A vantagem do Tiguan não deixa dúvidas de ser a opção certa para quem busca desempenho; a favor do Compass está a economia do motor a diesel
Desempenho e consumo
Se desempenho está entre suas prioridades, a escolha está feita: Tiguan. O R-Line deixou o Compass bem para trás em todas as provas de desempenho, como esperado pelos 50 cv a mais com pesos parecidos. De 0 a 100 km/h ele levou apenas 6,8 segundos, ante 11,6 s do rival, e de 60 a 120 km/h fez em 7,5 s contra 12,5 s.
O ótimo resultado do Volkswagen não resulta apenas de potência, mas do bom projeto para sua distribuição ao solo e o “casamento” com a transmissão. Apesar da caixa de dupla embreagem, que não dispõe de conversor de torque, ele arranca forte a 3.500 rpm com o assistente de largada, o que vence com folga qualquer retardo de ação do turbo. Para usar o dispositivo, basta colocar o controle de estabilidade em modo esportivo e aplicar o estol da transmissão, ou seja, acelerar a fundo enquanto se freia com o pé esquerdo.
Ambos os carros são ajudados pelo fato de fornecerem torque máximo logo na primeira marcha, o que leva ao grande pico de aceleração acima de 0,7 g mostrado no gráfico acima — elaborado pelo consultor técnico Felipe Hoffmann, da FHB Performance, a partir dos parâmetros coletados com o Race Capture Pro. Interessante é o do Compass chegar cerca de 0,5 segundo mais rápido, o que tem duas razões. Uma é a presença de conversor de torque na transmissão. A outra é seu motor alcançar a pressão máxima do turbo ainda durante a aplicação de freio, ao usar o estol da caixa, enquanto o do Tiguan leva cerca de 1 s para atingir pressão total.
Na figura acima pode-se ver, pelo item MAP (pressão absoluta no coletor de admissão na sigla em inglês), o turbo do Tiguan chegar a 216 kPa absolutos (cerca de 1,2 bar em relação à atmosfera) no primeiro segundo de arrancada. O Compass opera da mesma forma, como veremos a seguir. Ou seja, os motores produzem com rapidez o máximo de torque e, uma vez que contam com tração integral, isso tudo se transforma em aceleração. De certa forma, esses fabricantes foram contra a tendência de mercado atual, que em geral limita o torque em primeira marcha para que a transmissão não precise ser tão resistente (e assim possa ser mais leve, eficiente e barata) para suportar uma condição pouco usada.
Exemplo dessa estratégia foi com o Chevrolet Equinox, também com motor turbo a gasolina de 2,0 litros, mas com caixa automática de nove marchas, que não atinge a pressão máxima de turbo em primeira marcha e limita seu “pulo” inicial. Ao dimensionar a transmissão para que suporte tal torque, a sensação de desempenho do Tiguan aumenta muito. Interessante é que seu pico de pressão ocorre em primeira e segunda marchas, mas cai em terceira e quarta, depois de 6 segundos, passando o máximo a ser de 185 kPa. Contudo, durante a retomada de 80 a 120 km/h iniciada em terceira, o pico de pressão de 216 kPa aparece de novo.
Isso indica que a Volkswagen deva trabalhar com aumento temporário de pressão (overboost), que em geral opera por 10 a 15 segundos — leva certo tempo para que as partes internas do motor se aqueçam e tenham risco de quebra. Com isso o motor produz mais torque e potência que os informados. É difícil saber quanto, sem usar um dinamômetro, mas como referência o Equinox tem 42 cv a mais com pressão máxima de 140 kPa. Isso indica que o motor da GM “respira” melhor que o da Volkswagen, por exigir menor pressão para maior quantidade de ar.
Outro ponto a favor das acelerações do Tiguan é que as trocas automáticas — muito rápidas — ocorrem a 6.500 rpm, ou 300 acima do ponto de maior potência. Com isso, após as mudanças o motor permanece dentro da ampla faixa de potência máxima, que vai de 4.300 a 6.200 rpm. Sem estol, saindo da marcha-lenta, os tempos pioram (0 a 100 em 7,5 s), mas as saídas ainda assim convencem.
Como esperado, o Compass (gráfico acima) fica longe de acompanhar o concorrente por alguns motivos. Todo motor Diesel “acaba” cedo, ou seja, não consegue alcançar alta rotação e por isso produz menos potência que um similar do ciclo Otto. Para compensar o pequeno leque de giros, a Jeep usou uma transmissão de nove marchas que mantém o motor sempre próximo de sua rotação de potência máxima nas acelerações a pleno, como mostrado no gráfico. Também se pode ver que a pressão de turbo atinge o pico de 240 kPa (cerca de 1,4 bar) em menos de 1 segundo e se mantém ao redor de 230 kPa (cerca de 1,3 bar) por boa parte da prova.
O Compass permite alta rotação de estol (2.800 rpm). Fato curioso é ele destracionar por instantes nas saídas fortes, sinal de que a divisão de torque entre os eixos não atua tão rapidamente. Ao se bloquear a repartição 50:50 pelo comando 4WD Lock a aderência aumenta, mas o estol fica limitado a 1.600 rpm, o que faz o 0-100 levar mais 0,6 s. Sem estol e com tração normal o tempo ficou em 12,1 s, pior em 0,5 s que com estol. Suas mudanças de marcha ocorrem a 3.700 rpm, só 50 abaixo do pico de potência. Não compensa usar o modo manual: as trocas sobem para 4.500 rpm, mas o motor perde vigor na faixa final e acaba por piorar o 0-100 em 0,4 s.
Nas retomadas, a potência mais alta do Tiguan (gráfico da direita) também faz toda a diferença. Embora os números da tabela considerem como início a velocidade de 60 ou 80 km/h, nos gráficos iniciamos pelo momento exato em que o pedal do acelerador foi pressionado, para poder identificar o tempo de resposta do motor e — sobretudo — da transmissão.
Em ambos o tempo para redução de marchas foi próximo de 1 segundo, o que indica bom resultado no Volkswagen (caixas de dupla embreagem costumam ser lentas para isso, pois a marcha requerida não está pré-selecionada). Só depois desse ponto é que ambos liberam a pressão máxima de turbo. A Jeep até poderia diminuir o tempo de trocas, pois as transmissões automáticas epicíclicas de hoje são muito rápidas, mas isso causaria trancos: a caixa precisa esperar o motor ganhar rotação, após desacoplar as embreagens que formam tal marcha, para depois acoplar as embreagens que formam a marcha requerida.
Não cabe comparação direta entre consumos, pois são combustíveis diferentes e de preços diversos. Como esperado pela eficiência dos motores Diesel, as marcas do Compass foram todas melhores — e o litro ainda custa menos que o de gasolina. Mas o Tiguan obteve bom resultado para sua categoria, superando o Equinox (em rodovia, também o Honda CR-V) e ficando próximo à versão flexível do Compass.
Compass | Tiguan | |
Aceleração | ||
0 a 100 km/h | 11,6 s | 6,8 s |
0 a 120 km/h | 16,9 s | 9,5 s |
0 a 400 m | 18,1 s | 15,0 s |
Retomada | ||
60 a 100 km/h* | 7,2 s | 4,7 s |
60 a 120 km/h* | 12,5 s | 7,5 s |
80 a 120 km/h* | 8,9 s | 6,1 s |
Consumo | ||
Trajeto leve em cidade | 13,3 km/l | 10,4 km/l |
Trajeto exigente em cidade | 6,9 km/l | 5,6 km/l |
Trajeto em rodovia | 13,8 km/l | 11,1 km/l |
Autonomia | ||
Trajeto leve em cidade | 718 km | 562 km |
Trajeto exigente em cidade | 373 km | 302 km |
Trajeto em rodovia | 745 km | 599 km |
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Dados dos fabricantes
Compass | Tiguan | |
Velocidade máxima | 194 km/h | 223 km/h |
Aceleração de 0 a 100 km/h | 10,0 s | 6,8 s |
Consumo em cidade | 9,8 km/l | 8,3 km/l |
Consumo em rodovia | 11,4 km/l | 9,6 km/l |
Dados do fabricante para diesel (Compass) e gasolina (Tiguan); consumo conforme padrões do Inmetro |
Ficha técnica
Compass | Tiguan | |
Motor | ||
Posição | transversal | transversal |
Cilindros | 4 em linha | 4 em linha |
Material do bloco/cabeçote | ferro fundido/alumínio | ferro fundido/alumínio |
Comando de válvulas | duplo no cabeçote | duplo no cabeçote |
Válvulas por cilindro | 4 | 4, variação de tempo |
Diâmetro e curso | 83 x 90,4 mm | 82,5 x 92,8 mm |
Cilindrada | 1.956 cm³ | 1.984 cm³ |
Taxa de compressão | 16,5:1 | 9,6:1 |
Alimentação | injeção direta de duto único, turbocompressor, resfriador de ar | injeção multiponto sequencial, turbocompressor, resfriador de ar |
Potência máxima | 170 cv a 3.750 rpm | 220 cv de 4.300 a 6.200 rpm |
Torque máximo | 35,7 m.kgf a 1.750 rpm | 35,7 m.kgf de 1.600 a 4.200 rpm |
Potência específica | 86,9 cv/l | 110,9 cv/l |
Transmissão | ||
Tipo de caixa e marchas | automática, 9 | automatizada de dupla embreagem, 7 |
Relação e velocidade por 1.000 rpm | ||
1ª. | 4,70 / 6 km/h | 3,56 / 8 km/h |
2ª. | 2,84 / 11 km/h | 2,53 / 13 km/h |
3ª. | 1,91 / 16 km/h | 1,68 / 20 km/h |
4ª. | 1,38 / 22 km/h | 1,02 / 28 km/h |
5ª. | 1,00 / 30 km/h | 0,79 / 36 km/h |
6ª. | 0,81 / 37 km/h | 0,76 / 45 km/h |
7ª. | 0,70 / 43 km/h | 0,64 / 53 km/h |
8ª. | 0,58 / 52 km/h | – |
9ª. | 0,48 / 63 km/h | – |
Relação de diferencial | 4,334 | 4,73 e 3,94* |
Regime a 120 km/h | 1.900 rpm (9ª.) | 2.250 rpm (7ª.) |
Regime à vel. máx. informada | 3.750 rpm (8ª.) | 6.200 rpm (5ª.) |
Tração | integral sob demanda | integral sob demanda |
* Relação 4,73 para 1ª., 4ª. e 5ª. marchas e 3,94 para as outras | ||
Freios | ||
Dianteiros | a disco ventilado | a disco ventilado |
Traseiros | a disco | a disco |
Antitravamento (ABS) | sim | sim |
Direção | ||
Sistema | pinhão e cremalheira | pinhão e cremalheira |
Assistência | elétrica | elétrica |
Diâmetro de giro | 11,3 m | 11,9 m |
Suspensão | ||
Dianteira | independente, McPherson | independente, McPherson |
Traseira | independente, McPherson | independente, multibraço |
Elemento elástico | mola helicoidal | |
Estabilizador(es) | dianteiro e traseiro | dianteiro e traseiro |
Rodas | ||
Dimensões | 19 pol | 8,5 x 19 pol |
Pneus | 235/45 R 19 H | 255/45 R 19 V |
Dimensões | ||
Comprimento | 4,416 m | 4,705 m |
Largura | 1,819 m | 1,859 m |
Altura | 1,645 m | 1,658 m |
Entre-eixos | 2,636 m | 2,79 m |
Bitola dianteira | 1,55 m | 1,585 m |
Bitola traseira | 1,545 m | 1,574 m |
Coeficiente aerodinâmico (Cx) | ND | 0,343 |
Capacidades e peso | ||
Tanque de combustível | 60 l | 60 l |
Compartimento de bagagem | 410 l | 686 l (com 5 lugares) e 216 l (com 7 lugares) |
Peso em ordem de marcha | 1.700 kg | 1.785 kg |
Relação peso-potência (gas./álc.) | 10,0 kg/cv | 8,1 kg/cv |
Garantia | ||
Prazo | 3 anos sem limite de quilometragem | |
Carros avaliados | ||
Ano-modelo | 2019 | 2019 |
Pneus | Pirelli Scorpion Verde | Continental Conti Sport Contact 5 |
Quilometragem inicial | 12.000 km | 15.000 km |
Dados dos fabricantes; ND = não disponível |