Novo SUV da Volkswagen, em versão Comfortline, enfrenta um competidor renovado e um vencedor de comparativo
Texto e fotos: Fabrício Samahá
Mal publicamos o comparativo de quatro utilitários esporte compactos, em fevereiro, e a categoria já conta com um novo e importante competidor: o Volkswagen T-Cross, que vem pôr fim à longa espera por um SUV da marca nesse segmento. Para saber o que ele representa de fato diante dos adversários, o Best Cars colocou a versão Comfortline 200 TSI em Desafio ao Honda HR-V EXL, vencedor daquele confronto. Também está aqui o Ford Ecosport Titanium Plus, que passou por mudanças na linha 2020 e não estava disponível naquela ocasião.
Estilo
É raro um Volkswagen cativar pelo desenho, e com o T-Cross não foi diferente. Suas formas simples agradam e o formato transmite solidez, mas longe de despertar paixões. O HR-V vai por outro caminho, com vincos e arestas que sugerem arrojo e esportividade, só que cansam mais rápido. No Ecosport a eliminação do estepe externo, seguindo a tendência atual, deixou a traseira mais limpa. Embora dentro do contexto e atualizado com a nova frente, ele revela a idade mais avançada e tem as proporções menos atraentes, com menor comprimento e maior altura.
Linhas simples no Volkswagen e mais rebuscadas no Honda; o Ford perdeu o estepe na traseira e não esconde a idade, mas os três agradam
Acabamento e conveniência
Na versão avaliada o T-Cross convence pelo aspecto interno, com apliques em marrom brilhante que combinam com as seções de mesmo tom no revestimento sintético dos bancos, mas a aparência dos demais plásticos é bem simples — como nas portas do Ecosport, que no restante é superior e se equivale ao HR-V. Os bancos do Titanium vêm em tom marfim, agradável e mais apropriado ao clima quente, embora propenso a manchas.
As centrais de áudio têm amplas telas (8 polegadas em Ford e Volkswagen, 7 no Honda), navegador integrado e integração a celular por Android Auto e Apple Car Play. A do Titanium mostra a melhor qualidade de áudio; o T-Cross vem com toca-CDs e entrada para cartão SD. Conveniências restritas ao T-Cross são banco do passageiro dianteiro rebatível, luzes de leitura traseiras (nos outros há apenas luz central), porta-luvas refrigerado e sensores de estacionamento também na frente (só atrás no Ecosport, nenhum no HR-V). O HR-V tem alças de teto, freio de estacionamento elétrico com retenção automática, para-brisa degradê e arranjos exclusivos de bancos, caso do rebatimento do assento traseiro junto ao encosto para se levar um objeto alto no assoalho. A favor do Eco estão alerta para veículo em ponto cego, limitador de velocidade, limpador de para-brisa automático, retrovisor interno fotocrômico e teto solar com controle elétrico.
Boa posição para dirigir e instrumentos bem legíveis nos três, mas HR-V tem menos informações no computador; colunas prejudicam mais a visão no Ecosport
Ford e Volkswagen trazem ainda alarme volumétrico, alerta de qual porta está aberta (no Honda, só aviso geral), chave presencial para acesso e partida e monitor de pressão nos pneus, com indicação individual no Eco. Todos têm apoio de braço central na frente, ar-condicionado automático, câmera traseira de manobras, controle elétrico de vidros um-toque com comando a distância para abrir e fechar, faróis automáticos, para-sóis com espelho iluminado e partida a frio sem uso de gasolina.
O amplo interior é uma grata surpresa no T-Cross, bastante espaçoso para pernas no banco traseiro, mas a maior capacidade de bagagem é do HR-V
Posto do motorista
O T-Cross foi bem resolvido em posição de dirigir, com banco amplo (o apoio de coxas é dos melhores) e bem desenhado, assim como volante e pedais, mas os adversários não ficam atrás. Os instrumentos do Ford e do Volkswagen são melhores, com repetidor digital do velocímetro e computador de bordo com mais funções e trajetos de medição (três no T-Cross, dois no Eco). Ao perder na linha 2020 os faróis de xenônio, o Titanium igualou-se aos demais: todos têm duplo refletor, leds para luz diurna e faróis de neblina — nenhum vem com luz traseira de nevoeiro, algo tão frequente nos Volkswagens. Em visibilidade, as colunas dianteiras atrapalham muito no Ecosport e menos nos outros, mas as traseiras são sempre largas.
Revestimento em tom claro no Ecosport e seções em marrom no T-Cross; mais espaço atrás no Honda e no Volkswagen; boas centrais de áudio com navegador e integração a celular
Espaço interno
O amplo interior é uma grata surpresa no novo Volkswagen: ao manter o longo entre-eixos do Virtus e ganhar em altura útil, ficou bastante espaçoso para pernas no banco traseiro, como o Honda, deixando o Ford em clara desvantagem. Os três são bons em espaço vertical e limitados para três adultos na traseira.
Porta-malas
A maior capacidade de bagagem é do HR-V: 431 litros ante 373 do T-Cross (pode chegar a 420 com o encosto traseiro mais vertical, o que não consideramos) e apenas 356 do Ecosport. Em todos o banco traseiro é bipartido 60:40, mas não o assento do Volkswagen. O Ford não tem mais estepe: seus pneus podem rodar mesmo furados (até 80 km à velocidade de 80 km/h) e, em caso de dano maior, o uso de selante de furos e compressor permite seguir viagem por até 200 km, solução muito conveniente. O estepe do HR-V é temporário (fino) e o T-Cross usa um de 15 pol, diferente dos outros pneus. Incômoda no Ford é a tampa traseira aberta para o lado.
Teto solar e reparo de pneus (que podem rodar vazios) no Ecosport; freio de mão elétrico no HR-V; seletor de modos, difusor de ar traseiro e porta-luvas refrigerado no T-Cross; chave presencial no Ford e no VW; faróis e ar-condicionado automáticos nos três
Próxima parte
Equipamentos e opcionais
• Ecosport Titanium – Alarme volumétrico, alerta para veículo em ponto cego e tráfego cruzado, ar-condicionado automático, bancos revestidos de couro, bolsas infláveis laterais dianteiras, de cortina e de joelhos do motorista; câmera traseira de manobras, central de áudio com tela de 8 pol e integração a celular, chave presencial para acesso e partida, cintos de três pontos para cinco ocupantes, computador de bordo, controlador e limitador de velocidade, controle elétrico de vidros com função um-toque e abertura/fechamento a distância, controle eletrônico de estabilidade e tração, faróis de neblina, faróis e limpador de para-brisa automáticos, fixação Isofix para cadeira infantil, monitor de pressão dos pneus, navegador, retrovisor interno fotocrômico, rodas de alumínio de 17 pol, sensor de estacionamento traseiro, teto solar com controle elétrico, volante de couro com ajuste em altura e distância.
• HR-V EXL – Alarme, ar-condicionado automático, bancos revestidos de couro, bolsas infláveis laterais dianteiras e de cortina, câmera traseira para manobras, central de áudio com tela de 7 pol e integração a celular, cintos de três pontos para cinco ocupantes, computador de bordo, controlador de velocidade, controle elétrico de vidros com função um-toque e abertura /fechamento a distância, controle eletrônico de estabilidade e tração, faróis automáticos, faróis de neblina, fixação Isofix para cadeira infantil, freio de estacionamento com comando elétrico e retenção automática, retrovisores externos com rebatimento elétrico, rodas de alumínio de 17 pol, volante de couro com ajuste em altura e distância.
• T-Cross Comfortline 200 TSI – Alarme, ar-condicionado automático, banco do motorista com ajuste lombar, bloqueio eletrônico do diferencial, bolsas infláveis laterais dianteiras e de cortina, câmera traseira de manobras, central de áudio com tela de 6,5 pol e integração a celular, cintos de três pontos para cinco ocupantes, computador de bordo, controlador de velocidade, controle elétrico de vidros com função um-toque e abertura /fechamento a distância, controle eletrônico de estabilidade e tração, faróis automáticos, faróis de neblina com função de curvas, fixação Isofix para cadeira infantil, monitor de pressão dos pneus, porta-luvas refrigerado, rodas de alumínio de 17 pol, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, sistema de Frenagem Automática Pós-Colisão, volante com ajuste em altura e distância.
• Opcionais para T-Cross – Pacotes Design View (bancos em padrão couro e apliques na cor bronze), Exclusive & Interactive (central de áudio com tela de 8 pol, chave presencial para acesso e partida do motor, rebatimento elétrico dos retrovisores, seletor de modos de condução), Premium (assistente de estacionamento, faróis de leds, sistema de áudio Beats) e Sky View II (limpador de para-brisa automático, retrovisor interno fotocrômico, teto solar panorâmico).
• Garantia (todos) – Três anos sem limite de quilometragem.
Motor turbo com injeção direta compensa pequena cilindrada no T-Cross: apesar de menos potente, oferece o maior torque e garantiu acelerações mais rápidas
Motor e desempenho
O T-Cross nasce apenas com motores turbo com injeção direta. As versões 200 TSI usam o de 1,0 litro e três cilindros, menos potente que os de Ecosport (1,5 litro, três cilindros) e HR-V (1,8 litro, quatro cilindros), mas dono no maior torque no grupo — veja dados na ficha técnica abaixo. Sua vivacidade agrada muito, sendo raro notar algum retardo de ação de turbo, e o nível de ruído é bastante baixo como no Ford — o do Honda se torna ruidoso e algo áspero em alta rotação. O motor Volkswagen produz a típica “oscilação” em altos giros, e o Ford, na faixa média ao acelerar forte.
O abandono do motor de 2,0 litros pelo Titanium fez cair bastante o desempenho, que ficou claramente para trás dos demais. O T-Cross vence em aceleração e o HR-V em retomada, mas bem próximos entre si. Ford e Volkswagen usam transmissão automática de seis marchas, e o Honda, uma de variação contínua (CVT) que simula sete marchas em operação manual. Todos têm programa esportivo (o Volkswagen oferece também o Eco, mais eficiente) e comandos de mudanças no volante. Nos dois primeiros a força de tração em marcha-lenta (o carro tenta andar enquanto freado) é exagerada, mas o T-Cross passa a ponto-morto nas paradas, o que atenua o incômodo.
Caixa automática de seis marchas no Ford e no VW e CVT com sete marchas virtuais no Honda; o T-Cross tem rodar mais confortável e os três são bastante estáveis
Consumo
A caixa CVT favorece a economia do HR-V, por boa margem o melhor nos dois trajetos urbanos, com os outros equilibrados. Em rodovia o T-Cross passou à frente e o Ecosport ficou bem para trás. Nas várias subidas do trajeto rodoviário apenas o Volkswagen manteve a rotação do motor estável, o que pode ter ajudado.
O abandono do motor de 2,0 litros pelo Titanium fez cair bastante o desempenho; o T-Cross vence em aceleração e o HR-V em retomada, bem próximos entre si
Comportamento dinâmico
A estabilidade dos três é muito boa. HR-V e Ecosport parecem bons hatches em traje de SUV, com respostas precisas e pouco movimento em curvas, enquanto o T-Cross é mais “solto” de amortecedores, mas sem grande perda. Em comum nos três, os pneus obtêm grande aderência e há controle eletrônico de estabilidade e tração. O Volkswagen sobressai pelo conforto de rodagem dos melhores da classe, com ótima absorção de asperezas e irregularidades de todo tipo — os rivais são mais firmes, embora não incomodem. Só em algumas lombadas o T-Cross desagrada, pois a frente comprime-se toda e chega aos batentes. No Ford nota-se que o conforto é o mesmo de antes, sem prejuízo pelo novo tipo de pneus. Todos têm direção com peso bem acertado e freios eficazes, com vantagem a Honda e Volkswagen pelos discos na traseira.
Vantagem do Ecosport em faróis perdeu-se na linha 2020; porta-malas do HR-V é o maior, embora T-Cross tenha ajuste do encosto traseiro; no Ford a porta abre para o lado
Segurança passiva
Os ocupantes estão bem protegidos em todos, com bolsas infláveis laterais dianteiras e de cortina, cintos de três pontos e encostos de cabeça para cinco pessoas e fixação Isofix para cadeira infantil. O Ecosport acrescenta a bolsa de joelhos do motorista.
Custo-benefício
Embora com menor preço básico, o T-Cross precisa de opcionais para se aproximar dos outros em conteúdo. O avaliado tinha dois pacotes e custava quase R$ 106 mil, mais caro que o Ecosport em R$ 5 mil, mas menos que o HR-V em R$ 6 mil. O Ford tem mais equipamentos, mas perde em espaço interno, estilo e desempenho. O Honda, que sobressai em porta-malas e economia, não justifica seu preço em relação ao conteúdo. Com bom equilíbrio geral, motor bem disposto, amplo espaço e o rodar mais confortável, o novo Volkswagen sai em vantagem nas notas e se destaca em relação custo-benefício.
Nossas notas
Ecosport | HR-V | T-Cross | |
Estilo | 3 | 4 | 4 |
Acabamento e conveniência | 4 | 3 | 4 |
Posto do motorista | 4 | 3 | 4 |
Espaço interno | 3 | 4 | 4 |
Porta-malas | 3 | 4 | 3 |
Motor e desempenho | 3 | 4 | 4 |
Consumo | 3 | 4 | 3 |
Comportamento dinâmico | 4 | 4 | 5 |
Segurança passiva | 5 | 5 | 5 |
Custo-benefício | 3 | 3 | 4 |
Média | 3,5 | 3,8 | 4,0 |
Posição | 3°. | 2°. | 1º. |
As notas vão de 1 a 5, sendo 5 a melhor; conheça nossa metodologia |
Desempenho e consumo
Ecosport | HR-V | T-Cross | |
Aceleração | |||
0 a 100 km/h | 12,8 s | 11,0 s | 10,8 s |
0 a 120 km/h | 19,3 s | 15,1 s | 15,0 s |
0 a 400 m | 18,8 s | 18,0 s | 17,6 s |
Retomada | |||
60 a 100 km/h* | 7,8 s | 5,8 s | 6,0 s |
60 a 120 km/h* | 14,7 s | 9,6 s | 10,3 s |
80 a 120 km/h* | 10,3 s | 7,4 s | 7,5 s |
Consumo | |||
Trajeto leve em cidade | 12,9 km/l | 14,2 km/l | 12,7 km/l |
Trajeto exigente em cidade | 6,7 km/l | 7,4 km/l | 6,8 km/l |
Trajeto em rodovia | 11,3 km/l | 12,5 km/l | 12,8 km/l |
Testes com gasolina; *com reduções automáticas; melhores resultados em negrito; conheça nossos métodos de medição |
Ficha técnica
Ecosport | HR-V | T-Cross | |
Motor | |||
Posição | transversal | transversal | transversal |
Cilindros | 3 em linha | 4 em linha | 3 em linha |
Comando de válvulas | duplo no cabeçote | no cabeçote | duplo no cabeçote |
Válvulas por cilindro | 4, variação de tempo | 4, variação de tempo e levantamento | 4, variação de tempo |
Diâmetro e curso | 84 x 90 mm | 81 x 87,3 mm | 74,5 x 76,4 mm |
Cilindrada | 1.497 cm³ | 1.799 cm³ | 999 cm³ |
Taxa de compressão | 12:1 | 11,9:1 | 10,5:1 |
Alimentação | injeção multiponto sequencial | injeção multiponto sequencial | injeção direta, turbocompressor, resfriador de ar |
Potência máxima (gas./álc.) | 130/137 cv a 6.500 rpm | 140 cv a 6.500 rpm/ 139 cv a 6.300 rpm | 116 cv a 5.500 rpm/128 cv a 5.500 rpm |
Torque máximo (gas./álc.) | 15,6/16,2 m.kgf a 4.500 rpm | 17,3 m.kgf a 4.800 rpm / 17,4 m.kgf a 5.000 rpm | 20,4 m.kgf de 2.000 a 3.500 rpm |
Transmissão | |||
Tipo de caixa e marchas | automática, 6 | automática de variação contínua, simulação de 7 marchas | automática, 6 |
Tração | dianteira | dianteira | dianteira |
Freios | |||
Dianteiros | a disco ventilado | a disco ventilado | a disco ventilado |
Traseiros | a tambor | a disco | a disco |
Antitravamento (ABS) | sim | sim | sim |
Direção | |||
Sistema | pinhão e cremalheira | pinhão e cremalheira | pinhão e cremalheira |
Assistência | elétrica | elétrica | elétrica |
Suspensão | |||
Dianteira | independente, McPherson, mola helicoidal | independente, McPherson, mola helicoidal | independente, McPherson, mola helicoidal |
Traseira | eixo de torção, mola helicoidal | eixo de torção, mola helicoidal | eixo de torção, mola helicoidal |
Rodas | |||
Dimensões | 17 pol | 17 pol | 6,5 x 17 pol |
Pneus | 205/50 R 17 | 215/55 R 17 | 205/55 R 17 |
Dimensões | |||
Comprimento | 4,10 m | 4,294 m | 4,199 m |
Largura | 1,765 m | 1,772 m | 1,76 m |
Altura | 1,693 m | 1,586 m | 1,57 m |
Entre-eixos | 2,519 m | 2,61 m | 2,651 m |
Capacidades e peso | |||
Tanque de combustível | 52 l | 51 l | 52 l |
Compart. bagagem | 356 l | 431 l | 373 a 420 l, conforme posição do encosto |
Peso em ordem de marcha | 1.310 kg | 1.276 kg | 1.252 kg |
Desempenho e consumo (gas./álc.) | |||
Velocidade máxima | ND | ND | 179/184 km/h |
0 a 100 km/h | ND | ND | 10,9/10,4 s |
Consumo em cidade | 10,3/7,1 km/l | 11,0/7,7 km/l | 11,0/7,6 km/l |
Consumo em rodovia | 12,6/8,6 km/l | 12,3/8,5 km/l | 13,5/9,5 km/l |
Dados dos fabricantes; consumo conforme padrões do Inmetro; ND = não disponível |