R$ 10 mil separam os preços do mais caro Volvo e do mais acessível Audi, mas a dotação de itens de conveniência é maior no XC60 e no Edge
Custo-benefício
Os três SUVs são vendidos em pacotes fechados, sem opcionais além da pintura especial — o que existem são versões diversas de acabamento, Prestige para o Q5 e Inscription para o XC60, enquanto o Edge hoje está restrito ao ST no Brasil. A variação de preços, em valores redondos, é de R$ 9 mil entre o mais barato Audi e o Ford e de R$ 1 mil entre este e o mais caro Volvo. Portanto, mal passa de 3% entre os extremos, muito pouco para definir a escolha do comprador.
Entre Edge e XC60, os equipamentos estão em relativo equilíbrio: há algumas conveniências a favor do primeiro, como assistente de estacionamento e telas de vídeo para os passageiros, e do segundo, como programar o ar-condicionado sem precisar ligar o motor a combustão. O Q5 é que fica claramente para trás, tanto pela escassez de recursos de assistência quanto por ter menos comodidades, caso dos bancos sem ventilação.
São três grandes carros, com atributos para agradar a diferentes perfis de compradores de SUVs, mas um deles oferece mais qualidades dentro da mesma faixa de preço
A comparação das notas (quadro abaixo) indica aspectos em que cada modelo sobressai, como suspensão no Q5, espaço interno e estabilidade no Edge e desempenho e visibilidade no XC60. Também aponta quesitos em que poderiam ser melhores: acabamento, itens de conveniência, motor e segurança passiva no Audi; posição de dirigir, consumo e freios no Ford e porta-malas no Volvo. Nem sempre uma nota mais baixa revela problemas — pode ser que o modelo atenda às expectativas, mas os concorrentes sejam ainda melhores. Com a mais alta média de notas por preço pouco superior, o XC60 sai à frente dos rivais em custo-benefício.
O que se pode concluir da comparação? Os três dispõem de altas doses de conforto, espaço, segurança e desempenho, o que os torna SUVs muito desejáveis. O XC60 brilha pelo conjunto mecânico e, como o Edge, oferece mais em conveniência que o Q5. O ST traz o perfil mais esportivo e envolvente, sendo a escolha certa para quem tem nisso uma prioridade. São três grandes carros, mas é o Volvo aquele que mais devolve pelo valor pago.
Mais Avaliações
Nossas notas
Q5 | Edge | XC60 | |
Estilo | 5 | 5 | 5 |
Acabamento | 4 | 5 | 5 |
Posição de dirigir | 5 | 4 | 5 |
Instrumentos | 4 | 4 | 4 |
Itens de conveniência | 4 | 5 | 5 |
Espaço interno | 4 | 5 | 4 |
Porta-malas | 5 | 5 | 4 |
Motor | 4 | 5 | 5 |
Desempenho | 4 | 4 | 5 |
Consumo | 4 | 3 | 4 |
Transmissão | 5 | 5 | 5 |
Freios | 5 | 4 | 5 |
Direção | 4 | 4 | 4 |
Suspensão | 5 | 4 | 4 |
Estabilidade | 4 | 5 | 4 |
Visibilidade | 4 | 4 | 5 |
Segurança passiva | 4 | 5 | 5 |
Custo-benefício | 3 | 3 | 4 |
Média | 4,28 | 4,39 | 4,56 |
Posição | 3°. | 2°. | 1°. |
As notas vão de 1 a 5, sendo 5 a melhor; conheça nossa metodologia |
Teste do Leitor: opinião dos proprietários
Q5 | Edge | XC60 |
Envie sua opinião sobre o carro que possui |