Turbo e injeção direta de um lado, sistema híbrido de outro: qual o melhor em economia, desempenho e custo-benefício?
Texto e fotos: Fabrício Samahá
Eficiência, hoje, é a palavra-chave na indústria de automóveis. Todos a perseguem, seja para atender aos anseios do consumidor — por economia ou consciência ambiental —, seja porque as normas de emissões de CO2 e de consumo estão mais severas dos dois lados do Oceano Atlântico.
Nem todo fabricante, porém, segue a mesma fórmula para obter um carro eficiente. Bom exemplo está nas versões de topo dos arquirrivais Honda Civic e Toyota Corolla: enquanto o primeiro recorre a turbocompressor e injeção direta, o outro inova com o primeiro sistema híbrido do mundo associado a motor flexível em combustível.
O Corolla ficou mais arrojado na nova geração, mas não o bastante para contrariar o público mais tradicional — risco que a Honda decidiu correr com o adversário
Já sabemos o que você pensou: o Corolla concorrente mais direto do Civic Touring, em potência, é o Altis com motor de 2,0 litros. No entanto, essa versão está ausente da frota de testes da Toyota (leia avaliação do XEI). Por isso, ao receber o Altis Hybrid, decidimos que o confronto ao Honda seria a oportunidade de analisar qual solução de eficiência obtém os melhores resultados — e, por extensão, qual o melhor entre esses sedãs médios que competem nos quatro cantos do mundo.
Estilo
Os desenhos externos refletem a diferença de perfil entre os carros: o Civic busca ousadia e esportividade, mesmo que possa desagradar a parte do público, enquanto o Corolla faz questão de não ofender seu cliente mais tradicional, ainda que se tenha modernizado nessa geração. É um detalhe, mas lamentamos as novas rodas do Touring, de aspecto bem mais simples que as anteriores.
Interior também mais ousado no Civic e com acabamento muito bom em ambos; no Corolla Hybrid os instrumentos digitais não incluem conta-giros
Acabamento e conveniência
O interior do Civic também tem formas mais ousadas, embora o do Corolla tenha evoluído. Ambos usam materiais plásticos de bom aspecto, apesar de rígidos, e couro nos bancos. O Honda agora oferece tom cinza, enquanto o Toyota combina marrom e marfim com ótimo efeito visual — como o tom claro fica em regiões sem contato com a calça, está menos propenso a manchas, mas também não contribui para amenizar o desconforto do calor tropical.
O Civic ganhou carregador de celular por indução e monitor de pressão dos pneus; o Corolla responde com assistentes de faixa e faróis e controlador de distância
Conveniências em comum incluem ar-condicionado automático de duas zonas, câmera traseira de manobras, chave presencial, limpador de para-brisa automático, para-brisa degradê, para-sóis com espelhos iluminados, retrovisores externos com rebatimento elétrico, retrovisor interno fotocrômico e teto solar com controle elétrico. O espaço para objetos é mediano. O Honda tem a mais câmera no retrovisor direito (Lane Watch) com ótima visualização das faixas daquele lado, carregador de celular por indução (novidade em 2020), comando a distância para abrir e fechar vidros e teto, difusor de ar para o banco traseiro, freio de estacionamento com controle elétrico e retenção automática nas paradas, monitor de pressão dos pneus e sensores de estacionamento à frente e atrás.
O Toyota responde com assistentes de facho dos faróis e de manutenção na faixa da via, controlador de distância ao tráfego adiante e seletor de modos de condução (Normal, Eco e Power, além do EV para uso apenas elétrico). Além disso, adota mais comandos de girar para funções de áudio e ar-condicionado, o que facilita o uso. As centrais de áudio têm ampla tela (8 polegadas no Corolla, 7 no Civic), integração a celular por Android Auto e Apple Car Play e duas tomadas USB. A do Civic traz navegador integrado.
Civic: tela de 7 pol com navegador, monitor de pneus, carregador de celular sem fio, câmera no retrovisor direito, difusores para o banco traseiro, freio de mão elétrico
Corolla: tela de 8 pol com mostrador de energia, controlador de distância, assistentes de faixa e de faróis, seletor de modos de condução, dois tons no acabamento
Posto do motorista
À parte a posição mais baixa e esportiva no Civic, encontra-se bom conforto nos dois carros, com volante ajustável em altura e distância, banco bem definido e dotado de ajuste elétrico, que só no Honda inclui o apoio lombar e sua altura. No Corolla Hybrid os instrumentos usam tela digital, de melhor aspecto que nas demais versões, com poucas configurações. Há um interessante mostrador de fluxo de energia, mas falta conta-giros. O Touring fornece mais informações, incluindo pressão de turbo.
Ambos trazem ótimos faróis com leds para ambos os fachos, luzes diurnas do mesmo tipo, faróis de neblina e repetidores laterais das luzes de direção. E têm boa visibilidade, com restrição mediana pelas colunas dianteiras. A favor do Corolla estão ajuste elétrico do facho dos faróis e luz traseira de neblina. Os retrovisores externos do Civic poderiam ser melhores.
Ambos são espaçosos atrás, sobretudo para pernas, e oferecem ajustes elétricos do banco do motorista, que no Civic incluem apoio lombar
Espaço interno
As acomodações aos passageiros são bem parecidas nos dois: quatro adultos viajam bem, com ótimo espaço para as pernas atrás, mas apenas regular para a cabeça; um ocupante central sofre com o encosto e desloca os colegas para posições menos cômodas. Embora o perfil de teto do novo Corolla tenha prejudicado o acesso, exigindo mais atenção para não bater a cabeça, a situação do Civic é bem mais crítica.
Porta-malas
O Honda oferece excelente capacidade de bagagem de 519 litros, ante os bons 470 litros do Toyota, que tem o mérito de não perder espaço nessa versão híbrida. Os dois têm banco traseiro com encosto bipartido 60:40. Os estepes são de uso restrito: temporário (fino) no Honda e com pneu diferente dos outros no Toyota.
Preços
Civic | Corolla | |
Sem opcionais | R$ 136.700 | R$ 128.990 |
Como avaliado | R$ 136.700 | R$ 134.990 |
Completo | R$ 138.200 | R$ 136.940 |
Preços sugeridos em 4/2/20 para São Paulo, SP; apenas o preço completo inclui pinturas especiais; menores preços em destaque |
Equipamentos de série e opcionais
• Civic Touring – Ajuste elétrico do banco do motorista, ar-condicionado automático de duas zonas, assistente de saída em rampa, bancos revestidos em couro, bolsas infláveis frontais, laterais e de cortina; câmera no retrovisor direito, câmera traseira de manobras, carregador de celular por indução, central de áudio com tela de 7 pol, integração a celular por Android Auto e Apple Car Play e navegador; chave presencial para acesso e partida, comandos de trocas manuais no volante, controlador de velocidade, controle eletrônico de estabilidade e tração, faróis automáticos de leds, fixação Isofix para cadeiras infantis, limpador de para-brisa automático, monitor de pressão dos pneus, rebatimento elétrico dos retrovisores, retrovisor interno fotocrômico, rodas de alumínio de 17 pol, sensores de estacionamento à frente e atrás, teto solar com controle elétrico, vetorização de torque, volante de couro com ajuste em altura e distância.
• Corolla Altis Hybrid – Ar-condicionado automático, assistentes de facho dos faróis e de manutenção na faixa, assistente de saída em rampa, bancos revestidos em couro, bolsas infláveis laterais dianteiras, de joelhos do motorista e de cortina; câmera traseira de manobras, central de áudio com tela de 8 pol e integração a celular por Android Auto e Apple Car Play, chave presencial para acesso e partida, controlador de velocidade e distância à frente, controle eletrônico de estabilidade e tração, faróis automáticos de leds com regulagem da altura, faróis e luz traseira de neblina, monitor frontal com frenagem automática, retrovisor interno fotocrômico, rodas de alumínio de 17 pol, teto solar com controle elétrico, volante ajustável em altura e distância. Pacote opcional – Ajuste elétrico do banco do motorista, ar-condicionado de duas zonas, limpador de para-brisa automático, retrovisores com rebatimento elétrico, teto solar com controle elétrico.
• Garantia – 3 anos (Civic); 5 anos para o carro e 8 anos para bateria e sistema híbrido (Corolla) sem limite de quilometragem.