Motor turbo com injeção direta compensa pequena cilindrada no T-Cross: apesar de menos potente, oferece o maior torque e garantiu acelerações mais rápidas
Motor e desempenho
O T-Cross nasce apenas com motores turbo com injeção direta. As versões 200 TSI usam o de 1,0 litro e três cilindros, menos potente que os de Ecosport (1,5 litro, três cilindros) e HR-V (1,8 litro, quatro cilindros), mas dono no maior torque no grupo — veja dados na ficha técnica abaixo. Sua vivacidade agrada muito, sendo raro notar algum retardo de ação de turbo, e o nível de ruído é bastante baixo como no Ford — o do Honda se torna ruidoso e algo áspero em alta rotação. O motor Volkswagen produz a típica “oscilação” em altos giros, e o Ford, na faixa média ao acelerar forte.
O abandono do motor de 2,0 litros pelo Titanium fez cair bastante o desempenho, que ficou claramente para trás dos demais. O T-Cross vence em aceleração e o HR-V em retomada, mas bem próximos entre si. Ford e Volkswagen usam transmissão automática de seis marchas, e o Honda, uma de variação contínua (CVT) que simula sete marchas em operação manual. Todos têm programa esportivo (o Volkswagen oferece também o Eco, mais eficiente) e comandos de mudanças no volante. Nos dois primeiros a força de tração em marcha-lenta (o carro tenta andar enquanto freado) é exagerada, mas o T-Cross passa a ponto-morto nas paradas, o que atenua o incômodo.
Caixa automática de seis marchas no Ford e no VW e CVT com sete marchas virtuais no Honda; o T-Cross tem rodar mais confortável e os três são bastante estáveis
Consumo
A caixa CVT favorece a economia do HR-V, por boa margem o melhor nos dois trajetos urbanos, com os outros equilibrados. Em rodovia o T-Cross passou à frente e o Ecosport ficou bem para trás. Nas várias subidas do trajeto rodoviário apenas o Volkswagen manteve a rotação do motor estável, o que pode ter ajudado.
O abandono do motor de 2,0 litros pelo Titanium fez cair bastante o desempenho; o T-Cross vence em aceleração e o HR-V em retomada, bem próximos entre si
Comportamento dinâmico
A estabilidade dos três é muito boa. HR-V e Ecosport parecem bons hatches em traje de SUV, com respostas precisas e pouco movimento em curvas, enquanto o T-Cross é mais “solto” de amortecedores, mas sem grande perda. Em comum nos três, os pneus obtêm grande aderência e há controle eletrônico de estabilidade e tração. O Volkswagen sobressai pelo conforto de rodagem dos melhores da classe, com ótima absorção de asperezas e irregularidades de todo tipo — os rivais são mais firmes, embora não incomodem. Só em algumas lombadas o T-Cross desagrada, pois a frente comprime-se toda e chega aos batentes. No Ford nota-se que o conforto é o mesmo de antes, sem prejuízo pelo novo tipo de pneus. Todos têm direção com peso bem acertado e freios eficazes, com vantagem a Honda e Volkswagen pelos discos na traseira.
Vantagem do Ecosport em faróis perdeu-se na linha 2020; porta-malas do HR-V é o maior, embora T-Cross tenha ajuste do encosto traseiro; no Ford a porta abre para o lado
Segurança passiva
Os ocupantes estão bem protegidos em todos, com bolsas infláveis laterais dianteiras e de cortina, cintos de três pontos e encostos de cabeça para cinco pessoas e fixação Isofix para cadeira infantil. O Ecosport acrescenta a bolsa de joelhos do motorista.
Custo-benefício
Embora com menor preço básico, o T-Cross precisa de opcionais para se aproximar dos outros em conteúdo. O avaliado tinha dois pacotes e custava quase R$ 106 mil, mais caro que o Ecosport em R$ 5 mil, mas menos que o HR-V em R$ 6 mil. O Ford tem mais equipamentos, mas perde em espaço interno, estilo e desempenho. O Honda, que sobressai em porta-malas e economia, não justifica seu preço em relação ao conteúdo. Com bom equilíbrio geral, motor bem disposto, amplo espaço e o rodar mais confortável, o novo Volkswagen sai em vantagem nas notas e se destaca em relação custo-benefício.
Nossas notas
Ecosport | HR-V | T-Cross | |
Estilo | 3 | 4 | 4 |
Acabamento e conveniência | 4 | 3 | 4 |
Posto do motorista | 4 | 3 | 4 |
Espaço interno | 3 | 4 | 4 |
Porta-malas | 3 | 4 | 3 |
Motor e desempenho | 3 | 4 | 4 |
Consumo | 3 | 4 | 3 |
Comportamento dinâmico | 4 | 4 | 5 |
Segurança passiva | 5 | 5 | 5 |
Custo-benefício | 3 | 3 | 4 |
Média | 3,5 | 3,8 | 4,0 |
Posição | 3°. | 2°. | 1º. |
As notas vão de 1 a 5, sendo 5 a melhor; conheça nossa metodologia |
Desempenho e consumo
Ecosport | HR-V | T-Cross | |
Aceleração | |||
0 a 100 km/h | 12,8 s | 11,0 s | 10,8 s |
0 a 120 km/h | 19,3 s | 15,1 s | 15,0 s |
0 a 400 m | 18,8 s | 18,0 s | 17,6 s |
Retomada | |||
60 a 100 km/h* | 7,8 s | 5,8 s | 6,0 s |
60 a 120 km/h* | 14,7 s | 9,6 s | 10,3 s |
80 a 120 km/h* | 10,3 s | 7,4 s | 7,5 s |
Consumo | |||
Trajeto leve em cidade | 12,9 km/l | 14,2 km/l | 12,7 km/l |
Trajeto exigente em cidade | 6,7 km/l | 7,4 km/l | 6,8 km/l |
Trajeto em rodovia | 11,3 km/l | 12,5 km/l | 12,8 km/l |
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Ficha técnica
Ecosport | HR-V | T-Cross | |
Motor | |||
Posição | transversal | transversal | transversal |
Cilindros | 3 em linha | 4 em linha | 3 em linha |
Comando de válvulas | duplo no cabeçote | no cabeçote | duplo no cabeçote |
Válvulas por cilindro | 4, variação de tempo | 4, variação de tempo e levantamento | 4, variação de tempo |
Diâmetro e curso | 84 x 90 mm | 81 x 87,3 mm | 74,5 x 76,4 mm |
Cilindrada | 1.497 cm³ | 1.799 cm³ | 999 cm³ |
Taxa de compressão | 12:1 | 11,9:1 | 10,5:1 |
Alimentação | injeção multiponto sequencial | injeção multiponto sequencial | injeção direta, turbocompressor, resfriador de ar |
Potência máxima (gas./álc.) | 130/137 cv a 6.500 rpm | 140 cv a 6.500 rpm/ 139 cv a 6.300 rpm | 116 cv a 5.500 rpm/128 cv a 5.500 rpm |
Torque máximo (gas./álc.) | 15,6/16,2 m.kgf a 4.500 rpm | 17,3 m.kgf a 4.800 rpm / 17,4 m.kgf a 5.000 rpm | 20,4 m.kgf de 2.000 a 3.500 rpm |
Transmissão | |||
Tipo de caixa e marchas | automática, 6 | automática de variação contínua, simulação de 7 marchas | automática, 6 |
Tração | dianteira | dianteira | dianteira |
Freios | |||
Dianteiros | a disco ventilado | a disco ventilado | a disco ventilado |
Traseiros | a tambor | a disco | a disco |
Antitravamento (ABS) | sim | sim | sim |
Direção | |||
Sistema | pinhão e cremalheira | pinhão e cremalheira | pinhão e cremalheira |
Assistência | elétrica | elétrica | elétrica |
Suspensão | |||
Dianteira | independente, McPherson, mola helicoidal | independente, McPherson, mola helicoidal | independente, McPherson, mola helicoidal |
Traseira | eixo de torção, mola helicoidal | eixo de torção, mola helicoidal | eixo de torção, mola helicoidal |
Rodas | |||
Dimensões | 17 pol | 17 pol | 6,5 x 17 pol |
Pneus | 205/50 R 17 | 215/55 R 17 | 205/55 R 17 |
Dimensões | |||
Comprimento | 4,10 m | 4,294 m | 4,199 m |
Largura | 1,765 m | 1,772 m | 1,76 m |
Altura | 1,693 m | 1,586 m | 1,57 m |
Entre-eixos | 2,519 m | 2,61 m | 2,651 m |
Capacidades e peso | |||
Tanque de combustível | 52 l | 51 l | 52 l |
Compart. bagagem | 356 l | 431 l | 373 a 420 l, conforme posição do encosto |
Peso em ordem de marcha | 1.310 kg | 1.276 kg | 1.252 kg |
Desempenho e consumo (gas./álc.) | |||
Velocidade máxima | ND | ND | 179/184 km/h |
0 a 100 km/h | ND | ND | 10,9/10,4 s |
Consumo em cidade | 10,3/7,1 km/l | 11,0/7,7 km/l | 11,0/7,6 km/l |
Consumo em rodovia | 12,6/8,6 km/l | 12,3/8,5 km/l | 13,5/9,5 km/l |
Dados dos fabricantes; consumo conforme padrões do Inmetro; ND = não disponível |