Novo SUV da Volkswagen, em versão Comfortline, enfrenta um competidor renovado e um vencedor de comparativo
Texto e fotos: Fabrício Samahá
Mal publicamos o comparativo de quatro utilitários esporte compactos, em fevereiro, e a categoria já conta com um novo e importante competidor: o Volkswagen T-Cross, que vem pôr fim à longa espera por um SUV da marca nesse segmento. Para saber o que ele representa de fato diante dos adversários, o Best Cars colocou a versão Comfortline 200 TSI em Desafio ao Honda HR-V EXL, vencedor daquele confronto. Também está aqui o Ford Ecosport Titanium Plus, que passou por mudanças na linha 2020 e não estava disponível naquela ocasião.
Estilo
É raro um Volkswagen cativar pelo desenho, e com o T-Cross não foi diferente. Suas formas simples agradam e o formato transmite solidez, mas longe de despertar paixões. O HR-V vai por outro caminho, com vincos e arestas que sugerem arrojo e esportividade, só que cansam mais rápido. No Ecosport a eliminação do estepe externo, seguindo a tendência atual, deixou a traseira mais limpa. Embora dentro do contexto e atualizado com a nova frente, ele revela a idade mais avançada e tem as proporções menos atraentes, com menor comprimento e maior altura.
Linhas simples no Volkswagen e mais rebuscadas no Honda; o Ford perdeu o estepe na traseira e não esconde a idade, mas os três agradam
Acabamento e conveniência
Na versão avaliada o T-Cross convence pelo aspecto interno, com apliques em marrom brilhante que combinam com as seções de mesmo tom no revestimento sintético dos bancos, mas a aparência dos demais plásticos é bem simples — como nas portas do Ecosport, que no restante é superior e se equivale ao HR-V. Os bancos do Titanium vêm em tom marfim, agradável e mais apropriado ao clima quente, embora propenso a manchas.
As centrais de áudio têm amplas telas (8 polegadas em Ford e Volkswagen, 7 no Honda), navegador integrado e integração a celular por Android Auto e Apple Car Play. A do Titanium mostra a melhor qualidade de áudio; o T-Cross vem com toca-CDs e entrada para cartão SD. Conveniências restritas ao T-Cross são banco do passageiro dianteiro rebatível, luzes de leitura traseiras (nos outros há apenas luz central), porta-luvas refrigerado e sensores de estacionamento também na frente (só atrás no Ecosport, nenhum no HR-V). O HR-V tem alças de teto, freio de estacionamento elétrico com retenção automática, para-brisa degradê e arranjos exclusivos de bancos, caso do rebatimento do assento traseiro junto ao encosto para se levar um objeto alto no assoalho. A favor do Eco estão alerta para veículo em ponto cego, limitador de velocidade, limpador de para-brisa automático, retrovisor interno fotocrômico e teto solar com controle elétrico.
Boa posição para dirigir e instrumentos bem legíveis nos três, mas HR-V tem menos informações no computador; colunas prejudicam mais a visão no Ecosport
Ford e Volkswagen trazem ainda alarme volumétrico, alerta de qual porta está aberta (no Honda, só aviso geral), chave presencial para acesso e partida e monitor de pressão nos pneus, com indicação individual no Eco. Todos têm apoio de braço central na frente, ar-condicionado automático, câmera traseira de manobras, controle elétrico de vidros um-toque com comando a distância para abrir e fechar, faróis automáticos, para-sóis com espelho iluminado e partida a frio sem uso de gasolina.
O amplo interior é uma grata surpresa no T-Cross, bastante espaçoso para pernas no banco traseiro, mas a maior capacidade de bagagem é do HR-V
Posto do motorista
O T-Cross foi bem resolvido em posição de dirigir, com banco amplo (o apoio de coxas é dos melhores) e bem desenhado, assim como volante e pedais, mas os adversários não ficam atrás. Os instrumentos do Ford e do Volkswagen são melhores, com repetidor digital do velocímetro e computador de bordo com mais funções e trajetos de medição (três no T-Cross, dois no Eco). Ao perder na linha 2020 os faróis de xenônio, o Titanium igualou-se aos demais: todos têm duplo refletor, leds para luz diurna e faróis de neblina — nenhum vem com luz traseira de nevoeiro, algo tão frequente nos Volkswagens. Em visibilidade, as colunas dianteiras atrapalham muito no Ecosport e menos nos outros, mas as traseiras são sempre largas.
Revestimento em tom claro no Ecosport e seções em marrom no T-Cross; mais espaço atrás no Honda e no Volkswagen; boas centrais de áudio com navegador e integração a celular
Espaço interno
O amplo interior é uma grata surpresa no novo Volkswagen: ao manter o longo entre-eixos do Virtus e ganhar em altura útil, ficou bastante espaçoso para pernas no banco traseiro, como o Honda, deixando o Ford em clara desvantagem. Os três são bons em espaço vertical e limitados para três adultos na traseira.
Porta-malas
A maior capacidade de bagagem é do HR-V: 431 litros ante 373 do T-Cross (pode chegar a 420 com o encosto traseiro mais vertical, o que não consideramos) e apenas 356 do Ecosport. Em todos o banco traseiro é bipartido 60:40, mas não o assento do Volkswagen. O Ford não tem mais estepe: seus pneus podem rodar mesmo furados (até 80 km à velocidade de 80 km/h) e, em caso de dano maior, o uso de selante de furos e compressor permite seguir viagem por até 200 km, solução muito conveniente. O estepe do HR-V é temporário (fino) e o T-Cross usa um de 15 pol, diferente dos outros pneus. Incômoda no Ford é a tampa traseira aberta para o lado.
Teto solar e reparo de pneus (que podem rodar vazios) no Ecosport; freio de mão elétrico no HR-V; seletor de modos, difusor de ar traseiro e porta-luvas refrigerado no T-Cross; chave presencial no Ford e no VW; faróis e ar-condicionado automáticos nos três
Próxima parte
Equipamentos e opcionais
• Ecosport Titanium – Alarme volumétrico, alerta para veículo em ponto cego e tráfego cruzado, ar-condicionado automático, bancos revestidos de couro, bolsas infláveis laterais dianteiras, de cortina e de joelhos do motorista; câmera traseira de manobras, central de áudio com tela de 8 pol e integração a celular, chave presencial para acesso e partida, cintos de três pontos para cinco ocupantes, computador de bordo, controlador e limitador de velocidade, controle elétrico de vidros com função um-toque e abertura/fechamento a distância, controle eletrônico de estabilidade e tração, faróis de neblina, faróis e limpador de para-brisa automáticos, fixação Isofix para cadeira infantil, monitor de pressão dos pneus, navegador, retrovisor interno fotocrômico, rodas de alumínio de 17 pol, sensor de estacionamento traseiro, teto solar com controle elétrico, volante de couro com ajuste em altura e distância.
• HR-V EXL – Alarme, ar-condicionado automático, bancos revestidos de couro, bolsas infláveis laterais dianteiras e de cortina, câmera traseira para manobras, central de áudio com tela de 7 pol e integração a celular, cintos de três pontos para cinco ocupantes, computador de bordo, controlador de velocidade, controle elétrico de vidros com função um-toque e abertura /fechamento a distância, controle eletrônico de estabilidade e tração, faróis automáticos, faróis de neblina, fixação Isofix para cadeira infantil, freio de estacionamento com comando elétrico e retenção automática, retrovisores externos com rebatimento elétrico, rodas de alumínio de 17 pol, volante de couro com ajuste em altura e distância.
• T-Cross Comfortline 200 TSI – Alarme, ar-condicionado automático, banco do motorista com ajuste lombar, bloqueio eletrônico do diferencial, bolsas infláveis laterais dianteiras e de cortina, câmera traseira de manobras, central de áudio com tela de 6,5 pol e integração a celular, cintos de três pontos para cinco ocupantes, computador de bordo, controlador de velocidade, controle elétrico de vidros com função um-toque e abertura /fechamento a distância, controle eletrônico de estabilidade e tração, faróis automáticos, faróis de neblina com função de curvas, fixação Isofix para cadeira infantil, monitor de pressão dos pneus, porta-luvas refrigerado, rodas de alumínio de 17 pol, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, sistema de Frenagem Automática Pós-Colisão, volante com ajuste em altura e distância.
• Opcionais para T-Cross – Pacotes Design View (bancos em padrão couro e apliques na cor bronze), Exclusive & Interactive (central de áudio com tela de 8 pol, chave presencial para acesso e partida do motor, rebatimento elétrico dos retrovisores, seletor de modos de condução), Premium (assistente de estacionamento, faróis de leds, sistema de áudio Beats) e Sky View II (limpador de para-brisa automático, retrovisor interno fotocrômico, teto solar panorâmico).
• Garantia (todos) – Três anos sem limite de quilometragem.