentos bem legíveis, tela de 7 pol com navegador e imagens da câmera, aquecimento de bancos, ajuste elétrico de faróis
Ainda, DS3 e Peugeot requerem uso da chave para o bocal de abastecimento; no 500 e no 208 faltam alças de teto (há apenas uma no DS3) e iluminação na parte traseira da cabine, enquanto a luz central do DS3 ilumina mal a parte dianteira. Em todos o controle elétrico de vidros oferece função um-toque só para o motorista (e o do 500 não atua na subida, inaceitável em um carro que deveria divertir nas saídas de pedágio…), há pouco espaço para objetos do dia a dia (mais razoável no 208) e falta a faixa degradê no para-brisa.
Espaço não deve ser prioridade para quem compra um desses carros, mas vale saber que o 208 é o melhor deles; limitado mesmo é o 500
Espaço não deve ser prioridade para quem compra um desses carros, mas vale saber que o 208 é o melhor deles, com acomodação razoável para pernas e cabeça no banco traseiro, sem novidades no GT em relação às demais versões. No DS3 os volumosos encostos dianteiros restringem o espaço para pernas em comparação ao C3, mas em ambos a largura é insuficiente para três pessoas. Limitado mesmo é o 500, um carro de quatro lugares (não há cinto central) e com banco traseiro tão apertado em todas as direções que só serve para crianças. Nos modelos de três portas os bancos dianteiros avançam para facilitar o acesso e retomam o ajuste anterior de assento, mas os do Fiat perdem a posição do encosto.
A mesma distinção vale para o compartimento de bagagem, com espaço normal de carro compacto no Peugeot (285 litros) e no DS3 (280), mas bem inferior no Fiat (185). Seria ainda pior se o Abarth tivesse estepe: traz apenas um conjunto para reparo do pneu furado e compressor para seu enchimento, o que pode causar grande inconveniência em caso de dano mais extenso, como corte no flanco ou roda amassada a ponto de vazar ar. O DS3 usa estepe temporário e o 208 um pneu mais estreito (roda de 15 pol em vez das demais de 17), montados sob o assoalho do compartimento. Todos trazem banco traseiro com encosto bipartido, em 50:50 no Fiat e 60:40 nos outros.
Próxima parte
500: porta-malas de 185 litros, quadro digital que muda em programa Sport, manômetro de turbo, compressor para encher pneus (não há estepe)
208: porta-malas de 285 litros, velocímetro digital, mesma tela do DS3 com áudio menos potente, ar-condicionado de duas zonas, teto envidraçado
Equipamentos de série e opcionais
DS3 | 500 | 208 | |
Ajuste de altura dos bancos mot./pas. | S/S | S/ND | S/ND |
Ajuste de apoio lombar mot./pas. | ND | ND | ND |
Ajuste do volante em altura/distância | S/S | S/ND | S/S |
Ajuste elétrico dos bancos mot./pas. | ND | ND | ND |
Ajuste elétrico dos retrovisores | S | S | S |
Alarme antifurto/controle a distância | S/S | S/S | S/S |
Aquecimento | S | S | S |
Ar-condicionado/controle automático/zonas | S/S/1 | S/S/1 | S/S/2 |
Bancos/volante revestidos em couro | O/S | S/S | S*/S |
Bolsas infláveis frontais/laterais/cortinas | S/S/S | S/S/S | S/S/S |
Câmbio automático/automatizado | ND | ND | ND |
Câmera traseira para manobras | O | ND | S |
Cintos de três pontos, todos os ocupantes | S | S | S |
Computador de bordo | S | S | S |
Conta-giros | S | S | S |
Controlador/limitador de velocidade | S/S | S/ND | S/S |
Controle de tração/estabilidade | S/S | S/S | S/S |
Controle elétrico dos vidros diant./tras. | S/NA | S/NA | S/S |
Controles de áudio no volante | S | S | S |
Direção assistida | S | S | S |
Encosto de cabeça, todos os ocupantes | S | S | S |
Faróis com lâmpadas de xenônio | O | ND | ND |
Faróis de neblina | S | S | S |
Faróis/limpador de para-brisa automático | O/O | ND | S/S |
Freios antitravamento (ABS) | S | S | S |
Interface Bluetooth para telefone celular | S | S | S |
Limpador/lavador do vidro traseiro | S/S | S/S | S/S |
Luz traseira de neblina | S | ND | S |
Navegador por GPS | O | ND | S |
Rádio com toca-CDs/MP3 | ND/S | S/S | ND/S |
Repetidores laterais das luzes de direção | S | S | S |
Retrovisor interno fotocrômico | O | ND | ND |
Rodas de alumínio | S | S | S |
Sensores de estacionamento diant./tras. | ND/O | ND | S/S |
Teto solar/comando elétrico | ND | O/O | S** |
Travamento central das portas | S | S | S |
Convenções: S = de série; O = opcional; ND = não disponível; NA = não aplicável; *revestimento em couro e tecido; **teto envidraçado fixo |