Bons instrumentos com computador de bordo; centrais de áudio com tela ampla e integração a celular; Sandero tem maior espaço de bagagem, seguido por Argo
Motor e desempenho
Os motores variam entre o 1,5 litro do Ka e o 1,75 do Argo, sempre com quatro válvulas por cilindro e variação do tempo de abertura. O Fiat oferece mais potência e torque, seguido pelo Ford — o 1,6 do Renault tem menos cv. Boa surpresa no Ka é a suavidade de operação, sobretudo por ter três cilindros, o que em geral resulta em oscilações (os demais são regulares nesse aspecto). Ele é também o mais silencioso.
O teste apontou desempenhos parecidos, com o Ka geralmente à frente, mas apenas 0,4 segundo entre o mais rápido e o mais lento para acelerar de 0 a 100 km/h. O Sandero compensa no peso e na eficiência da CVT sua menor potência, enquanto o Argo anula sua vantagem pela massa adicional. Neste o acelerador incomoda, com um retardo de resposta e então atuação maior que a esperada.
Peso elevado anula a vantagem de potência e torque do Fiat, que tem desempenho próximo ao dos rivais em aceleração e retomada, além de consumir mais
A nova transmissão caiu muito bem ao Sandero: no uso moderado em cidade e rodovia ela mantém rotação baixa e constante, o que favorece a economia, e ao acelerar mais forte simula seis marchas para variar o ruído do motor, como muitos preferem. As três caixas obtêm operação suave (a do Ka um pouco menos) e respondem bem ao acelerador, mas só o Ford oferece programa esportivo: sem ele, apenas o Argo obtém freio-motor adequado em descidas e na condução rápida. No Ka a força de tração com carro parado é excessiva, um desconforto nas paradas. Mudanças manuais podem ser feitas em todos. O Fiat traz comandos no volante para elas e, como o Renault, traz um canal lateral na alavanca, melhor que o botão em seu pomo usado pelo Ford.
A transmissão CVT caiu muito bem ao Sandero: mantém rotação baixa e constante, o que favorece a economia, e ao acelerar mais forte simula seis marchas
Consumo
Os leves Ka e Sandero, este ajudado pela transmissão, foram bem mais econômicos: entre 12,9 e 14 km/l de gasolina nos trajetos mais brandos, nos quais o Argo não chegou a 12 km/l. O Renault consumir menos que o Ford na cidade, embora pouco mais em rodovia, demonstra como a CVT é mais eficiente quando se tem mudanças frequentes de velocidade.
Comportamento dinâmico
Temos aqui dois carros com maior altura de rodagem que o normal: o Sandero CVT, que segue o padrão do Stepway, e o Ka Freestyle. Só que o resultado foi bem melhor no Ford, que obteve ótima estabilidade sem prejuízo do conforto, chegando a superar a versão Titanium em absorção de pequenos impactos. Já o Renault ganhou amortecedores firmes, sobretudo na distensão dos traseiros, talvez para manter o bom comportamento com a maior altura. Isso penaliza seu conforto em certas situações, como lombadas, comparado ao Sandero comum.
Boa atuação das caixas automáticas; a CVT do Sandero simula seis marchas com acelerador mais aberto; comandos de trocas no volante vêm só no Argo
O Argo, por sua vez, tem o rodar mais macio dos três e comportamento adequado, sem chegar ao brilho do Ka. Vale notar que os três usam pneus comuns de asfalto, não de uso misto. Controle eletrônico de estabilidade e tração equipa todos, assim como freios corretos. Em direção, a assistência elétrica de Argo e Ka a deixa bem mais leve em manobras que a eletro-hidráulica do Sandero, mas a do Fiat ganha peso acima do ideal em curvas ao dirigir rápido.
Segurança passiva
O Sandero evoluiu em proteção dos ocupantes para 2020: ganhou de série bolsas infláveis laterais dianteiras (que o Ka tem, mas não o Argo), encosto de cabeça e cinto de três pontos para o passageiro central traseiro e fixação Isofix para cadeira infantil, itens que também estão nos rivais. Fiat e Ford ofereciam mais bolsas infláveis nessas versões (laterais no primeiro e de cortina no segundo), mas foram descartadas para redução de custos.
Todos têm faróis de neblina, mas só o Sandero usa luzes diurnas; Ka e Argo mostram melhor acerto para a suspensão, que no Renault perdeu em conforto
Custo-benefício
Embora tenha o menor preço básico, o Argo precisa receber opcionais para oferecer itens que nos outros são de série, como câmera traseira, central de áudio, controlador de velocidade, rodas de alumínio e sensores de estacionamento traseiros. Com os pacotes necessários (não todos os disponíveis), ele supera o Ka em R$ 3.900 e o Sandero em R$ 6.800 e ainda não tem bolsas infláveis laterais. Entre o Ford e o Renault há equilíbrio de conteúdo, com alguns itens a favor de cada um.
Sem considerar preço, o Ka e o Sandero acumulam um ponto a mais nas notas que o Argo. Quando o valor é levado em conta, a situação favorece o mais barato Renault e agrava-se para o Fiat, que não oferece atributos para justificar o alto preço. Assim, embora as prioridades de cada comprador devam sempre ser consideradas, em relação custo-benefício e na média geral o renovado Renault termina este Desafio à frente.
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Nossas notas
| Argo | Ka | Sandero | |
| Estilo | 4 | 4 | 3 |
| Acabamento e conveniência | 4 | 3 | 3 |
| Posto do motorista | 4 | 3 | 3 |
| Espaço interno | 3 | 3 | 4 |
| Porta-malas | 3 | 2 | 4 |
| Motor e desempenho | 4 | 4 | 4 |
| Consumo | 2 | 4 | 4 |
| Comportamento dinâmico | 4 | 5 | 3 |
| Segurança passiva | 3 | 4 | 4 |
| Custo-benefício | 2 | 3 | 4 |
| Média | 3,3 | 3,5 | 3,6 |
| Posição | 3°. | 2º. | 1º. |
| As notas vão de 1 a 5, sendo 5 a melhor; conheça nossa metodologia | |||
Desempenho e consumo
| Argo | Ka | Sandero | |
| Aceleração | |||
| 0 a 100 km/h | 11,7 s | 11,3 s | 11,5 s |
| 0 a 120 km/h | 16,5 s | 16,5 s | 16,8 s |
| 0 a 400 m | 18,6 s | 17,9 s | 17,9 s |
| Retomada* | |||
| 60 a 100 km/h | 6,8 s | 7,1 s | 6,8 s |
| 60 a 120 km/h | 11,3 s | 12,3 s | 12,2 s |
| 80 a 120 km/h | 8,6 s | 8,7 s | 9,4 s |
| Consumo | |||
| Trajeto leve em cidade | 11,5 km/l | 13,8 km/l | 14,0 km/l |
| Trajeto exigente em cidade | 5,8 km/l | 7,0 km/l | 7,7 km/l |
| Trajeto em rodovia | 11,9 km/l | 13,3 km/l | 12,9 km/l |
| Testes com gasolina; *reduções automáticas; melhores resultados em negrito; conheça nossos métodos de medição | |||
Ficha técnica
| Argo | Ka | Sandero | |
| Motor | |||
| Posição | transversal | transversal | transversal |
| Cilindros | 4 em linha | 3 em linha | 4 em linha |
| Comando de válvulas | no cabeçote | duplo no cabeçote | duplo no cabeçote |
| Válvulas por cilindro | 4, variação de tempo | 4, variação de tempo | 4, variação de tempo |
| Diâmetro e curso | 80,5 x 85,88 mm | 84 x 90 mm | 78 x 83,6 mm |
| Cilindrada | 1.747 cm³ | 1.497 cm³ | 1.597 cm³ |
| Taxa de compressão | 12,5:1 | 12:1 | 10,7:1 |
| Alimentação | injeção multiponto sequencial | ||
| Potência máxima (gas./álc.) | 135/139 cv a 5.750 rpm | 128/136 cv a 6.500 rpm | 115/118 cv a 5.500 rpm |
| Torque máximo (gas./álc.) | 18,8/19,3 m.kgf a 3.750 rpm | 15,6/16,1 m.kgf a 4.750 rpm | 16,0 m.kgf a 4.000 rpm |
| Transmissão | |||
| Tipo de caixa e marchas | automática, 6 | automática, 6 | aut. de variação contínua, simulação de 6 marchas |
| Tração | dianteira | dianteira | dianteira |
| Freios | |||
| Dianteiros | a disco ventilado | a disco ventilado | a disco ventilado |
| Traseiros | a tambor | a tambor | a tambor |
| Antitravamento (ABS) | sim | ||
| Direção | |||
| Sistema | pinhão e cremalheira | pinhão e cremalheira | pinhão e cremalheira |
| Assistência | elétrica | elétrica | eletro-hidráulica |
| Suspensão | |||
| Dianteira | independente, McPherson, mola helicoidal | ||
| Traseira | eixo de torção, mola helicoidal | ||
| Rodas | |||
| Dimensões | 5,5 x 15 pol | 6 x 15 pol | 16 pol |
| Pneus | 185/60 R 15 | 185/60 R 15 | 205/55 R 16 |
| Dimensões | |||
| Comprimento | 3,998 m | 3,954 m | 4,07 m |
| Largura | 1,724 m | 1,695 m | 1,73 m |
| Altura | 1,507 m | 1,57 m | 1,57 m |
| Entre-eixos | 2,521 m | 2,49 m | 2,59 m |
| Capacidades e peso | |||
| Tanque de combustível | 48 l | 52 l | 50 l |
| Compartimento de bagagem | 300 l | 257 l | 320 l |
| Peso em ordem de marcha | 1.264 kg | 1.135 kg | 1.140 kg |
| Desempenho e consumo (gas./álc.) | |||
| Velocidade máxima | 189/191 km/h | ND | 174/177 km/h |
| Aceleração de 0 a 100 km/h | 11,1/10,4 s | ND/11,2 s | 11,0/11,0 s |
| Consumo em cidade | 10,1/7,1 km/l | 11,1/7,4 km/l | ND |
| Consumo em rodovia | 13,2/9,5 km/l | 13,2/9,4 km/l | ND |
| Dados dos fabricantes; consumo conforme padrões do Inmetro; ND = não disponível | |||






























