
Em nova seção de comparativos rápidos, dois hatches desejados em suas versões menos potentes: qual o melhor?
Texto e fotos: Fabrício Samahá
Carros com motor de 1,0 litro já foram mais de 70% do mercado brasileiro. Hoje essa participação caiu pela metade, mas as opções não deixam de ser interessantes. Fiat Argo Drive e Volkswagen Polo MPI são exemplos de hatches que anunciam atualidade, conforto e segurança aliados a modernos motores de três cilindros. Qual oferece mais pelo seu dinheiro? Fomos conferir na nova seção Desafio, um formato rápido de comparativos. Os preços conforme avaliados ficam ao redor de R$ 57 mil (veja tabela nesta página). Se preferir, assista ao conteúdo em vídeo (abaixo).
Estilo
O Argo tem um desenho mais elaborado, e o Polo, um mais simples e com vocação para continuar atual por vários anos. Ambos são agradáveis e atuais. O visual bem cuidado inclui rodas de alumínio de 15 polegadas opcionais no Volkswagen, enquanto o Fiat usa rodas 14 de aço com calotas. Argo, nota 4; Polo, nota 4
Desenhos atuais e que agradam, cada um a seu modo, com linhas elaboradas no Fiat e simples no VW; conforme avaliados, ambos têm preço ao redor de R$ 57 mil
Acabamento e conveniência
O interior do Argo agrada mais, tanto pelas formas suaves quanto pelo tom dos plásticos — o cinza do Polo acentua sua simplicidade e o ar antigo das linhas retas, apesar da boa montagem nos dois carros. Eles usam tecido bem simples nos bancos e oferecem itens de conveniência adequados à categoria, como alerta para uso de cinto, partida a frio sem tanque de gasolina, controle elétrico de vidros com função um-toque em todos, comando a distância para abrir e fechar os vidros, ajuste elétrico dos retrovisores (novidade no Polo 2019), alerta programável para excesso de velocidade e sensores de estacionamento traseiros.
O Polo é mais confortável para o motorista, mas não tem volante ajustável; a favor do Argo está a tela bem maior da central de áudio opcional
Vantagens do Argo são câmera traseira de manobras e faixa degradê no para-brisa. A favor do Polo estão para-sóis com espelho iluminado e luzes de leitura também atrás. A central de áudio opcional tem tela maior no Fiat, 9 pol ante 6,5 pol, embora o testado ainda usasse a de 7 pol. Ambos trazem comandos no volante, mas só o Volkswagen oferece integração a celular por Android Auto e Apple Car Play. Argo, nota 4; Polo, nota 3
Posto do motorista
O Polo é mais confortável para o motorista, com banco bem definido, enquanto o do Argo é curto nas coxas e mole na região lombar. Vantagem do Fiat é o volante ajustável em altura e distância, sendo fixo no rival. Os instrumentos bem legíveis dos dois carros incluem computador de bordo, com três períodos de medição no Polo e dois no Argo. Este tem informações adicionais. Eles usam bons faróis de duplo refletor e repetidores laterais das luzes de direção, mas não oferecem luzes diurnas e faróis de neblina. A visibilidade geral é boa em ambos. Argo, nota 3; Polo, nota 3
Visual interno superior e tela de áudio maior no Argo, melhor posição de dirigir e mais espaço no banco traseiro no Polo; os porta-malas têm a mesma capacidade
Espaço
São carros com espaço adequado na frente. No banco traseiro, dois adultos viajam com bom espaço vertical, melhor no Polo, e razoável para pernas. Falta largura para três. No Volkswagen o ângulo entre assento e encosto causa desconforto. Argo, nota 3; Polo, nota 3
Porta-malas
A capacidade de bagagem, 300 litros, é a mesma nos dois e uma das maiores dos hatches compactos. Eles não têm banco bipartido e usam estepe com roda 14, o que o faz diferente dos outros pneus no Polo. Nele deveria haver maçaneta ou botão na tampa traseira. Argo, nota 3; Polo, nota 3
Equipamentos de série e opcionais
• Argo Drive 1,0 – Ar-condicionado, computador de bordo, controle elétrico de vidros dianteiros (com função um-toque) e travas (com controle remoto), direção com assistência elétrica, faróis de duplo refletor, fixação Isofix para cadeiras infantis, regulagem de altura do banco do motorista e do volante.
Opcionais: pacote Bicolor (retrovisores e teto em cor diferenciada, cinza ou preta), pacote Convenience (controle elétrico dos vidros traseiros e dos retrovisores, repetidores laterais de luzes de direção), pacote Multimedia (sistema de áudio com tela de toque de 9 pol, volante com comandos), pacote Parking (câmera e sensores de estacionamento traseiros), pacote Tech (assistente de saída em rampa, controle eletrônico de estabilidade e tração, parada/partida automática do motor), rádio/MP3 com comandos no volante.
• Polo MPI 1,0 – Ar-condicionado, bolsas infláveis laterais dianteiras, cintos de três pontos para cinco ocupantes, controle elétrico de vidros (com função um-toque) e travas (com controle remoto), direção com assistência elétrica, faróis de duplo refletor, fixação Isofix para cadeiras infantis, para-sóis iluminados, regulagem de altura do banco do motorista.
Opcionais: pacote Connect (ajuste elétrico e repetidores de luzes de direção nos retrovisores, computador de bordo, rodas de alumínio de 15 pol, sensores de estacionamento traseiros, sistema de áudio Composition Touch com tela de toque de 6,5 pol, volante com comandos), pacote Safety (assistente de saída em rampa, computador de bordo, controle eletrônico de estabilidade e tração).
Instrumentos incluem computador de bordo; câmera traseira e para-brisa degradê vêm só no Argo; integração a celular e luz no para-sol são exclusivos do Polo
Desempenho
Os motores de três cilindros são projetos atuais e com vários recursos pela eficiência. Com quatro válvulas por cilindro, o do Polo tem maior potência (mais 3 cv com gasolina ou 7 cv com álcool), embora com menos torque. Contudo, mesmo com peso superior, o do Argo trouxe melhor desempenho na pista: de 0 a 100 km/h em 1,6 segundo a menos (veja tabela nesta página).
No uso prático os dois são modestos, mas o baixo nível de ruído permite explorar melhor o Volkswagen sem incômodo. No Fiat o som em baixa rotação é desagradável e o escasso isolamento deixa passar muito ruído ao interior. As oscilações típicas dos três-cilindros são notadas abaixo de 2.000 rpm e em altos giros, mas não na faixa média, mais usada no dia a dia. O comando da caixa manual do Polo, muito leve e preciso, é superior. Argo, nota 3; Polo, nota 3
Motor de quatro válvulas por cilindro do VW é mais potente, mas o Fiat acelera e retoma melhor; consumo mais baixo e ruído mais agradável favorecem o Polo
Consumo
O Argo tem melhor consumo declarado, mas nossos testes indicaram mais eficiência no Polo. Ambos foram mais econômicos no trajeto urbano leve que em rodovia, pois nesta os motores são mais exigidos pela velocidade e o uso de ar-condicionado. Argo, nota 4; Polo, nota 5
Se o Argo teve melhor desempenho na pista, no uso prático os dois são modestos, mas o baixo nível de ruído permite explorar melhor o motor do Polo
Comportamento dinâmico
O conforto da suspensão dos dois surpreende: são macios em irregularidades, ajudados pelos pneus de perfil mais alto que em outras versões. A favor do Polo estão o melhor comportamento em curvas, em parte pelos pneus mais largos em carro mais leve, e os freios com discos ventilados na frente, melhores em uso severo. Controle eletrônico de estabilidade pode vir nos dois, mas os testados não tinham. A direção tem assistência bem acertada em ambos. Argo, nota 3; Polo, nota 4
Segurança passiva
O Polo oferece bolsas infláveis laterais, ao contrário do Argo. De resto, equilíbrio: ambos vêm com cintos de três pontos e encostos de cabeça para cinco pessoas e fixação Isofix para cadeira infantil. Argo, nota 3; Polo, nota 4
Conforto ao rodar é muito bom nos dois, mas Polo tem mais estabilidade, melhor comando de caixa e bolsas infláveis laterais; cintos de três pontos equipam ambos
Custo-benefício
O Argo Drive começa um pouco mais barato, mas cobra à parte por itens como controle elétrico de vidros traseiros e rádio, de série no Polo MPI. O Volkswagen vem ainda com bolsas infláveis laterais e oferece rodas de alumínio, não disponíveis no rival, mas só no Fiat existe câmera traseira. Como testados, eles têm preços parecidos, sendo o Polo apenas R$ 540 mais barato.
Se para o bolso não faz diferença, qual escolher? O Polo, se as prioridades são economia, estabilidade e segurança passiva, ou o Argo, se desempenho, acabamento e conveniências são mais importantes para você. De qualquer forma, esteja ciente de que são carros pouco potentes: para uso em rodovias, vale a pena pagar mais pelas versões 1,3 do Fiat e 1,6 do Volkswagen, que já avaliamos. Argo, nota 3; Polo, nota 4
Mais Avaliações
Resultado
Argo | Polo | |
Média | 3,3 | 3,6 |
Posição | 2°. | 1°. |
As notas vão de 1 a 5, sendo 5 a melhor |
Desempenho e consumo
Argo | Polo | |
Aceleração | ||
0 a 100 km/h | 15,2 s | 16,8 s |
0 a 120 km/h | 23,9 s | 26,7 s |
0 a 400 m | 19,8 s | 20,6 s |
Retomada | ||
60 a 100 km/h (3ª.) | 8,9 s | 10,1 s |
60 a 100 km/h (4ª.) | 12,5 s | 15,0 s |
60 a 120 km/h (4ª.) | 21,4 s | 27,2 s |
80 a 120 km/h (4ª.) | 15,0 s | 19,4 s |
80 a 120 km/h (5ª.) | 19,7 s | 25,2 s |
Consumo | ||
Trajeto leve em cidade | 15,8 km/l | 16,7 km/l |
Trajeto exigente em cidade | 8,6 km/l | 9,3 km/l |
Trajeto em rodovia | 13,9 km/l | 14,9 km/l |
Testes com gasolina; melhores resultados em destaque; os carros não atingem 120 km/h em 3ª marcha; conheça nossos métodos de medição |
Ficha técnica
Argo | Polo | |
Motor | ||
Posição | transversal | transversal |
Cilindros | 3 em linha | 3 em linha |
Comando de válvulas | no cabeçote | duplo no cabeçote |
Válvulas por cilindro | 2, variação de tempo | 4, variação de tempo |
Diâmetro e curso | 70 x 86,5 mm | 74,5 x 76,4 mm |
Cilindrada | 999 cm³ | 999 cm³ |
Taxa de compressão | 13,2:1 | 11,5:1 |
Alimentação | injeção multiponto sequencial | injeção multiponto sequencial |
Potência máxima (gas./álc.) | 72 cv a 6.000 rpm/ 77 cv a 6.250 rpm | 75 cv a 6.250 rpm/84 cv a 6.350 rpm |
Torque máximo (gas./álc.) | 10,4/10,9 m.kgf a 3.250 rpm | 9,7/10,4 m.kgf a 3.000 rpm |
Transmissão | ||
Tipo de caixa e marchas | manual, 5 | manual, 5 |
Tração | dianteira | dianteira |
Freios | ||
Dianteiros | a disco | a disco ventilado |
Traseiros | a tambor | a tambor |
Antitravamento (ABS) | sim | sim |
Direção | ||
Sistema | pinhão e cremalheira | pinhão e cremalheira |
Assistência | elétrica | elétrica |
Suspensão | ||
Dianteira | independente, McPherson, mola helicoidal | independente, McPherson, mola helicoidal |
Traseira | eixo de torção, mola helicoidal | eixo de torção, mola helicoidal |
Rodas | ||
Dimensões | 5,5 x 14 pol | 5,5 x 15 pol |
Pneus | 175/65 R 14 | 185/65 R 15 |
Dimensões | ||
Comprimento | 3,998 m | 4,057 m |
Largura | 1,724 m | 1,751 m |
Altura | 1,50 m | 1,468 m |
Entre-eixos | 2,521 m | 2,565 m |
Capacidades e peso | ||
Tanque de combustível | 48 l | 52 l |
Compartimento de bagagem | 300 l | 300 l |
Peso em ordem de marcha | 1.105 kg | 1.058 kg |
Desempenho e consumo (gas./álc.) | ||
Velocidade máxima | 157/162 km/h | 166/170 km/h |
Aceleração de 0 a 100 km/h | 14,4/13,4 s | 13,3/13,0 s |
Consumo em cidade | 13,0/9,1 km/l | 12,9/8,8 km/l |
Consumo em rodovia | 14,7/10,4 km/l | 14,3/10,0 km/l |
Dados dos fabricantes; consumo conforme padrões do Inmetro |