Ao acelerar e retomar velocidade bem mais rápido, o R.S. é a opção certa para quem prioriza desempenho
Desempenho e consumo
Se para você acelerar na frente é prioridade, a escolha é clara: Sandero. A comparação dos tempos deixa patente sua superioridade em desempenho, como ao cumprir de 0 a 100 km/h em 9,7 segundos, 2,4 s menos que o Punto. A atitude dos dois em arrancadas enérgicas é similar, com forte destracionamento até que os pneus encontrem a aderência necessária. No R.S. usamos o controle de tração desligado, pois sua atuação “mata” o motor de imediato e piora os tempos. A sineta que ele soa por volta de 6.000 rpm ajuda bastante a encontrar o ponto ideal para trocar de marcha.
A vantagem do Renault é ainda maior nas retomadas. Mesmo sem poder fazer as de 60-120 e 80-120 km/h em terceira marcha, pois ela é curta demais para tal velocidade final, deixou o Fiat comendo poeira: basta notar que seu 80-120 em quinta ainda é feito em menor tempo que com o concorrente em terceira! Embora a caixa de câmbio curta do Sandero seja decisiva para sua agilidade nessas medições, ele vence o oponente mesmo quando trabalha em rotação bem inferior.
O Sporting fica como consolo com um menor consumo de combustível nos três trajetos de medição, tendo a maior vantagem no rodoviário: 9,6 ante 8,6 km/l, ambos com álcool. A rotação exagerada do R.S. 2.0 nessas condições cobra seu preço ao abastecer, embora não seja o único fator (maior cilindrada, carroceria mais larga e pneus maiores também concorrem). Com 10 litros a mais de capacidade do tanque, o Fiat pode rodar um tanto a mais sem parar no posto.
Medições Best Cars
Punto | Sandero | |
Aceleração | ||
0 a 100 km/h | 12,1 s | 9,7 s |
0 a 120 km/h | 16,3 s | 13,9 s |
0 a 400 m | 18,2 s | 17,2 s |
Retomada | ||
60 a 100 km/h (3ª.) | 9,5 s | 6,8 s |
60 a 100 km/h (4ª.) | 12,9 s | 8,3 s |
60 a 120 km/h (3ª.) | 13,0 s | NA |
60 a 120 km/h (4ª.) | 17,6 s | 10,6 s |
60 a 120 km/h (5ª.) | – | 13,9 s |
80 a 120 km/h (3ª.) | 9,8 s | NA |
80 a 120 km/h (4ª.) | 13,3 s | 7,5 s |
80 a 120 km/h (5ª.) | – | 9,4 s |
Consumo | ||
Trajeto leve em cidade | 9,4 km/l | 8,8 km/l |
Trajeto exigente em cidade | 4,9 km/l | 4,6 km/l |
Trajeto em rodovia | 9,6 km/l | 8,6 km/l |
Autonomia | ||
Trajeto leve em cidade | 508 km | 396 km |
Trajeto exigente em cidade | 265 km | 207 km |
Trajeto em rodovia | 518 km | 387 km |
Testes efetuados com álcool; NA = não aplicável; melhores resultados em negrito; conheça nossos métodos de medição |
Dados dos fabricantes
Punto | Sandero | |
Velocidade máxima | 190/193 km/h | 200/202 km/h |
Aceleração de 0 a 100 km/h | 9,9/9,6 s | 8,4/8,0 s |
Consumo em cidade | ND | |
Consumo em rodovia | ND | |
Dados do fabricante para gasolina/álcool; ND = não disponível |
Ambos usam motores comuns a outros modelos, mas essas versões trazem ajuste específico na suspensão
Comentário técnico
• Nenhum dos motores pode ser considerado moderno. O E-Torq da Fiat, usado em grande parte de sua linha nacional, é uma variação do Tritec que equipou o Mini inglês de duas gerações atrás, enquanto o F4R da Renault está em uso por aqui desde a Scénic 2001, passando por Mégane e Duster até chegar ao R.S. 2.0. Ambos usam bloco de ferro fundido — embora a francesa disponha no Fluence de uma unidade mais atual, de origem Nissan, com bloco de alumínio.
• No Punto, duas peculiaridades: uma só árvore de comando para as válvulas de admissão e de escapamento (o usual é uma árvore para cada grupo de válvulas, como no Sandero) e acionamento do comando por corrente, uma mudança de hábito para Betim, MG, que sempre usou correia dentada para esse fim (como no Renault). Nenhum deles está dentro do limite convencionado para a relação r/l: a do Sporting é 0,316 (melhor), e a do R.S., 0,323 (seria ideal não passarem de 0,3).
• A comparação das velocidades em cada marcha a 1.000 rpm, pelas fichas técnicas abaixo, demonstra como foi escalonada a caixa de câmbio do Sandero: equivalente à do Punto em primeira, ela se mostra bem mais curta em terceira e tem uma quarta próxima da terceira do concorrente. E segue assim: sua quinta se parece com a quarta do Fiat, e sua sexta, com a quinta do adversário, a ponto de o regime do Renault a 120 km/h ser 100 rpm mais alto que o do rival, ambos na última marcha.
• As versões esportivas usam suspensões recalibradas, mais firmes. No R.S. 2.0 foram aplicadas molas com carga 92% maior na frente e 10% na atrás, amortecedores mais firmes e aumentos de rigidez em 17% no estabilizador dianteiro e 65% no eixo traseiro, além de altura de rodagem 26 mm menor (sempre em relação à versão Dynamique). A assistência hidráulica de direção deu lugar à eletro-hidráulica, sem alterar a relação da caixa, e os pneus são 195/55 com rodas de 16 pol e 205/45 com as opcionais de 17 pol.
Ficha técnica
Punto | Sandero | |
Motor | ||
Posição | transversal | |
Cilindros | 4 em linha | |
Material do bloco/cabeçote | ferro fundido/alumínio | |
Comando de válvulas | no cabeçote | duplo no cabeçote |
Válvulas por cilindro | 4 | |
Diâmetro e curso | 80,5 x 85,8 mm | 82,7 x 93 mm |
Cilindrada | 1.747 cm³ | 1.998 cm³ |
Taxa de compressão | 11,2:1 | |
Alimentação | injeção multiponto sequencial | |
Potência máxima (gas./álc.) | 130/132 cv a 5.250 rpm | 145/150 cv a 5.750 rpm |
Torque máximo (gas./álc.) | 18,4/18,9 m.kgf a 4.500 rpm | 20,2/20,9 m.kgf a 4.000 rpm |
Potência específica (gas./álc.) | 74,4/75,6 cv/l | 72,6/75,0 cv/l |
Transmissão | ||
Tipo de caixa e marchas | manual, 5 | manual, 6 |
Relação e velocidade por 1.000 rpm | ||
1ª. | 3,91 / 8 km/h | 3,73 / 8 km/h |
2ª. | 2,24 / 14 km/h | 2,10 / 13 km/h |
3ª. | 1,52 / 21 km/h | 1,63 / 17 km/h |
4ª. | 1,16 / 27 km/h | 1,29 / 22 km/h |
5ª. | 0,87 / 36 km/h | 1,02 / 28 km/h |
6ª. | NA | 0,81 / 35 km/h |
Relação de diferencial | 3,73 | 4,12 |
Regime a 120 km/h | 3.350 rpm (5ª.) | 3.450 rpm (6ª.) |
Regime à vel. máx. informada | 5.250/5.350 rpm (5ª.) | 5.750/5.800 rpm (6ª.) |
Tração | dianteira | |
Freios | ||
Dianteiros | a disco ventilado (257 mm ø) | a disco ventilado (280 mm ø) |
Traseiros | a tambor (228 mm ø) | a disco (240 mm ø) |
Antitravamento (ABS) | sim | |
Direção | ||
Sistema | pinhão e cremalheira | |
Assistência | hidráulica | eletro-hidráulica |
Diâmetro de giro | 10,9 m | 10,6 m |
Suspensão | ||
Dianteira | independente, McPherson, mola helicoidal | |
Traseira | eixo de torção, mola helicoidal | |
Estabilizador | dianteiro | |
Rodas | ||
Dimensões | 6 x 16 pol | 17 pol |
Pneus | 195/55 R 16 | 205/45 R 17 |
Dimensões | ||
Comprimento | 4,065 m | 4,068 m |
Largura | 1,687 m | 1,733 m |
Altura | 1,497 m | 1,499 m |
Entre-eixos | 2,51 m | 2,59 m |
Bitola dianteira | 1,471 m | ND |
Bitola traseira | 1,467 m | ND |
Coeficiente aerodinâmico (Cx) | 0,34 | 0,35 |
Capacidades e peso | ||
Tanque de combustível | 60 l | 50 l |
Compartimento de bagagem | 280 l | 320 l |
Peso em ordem de marcha | 1.222 kg | 1.161 kg |
Relação peso-potência (gas./álc.) | 9,4/9,3 kg/cv | 8,0/7,7 kg/cv |
Garantia | ||
Prazo | 2 anos sem limite de km (3 anos para motor e câmbio) | 3 anos sem limite de km |
Carros avaliados | ||
Ano-modelo | 2016 | |
Pneus | Pirelli Cinturato P7 | Continental Conti Sport Contact 3 |
Quilometragem inicial | 1.000 km | 3.000 km |
Dados do fabricante; ND = não disponível; NA = não aplicável |
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