Punto: computador de bordo com duas medições, tela de 5 pol com câmera de manobras, comandos por voz, opção de teto solar e retrovisor fotocrômico
Mesmo que espaço não deva ser prioridade do comprador de um esportivo, vale saber que o Renault é claramente superior nesse quesito: é maior em largura e altura, tanto na frente quanto atrás, e oferece bem melhor acomodação para as pernas no banco traseiro. Levar ali três adultos chega a ser viável nele, enquanto no Fiat beira o impossível, embora ambos prevejam adequado conforto para o passageiro central.
O compartimento de bagagem também é maior no Sandero, 320 ante 280 litros. Ambos deixam a desejar pelo banco traseiro inteiriço: o bipartido (opcional no Punto) faz falta em hatches, cuja facilidade de colocação de grandes objetos leva à combinação de carga e passageiros mais frequente que em sedãs. O estepe do Sporting segue a medida dos outros pneus, apenas com roda de aço, o que habilita ao uso normal em viagens ou mesmo a colocá-lo como reposição a um dos outros pneus; o R.S. faz indevida economia (pneu de 15 pol ante 17 dos demais), tornando-o temporário e restringindo o comportamento do carro durante o uso.
No Sandero os instrumentos ficam escuros, mas a tela de 7 pol é superior e inclui navegador de série; ele tem programa esportivo, limitador de velocidade e mola a gás no capô; o logotipo R.S. está por todo lugar; ar-condicionado automático é padrão
São dois práticos cinco-portas, mas o porta-malas do Sandero leva 40 litros a mais
Equipamentos de série e opcionais
Punto | Sandero | |
Ajuste de altura dos bancos mot./pas. | S/ND | S/ND |
Ajuste de apoio lombar mot./pas. | ND | ND |
Ajuste do volante em altura/distância | S/S | S/ND |
Ajuste elétrico dos bancos mot./pas. | ND | ND |
Ajuste elétrico dos retrovisores | S | S |
Alarme antifurto/controle a distância | S/S | S/S |
Aquecimento | S | S |
Ar-condicionado/controle automático/zonas | S/O/1 | S/S/1 |
Bancos/volante revestidos em couro | O/S | ND/S |
Bolsas infláveis frontais/laterais/cortinas | S/O/O | S/ND/ND |
Câmbio automático/automatizado | ND/O | ND |
Câmera traseira para manobras | O | ND |
Cintos de três pontos, todos os ocupantes | ND | ND |
Computador de bordo | S | S |
Conta-giros | S | S |
Controlador/limitador de velocidade | S/ND | S/S |
Controle de tração/estabilidade | ND | S/S |
Controle elétrico dos vidros diant./tras. | S/O | S/S |
Controles de áudio no volante | S | S |
Direção assistida | S | S |
Encosto de cabeça, todos os ocupantes | S | ND |
Faróis com lâmpadas de xenônio | ND | ND |
Faróis de neblina | S | ND |
Faróis/limpador de para-brisa automático | O/O | ND |
Freios antitravamento (ABS) | S | S |
Interface Bluetooth para telefone celular | S | S |
Limpador/lavador do vidro traseiro | S | S |
Luz traseira de neblina | ND | ND |
Navegador por GPS | O | S |
Rádio com toca-CDs/MP3 | S/S* | ND/S |
Repetidores laterais das luzes de direção | ND | S |
Retrovisor interno fotocrômico | O | ND |
Rodas de alumínio | S | S |
Sensores de estacionamento diant./tras. | ND/O | ND/S |
Teto solar/comando elétrico | O/O | ND |
Travamento central das portas | S | S |
Convenções: S = de série; O = opcional; ND = não disponível; *a opção pelo sistema UConnect retira o toca-CDs |
Próxima parte |