O HB20X obteve aceleração superior, mas há equilíbrio nas retomadas; em consumo urbano, vantagem expressiva para o WR-V, até 25% mais econômico
Desempenho e consumo
A melhor relação peso-potência garante ao HB20X acelerações pouco mais rápidas, caso do 0-100 km/h em 10,3 segundos, menos 0,5 s que no rival. Curiosamente, no 0-120 sua vantagem diminui para 0,2 s, sinal de que a transmissão CVT do WR-V é mais eficiente no ganho de velocidade nessa faixa.
Acelerado a fundo, o Hyundai gira até 2.400 rpm com freio acionado (estol da transmissão) e faz mudanças automáticas a 6.200 rpm (200 acima do pico de potência). O Honda aceita até 2.000 rpm; ao partir, demora a alcançar 6.000 rpm (por volta de 90 km/h), ponto de maior potência, e ali fica enquanto sobe a velocidade.
Caixas CVT são mais eficientes em retomadas, tanto pela agilidade em reduzir a relação quanto por não depender de marchas definidas: uma vez atingida a rotação ideal, podem mantê-la constante. Isso explica o empate técnico entre os dois carros, com diferenças de até 0,3 s ora a favor de um, ora de outro. Vale notar que foram medidos com álcool, com o qual os recebemos das fábricas; se usassem gasolina, a expectativa é de maior perda no Hyundai (que abre mão de 6 cv) que no Honda (1 cv).
Os testes de consumo, por outro lado, foram feitos com gasolina e mostraram clara vantagem do WR-V nos trajetos urbanos (entre 19% e 25% a mais com um litro) e sutil no rodoviário (2% mais econômico). Ao analisar o comportamento dos carros nos percursos, nota-se que a CVT consegue manter o motor do Honda em baixos giros no uso urbano, mas recorre a rotações bem mais altas em rodovia: as 2.000 rpm a 120 km/h em piso plano sobem a até 3.500 rpm a cada subida, e nosso trajeto tem muitas delas.
Nas mesmas condições o HB20X manteve-se em sexta marcha (2.800 rpm) por quase todo o percurso, o que o aproximou do concorrente — presumimos também que tenha melhor aerodinâmica. Assim, a autonomia do Hyundai é maior em rodovia, mas menor em cidade.
WR-V | HB20X | |
Aceleração | ||
0 a 100 km/h | 10,8 s | 10,3 s |
0 a 120 km/h | 15,1 s | 14,9 s |
0 a 400 m | 18,3 s | 17,7 s |
Retomada | ||
60 a 100 km/h* | 8,2 s | 7,9 s |
60 a 120 km/h* | 12,6 s | 12,6 s |
80 a 120 km/h* | 9,7 s | 9,8 s |
Consumo | ||
Trajeto leve em cidade | 13,9 km/l | 11,7 km/l |
Trajeto exigente em cidade | 7,6 km/l | 6,1 km/l |
Trajeto em rodovia | 12,3 km/l | 12,1 km/l |
Autonomia | ||
Trajeto leve em cidade | 563 km | 527 km |
Trajeto exigente em cidade | 308 km | 275 km |
Trajeto em rodovia | 498 km | 545 km |
Testes efetuados com álcool (desempenho) e gasolina (consumo); *com reduções automáticas; melhores resultados em negrito; conheça nossos métodos de medição |
Dados dos fabricantes
WR-V | HB20X | |
Velocidade máxima | ND | 180/185 km/h |
Aceleração de 0 a 100 km/h | ND | 11,7/11,2 s |
Consumo em cidade | 11,7/8,1 km/l | 10,1/7,1 km/l |
Consumo em rodovia | 12,4/8,8 km/l | 11,4/8,7 km/l |
Gasolina/álcool; consumo conforme padrões do Inmetro; ND = não disponível |
Altura de rodagem e recalibração de suspensão diferenciam estas versões do Fit e do HB20 comum; apenas a Hyundai compensou os pneus pelo diferencial
Ficha técnica
WR-V | HB20X | |
Motor | ||
Posição | transversal | |
Cilindros | 4 em linha | |
Material do bloco/cabeçote | alumínio | |
Comando de válvulas | no cabeçote | duplo no cabeçote |
Válvulas por cilindro | 4, variação de tempo (também levantamento no WR-V) | |
Diâmetro e curso | 73 x 89,4 mm | 77 x 85,4 mm |
Cilindrada | 1.497 cm³ | 1.591 cm³ |
Taxa de compressão | 11,4:1 | 12:1 |
Alimentação | injeção multiponto sequencial | |
Potência máxima (gas./álc.) | 115/116 cv a 6.000 rpm | 122/128 cv a 6.000 rpm |
Torque máximo (gas./álc.) | 15,2/15,3 m.kgf a 4.800 rpm | 16,0 m.kgf a 4.500 rpm/16,5 m.kgf a 5.000 rpm |
Potência específica (gas./álc.) | 76,8/77,5 cv/l | 76,7/80,5 cv/l |
Transmissão | ||
Tipo de caixa e marchas | automática de variação contínua | automática, 6 |
Relação e velocidade por 1.000 rpm | ||
1ª. | variação de 2,53 a 0,41 / variação de 10 a 59 km/h | 4,40 / 8 km/h |
2ª. | 2,73 / 12 km/h | |
3ª. | 1,83 / 18 km/h | |
4ª. | 1,39 / 24 km/h | |
5ª. | 1,00 / 33 km/h | |
6ª. | 0,77 / 43 km/h | |
Relação de diferencial | 4,99 | 3,61 |
Regime a 120 km/h | 2.000 rpm* | 2.750 rpm (6ª.) |
Regime à vel. máx. informada | ND | 5.400/5.550 rpm (5ª.) |
Tração | dianteira | |
*Na relação mais longa possível | ||
Freios | ||
Dianteiros | a disco ventilado (262 mm ø) | a disco ventilado (ø ND) |
Traseiros | a tambor (200 mm ø) | a tambor (ø ND) |
Antitravamento (ABS) | sim | |
Direção | ||
Sistema | pinhão e cremalheira | |
Assistência | elétrica | |
Diâmetro de giro | 10,6 m | 10,2 m |
Suspensão | ||
Dianteira | independente, McPherson, mola helicoidal | |
Traseira | eixo de torção, mola helicoidal | |
Estabilizador(es) | dianteiro | dianteiro e traseiro |
Rodas | ||
Dimensões | 6 x 16 pol | 5,5 x 16 pol |
Pneus | 195/60 R 16 H | |
Dimensões | ||
Comprimento | 4,00 m | 3,955 m |
Largura | 1,734 m | 1,71 m |
Altura | 1,599 m | 1,55 m |
Entre-eixos | 2,555 m | 2,50 m |
Bitola dianteira | 1,482 m | ND |
Bitola traseira | 1,49 m | ND |
Coeficiente aerodinâmico (Cx) | ND | |
Capacidades e peso | ||
Tanque de combustível | 45 l | 50 l |
Compartimento de bagagem | 363 l | 300 l |
Peso em ordem de marcha | 1.130 kg | 1.113 kg |
Relação peso-potência (gas./álc.) | 9,8/9,7 kg/cv | 9,1/8,7 kg/cv |
Garantia | ||
Prazo | 3 anos sem limite de quilometragem | 5 anos sem limite de quilometragem |
Carros avaliados | ||
Ano-modelo | 2018 | 2017 |
Pneus | Pirelli Cinturato P1 | Continental Conti Cross Contact LX |
Quilometragem inicial | 5.000 km | 2.000 km |
Dados dos fabricantes; ND = não disponível |