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Home Informe-se Avaliação

SUVs: os novos Tracker e Duster contra o pioneiro Ecosport

22/09/2020
in Avaliação, Chevrolet, Comparativo, Ford, Renault
  • Tracker
  • Ecosport
  • Duster

Rodar confortável e estabilidade segura nos três, com vantagem ao Ecosport em irregularidades e no comportamento em curvas

Consumo
O turbo fez bem ao desempenho do Tracker, mas como fica o consumo? Bom também: ele obteve as melhores marcas por larga margem nos três percursos de medição. Dos outros, o Duster foi mais econômico nos trajetos urbanos, beneficiado pela CVT, e o Ecosport em rodovia, talvez por questão de aerodinâmica. Nem mesmo o tanque reduzido do Chevrolet chega a incomodar diante de sua vantagem em consumo.



Comportamento dinâmico
O novo Tracker agrada pelo acerto de suspensão, com bom controle de movimentos e inclinação em curvas, grande aderência de pneus e tendência natural a um leve subesterço. Não deve muito ao Ecosport, conhecida referência nesse aspecto. O Duster fica para trás, pela resposta lenta para a frente seguir a trajetória desejada em curvas, apesar do perfil de pneus similar ao dos outros. Curioso é ele ter a traseira mais “alegre” entre os três, apta a ajudar na inserção em curvas rápidas — ou seja, é um carro esportivo em curvas apenas em metade dos quesitos. Os três trazem controle eletrônico de estabilidade e tração bem calibrado, mas não haver botão para desativar o de tração no Renault é inaceitável em um SUV.

Os três mostram rodar confortável, com bom ganho no novo Duster pela melhor absorção de irregularidades que no antigo, mas impactos menores ainda são mais transmitidos do que deveriam — o Ecosport é o melhor nesse aspecto, mesmo com pneus de uso misto, em tese menos confortáveis. A distensão dos amortecedores traseiros poderia ser mais solta no Renault: em algumas lombadas, nota-se um ruído típico de quando os pneus reencontram o solo por não ter copiado o perfil do obstáculo. No Ford o desconforto aparece em grandes movimentos da suspensão, por ser bem “amarrada” pelos amortecedores.

  • Tracker
  • Ecosport
  • Duster

Com vantagem em preço sobre o Duster e vários atributos a mais que ambos os rivais, o Tracker sai vitorioso da comparação

Todos estão bem acertados em termos de freios e direção. Esta, ao adotar assistência elétrica no novo Duster como nos concorrentes, ficou mais leve em manobras e no uso urbano.

Segurança passiva
Um dos argumentos do Ecosport na remodelação para 2018 — sete bolsas infláveis de série — também se perdeu com a redução de custos: hoje o Freestyle traz apenas as bolsas frontais exigidas por lei, assim como o Duster. O destaque vai para o Tracker, que mesmo nessa versão simples tem bolsas laterais dianteiras e de cortina. O restante segue o padrão legal, com fixação Isofix para cadeira infantil e cintos de três pontos para cinco pessoas.

Os três mostram rodar confortável, com bom ganho no novo Duster em absorção de irregularidades, quesito em que o Ecosport é o melhor do grupo



Custo-benefício
O Duster é o único que oferece opcionais nessa versão: o pacote Outsider, presente no carro testado, com faróis de longo alcance, protetor de para-choque dianteiro e molduras laterais. Com o item ele era o mais caro do grupo: R$ 98.690, mais 3% que o valor do Tracker, que por sua vez custa 4% mais que o Ecosport. Eliminar o acessório aproximaria os preços, mantendo a ordem.

  • Tracker
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A reformulação foi positiva aos modelos da GM e da Renault: para a Ford, a necessidade de algo realmente novo é imperativa

Em termos de conteúdo o Tracker sobressai pelas quatro bolsas infláveis a mais e o roteador de internet; o Duster, pelas três câmeras adicionais e o alerta de ponto cego; e ambos sobre o Ecosport pela chave presencial, embora falte ao Chevrolet ar-condicionado automático. Assim, a relação entre preço e equipamentos favorece o carro da GM, enquanto o Renault não justifica seu custo adicional sobre o Ford.



O que realmente define o vencedor do Desafio, porém, é o conjunto da obra: os atributos do carro como um todo confrontados a seu preço. E aqui o Tracker brilha ao oferecer mais que os oponentes em acabamento e conveniência, motor/desempenho, consumo e segurança passiva — por larga margem nos dois últimos itens. Diante disso, o que os rivais podem opor limita-se ao maior porta-malas do Duster. Outras vantagens dele ou do Ecosport são discretas a ponto de não representar nota superior.

Com conjunto claramente superior a menor preço que o do Renault, o SUV Chevrolet sai vitorioso da comparação, comprovando que foi mais abrangente e bem-sucedido em sua reformulação que o outro. Quanto ao Ford, a vantagem de preço (obtida em parte com a incansável “depenação”) alivia sua relação custo-benefício, mas um redesenho completo já se faz necessário ao pioneiro da categoria.

Mais Avaliações

Nossas notas

  Tracker Ecosport Duster
Estilo 4 3 4
Acabamento e conveniência 4 3 3
Posto do motorista 4 4 4
Espaço interno 4 3 4
Porta-malas 3 3 4
Motor e desempenho 4 3 3
Consumo 5 3 3
Comportamento dinâmico 4 4 3
Segurança passiva 5 3 3
Custo-benefício 5 4 3
Média 4,2 3,3 3,4
Posição 1°. 3º. 2º.
As notas vão de 1 a 5, sendo 5 a melhor; conheça nossa metodologia

Ficha técnica

  Tracker Ecosport Duster
Motor
Posição transversal transversal transversal
Cilindros 3 em linha 3 em linha 4 em linha
Comando de válvulas duplo no cabeçote duplo no cabeçote duplo no cabeçote
Válvulas por cilindro 4, variação de tempo 4, variação de tempo 4, variação de tempo
Diâmetro e curso   84 x 90 mm 78 x 83,6 mm
Cilindrada   1.497 cm³ 1.598 cm³
Taxa de compressão 10,5:1 12,0:1 10,7:1
Alimentação injeção multiponto sequencial
Potência máxima (gas./álc.) 116 cv a 5.500 rpm 130/137 cv a 6.500 rpm 118/120 cv a 5.500 rpm
Torque máximo (gas./álc.) 16,3/16,8 m.kgf a 2.000 rpm 15,6/16,2 m.kgf a 4.500 rpm 16,2 m.kgf a 4.000 rpm
Transmissão
Tipo de caixa e marchas automática, 6 automática, 6 automática de variação contínua, simulação de 6 marchas
Tração dianteira dianteira dianteira
Freios
Dianteiros a disco ventilado a disco ventilado a disco ventilado
Traseiros a tambor a tambor a tambor
Antitravamento (ABS) sim sim sim
Direção
Sistema pinhão e cremalheira pinhão e cremalheira pinhão e cremalheira
Assistência elétrica elétrica elétrica
Suspensão
Dianteira independente, McPherson, mola helicoidal
Traseira eixo de torção, mola helicoidal
Rodas
Dimensões 7 x 16 pol 6,5 x 16 pol 17 pol
Pneus 215/60 R 16 206/60 R 16 215/60 R 17
Dimensões
Comprimento 4,27 m 4,269 m 4,376 m
Largura 1,791 m 1,765 m 1,832 m
Altura 1,624 m 1,693 m 1,693 m
Entre-eixos 2,57 m 2,519 m 2,673 m
Capacidades e peso
Tanque de combustível 44 l 52 l 50 l
Compartimento de bagagem 393 l 356 l 475 l
Peso em ordem de marcha 1.228 kg 1.272 kg 1.279 kg
Desempenho e consumo (gas./álc.)
Velocidade máxima ND ND 172/173 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h ND ND 12,3/12,4 s
Consumo em cidade 11,9/8,2 km/l 10,4/7,1 km/l 10,7/7,2 km/l
Consumo em rodovia 13,7/9,6 km/l 12,8/8,9 km/l 11,1/7,8 km/l
Dados dos fabricantes; consumo conforme padrões do Inmetro; ND = não disponível
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Tags: avaliaçãoAvaliação CompletaChevroletcomparativoDesafioDusterDuster IconicEcoSportEcoSport FreestyleFordRenaultTrackerTracker Premierutilitário esporte

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