Renegade Limited, 2008 THP e T-Cross Highline: a altura da prateleira

Os motores mais modernos favorecem Peugeot e Volkswagen também em consumo, com melhores resultados no segundo; todos usam o mesmo tipo de caixa automática

As transmissões de todos são automáticas Aisin de seis marchas com seleção manual de marchas pela alavanca e, no T-Cross e no Renegade, também pelos comandos no volante. O Volkswagen e o Peugeot oferecem controle de ponto-morto. Elas estão bem calibradas e atuam da mesma forma em modo manual: passam à marcha superior no limite de giros e reduzem ao se abrir todo o acelerador.

Consumo
Sem turbo ou injeção direta e com peso muito maior, o Renegade ficou bem para trás em consumo. O T-Cross obteve as melhores marcas nos três percursos de medição, com mais de 14 km/l de gasolina em dois deles — ótimo para um SUV —, seguido pelo 2008. O Volkswagen rodar 31% a mais que o Jeep com um litro, no mesmo trajeto rodoviário, mostra como o último fabricante precisa trabalhar em eficiência — o que só deve ser resolvido com o esperado motor turbo.

Comportamento dinâmico
O Renegade tem a atitude mais esportiva dos três em curvas: firme, bem controlado e com a facilidade de soltar a traseira quando se corta o acelerador, o que facilita a inserção na curva — não chega a ser perigoso por haver controle eletrônico de estabilidade, como nos outros, mas chega a surpreender o motorista menos habituado. A versão Limited agora usa rodas de 19 polegadas e pneus 235/45, certo exagero para seu porte. Os outros dois são mais macios, mas o T-Cross ainda transmite confiança em curvas.

Melhor estabilidade no Renegade, rodar mais confortável no T-Cross; o 2008 precisa melhorar em suspensão

Já o 2008 parece não oferecer um chassi adequado a seu patamar de desempenho: os amortecedores muito macios o fazem “flutuar” bastante e erguer a frente ao aplicar mais torque, até em certa velocidade, enquanto os pneus de perfil mais alto (205/60) não contribuem para a precisão em curvas. Mesmo que não afete a segurança, o motorista tem a sensação de carro “solto”.

Sem turbo ou injeção direta e com peso muito maior, o Renegade ficou bem para trás em consumo; o T-Cross obteve as melhores marcas nos três percursos de medição

Em conforto de rodagem é o Volkswagen que sobressai, com acerto bastante adequado à proposta de veículo familiar. Precisa apenas de amortecedores dianteiros mais firmes na compressão: após lombadas eles se fecham e chegam aos batentes, causando um impacto seco. O Jeep mostra bom ajuste, mas os amortecedores mais firmes e os pneus de perfil baixo prejudicam um pouco o conforto. O Peugeot não faz valer nesse quesito o que falta em estabilidade — a absorção de impactos poderia ser bem melhor, como a própria marca conseguiu no novo 208. Mas os três estão corretos em termos de freios e direção.

Segurança passiva
Todos estão muito bem em proteção dos ocupantes, ao trazer de série bolsas infláveis laterais dianteiras e de cortina; o Renegade tem ainda para os joelhos do motorista. Os demais itens (bolsas frontais, fixação Isofix, encostos de cabeça e cintos de três pontos para cinco pessoas) são exigidos pela legislação atual.

Apesar da grande vantagem em preço, o 2008 mostra limitações do projeto e da idade: os rivais, sobretudo o T-Cross, são melhores sob vários aspectos

Custo-benefício
Como avaliados, os três SUVs estão distantes em preço: R$ 17,3 mil separam o 2008 (o mais barato) do Renegade e há outros R$ 16,2 mil entre este último e o mais caro T-Cross como avaliado. Seria possível ter o Volkswagen por bem menos (R$ 2,9 mil acima do Jeep) ao abrir mão dos opcionais, sendo alguns deles presentes no rival (teto solar e faróis de leds) e outros não, como áudio Beats e assistente de estacionamento. Vale lembrar que apenas o Renegade oferece versões mais baratas com o mesmo motor.

O 2008 revela boa relação entre preço e equipamentos: fica a dever poucos itens ao Renegade diante de tal diferença de valores, como chave presencial e faróis de leds. Já o T-Cross custa um pouco mais que o Jeep quando está sem opcionais, mas a adição de equipamentos leva seu preço a um patamar difícil de justificar. Assim, limitando-nos a essa análise, os dois carros realmente cobram caro pela imagem que desfrutam.

E no restante? Aí o quadro muda. Limitações do projeto e idade avançada do 2008 ficam evidentes em aspectos como estilo, espaço interno, acerto de suspensão e conforto do motorista, enquanto sua dotação de conveniência é a mais limitada. Ele supera o Renegade, é verdade, em espaço de bagagem e consumo e oferece o melhor desempenho do grupo. Mas o equilíbrio de notas indica que o T-Cross reúne o melhor conjunto e justifica — se o preço não for problema — manter os olhos no alto da prateleira do mercado.

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Nossas notas

  Renegade 2008 T-Cross
Estilo 4 3 4
Acabamento e conveniência 4 3 4
Posto do motorista 4 3 4
Espaço interno 4 3 4
Porta-malas 2 3 3
Motor e desempenho 3 5 4
Consumo 2 3 4
Comportamento dinâmico 4 3 4
Segurança passiva 5 4 4
Custo-benefício 3 4 3
Média 3,5 3,4 3,8
Posição 2°. 3°. 1º.
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Ficha técnica

  Renegade 2008 T-Cross
Motor
Posição transversal transversal transversal
Cilindros 4 em linha 4 em linha 4 em linha
Comando de válvulas no cabeçote duplo no cabeçote duplo no cabeçote
Válvulas por cilindro 4, variação de tempo 4, variação de tempo 4, variação de tempo
Diâmetro e curso 80,5 x 85,8 mm 77 x 85,8 mm 74,5 x 80 mm
Cilindrada 1.747 cm³ 1.598 cm³ 1.395 cm³
Taxa de compressão 12,5:1 10,2:1 10,5:1
Alimentação injeção multiponto sequencial injeção direta, turbocompressor, resfriador de ar
Potência máxima (gas./álc.) 135/139 cv a 5.750 rpm 165/173 cv a 6.000 rpm 150 cv de 4.500 a 6.000 rpm
Torque máximo (gas./álc.) 18,7/19,3 m.kgf a 3.750 rpm 24,5 m.kgf a 1.400 rpm 25,5 m.kgf a 1.500 rpm
Transmissão
Tipo de caixa e marchas automática, 6 automática, 6 automática, 6
Tração dianteira dianteira dianteira
Freios
Dianteiros a disco ventilado a disco ventilado a disco ventilado
Traseiros a disco a disco a disco
Antitravamento (ABS) sim sim sim
Direção
Sistema pinhão e cremalheira pinhão e cremalheira pinhão e cremalheira
Assistência elétrica elétrica elétrica
Suspensão
Dianteira independente, McPherson, mola helicoidal (todos)
Traseira ind. McPherson, mola helicoidal eixo de torção, mola helicoidal eixo de torção, mola helicoidal
Rodas
Dimensões 7,5 x 19 pol 16 pol 6,5 x 17 pol
Pneus 235/45 R 19 205/60 R 16 205/55 R 17
Dimensões
Comprimento 4,232 m 4,159 m 4,199 m
Largura 1,798 m 1,739 m 1,76 m
Altura 1,686 m 1,583 m 1,57 m
Entre-eixos 2,57 m 2,542 m 2,651 m
Capacidades e peso
Tanque de combustível 60 l 55 l 52 l
Compartimento de bagagem 320 l 355 l 373 a 420 l*
Peso em ordem de marcha 1.527 kg 1.246 kg 1.250 kg
Desempenho e consumo (gas./álc.)
Velocidade máxima 176/178 km/h 209 km/h 198 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 12,8/11,8 s 8,8 s 8,7 s
Consumo em cidade 9,4/6,4 km/l 10,7/7,5 km/l 11,0/7,7 km/l
Consumo em rodovia 11,0/8,0 km/l 13,0/9,2 km/l 13,2/9,3 km/l
Dados dos fabricantes; consumo conforme padrões do Inmetro; *conforme posição do encosto traseiro

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