T6 tem o maior espaço para bagagem pelos dados oficiais, sistema multimídia que pode espelhar celular, câmera traseira de manobras, faróis automáticos e porta-óculos
Há detalhes que merecem correção pelos fabricantes. No T6 falta mostrador de temperatura externa, o ventilador do ar-condicionado é ruidoso, a tela central fica escura ao acender faróis de dia (mesmo no nível superior de luminosidade) e o carro avaliado apresentou falhas no sensor de uso do cinto (a luz piscava ao passar por irregularidades do piso), no automatismo dos faróis (apagava-os no escuro) e no acionamento da câmera traseira. Seu acesso à cabine é algo incômodo, pela maior altura, e tende a sujar a barra da calça ao descer — seria evitado se as portas cobrissem a soleira, como em alguns carros da classe.
O JAC justifica suas maiores dimensões com amplo espaço interno; o Renault é mais estreito, mas o claro perdedor aqui é o Peugeot
No Duster ficam em má posição os comandos de ajuste elétrico dos retrovisores (abaixo do freio de estacionamento) e da recirculação de ar (voltado para baixo, quase invisível), o volante usa uma simulação de couro áspera e dura, o controlador de velocidade é lento demais em retomadas, o ar-condicionado é fraco nas duas primeiras velocidades e ruidoso nas outras, há pouco espaço para objetos e falta acabamento na região adiante do para-brisa, que expõe as dobradiças do capô.
O 2008 quis inovar na alavanca de freio de estacionamento e o resultado foi ruim: é muito pesada, incômoda mesmo de usar. Além disso, o fino forro de tecido do teto deixa passar muito calor do sol para um país tropical, a ponto de preferirmos abrir mão da área envidraçada se ela não fosse de série no THP, e o carro vem sem luz de cortesia para o banco traseiro (tem apenas na frente, imperdoável em um modelo familiar), luzes de leitura (há uma dianteira no Duster e duas no T6) e alça de teto para o passageiro da frente. E nenhum deles oferece retrovisor interno fotocrômico ou fechamento de vidros comandado a distância.
Apesar do menor volume para bagagem, o 2008 agrada pela tela fácil de usar, ar-condicionado de duas zonas, controlador e limitador de velocidade; alavanca de freio é dura demais
O JAC justifica suas maiores dimensões com amplo espaço interno, capaz de levar três adultos com largura adequada e ótima acomodação de pernas e cabeça no banco traseiro, embora o do centro tenha um encosto incômodo. O Renault é mais estreito, mas ainda leva bem esse número de ocupantes, com vantagem no encosto central. O claro perdedor aqui é o Peugeot, com largura muito inferior — apropriada só para dois atrás —, espaço regular para cabeças e pernas e assento traseiro muito curto. Nesse aspecto ele é um típico hatch pequeno, e não dos mais amplos.
Embora o importador informe a capacidade de bagagem de 610 litros para o T6, ela foi medida até o topo do banco traseiro sem encostos de cabeça, método não usual aqui. Na origem o fabricante anuncia 505 l, que consideramos para sua nota, embora abaixo da cobertura divisória pareça caber ainda menos. O Duster segue-o de perto (475), com o 2008 bem atrás (355 litros). Todos têm encosto traseiro bipartido 60:40, mas não o assento, o que deveria ser revisto.
As francesas usam cobertura divisória rígida (houve aprimoramento no Renault, que antes tinha uma macia e não enrolável), enquanto o chinês traz uma de enrolar; a do Peugeot também deveria subir quando a tampa é aberta. Quanto ao estepe, soluções distintas: temporário no T6 (mas com espaço sob o assoalho para um integral, usado na China, o que permite colocar ali o pneu trocado), “economia porca” no 2008 (pneu de 15 pol, diferente dos demais) e de tamanho integral no Duster (com roda de aço), que usa montagem externa sob a carroceria, criticada por muitos.
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Bom porta-malas no Duster, que tem estepe integral, tela com imagens da câmera (mas muito baixa), comando Eco, “nota” para o motorista e, como o 2008, controlador e limitador
Equipamentos de série e opcionais
T6 |
2008 |
Duster |
|
Ajuste de altura dos bancos mot./pas. | S/ND | S/ND | S/ND |
Ajuste de apoio lombar mot./pas. | ND | ND | ND |
Ajuste do volante em altura/distância | S/ND | S/S | S/ND |
Ajuste elétrico dos bancos mot./pas. | ND | ND | ND |
Ajuste elétrico dos retrovisores | S | S | S |
Alarme antifurto/controle a distância | ND | S/S | S/S |
Aquecimento | S | S | S |
Ar-condicionado/controle automático/zonas | S/ND | S/S/2 | S/ND |
Bancos/volante revestidos em couro | O/O | S/S | S/S |
Bolsas infláveis frontais/laterais/cortinas | S/ND/ND | S/S/S | S/S/ND |
Câmbio automático/automatizado | ND | ND | O/ND |
Câmera traseira para manobras | O | ND | O |
Cintos de três pontos, todos os ocupantes | S | S | ND |
Computador de bordo | S | S | S |
Conta-giros | S | S | S |
Controlador/limitador de velocidade | ND | S/S | O/O |
Controle de tração/estabilidade | ND | S/S | ND |
Controle elétrico dos vidros diant./tras. | S/S | S/S | S/S |
Controles de áudio no volante | O | S | S |
Direção assistida | S | S | S |
Encosto de cabeça, todos os ocupantes | S | S | S |
Faróis com lâmpadas de xenônio | ND | ND | ND |
Faróis de neblina | O | S | S |
Faróis/limpador de para-brisa automático | O/ND | S/S | ND |
Freios antitravamento (ABS) | S | S | S |
Interface Bluetooth para telefone celular | O | S | S |
Limpador/lavador do vidro traseiro | S/S | S/S | S/S |
Luz traseira de neblina | S | S | ND |
Navegador por GPS | ND | S | S |
Rádio com toca-CDs/MP3 | S/S | ND/S | ND/S |
Repetidores laterais das luzes de direção | S | S | S |
Retrovisor interno fotocrômico | ND | ND | ND |
Rodas de alumínio | O | S | S |
Sensores de estacionamento diant./tras. | ND/S | S/S | ND/S |
Teto solar/comando elétrico | ND | ND | ND |
Travamento central das portas | S | S | S |
Convenções: S = de série; O = opcional; ND = não disponível; NA = não aplicável |
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