Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação

Renegade Limited, 2008 THP e T-Cross Highline: a altura da prateleira

09/04/2021
in Avaliação, Comparativo, Jeep, Peugeot, Volkswagen
  • Renegade
  • 2008
  • T-Cross

Os motores mais modernos favorecem Peugeot e Volkswagen também em consumo, com melhores resultados no segundo; todos usam o mesmo tipo de caixa automática

As transmissões de todos são automáticas Aisin de seis marchas com seleção manual de marchas pela alavanca e, no T-Cross e no Renegade, também pelos comandos no volante. O Volkswagen e o Peugeot oferecem controle de ponto-morto. Elas estão bem calibradas e atuam da mesma forma em modo manual: passam à marcha superior no limite de giros e reduzem ao se abrir todo o acelerador.

Consumo
Sem turbo ou injeção direta e com peso muito maior, o Renegade ficou bem para trás em consumo. O T-Cross obteve as melhores marcas nos três percursos de medição, com mais de 14 km/l de gasolina em dois deles — ótimo para um SUV —, seguido pelo 2008. O Volkswagen rodar 31% a mais que o Jeep com um litro, no mesmo trajeto rodoviário, mostra como o último fabricante precisa trabalhar em eficiência — o que só deve ser resolvido com o esperado motor turbo.

Comportamento dinâmico
O Renegade tem a atitude mais esportiva dos três em curvas: firme, bem controlado e com a facilidade de soltar a traseira quando se corta o acelerador, o que facilita a inserção na curva — não chega a ser perigoso por haver controle eletrônico de estabilidade, como nos outros, mas chega a surpreender o motorista menos habituado. A versão Limited agora usa rodas de 19 polegadas e pneus 235/45, certo exagero para seu porte. Os outros dois são mais macios, mas o T-Cross ainda transmite confiança em curvas.

  • Renegade
  • 2008
  • T-Cross

Melhor estabilidade no Renegade, rodar mais confortável no T-Cross; o 2008 precisa melhorar em suspensão

Já o 2008 parece não oferecer um chassi adequado a seu patamar de desempenho: os amortecedores muito macios o fazem “flutuar” bastante e erguer a frente ao aplicar mais torque, até em certa velocidade, enquanto os pneus de perfil mais alto (205/60) não contribuem para a precisão em curvas. Mesmo que não afete a segurança, o motorista tem a sensação de carro “solto”.

Sem turbo ou injeção direta e com peso muito maior, o Renegade ficou bem para trás em consumo; o T-Cross obteve as melhores marcas nos três percursos de medição

Em conforto de rodagem é o Volkswagen que sobressai, com acerto bastante adequado à proposta de veículo familiar. Precisa apenas de amortecedores dianteiros mais firmes na compressão: após lombadas eles se fecham e chegam aos batentes, causando um impacto seco. O Jeep mostra bom ajuste, mas os amortecedores mais firmes e os pneus de perfil baixo prejudicam um pouco o conforto. O Peugeot não faz valer nesse quesito o que falta em estabilidade — a absorção de impactos poderia ser bem melhor, como a própria marca conseguiu no novo 208. Mas os três estão corretos em termos de freios e direção.

Segurança passiva
Todos estão muito bem em proteção dos ocupantes, ao trazer de série bolsas infláveis laterais dianteiras e de cortina; o Renegade tem ainda para os joelhos do motorista. Os demais itens (bolsas frontais, fixação Isofix, encostos de cabeça e cintos de três pontos para cinco pessoas) são exigidos pela legislação atual.

  • Renegade
  • 2008
  • T-Cross

Apesar da grande vantagem em preço, o 2008 mostra limitações do projeto e da idade: os rivais, sobretudo o T-Cross, são melhores sob vários aspectos

Custo-benefício
Como avaliados, os três SUVs estão distantes em preço: R$ 17,3 mil separam o 2008 (o mais barato) do Renegade e há outros R$ 16,2 mil entre este último e o mais caro T-Cross como avaliado. Seria possível ter o Volkswagen por bem menos (R$ 2,9 mil acima do Jeep) ao abrir mão dos opcionais, sendo alguns deles presentes no rival (teto solar e faróis de leds) e outros não, como áudio Beats e assistente de estacionamento. Vale lembrar que apenas o Renegade oferece versões mais baratas com o mesmo motor.

O 2008 revela boa relação entre preço e equipamentos: fica a dever poucos itens ao Renegade diante de tal diferença de valores, como chave presencial e faróis de leds. Já o T-Cross custa um pouco mais que o Jeep quando está sem opcionais, mas a adição de equipamentos leva seu preço a um patamar difícil de justificar. Assim, limitando-nos a essa análise, os dois carros realmente cobram caro pela imagem que desfrutam.

E no restante? Aí o quadro muda. Limitações do projeto e idade avançada do 2008 ficam evidentes em aspectos como estilo, espaço interno, acerto de suspensão e conforto do motorista, enquanto sua dotação de conveniência é a mais limitada. Ele supera o Renegade, é verdade, em espaço de bagagem e consumo e oferece o melhor desempenho do grupo. Mas o equilíbrio de notas indica que o T-Cross reúne o melhor conjunto e justifica — se o preço não for problema — manter os olhos no alto da prateleira do mercado.

Mais Avaliações

Nossas notas

  Renegade 2008 T-Cross
Estilo 4 3 4
Acabamento e conveniência 4 3 4
Posto do motorista 4 3 4
Espaço interno 4 3 4
Porta-malas 2 3 3
Motor e desempenho 3 5 4
Consumo 2 3 4
Comportamento dinâmico 4 3 4
Segurança passiva 5 4 4
Custo-benefício 3 4 3
Média 3,5 3,4 3,8
Posição 2°. 3°. 1º.
As notas vão de 1 a 5, sendo 5 a melhor; conheça nossa metodologia

Ficha técnica

  Renegade 2008 T-Cross
Motor
Posição transversal transversal transversal
Cilindros 4 em linha 4 em linha 4 em linha
Comando de válvulas no cabeçote duplo no cabeçote duplo no cabeçote
Válvulas por cilindro 4, variação de tempo 4, variação de tempo 4, variação de tempo
Diâmetro e curso 80,5 x 85,8 mm 77 x 85,8 mm 74,5 x 80 mm
Cilindrada 1.747 cm³ 1.598 cm³ 1.395 cm³
Taxa de compressão 12,5:1 10,2:1 10,5:1
Alimentação injeção multiponto sequencial injeção direta, turbocompressor, resfriador de ar
Potência máxima (gas./álc.) 135/139 cv a 5.750 rpm 165/173 cv a 6.000 rpm 150 cv de 4.500 a 6.000 rpm
Torque máximo (gas./álc.) 18,7/19,3 m.kgf a 3.750 rpm 24,5 m.kgf a 1.400 rpm 25,5 m.kgf a 1.500 rpm
Transmissão
Tipo de caixa e marchas automática, 6 automática, 6 automática, 6
Tração dianteira dianteira dianteira
Freios
Dianteiros a disco ventilado a disco ventilado a disco ventilado
Traseiros a disco a disco a disco
Antitravamento (ABS) sim sim sim
Direção
Sistema pinhão e cremalheira pinhão e cremalheira pinhão e cremalheira
Assistência elétrica elétrica elétrica
Suspensão
Dianteira independente, McPherson, mola helicoidal (todos)
Traseira ind. McPherson, mola helicoidal eixo de torção, mola helicoidal eixo de torção, mola helicoidal
Rodas
Dimensões 7,5 x 19 pol 16 pol 6,5 x 17 pol
Pneus 235/45 R 19 205/60 R 16 205/55 R 17
Dimensões
Comprimento 4,232 m 4,159 m 4,199 m
Largura 1,798 m 1,739 m 1,76 m
Altura 1,686 m 1,583 m 1,57 m
Entre-eixos 2,57 m 2,542 m 2,651 m
Capacidades e peso
Tanque de combustível 60 l 55 l 52 l
Compartimento de bagagem 320 l 355 l 373 a 420 l*
Peso em ordem de marcha 1.527 kg 1.246 kg 1.250 kg
Desempenho e consumo (gas./álc.)
Velocidade máxima 176/178 km/h 209 km/h 198 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 12,8/11,8 s 8,8 s 8,7 s
Consumo em cidade 9,4/6,4 km/l 10,7/7,5 km/l 11,0/7,7 km/l
Consumo em rodovia 11,0/8,0 km/l 13,0/9,2 km/l 13,2/9,3 km/l
Dados dos fabricantes; consumo conforme padrões do Inmetro; *conforme posição do encosto traseiro
Page 3 of 3
Prev123
Tags: 20082008 GriffeavaliaçãoAvaliação CompletacomparativoDesafioJeepPeugeotRenegadeRenegade LimitedT-CrossT-Cross Highlineutilitário esporteVolkswagen

Related Posts

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

03/07/2025
VW Santana e Quantum: catálogos com modelos 1997 e 2002
Auto Livraria - Volkswagen

VW Santana e Quantum: catálogos com modelos 1997 e 2002

13/06/2025
VW Passat: catálogos do modelo alemão em diversas gerações
Auto Livraria - Volkswagen

VW Passat: catálogos do modelo alemão em diversas gerações

02/06/2025
Jeep: revistas com o valente 4×4 , a Rural e a Pickup
Auto Livraria - Willys-Overland

Jeep: revistas com o valente 4×4 , a Rural e a Pickup

02/06/2025
Gol GT: em vídeo, a história da resposta da VW ao Escort XR3
Auto Livraria

Gol GT: em vídeo, a história da resposta da VW ao Escort XR3

01/06/2025

Novidades da Auto Livraria

Scania: livro com 80 anos de ônibus, também no Brasil
Auto Livraria - Scania

Scania: livro com 80 anos de ônibus, também no Brasil

A trajetória da empresa sueca em ônibus desde 1911, incluindo a produção no Brasil - R$ 149

04/07/2025
Ford Galaxie e Landau: espaço e maciez nunca superados
Auto Livraria

Ford Galaxie e Landau: espaço e maciez nunca superados

Que carro nacional representou o máximo em conforto em todos os tempos? Conheça a história no vídeo

04/07/2025

Quadros decorativos

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros
Auto Livraria - Chevrolet

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros

Quadros decorativos com propagandas originais de utilitários e caminhões antigos - a partir de R$ 59

01/07/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025
Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais

Revistas Quatro Rodas com testes, turismo, corridas e carros marcantes dos anos 70 - a partir de R$ 19

26/06/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp